Wii Resident Evil 4 (Capcom)

Pena que o metroid não encaixe bem, digo eu.
não encaixa não, mas quase todos os first ou third person shooters funcionariam bem, ainda melhor para os "on rails" (ghost squad e umbrella chronicles)
pena ter acesso dificil aos "face buttons" (ou seja, tudo que não é o butão B)
 
Quem se atreve a comprar isto para o jogo? lol

http://videogame.brando.com.hk/prod_detail.php?prod_id=00461

VWIOT002200_02_M.jpg


Essa pistola é linda!! :)
 
Vai ser uma grande port, assim vale a pena!!!...espero que venda em grande tb, é precisso mostrar aos publishers e estudios que a wii n é so casual gamers, por isso este titulo e o manhunt 2(a curto prazo) vão ser importantes, pode ser que eles percebam que á pessoal que quer jogar bons fps e jogos de acção pensados para o wiimote, foi por isso que a maior parte do pessoal comprou a consola acho eu(pelos exclusivos nintendo tb mas ja agr queremos mais sem ter que comprar outra consola, e nao á nada que chegue aos calcanhares do wiimote para um fps).
 
Bem, por minha felicidade, como o meu pai adorou o RE4 para a ps2, vou ter o RE4 para a Wii ^^ Deve ser o primeiro jogo que o meu pai quer comprar para jogar mesmo por causa dos comandos :D
Wii FTW!

Tou ansioso :D
 
Então "here's the deal" ...

Este deve ter sido um dos melhores jogos que me passou pelas mãos nos ultimos anos. Estou a jogar a versão Japonesa, que é basicamente a versão inglesa com legendas em japones e alguns menus tb em japones.

O jogo é perfeito para o wiimote, parece que foi feito a pensar nele, dá um jeito incrivel mal se começa a jogar, o controlo da personagem é total, mais intuitivo n podia ser.
Parece-me apenas que falta um "mouse Lock" para se poder mexer o ponteiro e o ecra mexer com ele, algo que ja estou habituado aos FPS's mas nem isso tira o gozo que está a ser jogar este jogo.

Nunca tinha jogado RE4 para GC ou qq outra consola, por isso isto é mesmo o primeiro contacto que tenho com este jogo, mas para mim ta perfeito especialmente para o wiimote!

É compra certa qdo sair na europa, Ta recomendadissimo !!
 
Bom de ouvir, de facto considero o género perfeito para o Wiimote...

Acho é que pelo que ouvi e li não dá para apontar e andar ao mesmo tempo, limitação que originalmente estava lá pelo facto de usar um comando clássico. Acredito firmemente que se a Capcom fizesse o RE4 de raiz para a Wii, ou outro Resident Evil na terceira pessoa colmataria isso, é uma limitação que não tem razão de ser com o Wiimote.

O jogo tinha muito a ganhar em liberar-nos disso; mas teriam de regular novamente toda a dificuldade à volta desse setting.

Mas sem duvida, um dos melhores jogos da geração passada, e cujos visuais não ficam nada "envergonhados" pela próxima... Um dos poucos jogos que mostra o poder real da frequentemente substimada gamecube... Mesmo na Wii... isto é apenas o máximo que a Capcom tirou da Gamecube (aliás, até chegou a tirar mais visualmente, em ambientes fechados no cancelado RE4 hookman edition).

Evitem as conversas de chips e afins, no entanto.
 
Última edição:
Quando disparas acertas onde devias, ou simplesmente acertas no gajo? Isto é: existe alguma espécie de física ligada aos tiros, ou são sempre as mesmas animações?
 
Essa situação poderia muito bem ter sido colmatada mesmo com o comando da GameCube. Bastava fazer mira com o C e andar/correr com o analógico. Aliás, esse é para mim o maior defeito do jogo. Um botão para mudar de arma era também muito bom.
Mas com um comando clássico não se notava tanto, o Wiimote dá-te aquela imersão extra que grita por mais liberdade.

Além de que usar os dois joysticks não é a coisa que eu mais quereria no RE4, o joystick que usavamos para andar a aiming era o ideal; posicionado de forma ideal. Não tinha muita vontade de ir usar o C-Stick para isso.

