Rescisão de Contrato / Fidelização - ISP

Podes sempre cancelar a instalação e o novo contrato fica sem efeito. A prática dos operadores portugueses é essa. Quando cancelas antes da instalação não há stress.
Sim foi o que fiz com a vodafone ao principio.. chateei-me me com eles por causa de valores quando mandaram o contrato via email e mandei os passear.. mas porque também tinha havido atrasos na moradia (luz), e a minha ideia era depois para posteriormente rever a situacao e ai ficou logo tudo cancelado sem stress.

O que gosto nas operadoras e que eles por exemplo vinham instalar.. agora quando os contactei outra vez ja nao tinham certezas se instalavam o serviço e ficaram de dar resposta... :joker:
 
Boas @RRJoao ,

Desculpa dar te tag mas acredito que me possas ajudar em outra questao.

Acontece que ontem la decidi enviar a mensagem com o SIM para a MEO das condicoes que me enviaram novas (De relembrar que eu ja era cliente mas sem fidelizacao e tinha mandado cancelar o meu servico porque mudei de morada) .

Tendo em conta que nao houve ainda instalacao na nova morada posso simplesmente desistir caso queira ? ou terei algum problema?

EDIT: De facto no contrato enviado por email diz que so comeca a contar a partir da instalação, mas tendo em conta que eu tinha um serviço na morada antiga ... fico em duvida
 
Boas @RRJoao ,

Desculpa dar te tag mas acredito que me possas ajudar em outra questao.

Acontece que ontem la decidi enviar a mensagem com o SIM para a MEO das condicoes que me enviaram novas (De relembrar que eu ja era cliente mas sem fidelizacao e tinha mandado cancelar o meu servico porque mudei de morada) .

Tendo em conta que nao houve ainda instalacao na nova morada posso simplesmente desistir caso queira ? ou terei algum problema?

EDIT: De facto no contrato enviado por email diz que so comeca a contar a partir da instalação, mas tendo em conta que eu tinha um serviço na morada antiga ... fico em duvida
O facto de teres dado o SIM complica as coisas. Isso conta como assinatura.

Legalmente o máximo que a meo te podia pedir hoje (que ainda não passaram 14 dias) era meia mensalidade mais uns pozinhos. Mas acho que na prática antes da instalação não cobra nada. Liga para lá e confirma isto.

Mas o meu conselho é se não pretenderes o serviço cancelares a instalação o quanto antes.
 
O facto de teres dado o SIM complica as coisas. Isso conta como assinatura.

Legalmente o máximo que a meo te podia pedir hoje (que ainda não passaram 14 dias) era meia mensalidade mais uns pozinhos. Mas acho que na prática antes da instalação não cobra nada. Liga para lá e confirma isto.

Mas o meu conselho é se não pretenderes o serviço cancelares a instalação o quanto antes.
Epa eu ainda nem usufrui de nada ate porque nao tenho servico na nova casa, a mensagem com o sim enviei hoje pela 00h20 porque estava indeciso com a cena da Vodafone, e a vodafone ligou me hoje de facto a confirmar que o tecnico veio ao terreno dizer que sim que conseguiam fazer a instalacao.. agora estou num grande dilema.. porque eu nao queria mesmo mais nada com a MEO.

Contudo mesmo tendo dito sim e o servico nao existir ainda nem devia comecar a contar certo?

No mymeo ainda mostra as minhas cenas da morada antiga, nao existe nada da nova
 
Contudo mesmo tendo dito sim e o servico nao existir ainda nem devia comecar a contar certo?
Estou a dar-te uma resposta cautelosa de acordo com a lei para não deixares passar 14 dias, mas na prática acho que o meo não cobra nada a quem não instala o serviço. Mas liga para lá e confirma.

Agora, tens de escolher qual é o operador que queres. Queres a Meo segue. Queres a Vodafone anulas o contrato da nova morada com o meo, rescindes o contrato da morada a tiga (outra vez, se não estiver já feito isso no sistema deles) e contratas com a Vodafone. Simples
 
Estou a dar-te uma resposta cautelosa de acordo com a lei para não deixares passar 14 dias, mas na prática acho que o meo não cobra nada a quem não instala o serviço. Mas liga para lá e confirma.

