Então tem um esquema semelhante à PSP (que só tem um analógico)
Talvez nunca tenham experimentado ou estejam pouco habituados mas em pouco tempo o esquema estilo 2 analógicos como a X360 tem (e a GC tem os analógicos no sítio certo para isso) é indubitavelmente muito melhor.
Foi uma decisão conscienciosa, temos FPS's e jogos que usam os dois obviamente.
Também na PSP o Joystick não está posicionado da melhor forma (na minha opinião), na GC está; aliás... os gráficos na conversão para a PS2 sofreram o que sofreram... mas o que prejudicou mais a port foi o facto de que o aiming ter sido, literalmente, destruído. (deixou até, de ser analógico)
Os joysticks da X360 também são ambos iguais, mais vocacionados para shooters, na GC o C-Stick não tem Cap, é um joystick mais para dar uns tilts por fora para regular a camara, é bastante mais confortável para tal face ao comando da Xbox, mas não é tão vocacionado para shooters, não tem o mesmo grip.
Pessoalmente, prefiro usar o segundo joystick como algo complementar, não como algo principal para o jogo. Concordo que usar os dois te expande o que podes fazer, mas também aumenta a curva de aprendizagem para muitos (eu pessoalmente não estranho muito, mas como disse em shooters não aprecio muito a utilização "standard"), e acho que é algo que não seria assim feito se houvesse outra maneira de chegar lá, não acho que venha com total naturalidade; mais como um requerimento para dar mais hipótese de controlo, diga-se assim, é um trade-off; da mesma forma como optar por não o fazer/usar pode ser considerado, a meu ver um trade-off.
O control Scheme de RE4 teria de ser re-trabalhado, da forma como o estou a ver... Disparar com A e usar o joystick daquele lado para aiming é inconcebivel teriam de mudar o disparar para o Z (equivalente ao gatilho LB da Xbox, ou L1 da PS) ou L (equivalente ao LT da Xbox ou L2 da PS2) mas posso estar a ver mal a coisa.
Mas acho que foi algo que eles concerteza testaram durante o desenvolvimento do jogo (com tantas versões scrapped), e optaram por não fazer. Claro que isto é relativo, enquanto que o Production Studio 4, equipa do RE4 o fez assim... o Production Studio 2, equipa do Lost Planet optou pelo oposto; não sei se foi condicionado por ambos os jogos terem começado por ser exclusivos e como tal feitos à volta dos comandos em questão, mas inclino-me especialmente para decisões de design. (Estranhamente o lost planet até começou em concept, por ser um jogo de PS2); mas acredito que o RE5 vai dar para andar enquanto se faz aim, é uma evolução "lógica"; dito isto não vejo com maus olhos o tradeoff que se fez com o RE4. (mas com o Wiimote mais do que com outro comando qualquer, acho que pede mais nesse sentido, vem com naturalidade)