Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

Boas pessoal, quis rescindir com a NOS dentro dos 14 dias legais devido a não estar contente com o serviço e agora pedem 150 euros da activação e instalação...sou obrigado a pagar esses mesmos 150€? Muito obrigado

Bem, resolvido, nem foi necessário ir ao Arbitral,

Depois de quase 15 dias lá me ligaram a assumir que iriam cancelar o serviço sem custos para mim, e que entretanto iriam marcar a recolha dos equipamentos, foi a provedoria que me ligou e me respondeu à reclamação que coloquei no LRO.

Obrigado a todos os que me ajudaram a sair deste embrulho, bem haja! :)
 
Bem, meti-me numa confusão daquelas. Mas é bom confirmar que tenho a lei do meu lado.

Era NOS e aderi à MEO. Quando pedi a desactivação pela área de cliente da NOS começaram a chegar telefonemas a toda a hora com propostas. Aceitei uma delas naquela de "deixem-me em paz". Foi burrice minha mas também pensei "tenho 14 dias para rescindir, depois resolvo isto".

Hoje era o 14.o dia (típico português) e fui à loja. Queriam que falasse com a linha e recusei porque já conheço a conversa. Não queriam aceitar o pedido de desactivação porque "não tinham competência para isso". Mas o papel lá apareceu, assinei e pedi cópia carimbada. E ainda enviei carta registada com AR.

E tudo isto porque vieram com a conversa que não podia rescindir e que ninguém me ia ajudar. Enfim... Ainda me vai dar mais algum trabalho...

Aderir com essa intenção mais valia não aderir, era mais fácil não atender, digo eu...


Bem, resolvido, nem foi necessário ir ao Arbitral,

Depois de quase 15 dias lá me ligaram a assumir que iriam cancelar o serviço sem custos para mim, e que entretanto iriam marcar a recolha dos equipamentos, foi a provedoria que me ligou e me respondeu à reclamação que coloquei no LRO.

Obrigado a todos os que me ajudaram a sair deste embrulho, bem haja! :)

Fizeste bem em não ter ido para o Centro de Arbitragem sem uma resposta por parte da operadora, pois se não me engano um dos requisitos para seguir para o centro de arbitragem é tentar chegar a acordo previamente e directamente com o operador.
 
Aderir com essa intenção mais valia não aderir, era mais fácil não atender, digo eu...




Fizeste bem em não ter ido para o Centro de Arbitragem sem uma resposta por parte da operadora, pois se não me engano um dos requisitos para seguir para o centro de arbitragem é tentar chegar a acordo previamente e directamente com o operador.
Foi uma cegada, nunca tinha passado por nada do género, mas ao que parece a lei prevalece e temos que manter a calma e remar sempre contra a maré.

Obrigado a todos mais uma vez.
 
A situação é simples, o que dificulta é a linha te ligar 4 ou 5 vezes a baterem na mesma tecla que tens que pagar e que tás lixado e etc, situação que tens que ignorar e seguir em frente com as queixas que naturalmente se vão resolver e dar-te razão, mas acredito que haja malta menos informada que se espalhe pelo meio, contudo com a ajuda aqui do pessoal foi fácil. :)
 
Agradeço a ajuda sobre a portabilidade antecipada de 2 numeros da vodafone para a meo.
O contrato com a vdf acaba a 11/11/2018 e as propostas que faz é os preços de tabela.
Como nao pretendo pagar quase o dobro do que estou a pagar, vou mudar novamente (infelizmente) para a meo, de inicio vou para um tarifario livre.

Gostaria de saber, se a vdf pode aplicar alguma penalização, sobre o pedido de portabilidade antecipada, mas o qual só é concretizada a 12/11/2018?

Obrigado
 
Se foi um contrato celebrado à distância, e se pediu a livre resolução, antes de decorridos 14 dias, desde a celebração do contrato, o valor da instalação deverá ser pago na proporção dos dias em que o serviço foi efetivamente usado, sendo este previamente dividido pelo tempo de fidelização, ou seja, se o contrato foi celebrado com uma fidelização de dois anos, os 150€ deverão ser divididos por 730 dias, e multiplicados pelo número de dias em que o serviço foi usado.

