Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

Sim foi online que fiz. Se não pagar essa taxa de mediação o processo não avança pois não? Senão simplesmente não pago.

Mas pronto a ver se consigo ainda hoje ligar para lá para fazer a coisa de forma correta.

Então sim, nao avança sem falares com um(a) jurista sequer. Mas tenta ligar para la para cancelar o processo (se te atenderem, nao tive muita sorte eu)
 
Ora viva, será a primeira vez que pretendo rescindir um contrato de TV NET VOZ. Obti um formulário no site da vodafone neste URL: http://downloads.vodafone.pt/Detalhe.htm?DocumentId=135# onde se encontra a seguinte linha:
Indique a data pretendida para a denúncia de contrato, caso esta seja diferente da que se encontra contratualmente estipulada:

A minha dúvida é: eu já não tenho fidelização, tenho que indicar a data em que pretendo que me desactivem o serviço? Ou se não colocar nada isto é desactivado por defeito o quanto antes? Se tiver que indicar uma data tenho que indicar com algum tempo mínimo do tipo 15 dias a partir da data de submissão do pedido?

Obrigado.
 
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1190697



Podes ainda ler as notícias relativas a isto:
https://www.dinheirovivo.pt/empresa...municacoes-podem-cobrar-custos-de-instalacao/


Agora tudo depende da informação que recebeste. Foste informado desses custos de instalação (neste caso 150 €), que terias de pagar independentemente de ficares com o serviço ou de escolheres e livre resolução, de forma clara e compreensível aquando da celebração do contrato?

Há ainda outra situação: http://www.anacom-consumidor.com/pe...anacom-consumidor.inbenta.com/?content_id=547


Ou seja, se foste à loja aderir ao serviço, pode não haver sequer livre resolução.

Por via das dúvidas, expõe o teu caso diretamente à DECO.

Já falei com eles de novo após ter ido à loja e dizem que tinha que pagar os 150€, eu ri-me e citei a lei, como já tinha uma queixa na ANACOM e eles já a tinham em mãos a loja passou-me uma folha de desistência e cancelamento para eu não perder o direito aos 14 dias e agora pediram que aguarde a resolução, o que achas, achas que me devo fazer sócio da DECO e expor isto na mesma?

Nunca fui informado dos 150€ nem por telefone nem pessoalmente, nem sequer sobre a possibilidade da rescisao por livre resolução, foi tudo feito pelos comerciais porta-a-porta..

Obrigado e um abraço!
 
Já falei com eles de novo após ter ido à loja e dizem que tinha que pagar os 150€, eu ri-me e citei a lei, como já tinha uma queixa na ANACOM e eles já a tinham em mãos a loja passou-me uma folha de desistência e cancelamento para eu não perder o direito aos 14 dias e agora pediram que aguarde a resolução, o que achas, achas que me devo fazer sócio da DECO e expor isto na mesma?

Nunca fui informado dos 150€ nem por telefone nem pessoalmente, nem sequer sobre a possibilidade da rescisao por livre resolução, foi tudo feito pelos comerciais porta-a-porta..

Da minha experiência, as queixas para a ANACOM (livro de reclamações online) são inúteis, os ISP já não querem saber, essa entidade não faz nada de útil, e quando muito, só prejudica o tom do atendimento após perceberem que não és um tan-tan que se deixa pisar...
Aliás, a estratégia dos ISP tem sido de otimizar os lucros através do abuso cada vez maior, mesmo que isso leve a um aumento enorme das reclamações:
https://www.jornaldenegocios.pt/emp...clamacoes-a-meo-duplicam-no-primeiro-semestre
No total, a Meo recebeu 14,5 mil reclamações, "o que corresponde a um aumento de 105% no número de reclamações recebidas face ao semestre homólogo"

Se eles NÃO tiverem prova (gravação telefónica, letras pequenas do contrato assinado, email, etc) de te terem dado as informações todas, a lei está do teu lado. Se tens essa certeza, nada como notificá-los de que estás disposto a ir ao Centro de Arbitragem de Conflitos da tua área. É tendencialmente gratuito:
https://www.portaldocidadao.pt/pt/w...lo-ministerio-da-justica-conflitos-de-consumo

Quanto à DECO, podes expor o assunto mesmo sem ser sócio. Se depois te pedirem que adiras antes de ajudarem mais, também é uma questão de pagares a 1ª quota e depois os mandares à fava... Dá uma olhadela aqui:
https://www.deco.proteste.pt/casa-e...ulos-mais-comuns/tenho-14-dias-para-rescindir

Mas antes podes ainda telefonar para seres ajudado por juristas da Direção-Geral do Consumidor:
https://www.consumidor.gov.pt/pagina-de-entrada/linha-de-atendimento-ao-consumidor.aspx

... tenho que indicar a data em que pretendo que me desactivem o serviço? Ou se não colocar nada isto é desactivado por defeito o quanto antes? Se tiver que indicar uma data tenho que indicar com algum tempo mínimo do tipo 15 dias a partir da data de submissão do pedido?