Mas lá está, o jogo foi feito para um comando classico e à volta dele, acredito que o Wiimote melhore a experiência, mas de raiz ainda fazia mais.
 
Quando disparas acertas onde devias, ou simplesmente acertas no gajo? Isto é: existe alguma espécie de física ligada aos tiros, ou são sempre as mesmas animações?

Disparo no peito e o zombie anda para tras, disparo na cabeça e ela arrebenta. :x2:.

Por acaso n tentei mandar tiros nas pernas ou braços deles, ontem. Depois tento.
 
Eu por outro lado senti falta dessa função, e achei que os movimentos eram também um pouco presos, e isso acabou por de certa forma prejudicar a experiência, que diga-se, é excelente. Não vejo também qual seria o problema em apontar com o C, afinal nos FPS's funciona.
Não esperava obviamente que na Wii fosse diferente, afinal, foi desenhado assim. Contudo, um botão para mudar de arma não deveria custar muito a implementar, não sei se na versão Wii tiveram isso em atenção, mas também não creio.
Não achei os movimentos presos, no entanto notei não poder andar em modo de aiming... mas como disse não o gostaria de fazer com o C-stick, preferi o aiming no joystick em que estava, mesmo perdendo a mobilidade... Antes preferia dar uns passos atrás nesse modo fazendo tilt do C-stick para trás nessas condições

Nos FPS's fez-se efectivamente assim, mas eu não gostei muito dessa control scheme de ter de usar os 2 joysticks, não porque não me ajeito, mas porque simplesmente não aprecio muito; controlo de FPS's em consolas para mim é à Goldeneye/Perfect Dark; qualquer shooter clássico de consola que eu apanhe... procuro que o segundo joystick actue como os C buttons no da N64... ou seja quero direita e esquerda para fazer as diagonais, e o cima e baixo para controlar a altura do aim... Sendo que o outro joystick, o principal controla toda a locomoção; não ser preciso fazer tilt dos dois para virar.

Dito isto podiam ter metido, e não digo que não funciona; funciona no Lost Planet pelo menos, também não digo que não o usaria... às vezes para escapar até daria jeito, mas não seria o que eu chamo de ideal. No Wiimote acho que é mais do que ideal no entanto, é como somar 1+1.
Tiros na cabeça, tronco e membros, causam sempre efeitos diferentes.
Nada como dar um tiro na perna para ele se agarrar a ela... ir a correr e dar um flying kick no "zombie". :D
 
Última edição:
A GC não tem dois analógicos? Num jogo como o RE4 não se usa um para mexer e outro para apontar permitindo apontar e mexer simultaneamente?
 
O Leon era muito lento, e não tinha agilidade nenhuma, era muito difícil escapar de uma situação em que estavas encostado à parede, mas isso é um problema que vem de trás, e no RE4 até nem é tão grave como nos anteriores.
Por falar em lento... já reparaste que o move set do RE4 Wii parece que está mais rápido face à versão Gamecube? Pelo menos pelos videos dá essa ideia, dá ideia de estar mais rápido na execução e consequentemente mais frenético.

Aqui está:

-> http://www.capcom.co.jp/wii_bio4/premium/touch/touch.html
Sim, o aiming está perfeito com o analógico principal, talvez a solução fosse movimentar Leon com o C quando ele estivesse a apontar, mesmo que fosse apenas para movimentos básicos como strafe. Anyway, poderia tornar-se confuso e o jogo é bom como está, só acho que neste aspecto sobrou ainda espaço para melhoramentos.
Concordo plenamente.
A GC não tem dois analógicos? Num jogo como o RE4 não se usa um para mexer e outro para apontar permitindo apontar e mexer simultaneamente?
Tem dois analógicos, mas no RE4 só usávamos o C-Stick (nome do segundo joystick) para regular ângulos (não livres) da câmara.

A control scheme do RE4 consistia em usar o joystick principal para andar e quando queres fazer aim... carregas em L, mantens pressionado e usas esse mesmo joystick para fazer aim e disparar com o butão A. Aim com o C-Stick não seria prático (digo eu), uma vez que se dispara com A que usa aquele hemisfério do comando, mas em modo aim é como se estivesses pregado ao chão :p

Funciona bastante bem, mas o wiimote grita por mais que isso; mas ao implementar isso o jogo teria de ter a dificuldade totalmente recalibrada dado que, se funcionasse como eu penso, tornaria o que antes podia ser difícil, em algo bastante fácil. (assim como acredito que o aiming com o wiimote aumente a accuracy e tempo de resposta in-game).
 