Já vai longe o post mas só o li agora :biglaugh:
Desconhecia essa "regra" da proporcionalidade. Isso vem escrito onde? (para adicionar à minha pasta de "links úteis" :D)
 
Pessoal, finalmente a minha fidelização à NOS termina no próximo mês. No inicio deste mês dirigi-me a uma loja NOS físico e preenchi uma folha de cancelamento de serviço e apresentei o meu cartão de cidadão. O fulano da NOS disse para eu esperar um telefonema deles, para marcar a entrega de equipamento, porque têm que ser eles a ir a minha casa buscá-los. Até agora, nada. Alguém por aqui que já tenha cancelado o serviço com sucesso me pode dar alguma dica para cancelar o serviço, que não envolva ficar meia hora a ouvir um comercial a tentar manter-me com eles? Isto devia dar para ser tratado exclusivamente em loja, nem deveria ser necessário telefonemas, imo...
 
na loja exige que não queres telefonema nenhum, se comecar estrebuchar exige livro reclamação.

quanto aos equipamentos, consulta no site se essa loja tem recolha, essa possibilidade voltou a 135 lojas .caso essa não tenha, tens aguardar depois marcacao deles para estafeta recolher.
 
Gostaria de saber, se a vdf pode aplicar alguma penalização, sobre o pedido de portabilidade antecipada, mas o qual só é concretizada a 12/11/2018?
O que está em causa são alguns dias antes de acabar a fidelização, correto? Em caso afirmativo não existe problema algum, no entanto deverás pagar a mensalidade na sua totalidade, em vez dos 29/28/27/... dias que efetivamente usaste.
Desconhecia essa "regra" da proporcionalidade. Isso vem escrito onde?
Em relação à instalação, ativação, etc... são usados juízos de equidade, e bom senso, uma vez que é pedida a livre resolução de um contrato, esta não deverá ter custos para o consumidor, no entanto há que ter em conta que o fornecedor de serviços tem custos com a instalação, etc... assim sendo, o justo será isso que referi.
*Aqui fica um pdf com esta informação feita pela ANACOM para o consumidor (página 12).
O Decreto-Lei aplicável (Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro) Artigo 15º*
No inicio deste mês dirigi-me a uma loja NOS físico e preenchi uma folha de cancelamento de serviço e apresentei o meu cartão de cidadão.
Ficaste com o comprovativo? Se sim, não te chateies mais.
O fulano da NOS disse para eu esperar um telefonema deles, para marcar a entrega de equipamento, porque têm que ser eles a ir a minha casa buscá-los.
Se ainda não recebeste qualquer comunicação do fornecedor de serviço com instruções para devolver os equipamentos (isto partindo do principio que não há qualquer referencia na ficha de cancelamento), podes ficar descansado, quando quiseres desligas os mesmos, e guarda-os a um canto, eu ainda tenho equipamentos da clix, sapo, tv cabo, eles quando quiserem, e se quiserem dizem qualquer coisa, não penses mais nisso.

Em alternativa, se quiseres, podes sempre passar numa das lojas e deixar lá, e têm que te dar um comprovativo da entrega.

*EDIT*
 
Última edição:
O que está em causa são alguns dias antes de acabar a fidelização, correto? Em caso afirmativo não existe problema algum, no entanto deverás pagar a mensalidade na sua totalidade, em vez dos 29/28/27/... dias que efetivamente usaste.

*EDIT*

Obrigado pela informação.

Vou explicar melhor, o meu contrato acaba 11/11 e como a vdf anda na politica de preço de tabela, na maior parte dos casos, vou voltar para a meo, embora não me agrade muito, porque em certos lugares (raros) não tenho rede.

Como no dia 10 é mais pratico/fácil para mim, queria já fazer a entrega dos papeis na meo, assim não tenho que faltar/chegar atrasado ao trabalho no dia 12. E como no formulário da meo tem la uma parte de ‘’ Pretendo a concretização da portabilidade na data xx/xx/xxxx’’ ate já mudei a data para 13/11/2018, para não virem com historias....

O pagamento da mensalidade não esta em causa, sei que tenho que pagar e faço questão de pagar.


Mais uma vez, muito obrigado.
 
Malta preciso de uma pequena ajuda, vou tentar resumir para não ficar extenso, sou cliente à mais de 10 anos meo adsl sempre tive uns ridículos 4MB download, desde Setembro que ando com problemas tive mais de 1 mes sem net etc entretanto ja reporam mas o telefone continua sem trabalhar e a net nem a 1MB chega farto-me de reclamar ninguém faz nada eu preciso de rescindir o contrato por justa causa, a primeira vez que tentei fazer isso em Outubro mandaram uma carta de 300 e tal euros para pagar e eu cancelei o pedido, desta vez quero mesmo avançar acho que tenho todas as causas a meu favor para rescindir sem ter que pagar nada, qual o processo que tenho de fazer? contar a historia toda e enviar uma carta para la? estou um pouco perdido porque tenho receio que me voltem a apresentar uma conta dessas para pagar quando eu tenho todo o direito de rescindir estou desde Setembro com o serviço todo f*****

Entretanto finalmente esta a chegar a fibra da Vodafone no próximo mes, portanto tendo eu estes problemas todos tenho de conseguir rescindir para depois poder colocar a fibra.
 
