Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

O facto de não haver contrato assinado em nada te beneficia porque pagaste as faturas anteriormente e a fatura em si é um contrato do ponto de vista jurídico pelo que tendo pago e não contestado nenhuma da parte da Vodafone prova que tu estavas ciente do serviço prestado.
Agora a mudança de tua casa anterior foi motivada por vontade tua ou foi o senhorio que não quis arrendar novamente?
Contra ti tens o facto de teres mudado de operadora sem teres consulado a Vodafone sobre a mudança de morada, a favor (mas não muito) tens o facto de ter sido via telefone e no limite poderes alegar que nunca tiveste esse serviço por tua vontade (mas tendo eles os teus dados pessoais todos é um caminho tormentoso).
Legalmente não teres informado a Vodafone da tua mudança de morada e teres feito um "novo" contrato noutra operadora faz de ti "o mau da fita" pelo que liga para a Vodafone e tenta chegar a um acordo para minimizar a situação, pois como se costuma dizer "não está fácil para o teu lado".
Cumprimentos

Dar um bocado mais de contexto.

O contrato na morada onde está a vodafone foi feito quando arrendei a casa, há um ano atrás.
O contrato na outra morada (NOS) já o tenho há cerca de 5 anos e em janeiro deste ano renovei com outras condições, daí ter ainda 1 ano restante.

O que acontece é que com a pandemia passo mais tempo na morada onde tenho a NOS, casa dos pais, e ao falar com o senhorio onde tenho a vodafone acordamos que seria melhor terminar o contrato de arrendamento visto não estar a usufruir pouco ou nada do apartamento.


Ora não existe um 'novo' contrato com outra operadora. Simplesmente estou a sair de uma morada porque existe um término de contrato de arrendamento e para onde vou já existe um serviço prestado há longos anos e sem problemas.


O facto de não haver contrato assinado em nada te beneficia porque pagaste as faturas anteriormente e a fatura em si é um contrato do ponto de vista jurídico pelo que tendo pago e não contestado nenhuma da parte da Vodafone prova que tu estavas ciente do serviço prestado.

Percebo, mas para ficar tudo preto no branco um contrato assinado ficava melhor.
Ao pagar estou a dizer que sei que estou a usufruir do serviço, no entanto sempre pensei que me chegaria um contrato para assinar com as condições acordadas.
 
Dar um bocado mais de contexto.

O contrato na morada onde está a vodafone foi feito quando arrendei a casa, há um ano atrás.
O contrato na outra morada (NOS) já o tenho há cerca de 5 anos e em janeiro deste ano renovei com outras condições, daí ter ainda 1 ano restante.

O que acontece é que com a pandemia passo mais tempo na morada onde tenho a NOS, casa dos pais, e ao falar com o senhorio onde tenho a vodafone acordamos que seria melhor terminar o contrato de arrendamento visto não estar a usufruir pouco ou nada do apartamento.


Ora não existe um 'novo' contrato com outra operadora. Simplesmente estou a sair de uma morada porque existe um término de contrato de arrendamento e para onde vou já existe um serviço prestado há longos anos e sem problemas.




Percebo, mas para ficar tudo preto no branco um contrato assinado ficava melhor.
Ao pagar estou a dizer que sei que estou a usufruir do serviço, no entanto sempre pensei que me chegaria um contrato para assinar com as condições acordadas.

Nao de resto a lei a isso não obriga um serviço contratado via telefone é igual ao assinado em loja.
Eu percebi que não era novo mas do ponto de vista prático "é mais novo" que o da Vodafone e ainda tens contra ti o facto de ter sido tua iniciativa o saíres da tua casa antiga e não final abrupto do contrato por iniciativa do senhorio ou obras ou outra coisa qualquer.
Tenta negociar com a Vodafone a melhor solução ou passar esse contrato para a morada de alguém que precise e queira meter (mas não é fácil) mas um amigo ou familiar pode desenrascar te isso por exemplo
 
Percebo, mas para ficar tudo preto no branco um contrato assinado ficava melhor.
Ao pagar estou a dizer que sei que estou a usufruir do serviço, no entanto sempre pensei que me chegaria um contrato para assinar com as condições acordadas.

Fizeste o contrato por telefone, foste tu que telefonaste ou pediste o contacto no site da Vodafone? Se sim não ha necessidade de envio/assinatura de contrato

DL 24/2014 artigo 5º

7 - Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo próprio consumidor.
 
Fui eu que pedi o contacto pelo site sim.


Bem, por eles não há volta a dar. Ou passo para uma nova morada e tenho nova fidelização ou pago a multa.
E o valor da multa nem faz sentido porque pedem-me mais do que o tempo que me falta para acabar o contrato.
 
