@Darkwynn tenho novidades. No DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro artigo 5º fala sobre o que já mencionei noutro post:
"7 - Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo próprio consumidor. "
Ora enviei essa informação para a vodafone e hoje ligaram-me... vieram com a conversa que EU é que contactei a vodafone. O que é uma real tanga porque se bem me lembro a vodafone contactou vários clientes a vender banha de cobra, mas pronto seja como for, a operador que me ligou mencionou que o cliente deveria ter enviado uma sms a dizer SIM e como não o fiz foi possível cancelar o contrato.
A alteração será feita durante a madrugada e vejo-me livre desta treta de tarifário
Já eu não tive sorte! Contactaram-me, mas foram intransigentes. [emoji35]Boa sorte @__Eagle__ confesso que quando ela veio com a conversa de que tinha a informação que eu é que tinha feito o contacto pensei que se fossem mostrar intransponíveis, mas vá lá... resolveu-se logo. Estou com yorn agora.
Boas,
Fui cliente Yorn durante vários anos e entre Fevereiro e Março desde ano a Vodafone ligou-me constantemente, chegando a ser várias vezes ao dia durante uma ou duas semanas para propor um novo tarifário, chamadas estas que ignorava ou atendia e dizia que não estava interessado.
Um dia, já farto de levar com estas chamadas, deixei a senhora falar do seu novo tarifário, e era o tal Vodafone Fit 12. Mencionou ser um tarifário "exclusivo" para clientes Vodafone de longa data e as condições que tinha - 12,5€/mês já com IVA, com 5000 minutos em chamadas para Vodafone e 2000 minutos para as diversas redes, sms e mms gratuitos e 100mb de internet móvel. Isto quando eu estava a pagar cerca de 7,50€/mês, mas sem as chamadas gratuitas, o que acabava por ser ficar mais ou menos ao mesmo preço. Custou-lhe um bocado dizer que era um tarifário contractual, mas disse-o juntamente com "nunca durante os 24 meses vão haver mudanças de preço no tarifário, fica sempre a 12,5€ e caso queira continuar com o tarifário depois do contrato acabar passa para 15€/mês".
Aplicando princípios do Código civil português, há muito jurista que responderia afirmativamente à tua pergunta. Eu, como não sou jurista, sou mais cauteloso e diria que tens pelo menos o direito à manutenção dos contratos nos seus termos atuais (visto que a Vodafone nem a aviso procedeu) pela Lei das práticas comerciais desleais.Estou na mesma situação e estava satisfeito.
Até...
A Vodafone alterar o tarifario sem o meu consentimento, para o Vodafone Fit 32, em que se paga 14,50€ e não os 12,50€, e se passar o trafego são logo 3€ de cada vez, taxas de iva mais elevadas também.
Mas onde é que uma operadora pode alterar o tarifario sem o consentimento de outrem? quando foi acordado 12,50€ nos 24 meses.
Disseram-me hoje no chat que foi enviado um sms de aviso... e eu nunca recebi nada, e alias eles não podem alterar sem a pessoa aceitar ou escrever ou dizer que sim.
É o que me faltava.
O problema é que já me fizeram a alteração do tarifario em Julho, e eu nunca liguei as faturas porque pensei que estaria a pagar mais devido ao trafego de net e afinal não.
Isto não é motivo para poder cessar contrato logo na hora?
@desde99 a tua ajuda é chamada
Aplicando princípios do Código civil português, há muito jurista que responderia afirmativamente à tua pergunta. Eu, como não sou jurista, sou mais cauteloso e diria que tens pelo menos o direito à manutenção dos contratos nos seus termos atuais (visto que a Vodafone nem a aviso procedeu) pela Lei das práticas comerciais desleais.
E, além disso, são também aplicáveis as regras que já conheces: https://forum.zwame.pt/threads/como-sobreviver-ao-aumento-anual-rescindindo.971838/
Agora, para ter um parecer vinculativo e melhor aconselhamento, eu procuraria um centro de arbitragem (tens a lista naquele tópico - clica em "Vodafone" e procura saber qual de entre aqueles centros de arbitragem é o competente para a tua zona). Isto claro se não conseguires resolver o problema por reclamação formal dirigida à Vodafone (tenta-se sempre primeiro resolver a bem).
@StreeTunder eu também estava mais ou menos assim, mas falei com eles primeiro por msg no forum da vodafone mencionei o tal artigo e dias mais tarde alguém da vodafone ligou e disse que como não enviei um sms com "SIM" a confirmar as alterações ao tarifário podia rescindir sem penalização
Obrigado@StreeTunder é forum.vodafone.pt
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Boa noite,
http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=2062&tabela=leis
Artigo 5º Alinea 7
"7 - Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo próprio consumidor. "
Ora quem iniciou o contacto foram vocês. Como é que ficamos?
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