Última edição:
@RYZON Pede ajuda a centro de arbitragem, se não tens telefone, tens aí motivo para rescindir por incumprimento contratual, por parte do fornecedor de serviços, mas o melhor, e mais rápido será mesmo pedir ajuda num centro de arbitragem.
 
Malta preciso de uma pequena ajuda, vou tentar resumir para não ficar extenso, sou cliente à mais de 10 anos meo adsl sempre tive uns ridículos 4MB download, desde Setembro que ando com problemas tive mais de 1 mes sem net etc entretanto ja reporam mas o telefone continua sem trabalhar e a net nem a 1MB chega farto-me de reclamar ninguém faz nada eu preciso de rescindir o contrato por justa causa, a primeira vez que tentei fazer isso em Outubro mandaram uma carta de 300 e tal euros para pagar e eu cancelei o pedido, desta vez quero mesmo avançar acho que tenho todas as causas a meu favor para rescindir sem ter que pagar nada, qual o processo que tenho de fazer? contar a historia toda e enviar uma carta para la? estou um pouco perdido porque tenho receio que me voltem a apresentar uma conta dessas para pagar quando eu tenho todo o direito de rescindir estou desde Setembro com o serviço todo f*****

Entretanto finalmente esta a chegar a fibra da Vodafone no próximo mes, portanto tendo eu estes problemas todos tenho de conseguir rescindir para depois poder colocar a fibra.
é mais facil nao aceitar agora o aumento e rescindir em dezembro...
 
Boas,

A minha mãe tem serviços da NOS com contrato de fidelização que termina a 7/1/2019.
Ela foi na semana passada a uma loja NOS pedir para que quando chegue o dia 7 de janeiro para terminarem o serviço prestado, de acordo com o período de fidelização do contrato.

Porém colocaram duas condições:
1. Só pode ir à loja pedir o cancelamento do contrato a partir do dia 16 de Dezembro.
2. Terá de pagar o mês de Janeiro 2019 por inteiro.

Ora agora pergunto se é mesmo assim; se o contrato de fidelização termina no dia 7/1/2029, e avisando com bastante antecedência que pretende finalizar o contrato no dia correspondente ao fim da fidelização, terá mesmo de pagar os 23 dias extra desse mês?
E ainda por cima a darem uma lengalenga qualquer a dizer que é por causa de passar a um ano novo e mais na sei o quê...

Será que alguém me pode esclarecer sobre estes dois pontos?
 
Boas,

A minha mãe tem serviços da NOS com contrato de fidelização que termina a 7/1/2019.
Ela foi na semana passada a uma loja NOS pedir para que quando chegue o dia 7 de janeiro para terminarem o serviço prestado, de acordo com o período de fidelização do contrato.

Porém colocaram duas condições:
1. Só pode ir à loja pedir o cancelamento do contrato a partir do dia 16 de Dezembro.
2. Terá de pagar o mês de Janeiro 2019 por inteiro.

Ora agora pergunto se é mesmo assim; se o contrato de fidelização termina no dia 7/1/2029, e avisando com bastante antecedência que pretende finalizar o contrato no dia correspondente ao fim da fidelização, terá mesmo de pagar os 23 dias extra desse mês?
E ainda por cima a darem uma lengalenga qualquer a dizer que é por causa de passar a um ano novo e mais na sei o quê...

Será que alguém me pode esclarecer sobre estes dois pontos?

A NOS cancela o contrato no fim de um dos ciclos de faturação, por isso a parte de pagar Janeiro todo é verdade. O contrato é mensal, o periodo de fidelização é outra coisa. Podes é pedir os codigos na area de cliente para rescindir e nao voltas a loja. Eles enviam por carta um codigo, metes esse codigo na area de cliente para confirmar e fica rescindido o contrato
 
1. Só pode ir à loja pedir o cancelamento do contrato a partir do dia 16 de Dezembro.
Está aqui um bom motivo para pedir o livro de reclamações (endereçado à ASAE, e à ANACOM), se foi pedida a resolução de contrato, eles só tinham que fazer o que foi pedido.
2. Terá de pagar o mês de Janeiro 2019 por inteiro.
Não, jamais em tempo algum.

Aconselho a fazer o pedido já, através da área de cliente, ou por carta registada, indicando o dia do cancelamento dos serviços, se insistirem em pedir o pagamento do mês todo, pede ajuda a um centro de arbitragem.
 
Back
Topo