Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

Na area
Boas, preciso dum conselho qual a melhor estratégia para cancelar um contrato M4? sem pagar a indemnização
Tenho varias hipoteses:
1 - Mudança de morada (mas para outro titular)
2- Apresentar declaração de redução rendimentos
3- Eu queria manter o telemóvel que está associado ao pacote em meu nome neste momento tenho 3500 + (1 + 4)GB

cliente MEO será melhor fazer um pedido de rescisão ou no pedido solicitar que nos liguem
 
Olá,
Após muito pesquisar continuo com muitas dúvidas em relação ao procedimento de rescisão de contacto com a MEO.

Basicamente, eu estou a tratar de tudo em nome dos meus pais (eles depois intervêm no que for preciso, assinaturas, etc).
Eles têm MEO fixo e telemóveis, NÃO estão fidelizados e quero passar para a Vodafone. Inicialmente na Vodafone disseram-me que podiam tratar eles da rescisão, hoje liguei de novo e afinal dizem que tem de ser o titular a tratar disso à parte.

A minhas dúvida é:
- Se for a uma loja e preencher o papel de rescisão, é possível definir o dia em que o serviço irá ser deligado? É a MEO que define isso e coloca nesse documento? Ou têm um prazo limite de X dias e vão prolongar ao máximo? Ou ainda, tem a ver com o periodo de facturação?
- Se for por carta, é mais rápido? Posso também definir a data?

Já agora, na área de cliente nos 2 emails dos meus pais, o serviço não está lá associado e quando tento associar diz que já está noutra conta. Já aconteceu a alguém?

Obrigado
 
Inicialmente na Vodafone disseram-me que podiam tratar eles da rescisão, hoje liguei de novo e afinal dizem que tem de ser o titular a tratar disso à parte.
Deve ser sempre o titular do serviço anterior a tratar da rescisão com a operadora.
- Se for a uma loja e preencher o papel de rescisão, é possível definir o dia em que o serviço irá ser deligado? É a MEO que define isso e coloca nesse documento? Ou têm um prazo limite de X dias e vão prolongar ao máximo? Ou ainda, tem a ver com o periodo de facturação?
Não aconselho ires a uma loja. Apesar de estarem legalmente obrigados a aceitar o pedido de rescisão, vão colocar-te em contacto telefónico com o apoio ao cliente e vais levar uma "lavagem".

Se estás com essas dificuldades na Área de Cliente, sugiro que envies o pedido através de carta registada com aviso de receção indicando os dados do contrato, nomeadamente n.º de conta, n.º de cliente e NIF e a data de cessação pretendida, indicando que pretendes rescindir todos os serviços. Podes enviar para esta morada com cópia do documento de identificação do titular:
MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A.
Av. Fontes Pereira de Melo, 40
1069-300 Lisboa
De acordo com as condições do contrato, a data de cancelamento do serviço tem por base o dia de início do contrato, nunca podendo ocorrer num prazo inferior a 15 dias após a receção do pedido de desligamento.
 
Obrigado cabsir.

Em relação à "lavagem", eu por minha iniciativa já os tinha contactado há uns dias e fiquei "lavadinho". A ideia era, na loja, passar por cima desse passo. De qualquer forma, pelo que dizes, se calhar não vou conseguir sair de lá com a papelada assinada sem ter de passar outra vez pela mesma seca.

Eu não sei a data de inicio do contrato mas sei que já não estou fidelizado. Olhando para a factura, vejo que o período de facturação parece ser ao dia 10 de cada mês.

meo1.jpg


meo2.jpg


Assim sendo, que data de cessação é que devo colocar? Isto tudo para, estando a pagar o serviço, ao menos tê-lo ainda activo.


Tenho só outra questão, existe alguma minuta que possa usar para este pedido por carta?

Obrigado.
 
Assim sendo, que data de cessação é que devo colocar? Isto tudo para, estando a pagar o serviço, ao menos tê-lo ainda activo.