Agora, tens de escolher qual é o operador que queres. Queres a Meo segue. Queres a Vodafone anulas o contrato da nova morada com o meo, rescindes o contrato da morada a tiga (outra vez, se não estiver já feito isso no sistema deles) e contratas com a Vodafone. Simples
Sim a ideia e essa. o meu medo e que os da NOS tambem instalavam e depois fiquei a ver navios... queria deixar a MEO em segundo plano.

Mas ta visto que o real problema e as mulheres a encher a cabeca a um gajo e nao raciocina como deveria..

Nao quero nada com a MEO cancelo tudo. Vem a vodafone , nao conseguem logo ligo a MEO ainda tenho de pagar a fatura de Maio da Meo com os truques deles.. por isso posso esperar mais uns dias.

Contudo estou a espera que me atendam da MEO para esclarecer a cena do contrato.. passaram a chamada.. ta visto que nao sabem responder a questoes simples.
 
Já agora, ouvi dizer que a partir de dia 28/05 (mas não tenho certeza absoluta se será mesmo nesta data) as regras em caso de rescisão, sem direito a penalização, vão mudar. Isto, para novas adesões!

Num contrato à distância são os 14 dias mas começam contar a partir do momento em que se acordam as condições contratuais (e não no dia em que serviço é instalado) e se for em loja/comercial D2D vai passar a contar 30 dias.

Eu penso que seja isto, mas vou tentar saber mais pormenores. Se alguém souber mais sobre isto e me possa corrigir/complementar com mais info, força sff.
 
Já agora, ouvi dizer que a partir de dia 28/05 (mas não tenho certeza absoluta se será mesmo nesta data) as regras em caso de rescisão, sem direito a penalização, vão mudar. Isto, para novas adesões!

Num contrato à distância são os 14 dias mas começam contar a partir do momento em que se acordam as condições contratuais (e não no dia em que serviço é instalado) e se for em loja/comercial D2D vai passar a contar 30 dias.

Eu penso que seja isto, mas vou tentar saber mais pormenores. Se alguém souber mais sobre isto e me possa corrigir/complementar com mais info, força sff.
Alterações gerais acho que não há. Deve ser só no MEO, porque legalmente os 14 dias começam a contar sempre da data em que são acordadas as condições. As operadoras é que só metem o relógio da fidelização a contar no dia da instalação.
 
Já agora, ouvi dizer que a partir de dia 28/05 (mas não tenho certeza absoluta se será mesmo nesta data) as regras em caso de rescisão, sem direito a penalização, vão mudar. Isto, para novas adesões!

Num contrato à distância são os 14 dias mas começam contar a partir do momento em que se acordam as condições contratuais (e não no dia em que serviço é instalado) e se for em loja/comercial D2D vai passar a contar 30 dias.

Eu penso que seja isto, mas vou tentar saber mais pormenores. Se alguém souber mais sobre isto e me possa corrigir/complementar com mais info, força sff.
Podem dar mais dias são livres de o fazer mas só conta a partir da instalação!

Existe uma directiva europeia * sobre o assunto que determina claramente que o prazo de 14 dias seguidos (direito de cancelamento), só começa a contar a partir da receção do bem pelo consumidor e não a partir da data da celebração do contrato.

Desde que o contrato sejam realizadas através da Internet, por telefone, correio ou fora do estabelecimento comercial.


* https://cec.consumidor.pt/topicos1/...t/direito-de-arrependimento-cancelamento.aspx
 
Podem dar mais dias são livres de o fazer mas só conta a partir da instalação!

Existe uma directiva europeia * sobre o assunto que determina claramente que o prazo de 14 dias seguidos (direito de cancelamento), só começa a contar a partir da receção do bem pelo consumidor e não a partir da data da celebração do contrato.

Desde que o contrato sejam realizadas através da Internet, por telefone, correio ou fora do estabelecimento comercial.


* https://cec.consumidor.pt/topicos1/...t/direito-de-arrependimento-cancelamento.aspx
Está bem, mas tu aqui não estás a receber um bem.