Na MEO assumem a suspensão de serviço para 15 dias após a receção do formulário corretamente preenchido, caso não escolhas uma data.
Não podes escolher um prazo mais curto que o contratualizado, neste caso 15 dias.
Podes escolher uma data posterior. Eu acabei de fazer isto para me dar tempo de escolher e tratar da instalação/testes dos serviços da concorrência, e um problema na ativação da Net 4G da Vondafone comprovou que o tempo extra pode ser útil.

No caso da Vodafone, pode ler-se isto no formulário que usaste:
1. (...) o cliente poderá livremente e a qualquer momento denunciar o respetivo Contrato, mediante comunicação dirigida à Vodafone, feita com uma antecedência mínima de 30 dias.
(...)
4. (...) o serviço considerar-se-á desativado e o presente Contrato terminado no último dia do ciclo de fracturação correspondente ao mês em que a Vodafone recebe o pedido de denúncia do contrato.
5. O cliente pode solicitar a desativação para uma data específica anterior à referida no ponto 4. sendo o cliente responsável pelo pagamento do serviço até à respetiva desativação.
6. Nas situações previstas no ponto anterior a Vodafone procederá ao desconto do valor da assinatura mensal pelo tempo correspondente ao período a partir do qual o serviço deixar de ser prestado.
 
Última edição pelo moderador:
Da minha experiência, as queixas para a ANACOM (livro de reclamações online) são inúteis, os ISP já não querem saber, essa entidade não faz nada de útil, e quando muito, só prejudica o tom do atendimento após perceberem que não és um tan-tan que se deixa pisar...
Aliás, a estratégia dos ISP tem sido de otimizar os lucros através do abuso cada vez maior, mesmo que isso leve a um aumento enorme das reclamações:
https://www.jornaldenegocios.pt/emp...clamacoes-a-meo-duplicam-no-primeiro-semestre


Se eles NÃO tiverem prova (gravação telefónica, letras pequenas do contrato assinado, email, etc) de te terem dado as informações todas, a lei está do teu lado. Se tens essa certeza, nada como notificá-los de que estás disposto a ir ao Centro de Arbitragem de Conflitos da tua área. É tendencialmente gratuito:
https://www.portaldocidadao.pt/pt/w...lo-ministerio-da-justica-conflitos-de-consumo

Quanto à DECO, podes expor o assunto mesmo sem ser sócio. Se depois te pedirem que adiras antes de ajudarem mais, também é uma questão de pagares a 1ª quota e depois os mandares à fava... Dá uma olhadela aqui:
https://www.deco.proteste.pt/casa-e...ulos-mais-comuns/tenho-14-dias-para-rescindir

Mas antes podes ainda telefonar para seres ajudado por juristas da Direção-Geral do Consumidor:
https://www.consumidor.gov.pt/pagina-de-entrada/linha-de-atendimento-ao-consumidor.aspx
Obrigado pela ajuda !!

Achas que devo esperar uma resposta à queixa que fiz pela Anacom e portal da queixa ou envio email/ligo ja para o CIAB e começo com o processo?

Grande abraço!
 
Obrigado pela ajuda !!

Achas que devo esperar uma resposta à queixa que fiz pela Anacom e portal da queixa ou envio email/ligo ja para o CIAB e começo com o processo?

Grande abraço!

Esperar é sempre algo a evitar, pois há prazos que preescrevem e direitos que se perdem. E a ANACOM é o que é: uma autoridade das comunicações que a maior parte do que faz é mediar conflitos entre os próprios ISP, não é a defesa do consumidor.

Eu recorria a todos a ver quem ajudava primeiro e de forma mais barata:
- começava pelo pedido de ajuda para a DECO, a ver qual o esclarecimento geral que obteria, ainda antes de pedirem a adesão a sócio para darem uma assessoria ao teu caso em particular.
- também telefonava para a Direção-Geral do Consumidor para ouvir o que pensa um jurista sobre o caso. É o custo de uma chamada local.
- e pedia informações, e só então se tivesse razão apresentava a queixa, ao centro de arbitragem mais próximo (o CIAB no teu caso).
 
Se tivesses feito esse quote de um comentário de outro user no início, evitávamos esta conversa em que cada um fala para seu lado, e ninguém se entende. Finalmente ficou clara a razão do desentendimento.