Tenho só outra questão, existe alguma minuta que possa usar para este pedido por carta?
Confesso que não entendo muito sobre as datas de faturação e a data de desativação. A única coisa que sei foi o que mencionei atrás: só desligam o serviço 15 dias após a receção do pedido.

Sobre a minuta, podes usar este formulário.
 
neste momento a data desactivarem o teu servico seria 10setembro de acordo com factura, contudo deves garantir um prazo minimo de 15 dias o que ja nao consegues cumprir. podes enviar sim com antecedencia a solicitar para o dia 10outubro.
legalmente a loja é obrigada a aceitar o teu pedido de desactivacao e tu es livre de recusar ser contactado pela operadora, agora deve ser mais facil enviares por carta registada do que estar a tentar contornar os processos internos da meo.
 
Se eles já não estão fidelizados, deverá ser como o @register13 disse, o cancelamento será só no dia 10 de outubro, isto porque terminando a fidelização o contrato prolonga-se por períodos sucessivos de 30 dias, por isso eles só o cancelam no fim do período de faturação.
 
A não ser que o pedido chegue antes do dia 10 de Setembro, confirmei mais que uma vez com eles.

Mas eu quando receber a carta eu digo aqui o que aconteceu. Serve para ajudar os seguintes.
 
Boa noite. Tenho serviço fibra M3 MEO, ainda com 1 ano de fidelização e pretendo rescindir devido a alteração de morada.

Na nova morada não tenho cobertura fibra, apenas satélite. Poderei rescindir o contrato sem qualquer penalização?
 
Bom dia,

Tenho um amigo que há um ano teve que sair da casa onde estava pois o proprietário ia vender o imóvel.
Tinha feito contrato com a NOWO recentemente.
Devido a esta situação, comprou casa e vive em casa dos pais até que as obras estejam concluídas, onde já estava outro serviço instalado.
Teve até hoje a pagar o serviço enquanto espera que as obras sejam concluídas sem utilizar o serviço.
Finalmente as obras terminaram...
A Nowo diz que fazendo a instalação são mais 24 meses de fidelização.
Mantendo a fidelização em vigor terá de pagar 250€ pela instalação.
Querendo cancelar o contrato terá de pagar o remanescente, 109€.

Sinceramente, parece-me tudo correto da parte do operador, de qualquer das formas quis expor a situação pois podem saber algum situação que desconheça.

Obrigado.
 
Bom dia,

Tenho um amigo que há um ano teve que sair da casa onde estava pois o proprietário ia vender o imóvel.
Tinha feito contrato com a NOWO recentemente.
Devido a esta situação, comprou casa e vive em casa dos pais até que as obras estejam concluídas, onde já estava outro serviço instalado.
Teve até hoje a pagar o serviço enquanto espera que as obras sejam concluídas sem utilizar o serviço.
Finalmente as obras terminaram...
A Nowo diz que fazendo a instalação são mais 24 meses de fidelização.
Mantendo a fidelização em vigor terá de pagar 250€ pela instalação.
Querendo cancelar o contrato terá de pagar o remanescente, 109€.

Sinceramente, parece-me tudo correto da parte do operador, de qualquer das formas quis expor a situação pois podem saber algum situação que desconheça.

Obrigado.
Sim, está tudo correto de acordo com a lei atual.

Mas está a ser escrita neste momento uma nova lei sobre isso: https://forum.zwame.pt/threads/nova-casa-sem-cobertura-de-fibra-vodafone.1063516/post-17085505

... que basicamente desobrigava o teu amigo de pagar 109 EUR
 
Sim, está tudo correto de acordo com a lei atual.

Mas está a ser escrita neste momento uma nova lei sobre isso: https://forum.zwame.pt/threads/nova-casa-sem-cobertura-de-fibra-vodafone.1063516/post-17085505

... que basicamente desobrigava o teu amigo de pagar 109 EUR
Permite-me discordar.