Última edição:
Então tem um esquema semelhante à PSP (que só tem um analógico)

Talvez nunca tenham experimentado ou estejam pouco habituados mas em pouco tempo o esquema estilo 2 analógicos como a X360 tem (e a GC tem os analógicos no sítio certo para isso) é indubitavelmente muito melhor.
 
Então tem um esquema semelhante à PSP (que só tem um analógico)

Talvez nunca tenham experimentado ou estejam pouco habituados mas em pouco tempo o esquema estilo 2 analógicos como a X360 tem (e a GC tem os analógicos no sítio certo para isso) é indubitavelmente muito melhor.
Foi uma decisão conscienciosa, temos FPS's e jogos que usam os dois obviamente.

Também na PSP o Joystick não está posicionado da melhor forma (na minha opinião), na GC está; aliás... os gráficos na conversão para a PS2 sofreram o que sofreram... mas o que prejudicou mais a port foi o facto de que o aiming ter sido, literalmente, destruído. (deixou até, de ser analógico)

Os joysticks da X360 também são ambos iguais, mais vocacionados para shooters, na GC o C-Stick não tem Cap, é um joystick mais para dar uns tilts por fora para regular a camara, é bastante mais confortável para tal face ao comando da Xbox, mas não é tão vocacionado para shooters, não tem o mesmo grip.

Pessoalmente, prefiro usar o segundo joystick como algo complementar, não como algo principal para o jogo. Concordo que usar os dois te expande o que podes fazer, mas também aumenta a curva de aprendizagem para muitos (eu pessoalmente não estranho muito, mas como disse em shooters não aprecio muito a utilização "standard"), e acho que é algo que não seria assim feito se houvesse outra maneira de chegar lá, não acho que venha com total naturalidade; mais como um requerimento para dar mais hipótese de controlo, diga-se assim, é um trade-off; da mesma forma como optar por não o fazer/usar pode ser considerado, a meu ver um trade-off.

O control Scheme de RE4 teria de ser re-trabalhado, da forma como o estou a ver... Disparar com A e usar o joystick daquele lado para aiming é inconcebivel teriam de mudar o disparar para o Z (equivalente ao gatilho LB da Xbox, ou L1 da PS) ou L (equivalente ao LT da Xbox ou L2 da PS2) mas posso estar a ver mal a coisa.

Mas acho que foi algo que eles concerteza testaram durante o desenvolvimento do jogo (com tantas versões scrapped), e optaram por não fazer. Claro que isto é relativo, enquanto que o Production Studio 4, equipa do RE4 o fez assim... o Production Studio 2, equipa do Lost Planet optou pelo oposto; não sei se foi condicionado por ambos os jogos terem começado por ser exclusivos e como tal feitos à volta dos comandos em questão, mas inclino-me especialmente para decisões de design. (Estranhamente o lost planet até começou em concept, por ser um jogo de PS2); mas acredito que o RE5 vai dar para andar enquanto se faz aim, é uma evolução "lógica"; dito isto não vejo com maus olhos o tradeoff que se fez com o RE4. (mas com o Wiimote mais do que com outro comando qualquer, acho que pede mais nesse sentido, vem com naturalidade)
 
Última edição:
Eu pessoalmente prefiro mover a personagem no analógico principal e rodar a cãmera no c-stick(no time splitters 2 a jogabilidade está perfeita).
Ainda assim, adaptei-me bem aos controlos do metroid ou até do goldeneye.

São gostos que se adaptam facilmente.:)
 
Eu acho que não vale a pena comprar o mesmo jogo apenas pelos novos controlos... :\
Eu até comprei o jogo à pouco tempo, e por isso não vou comprar a versão da Wii.

Tou à espera do RE: UC, esse sim vai ser um jogo altamente, foi por isso que fiz um banner àcerca dele :)
 
"Eu acho que não vale a pena comprar o mesmo jogo apenas pelos novos controlos", se já têm o Resi 4.

eu não tenho e nunca joguei, como tal, vale a pena
 
Back
Topo