Estás a celebrar um contrato de prestação de serviços e nos contratos de prestação de serviços as regras são outras https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/decreto-lei/2014-73222992

É o artigo 10.º. Legalmente os 14 dias contam a partir da data de celebração do contrato.


Edit: @Sunfire1 já descobri aquilo a que te referias. É no artigo 3 e 10. Se o contrato for feito em tua casa, tens 30 dias a partir de fim de maio, mas se o contrato for feito no teu local de trabalho já só tens 30 dias. Cuidado com isto.
É uma novidade original de facto!
 
Última edição:
Está bem, mas tu aqui não estás a receber um bem.

Estás a celebrar um contrato de prestação de serviços e nos contratos de prestação de serviços as regras são outras https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/decreto-lei/2014-73222992

É o artigo 10.º. Legalmente os 14 dias contam a partir da data de celebração do contrato.


Edit: @Sunfire1 já descobri aquilo a que te referias. É no artigo 3 e 10. Se o contrato for feito em tua casa, tens 30 dias a partir de fim de maio, mas se o contrato for feito no teu local de trabalho já só tens 30 dias. Cuidado com isto.
É uma novidade original de facto!
Upps... eu sempre pensei que era a partir da entrega do serviço!

Obrigado por o esclarecimento.

Edição:
No entanto tenho algumas coisas a assinalar e que poderão ser discutíveis.
Isto porque quando se faz um contrato do serviço vem incluído uma box TV ou um Router alias condição quase obrigatória para se usufruir do serviço e quando isso acontece há um bem.

Embora desconheça qual a lei nacional que o determina e que faz a distinção posso referir que em França os 14 dias começam a contar desde o dia que recebes a box ou o router...
 
Última edição:
Boa tarde,

Há aproximadamente 1 mês e meio, fui alvo de uma chamada de retenção para um tarifário pré-pago titulado por um familiar.

Foi apresentada uma oferta vantajosa, e não foi mencionado em momento algum da chamada que seria transformado em serviço pós-pago com a respetiva fidelização.

O familiar comunicou-me entretanto que recebeu já duas faturas:
- a primeira com saldo 0€ relativo à oferta da 1ª mensalidade;
- a segunda com um valor considerável.

O SAC da NOS não me possibilita resolver o contrato, justificando que apenas poderão cancelar o contrato com penalização por incumprimento contratual.

É uma tema de simples resolução - basta apenas que seja feita a audição da chamada.

Alguma forma de resolver isto de forma simples? O titular não tem condições de resolver isto numa via judicial. A provedoria não responde a e-mails.

Obrigado
 
Boa tarde,

Há aproximadamente 1 mês e meio, fui alvo de uma chamada de retenção para um tarifário pré-pago titulado por um familiar.

Foi apresentada uma oferta vantajosa, e não foi mencionado em momento algum da chamada que seria transformado em serviço pós-pago com a respetiva fidelização.

O familiar comunicou-me entretanto que recebeu já duas faturas:
- a primeira com saldo 0€ relativo à oferta da 1ª mensalidade;
- a segunda com um valor considerável.

O SAC da NOS não me possibilita resolver o contrato, justificando que apenas poderão cancelar o contrato com penalização por incumprimento contratual.

É uma tema de simples resolução - basta apenas que seja feita a audição da chamada.

Alguma forma de resolver isto de forma simples? O titular não tem condições de resolver isto numa via judicial. A provedoria não responde a e-mails.

Obrigado
Os diferendos que eu tive com a NOS em matéria de condições sempre se resolveram magicamente com um email de duas linhas para [email protected] solicitando o acesso à gravação da chamada telefónica. Aí a provedoria, que antes não liga pevide, já se mexe. E geralmente nem é preciso enviarem a gravação, corrigem o problema, se existir.
Dá-me a impressão que fogem, com o diabo da cruz, de enviar a gravação.
 
Feedback:

Em 24 horas fiquei com o problema resolvido.

O departamento em causa contactou-me informando que após audição da chamada a fidelização seria retirada, tão simples que nem foi necessário justificar o propósito do pedido.