Então é assim:
2010, 2012, 2014, e 2016, liguei para rescindir (ou ligaram para mim após queixa online na áre de cliente), fui para a retenção, e fizeram propostas boas. Se me aconteceu 4 vezes seguidas, duvido que seja um procedimento de exceção.

2018, fiz o mesmo, e NÃO te estou a contrariar, estou a COMPARAR a diferença de tratamento que tive. Do MEU ponto de vista, um cliente que nunca tinha sido tratado assim, ficou claramente PIOR, nem que seja pelo papel e tinta gastos, e pelo que iria pagar a mais pelos dias de espera até ao telefonema.

Dito isto, acabei de receber a confirmação da rescisão por carta, após envio do formulário, e nem um único telefonema me fizeram até agora... E este procedimento também é normal?

Se por acaso quisesse mesmo continuar com o serviço, e usar esta forma de renegociar, agora teria de fazer uma reinstalação, com a qual, não sei se sabes, perderia o direito à 3ª MeoBox, e aos 5,5€/mês da 1ª box!!!

Só falta vires continuar a ateimar que "está muito melhor, tu é que não percebes"... Eu fui FACTUALMENTE muito pior tratado em 2018 do que em qualquer das 4 renegociações anteriores!

NOTA: aderi a uma promoção há 8 meses atrás em que pagava 10 € de um canal Premium, e tinha outro de borla para SEMPRE, também no valor de 10 €. Nas propostas que me fizeram, ficavam sempre 10 € mais caro... Não há coincidências, queriam que eu pagasse os 10 € de forma a acabar indiretamente com a promoção. Como não aceitei, parece que preferiram perder um cliente. Isto é o CÚMULO DA VIGARICE.

Seja como for, a Net 4G da Vodafone já cá canta (Net Voz Fixa, 20 Mbps, os 100 GB de tráfego chegam e sobram para o meu uso). Passei de 8/0.8 (download/upload) de média com a MEO ADSL, para 16/10 de média segundo os testes que fiz com o 1 GB gratuito do cartão.
É "só" o dobro no download, e 12,5 vezes mais no upload.

Assim sendo, amanhã tratarei de mandar vir instalar o Satélite da NOS, e fico a pagar menos do que com a última proposta que a MEO me fez!!!

Bye bye MEO... bye bye "emissão interrompida para visualizar na outra box"... bye bye "metade da net porque há gente a ver TV em casa"... bye bye "problemas e mesmo queda no WiFi e recusa de troca do router"... bye bye "8,2 €/mês pelo aluguer de boxes adicionais, que tenho de devolver mesmo depois de ter pago 800 € em mais de 10 anos"... bye bye "horas à espera que o upload se faça a 0,8 Mbps"...
Não te esqueças de dizer "olá sinal perdido" nos dias de chuva mais intensa. Seja em meo ou NOS satélite...
 
Esperar é sempre algo a evitar, pois há prazos que preescrevem e direitos que se perdem. E a ANACOM é o que é: uma autoridade das comunicações que a maior parte do que faz é mediar conflitos entre os próprios ISP, não é a defesa do consumidor.

Eu recorria a todos a ver quem ajudava primeiro e de forma mais barata:
- começava pelo pedido de ajuda para a DECO, a ver qual o esclarecimento geral que obteria, ainda antes de pedirem a adesão a sócio para darem uma assessoria ao teu caso em particular.
- também telefonava para a Direção-Geral do Consumidor para ouvir o que pensa um jurista sobre o caso. É o custo de uma chamada local.
- e pedia informações, e só então se tivesse razão apresentava a queixa, ao centro de arbitragem mais próximo (o CIAB no teu caso).

xiikaz obrigadissimo pela ajuda, queria só questionar-te, eu nao cheguei a mandar carta registada para a NOS a pedir a livre resolução, achas que o devia fazer também? Apenas criei a queixa na ANACOM, no portal da Queixa e na loja, onde me meteram a falar com os gajos da linha (que me indicou que o periodo dos 14 dias estava em pausa afim de ser validada a queixa que tinha feito anteriormente) e me deram um papel de cancelamento do serviço.

