Rescisão de contrato Vodafone Fit 12

Darkwynn

Membro
Boas,

Fui cliente Yorn durante vários anos e entre Fevereiro e Março desde ano a Vodafone ligou-me constantemente, chegando a ser várias vezes ao dia durante uma ou duas semanas para propor um novo tarifário, chamadas estas que ignorava ou atendia e dizia que não estava interessado.

Um dia, já farto de levar com estas chamadas, deixei a senhora falar do seu novo tarifário, e era o tal Vodafone Fit 12. Mencionou ser um tarifário "exclusivo" para clientes Vodafone de longa data e as condições que tinha - 12,5€/mês já com IVA, com 5000 minutos em chamadas para Vodafone e 2000 minutos para as diversas redes, sms e mms gratuitos e 100mb de internet móvel. Isto quando eu estava a pagar cerca de 7,50€/mês, mas sem as chamadas gratuitas, o que acabava por ser ficar mais ou menos ao mesmo preço. Custou-lhe um bocado dizer que era um tarifário contractual, mas disse-o juntamente com "nunca durante os 24 meses vão haver mudanças de preço no tarifário, fica sempre a 12,5€ e caso queira continuar com o tarifário depois do contrato acabar passa para 15€/mês".

Até aqui tudo bem, mas rapidamente me apercebi que devia ter feito uma pesquisa antes, visto que em 5 minutos já encontrei umas 10 pessoas a fazerem reclamações à DECO e ANACOM por causa do mesmo tarifário.

Portanto o que aconteceu foi o seguinte, apesar das promessas de que o valor mensal não iria ultrapassar os 12,5€, ainda estou para ver esse valor numa das facturas. Na realidade, a média vai a rondar os 15€, sendo que este mês me pediram 17€. A primeira factura que recebi foi no valor de 14,05€, liguei para lá para me esclarecerem o porquê do aumento e informaram-me que chamadas para números comerciais (700 xxx, 200 xxx, etc) têm custo, coisa que não me tinham dito na altura em que fiz o contrato (tudo sem papeis já agora, não tenho qualquer prova de contrato nem acesso aos termos e condições em papel) e, como tal, me iriam creditar esse extra na próxima factura, o que não chegou a acontecer e a próxima até subiu para os 15,34€.

Como se isto não bastasse, foi feita uma mudança ao tarifário, algo que me tinha sido garantido que não ia acontecer, e em vez de 12,5€ agora tinha que pagar 14€/mês pois aumentaram-me a internet móvel em 200mb sem o meu consentimento ou sequer conhecimento. Liguei mais uma vez para reclamar, calmamente e com respeito, de maneira que o senhor me disse que ia creditar os extras na próxima factura (onde é que já ouvi isto...?) e que iria reverter o tarifário para o antigo a 12,5€/mês.

Fast forward 2 mêses e as facturas continuam a subir e chegaram aos 17€, liguei para lá hoje de manhã, pelos vistos ainda estava com aquele tarifário de 14€/mês e a senhora ofereceu-se para me mudar para o tarifário original de 12,5€/mês. Disse então que já tinha feito esse pedido há 2 meses atrás e ela diz-me que o pedido foi cancelado por uma razão que não me quis dar. "Ah e tal, whiskas saquetas, vamos reverter o tarifário e creditar a diferença na próxima factura". Vá lá, já é demais.

Estando farto de ser roubado, alguém me sabe dizer se estou em posição para rescindir o contrato sem penalizações/multas? E se sim, que direcções devo tomar?

Muito obrigado desde já e peço desculpa pelo post gigante.
 
Há tantas coisas que faltam ai. Qual a razão desses valores? Continuas a ligar para os 700 xxx xxx? Não andas a passar os 100MB de plafond e automaticamente é creditado o valor correspondente?

É que segundo mencionas não é o disseram-me que ficava a pagar 12,5 e agora debitam-me sempre 15. Segundo dizes são valores sempre diferentes mensalmente o que indicia consumos extras em chamadas ou net.

Não há nenhuma operadora que ofereça chamadas para os 700 xxx xxx, como é lógico. Uma coisa era o colaborador dizer que sim eram gratuitas. Ai tinhas razão e pedias a gravação.

Agora o "ele não disse que as chamadas para o 700 xxx xxx não eram gratuitas" é a mesma coisa que quando compras uma TV, metes a mesma na banheira, ela estraga-se e depois vires argumentar que ninguém te disse que não se pode meter uma TV na banheira.