Estou em vias de mudar de casa e no local para onde vou, não há fibra
Contactada a Vodafone tiveram o desplante de dizer que entrarei em incumprimento de contrato e a única forma de dar a volta é passar a titularidade para quem me comprar a casa ou renovar os 2 telemóveis (refidelização por 24 meses) por um preço 35% superior ao que pago atualmente

Então mas se eles é que não conseguem cumprir o serviço TV+Net+Voz por não haver fibra e eu é que sou penalizado por isso?
Alguém já teve experiência semelhante?

A quem mudar de casa, não mudem para uma vivenda num monte no Alentejo com piscina, cavalos e sala de banquetes onde não haja fibra Vodafone!
Mantenham-se no vosso T0 na Baixa da Banheira com fibra Vodafone.
 
Última edição:
@Jamaican,

A mudança de morada é considerada uma alteração ao contrato e portanto a VDF vai reclamar a indemnização por rescisão antecipada.

Mas a mudança de morada também é simultaneamente uma alteração anormal das circunstâncias que deram origem ao contrato (art.º 437.º, n.º 1, Código Civil). Por isso, pode ser realizada a rescisão antecipada sem penalização.

Vais ter de seguir este trâmite:

1. Pedir a rescisão, invocando o art.º do CC e justificando que a VDF não consegue equiparar as condições iniciais na nova morada (explicar com detalhe e de preferência com comprovativo escrito das novas condições!); eles vão rescindir o contrato e apresentar o montante da penalização;

2. Nessa altura, vais fazer uma reclamação por escrito no Livro de Reclamações e aguardar uma resposta até 15 dias após a data da reclamação;

3. Conforme a resposta (será negativa), segues para o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo da tua zona de residência e expões o sucedido;

4. A partir daí, é iniciado um processo de mediação e não deverás ter dificuldades em ver a penalização anulada.
 
Última edição:
Boas,

Estou a tratar da alteração da titularidade do contrato da MEO do nome da minha avó (que faleceu) para o nome do meu pai.

Fizemos a mudança de nome no sábado e hoje liguei para o 16200 para saber se já foi feita a alteração da titularidade e como proceder para obter as condições que foram discutidas anteriormente na alegada rescisão em nome da minha avó.

Até que a pessoa que me atendeu disse que estava ali a mudança de nome pendente e havia uma "pequena situação" a tratar e que iria reencaminhar para um colega do departamento competente.

Fui então atendido por um senhor do Departamento Financeiro que me informou de uma dívida no período de 2013 a 2016 de 288€ referente a um tarifário pós-móvel.

Quando falei da situação ao meu pai este disse-me que deixou de utilizar o cartão então deixou de pagar até porque se não pagasse não poderia efetuar chamadas e não sabia que fosse acumulando valor em dívida. Até hoje nunca fomos notificados que teria de ser pago este valor.

Pedi ao senhor para me enviar essa informação por email para poder ter isso registado.

Do que tive a ver a MEO teria até 6 meses para notificar desta dívida que ambos desconhecíamos até ao dia de hoje... Como poderei proceder neste caso?

Agradeço qualquer ajuda,

Cumprimentos
 
Boas,

Estou a tratar da alteração da titularidade do contrato da MEO do nome da minha avó (que faleceu) para o nome do meu pai.

Fizemos a mudança de nome no sábado e hoje liguei para o 16200 para saber se já foi feita a alteração da titularidade e como proceder para obter as condições que foram discutidas anteriormente na alegada rescisão em nome da minha avó.

Até que a pessoa que me atendeu disse que estava ali a mudança de nome pendente e havia uma "pequena situação" a tratar e que iria reencaminhar para um colega do departamento competente.

Fui então atendido por um senhor do Departamento Financeiro que me informou de uma dívida no período de 2013 a 2016 de 288€ referente a um tarifário pós-móvel.

Quando falei da situação ao meu pai este disse-me que deixou de utilizar o cartão então deixou de pagar até porque se não pagasse não poderia efetuar chamadas e não sabia que fosse acumulando valor em dívida. Até hoje nunca fomos notificados que teria de ser pago este valor.

Pedi ao senhor para me enviar essa informação por email para poder ter isso registado.

Do que tive a ver a MEO teria até 6 meses para notificar desta dívida que ambos desconhecíamos até ao dia de hoje... Como poderei proceder neste caso?

Agradeço qualquer ajuda,

Cumprimentos
Essa divida estará à partida prescrita (se não tiver havido notificações e afins).

No entanto apesar de não ser exigível o pagamento legalmente, o operador terá naturalmente a prerrogativa de não querer voltar a ter como cliente alguém que ficou com uma dívida.
 
Essa divida estará à partida prescrita (se não tiver havido notificações e afins).

No entanto apesar de não ser exigível o pagamento legalmente, o operador terá naturalmente a prerrogativa de não querer voltar a ter como cliente alguém que ficou com uma dívida.

O operador disse que iria me enviar notificação para poder pagar e eu dei lhe o meu e-mail. Mas já não irá afetar em nada o prazo dos 6 meses certo?