Obrigado de novo e um abraço!
 
eu já não tenho fidelização, tenho que indicar a data em que pretendo que me desactivem o serviço? Ou se não colocar nada isto é desactivado por defeito o quanto antes? Se tiver que indicar uma data tenho que indicar com algum tempo mínimo do tipo 15 dias a partir da data de submissão do pedido?
O ideal seria indicar qual a data pretendida para o desligamento dos serviços, porque caso contrario podem "arrastar" o processo, existe sempre alguma logística a ser feita, e com efeito um prazo mínimo a ter em conta, há que ter em consideração ainda que o pedido só será considerado válido, no dia em que é recebido pela operadora, juntamente com o resto dos documentos necessários.
Achas que devo esperar uma resposta à queixa que fiz pela Anacom e portal da queixa ou envio email/ligo ja para o CIAB e começo com o processo?
O ideal em situações de conflito com a operadora, será pedir ajuda a um centro de arbitragem.
eu nao cheguei a mandar carta registada para a NOS a pedir a livre resolução, achas que o devia fazer também?
O pedido de resolução deverá ser feito de forma inequívoca, de preferência por escrito (carta registada, e-mail, em loja, desde que fique registado num qualquer suporte duradouro).
que me indicou que o periodo dos 14 dias estava em pausa afim de ser validada a queixa que tinha feito anteriormente
:rrotflm:
e me deram um papel de cancelamento do serviço.
O pedido foi feito formalmente (por escrito), ou não? Esse papel é o quê? Uma cópia do pedido que fizeste?
 
O ideal seria indicar qual a data pretendida para o desligamento dos serviços, porque caso contrario podem "arrastar" o processo, existe sempre alguma logística a ser feita, e com efeito um prazo mínimo a ter em conta, há que ter em consideração ainda que o pedido só será considerado válido, no dia em que é recebido pela operadora, juntamente com o resto dos documentos necessários.

O ideal em situações de conflito com a operadora, será pedir ajuda a um centro de arbitragem.

O pedido de resolução deverá ser feito de forma inequívoca, de preferência por escrito (carta registada, e-mail, em loja, desde que fique registado num qualquer suporte duradouro).

:rrotflm:

O pedido foi feito formalmente (por escrito), ou não? Esse papel é o quê? Uma cópia do pedido que fizeste?

O pedido de cancelamento foi feito em loja, escrito pela rapariga que me atendeu com o que eu lhe disse que me fizeram, todas as mentiras e etc e com o pedido de cancelamento por livre resolução.

O papel que tenho chama-se formulário de denúncia, tem os serviços que pretendo desactivar e a razao do pedido, tem todos os meus dados e a rapariga disse que é o que normalmente entregam a quem pede desligamento.

Achas que deveria enviar um email a solicitar o desligamento por livre resolução com tudo explicado para o email da nos na mesma?Qual será o email para o qual devo enviar?

Hoje vou falar com um jurista e possívelmente com o ciab.

OBrigado e um abraço!
 
Podes tentar telefonar, enviar email, para te informares melhor, mas eventualmente vais ter que ir lá.
Já falei com um jurista da defesa do consumidor, o mesmo pediu-me para enviar uma carta a citar que queria a livre resoluçao e em anexo a folha da desistência em loja, citando o art 11º do DL 24/2014,

Também me disse para nao seguir já para o arbitral, para esperar uma resposta dos ilustres e caso realmente eles continuem a bater no ceguinho com os 150€ então partir para o arbitral...

Que achas da situação, achas que devia começar já no arbitral?

Um abraço!
 
Podes tentar fazer isso mesmo, uma vez que já pediste a resolução do contrato, na pior das hipóteses demora mais uns dias (uma semana, mais ou menos) a resolver a situação, na melhor das hipóteses resolves logo a questão (o que duvido, mas tentar não custa). ;)
 
Podes tentar fazer isso mesmo, uma vez que já pediste a resolução do contrato, na pior das hipóteses demora mais uns dias (uma semana, mais ou menos) a resolver a situação, na melhor das hipóteses resolves logo a questão (o que duvido, mas tentar não custa). ;)

Done, enviei um email e expliquei tudo o que aconteceu, incluindo o que está em curso, vamos ver, espero que não tenha que pagar esse valor, visto que não está em lado nenhum não percebo porque terei que pagar se assim for.

Obrigado a todos pela ajuda, irei dando feedback!!
 
Se foi celebrado à distância, sem dúvida que sim.

Bem, meti-me numa confusão daquelas. Mas é bom confirmar que tenho a lei do meu lado.

Era NOS e aderi à MEO. Quando pedi a desactivação pela área de cliente da NOS começaram a chegar telefonemas a toda a hora com propostas. Aceitei uma delas naquela de "deixem-me em paz". Foi burrice minha mas também pensei "tenho 14 dias para rescindir, depois resolvo isto".

Hoje era o 14.o dia (típico português) e fui à loja. Queriam que falasse com a linha e recusei porque já conheço a conversa. Não queriam aceitar o pedido de desactivação porque "não tinham competência para isso". Mas o papel lá apareceu, assinei e pedi cópia carimbada. E ainda enviei carta registada com AR.

E tudo isto porque vieram com a conversa que não podia rescindir e que ninguém me ia ajudar. Enfim... Ainda me vai dar mais algum trabalho...
 
Back
Topo