Peço desculpa, mas muitas vezes as pessoas não têm conhecimento do que compram e depois ficam nesta situação.

Por isso, caso a cobrança seja diferente do que disseram tens razão. Agora se pagas mais porque fazes chamadas para os 700 xxx xxxx ou outras deste tipo, não tens (Muita sorte tiveste em creditarem as chamadas.)

Outra coisa estranha é a VDF dizer que vão creditar e depois nao fazem.. nunca tal me aconteceu. Até gostaria de ver uma fatura para poder interpretar corretamente a tua situação.

Vai a uma loja VDF OFICIAL, expõe o assunto e tenta mudar de tarifário mantendo a fidelização. Por aqui já ha muito o pessoal pagava mensalmente 7,5 euros com chamadas para todas as redes e agora por menos de 5 euros, consegue-se o mesmo e com 1Gb de NET, excluindo, obviamente, os números comerciais do tipo 700 xxx xxx, etc.
 
Realmente faltou-me dizer, mas como o post já estava tão grande, tive receio que ninguém acabasse por ler e é algo em que agradecia mesmo ajuda.

Desde aí nunca mais fiz essas chamadas a partir do meu telemóvel (foi só mesmo uma chamada para a pizza hut, o número é um 222), e nunca passei o limite de 100mb do tarifário. Todas ou a grande maioria das facturas que vinha com valores acrescidos era devido a "erros" e "esquecimentos" de colegas, segundo o que me disseram das várias vezes que liguei.
Estou ciente de que nenhum tarifário disponibiliza chamadas gratuitas para esses números, mas quando a frase que a senhora que me vendeu o tarifário utiliza é "todas as chamadas são gratuitas"...

Em relação ao crédito, agora que verifico, fizeram-me um deles, não reparei porque o valor da factura acabou em 12,80€, que foi o mais barato que paguei até hoje, se calhar devia ter estranhado. Sem crédito tinha sido 15,64€, de onde vem este preço é que não sei. Tentando ver os detalhes da factura no My Vodafone diz-me que o PDF não está disponível ou já não existe, o que é interessante também (já tentei abrir com 3 aplicações diferentes e nenhuma dá), mas sem ter feito chamadas para esses números comerciais e sem ter passado o limite dos 100mb não vejo como isso é possível.

Em relação em ir à loja para alterar o tarifário mantendo a fidelização, já fiz isso há uns meses, falei lá com um senhor durante uma boa meia hora mas as únicas opções eram manter ou subir a mensalidade, o que é o oposto do que estou interessado.

Agora que verifiquei não consigo ver os detalhes de nenhuma das minhas facturas, nunca tinha tentado e diz que foram apagadas. Contrato feito por voz, sem termos e condições e sem facturas, cada vez está mais engraçado.
 
Na fatura eletronica, que me enviam por email, vem os valores descriminados de todas as chamadas onde é possível verificar facilmente o valor extra quando existem.
 
Nas facturas electrónicas que recebo só vem o valor a pagar e os dados para a pagar, nada mais. Nunca usei o My Vodafone para as ver, tentei hoje no telemóvel e nenhuma informação estava disponível, a maioria dizia que tinha sido apagada ou movida.
 
Se calhar no teu caso tens de pedir a descriminação de chamadas. Para mim vem dois ficheiros. Um com a folha que indicas e outra folha com a descriminação de todas as chamadas. Sem isso é praticamente impossível de saberes qual a razão de tanta divergência.
 
Tens razão, no telemóvel não consegui ver nada disso mas no PC agora vejo. Todas as facturas parecem estar com valores normais, considerando os números comerciais e tirando o facto de me quererem fazer pagar os tais 14€ em 4 meses diferentes por um tarifário que eu não consenti que me alterassem. Falta ainda o crédito que disseram que me iam dar por me terem mudado o tarifário sem o meu consentimento, portanto até agora paguei a mais 3 meses e querem que pague o 4º.

