Multiplataforma Resident Evil 4 Remake (Capcom)

Para muita gente foi o melhor da PS2 . É o Resident evil mais vendido de sempre, mais virado para as "massas" também, mais ação que os anteriores, eu cresci a jogar o RE1 , menos ação e mais quebra cabeças , e isso não vende tanto.
O Resident Evil mais vendido de sempre é o RE5 com mais de 12 milhões de cópias, o RE4 vendeu mais de 8 milhões. Até o RE6 vendeu mais de 10 milhões. Isto a contabilizar com todas as versões de cada jogo. Mas sim, o RE4 foi um marco na PS2 (onde só saiu quase 1 ano depois de ter saído na GameCube). Eu por acaso tenho jogo aqui na minha coleção de PS2.
 
O Resident Evil mais vendido de sempre é o RE5 com mais de 12 milhões de cópias, o RE4 vendeu mais de 8 milhões. Até o RE6 vendeu mais de 10 milhões. Isto a contabilizar com todas as versões de cada jogo. Mas sim, o RE4 foi um marco na PS2 (onde só saiu quase 1 ano depois de ter saído na GameCube). Eu por acaso tenho jogo aqui na minha coleção de PS2.

Fiquei admirado o RE6 ter vendido essa quantidade de cópias, o jogo era lixo mesmo (na minha opinião).
 
O Resident Evil mais vendido de sempre é o RE5 com mais de 12 milhões de cópias, o RE4 vendeu mais de 8 milhões. Até o RE6 vendeu mais de 10 milhões. Isto a contabilizar com todas as versões de cada jogo. Mas sim, o RE4 foi um marco na PS2 (onde só saiu quase 1 ano depois de ter saído na GameCube). Eu por acaso tenho jogo aqui na minha coleção de PS2.
Mas já não me lembro bem se era mesmo um exclusivo só para a GameCube e depois a Capcom roeu a corda e o portou para a PS2...
 
Muito provavelmente o 4 ajudou a que o 5 vendesse tão bem. O 4 foi lançado após o Code Veronica e Zero que eram bons, mas já estavam a mostrar que a fórmula estava a ficar algo gasta. O 4 mudou isso e o 5 deve ter beneficiado dessa mudança, acrescentado que era o 1° RE feito nas novas consolas da altura... O 6 trouxe de volta o Leon e uma campanha de marketing enorme.
 
Sim, também acho que o 6 desceu muito de qualidade em relação aos anteriores. Acho que meteram personagens a mais, dividiram demais o protagonismo, abusaram no co-op, facilitaram no jogo porque era demasiado fácil de jogar e como jogo de terror falhou.
No entanto gostei de jogar a campanha do Leon, algumas custcenes memoráveis também, até posso destacar duas, o encontro do Leon com o Chris e a despedida do Piers com o Chris.

Mas sim, esteve uns furos bem abaixo dos 2 anteriores, mas também houve coisas de que gostei. Outra coisa que gostei foi o co-op online, ainda cheguei a jogar bastante.
 
Concordo, acho que o 6 peca pelo exagero, exagero de personagens, exagero de acção Over The Top, exagero de muita coisa. Adicionalmente sentiu-se um esgotamento de ideias (o Derek Simmons era de uma falta de imaginação tremenda).

Outra coisa que detestei, e sei que aqui é uma opinião pouco popular, foi o abandono dos Tank Controls (o que me obrigou a jogar no PC). Esta alteração no Gameplay abriu as portas para coisas abomináveis como as campanhas do Chris e do Wesker. Os RE4 e 5 já eram mais virados para a acção, mas a jogabilidade dava-lhes um Pace mais apropriado para a franchise.

Com a qualidade dos remakes do RE2 e 3 seria louco em criticar o walk & shoot, mas continuo a adorar a jogabilidade dos RE4 e 5 (e não acho este último pior que o 4 - mais uma opinião pouco popular).
 
O 6 quis ser muito ambiocioso e depois a sua ambição resultou numa confusão de ideias. Primeiro haver as 4 campanhas cada um com estilo diferente resultou mal porque nota se uma perda de identidade brutal. A campanha mais aceitável ainda é a do Leon e mesmo assim não é nada de extraordinário.

Depois a história foi pegar em tudo dos jogos anteriores e misturar. Bela porcaria na minha opinião. Falta de originalidade tremenda.

Graficamente o jogo foi um retrocesso em comparação ao 5. O RE5 para um jogo de 2009 continua a ter um aspecto muito bom, o RE6 a vir depois conseguiram trazer um jogo inferior.

E depois na jogabilidade minha nossa.... Aquilo de andar os biqueiros era horrivel. E depois permitiram disparar e andar e até nisto falharam. Porque metem a mira e depois o laser sempre a baloiçar.

Resumindo, não curti mesmo nada o jogo.
 
Sim, o Resident Evil 5 é grande jogo também, gostei muito de o jogar. Foi das minhas primeiras Platinas, ainda me lembro contra um monstro então na PS3 numa machine de um Jipe ter que ser rápido a disparar. Dos melhores jogos que joguei em co-op e mesma a Sheva tinha uma IA razoavelmente boa.
 
A IA do parceiro era uma das coisas muito criticadas no RE5, mas nunca tive nenhum problema nesse aspecto (e passei o RE5 umas 5/6 vezes).

Adicionalmente, o jogo envelheceu terrivelmente bem. A OST e Voice Acting também são excelentes (o do Wesker está no Top 3).
 
O original está no top de melhores jogos que já joguei por isso a expetativa é alta mas o trabalho que a Capcom tem feito tem sido excelente. Será compra day one
 
Só espero que não cortem áreas ou conteúdo extra. A única coisa que podiam fazer era encurtar a parte do castelo, porque no original são quase três quartos do jogo. Outra nota: o Leon está excelente. Que venha ele. :D
 
Back
Topo