Qual será a melhor solução falar com eles explicando a situação e apelar que a MEO em casa sempre foi paga e não tínhamos conhecimento de tal dívida? Ou dar baixa de tudo não pagar e mudar de operadora?

A oferta final que tinha para a MEO após falar com a retenção era bastante boa mas não compensa tendo esse acréscimo de 288€ :/
 
O operador disse que iria me enviar notificação para poder pagar e eu dei lhe o meu e-mail. Mas já não irá afetar em nada o prazo dos 6 meses certo?

Qual será a melhor solução falar com eles explicando a situação e apelar que a MEO em casa sempre foi paga e não tínhamos conhecimento de tal dívida? Ou dar baixa de tudo não pagar e mudar de operadora?

A oferta final que tinha para a MEO após falar com a retenção era bastante boa mas não compensa tendo esse acréscimo de 288€ :/
Sim correcto.

A melhor solução será sempre falar com eles e resolver a questão de forma definitiva.

Deixar simplesmente o assunto novamente a marinar só levar a que daqui a uns tempos possas voltar a tar uma proposta interessante e não conseguires aderir novamente.

Esse histórico também pode ser inserido em bases de dados comuns das operadoras e condicionar os teus contratos com outras operadoras.
 
Boa tarde
Recebi uma chamada da Meo porque pedi a portabilidade pois mudei para a Nowo.
Nessa chamada de quase 1 hora a operadora além de tentar que eu não mudasse baixando o tarifário, mentiu descaradamente dizendo que os pontos que eu tinha acumulado pagavam a factura totalmente.
Claro que não foi assim.
Mas a questão fulcral é que umas semanas depois ligam outra vez a dizer que eu tinha aceite o contrato, isto sem eu ter enviado a confirmação por SMS ou pelo correio, aparecendo agora uma factura de 240€ por penalizações e indemnizações.
É legal fazerem um contrato sem a pessoa o confirmar?

Obrigada
 
Não se percebe, tinhas fidelização com a meo antes de mudar para a nowo? Aceitaste alguma proposta na chamada? Só estou a tentar perceber o que se passou exatamente
 
Não tinha fidelização, e depois daquele sequeiro todo eu devo ter entrado em piloto automático e não me consigo lembrar se aceitei ou não.
Mas se irracionalmente aceitei, é legal fazerem o contrato sem eu o confirmar?
 
Não tinha fidelização, e depois daquele sequeiro todo eu devo ter entrado em piloto automático e não me consigo lembrar se aceitei ou não.
Mas se irracionalmente aceitei, é legal fazerem o contrato sem eu o confirmar?

Podes pedir a gravação da chamada.

Mas não conheço o procedimento para fazer o pedido.
 
Boa tarde
Recebi uma chamada da Meo porque pedi a portabilidade pois mudei para a Nowo.
Nessa chamada de quase 1 hora a operadora além de tentar que eu não mudasse baixando o tarifário, mentiu descaradamente dizendo que os pontos que eu tinha acumulado pagavam a factura totalmente.
Claro que não foi assim.
Mas a questão fulcral é que umas semanas depois ligam outra vez a dizer que eu tinha aceite o contrato, isto sem eu ter enviado a confirmação por SMS ou pelo correio, aparecendo agora uma factura de 240€ por penalizações e indemnizações.
É legal fazerem um contrato sem a pessoa o confirmar?

Obrigada

Mas tinhas um contacto com a MEO? Que tarifário é que tinhas com a MEO antes de pedir portabilidade? Na fatura deve aparecer a informação sobre se estás com fidelização ou não
 
Eu solicitei uma a uns anos por causa de uma vigarice e até hoje nada.
Fazem de tudo para não se ouvir essas chamadas, sobretudo se o erro for deles.
Eu já aprendi, gravo sempre as chamadas no telefone.

Quando assim é, após solicitares em loja (procedimento deles) e não te foi facultado feedback, solicita via provedoria.

Fiz o mesmo e foi tranquilo, atestaram (provedoria) a veracidade dos factos por mim colocados corrigindo o problema.

Cumprimentos.
 
Bom dia,

Encontro-me em mudança de casa e tenho contrato com a VODAFONE serviço internet + telefone fixo por mais 16meses, por ter sido renovado em Abril.
Estou contente com o serviço deles no entanto estiveram a verificar e não têm serviço na rua para onde irei me mudar.
Reencaminharam o processo para o departamento de contratos/rescisões para avaliar a situação.
A verdade é que não me dão a opção de cancelamento do contrato por espanto meu.
Apenas me deram possibilidades alternativas para não ter de pagar o contrato até ao fim, como por exemplo arranjar cliente que fique com o meu contrato, ou serviço móvel com preços caríssimos.

Agradecia ajuda tendo em conta que não tenho experiência nenhuma e seria insuportável para mim ter de pagar 2 serviços de internet.

Obrigado,
 
Back
Topo