O amigo não mudou de casa, fez obras.

Acho que a nova lei abrange e bem, situações como aconteceu com uns amigos em que mudaram para outra casa, duas ruas acima e a VDF não tinha fibra lá mas queriam que eles continuassem com um contrato, nem que fosse com um router 4G para o qual não tinham utilidade.

Claro que vai ser interessante ver o apoio a cliente andar a ver contratos de arrendamento, escrituras para validar se o motivo é correcto ou apenas fraude....
 
Questão: o período de 14 dias para rescisão de contrato não se aplica também para renovações? É só para novos contratos? Esta foi a informação que me passaram no apoio ao cliente da MEO mas custa-me a acreditar que assim seja.
 
Questão: o período de 14 dias para rescisão de contrato não se aplica também para renovações? É só para novos contratos? Esta foi a informação que me passaram no apoio ao cliente da MEO mas custa-me a acreditar que assim seja.
É a opinião deles.

Pela forma como está escrito o DL 24/2014 e a LCE, na minha opinião aplica-se a renovações.
 
Questão: o período de 14 dias para rescisão de contrato não se aplica também para renovações? É só para novos contratos? Esta foi a informação que me passaram no apoio ao cliente da MEO mas custa-me a acreditar que assim seja.
No MRC da renovação não há qualquer menção aos 14 dias?
 
No MRC da renovação não há qualquer menção aos 14 dias?
É a opinião deles.

Pela forma como está escrito o DL 24/2014 e a LCE, na minha opinião aplica-se a renovações.

Obrigado a ambos pela resposta.

Só para vos dar um contexto rápido:
Foi-me apresentada uma proposta de contrato que incluía 20GB de dados móveis. Na altura não aceitei porque precisava de confirmar os detalhes com o meu pai (titular do contrato). A pessoa ficou de me ligar de novo no dia seguinte, o que não aconteceu.
Entretanto o meu pai contactou o 16200 onde lhe apresentaram nova proposta (não entendo porque não pegaram na existente), enviando-lhe a proposta de contrato por email. Ao verificar o contrato reparei que só mencionava 10GB, pelo que questionei a pessoa que me disse que efetivamente nos tinha sido apresentados 20GB. Disse que ia tratar e ficou de me ligar de novo, não aconteceu.
Ontem voltei a contactar (3ª pessoa) que me voltou a confirmar tudo, abriu reclamação interna para solicitar os 20GB. Recebi resposta à reclamação, negativa.
Hoje volto a contactar (4ª pessoa) que me diz que essa proposta de 20GB já não existe (terminou no dia 9 de Setembro) pelo que já não pode ser oferecida. Eu digo que então já não pretendo renovar o contrato, ao que ela me diz que já está ativo e já não posso cancelar (???) porque renovações não têm período de 14 dias.

Surreal nisto tudo é que tenho um email com a proposta de contrato que diz "confirme as condições com o envio de SMS para o número XXX". Disse-lhe que não enviamos, ao que a resposta é "isso é uma mera formalidade, se não responder o contrato fica ativo na mesma". Não sei se em algum momento o meu pai disse efetivamente "sim" ao contrato, mas pedi as gravações das chamadas - resposta: "tem de se dirigir a uma loja".

Independentemente disto tudo, estive a rever o contrato:

18. RESOLUÇÃO
(...)
18.3. Quando a adesão ao serviço não for efetuada em
lojas, o cliente, caso seja consumidor, pode exercer o
direito de livre resolução sem que lhe seja exigida
qualquer indemnização, no prazo de 14 (catorze) dias a
contar da data de adesão às condições contratuais,
mediante comunicação de resolução, através de
declaração inequívoca, dirigida à MEO, podendo utilizar
a minuta abaixo indicada.

Parece-me claro que tenho todo o direito em exigir a resolução do contrato. Mais logo vou dirigir-me a uma loja, estou para ver qual vai ser a desculpa que vão dar lá.
 
Back
Topo