Limitei-me a enviar este e-mail:

To: <[email protected]>

Boa tarde,

É solicitado o envio da gravação de chamada com origem na numeração 219016994 da v/ área comercial, com destino para o nº 9xxxxxxxx, datada de xx-03-2022, à hora aproximada das 10:46, com a duração aproximada de 7 minutos e 3 segundos.

Para qualquer esclarecimento estou disponível através do mesmo número - 9xxxxxxxx.

Cumprimentos,

Obrigado!
 
Feedback:

Em 24 horas fiquei com o problema resolvido.

O departamento em causa contactou-me informando que após audição da chamada a fidelização seria retirada, tão simples que nem foi necessário justificar o propósito do pedido.

Limitei-me a enviar este e-mail:



Obrigado!
temos sempre que apertar com eles.... grandes filhos da mae!
 
Nota adicional - foi disponibilizada a gravação da chamada em formato MP3 bem como confirmação escrita da anulação do período de fidelização.
 
Estou numa situação surreal com a MEO.
Fiz um contrato para fibra -tv e voz com a meo em meados de março. Tudo correu bem. No início da semana que passou tentei adicionar uma banda larga móvel pós-paga ( que nem tem fidelização) porque preciso fazer uns testes. Na altura que me ligaram como tenho estado com covid , estava a descansar e não atendi. De seguida recebo um email dizer que como o meu nif está associado a processos pendentes em contencioso com a empresa não posso adicionar mais serviços. Obviamente não tenho qualquer processo em contencioso com a MEO/Altice. A última vez que fui cliente da MEO ( na altura ainda em TMN) foi em 2009 e deixei tudo saldado. Cheguei em tempos … uns anos depois a receber uma carta de uma empresa de cobrancas a dizer que devia não sei quanto ( já nem me lembro quanto , a tmn ), como não diziam a que se referia e como tinha a certeza de ter tudo em ordem , enviei uma carta registada com aviso de recepção. tanto para a tmn como para essa empresa a dizer que não sabia a que se referia e que me mandassem um extrato detalhado da Dívida. Nunca obtive resposta! Pensei que tivesse ficado resolvido.
Entretanto ja escrevi duas vezes a provedoria que me diz que realmente o meu NIF está assinalado internamente como ter um processo pendente em contencioso e quem nem este contrato de fibra deveria ter sido aceite “ mas agora já está , já está … (lol)”. Que vão pedir esclarecimentos internamente e tentar ver se é possível limpar o cadastro mas que até la não posso mesmo subscrever mais serviços. O mais estranho é que sempre que peço para me dizerem a que se deve esta situação e explico toda a história e para me mandarem um extrato dessa dita conta pois ao fim destes anos todos se contestar a dívida ( mesmo que seja erro deles … eu pago as minhas contas a tempo e horas ) ela já prescreveu, a chamada cai misteriosamente. Sempre.
Todo este discurso para quê? Se esta situação se arrastar acham posso pedir rescisão com justa causa por me bloquearem injustamente o acesso a mais serviços ? Ainda para mais depois de me terem dito que este Contrato de fibra que tenho por dois anos , segundo eles, me, devia ter sido feito! Isto não lembra nem ao diaBo
 
@bassopt não saíste em contencioso da vodafone? Existe uma base de dados partilhadas com essas situações.
Não existe nenhum contencioso com operadora nenhuma. Tu adoras me vir chatear com conversas da Vodafone.. no entanto posso te dizer cheguei a um acordo de rescisão com a VDF e paguei o tinha a pagar no memento que me enviaram a fatura. Tenho praticamente 45 anos e mais que fazer na vida que andar aos trambulhões com operadoras! Além disso essa base dados não funciona assim… as Operadoras podem ou não incluir o NIF na dita base dados se o valor das da dívida for superior a 133 euros e apenas se a mesma não for contestada pelo cliente e estiver em processo litígio imposto pela empresa.. se o processo for aberto pelo cliente não pode ser incluído na dita lista...fora que ser incluído nessa base de dados não é em 2 meses! A MEO é bastante clara … os valores em contencioso dizem respeito a própria MEO, e eu nunca mais fui cliente deles desde 2009 em serviço nenhum.
 
Back
Topo