Voltando ao tópico em questão, é-me possível pedir rescisão de contrato só pelo facto de me terem alterado o tarifário e a mensalidade que teria que pagar neste caso quando existe gravação da chamada em que aceitei o tarifário e me garantiram que não iria haver alterações de preço durante o prazo de fidelização?
 
tive esse tarifário antes de ter o red sem nunca ter tido qualquer problema, pagava apenas os 12.5€ obviamente nunca excedi os dados moveis nem ligava para números 7xx
 
Se fosse como me venderam, também não tinha problema nenhum. O problema está em eles me impingirem e me forçarem um tarifário 36€ mais caro ao longo da fidelização do mesmo, que eu não queria e sem saber. Isso e forçarem-me a pagá-lo por 4 meses até agora sem sequer ter usado os 200mb a mais que me deram com isto. E mais 1,5€ por 200mb??? É de rir.
 
A mim tb vinham faturas de 15€. Fui à loja e resolveram o assunto, nas faturas seguintes foi descontado o valor extra que já tinha pago. Por acaso hoje fui ver e parece que fui aumentado para 300mb de net
 
Mas o cliente não tem que ser obrigado a fazer isso, eu estou descontente em geral com a situação, já me mentiram e aldrabaram, mudam-me as coisas sem saber, estou mesmo é interessado em rescindir o contrato e muito possivelmente mudar de operadora, alguém me pode ajudar neste caso?
 
Mas se dizes que nem tens acesso nem viste nas faturas o que te debitaram que não deviam, como queres alegar a rescisão?

Eu tenho RED, chamadas incluídas para todas as redes, com um plafond de NET, se ligo para nºs 700 xxx xxx ou passo o plafond de NET é lógico que o valor mensal contratado inicialmente é ultrapassado.
 
Mas o cliente não tem que ser obrigado a fazer isso, eu estou descontente em geral com a situação, já me mentiram e aldrabaram, mudam-me as coisas sem saber, estou mesmo é interessado em rescindir o contrato e muito possivelmente mudar de operadora, alguém me pode ajudar neste caso?

Se aconteceu cobrarem mais do que o que te disseram acho que podes cancelar por justa causa.
Outra questão, contratos por telefone valem 0. Vou ver se te arranjo o decreto lei que um juiz mencionou num caso no ano passado.
 
Sun7Rider, já respondi a essa tua questão e disse que tinha acesso às facturas. E quero alegar a rescisão por me forçarem a ter um tarifário mais caro quando me prometeram em chamada sendo uma das cláusulas do contrato que não iriam alterar o preço durante o prazo de fidelização... E depois de me terem dito, também numa chamada gravada, que me iriam alterar o tarifário para o original, não o fizeram e obrigaram-me a pagar mais 3 meses do mesmo. Só me estou a repetir.
 
Se aconteceu cobrarem mais do que o que te disseram acho que podes cancelar por justa causa.
Outra questão, contratos por telefone valem 0. Vou ver se te arranjo o decreto lei que um juiz mencionou num caso no ano passado.

É essa a minha questão, não sei se estou preso a isto ou não. Isso ajudaria imenso, obrigado desde já.
 
Última edição:
É essa minha questão, não sei se estou preso a isto ou não. Isso ajudaria imenso, obrigado desde já.
Normalmente logo na primeira factura deve ser travado o aumento e pedida a reposição daquilo que foi contratado. Deixaste andar 4 meses, não me parece plausível a denúncia contratual sem penalidade
 
^Acho que não leste o post, pois deixei claro que fiz várias chamadas, e uma delas foi assim que recebi a primeira factura pois o valor pedido não estava conforme o acordado. Não só fiz chamada, como me desloquei à loja para esclarecimento.
 
@Darkwynn por acaso fui ver o que tinha aqui (porque aumentaram de 12,5 para 14) e diz isto:

"
O presente Contrato apenas será eficaz quando a Proposta de Contrato se encontrar devidamente preenchida, assinada pelo Cliente, acompanhada pela documentação abaixo

identificada (devem ser apresentados os originais das cópias facultadas) e após aceitação da mesma pela Vodafone:
"

Ora se não enviámos nada e foi tudo por telefone, o contrato não é válido. Correcto?
 
Não sei se isso é tão simples assim mas a meu ver não se pode ter um contrato sem o cliente ter acesso aos termos do mesmo, e fazê-lo por mera troca de palavras também não cai bem para o meu lado. Espero que assim seja, não sei se fico confiante o suficiente com isso para ligar e começar a espingardar com eles
 
Quando o contacto é feito com iniciativa do cliente, o contrato tem efeito de forma verbal. Se for com iniciativa da Vodafone, têm de enviar um contrato a casa.
 
Back
Topo