Rexobias
Power Member
Aquilo que não estás a compreender é que não é um problema especifico da Xbox One, mas sim da plataforma Xbox. Mas olhemos então para o Final Fantasy XIII. A versão PS3 vendeu o dobro da versão Xbox 360 nos US. A versão FF XIII-2 vendeu globalmente 4 vezes mais que a versão Xbox 360.
Peço desculpa por alguma coisa, mas palavra de honra continuo sem perceber, e agora que englobas a plataforma Xbox ainda menos percebo.
O FFXIII surge na geração passada, ou seja, já a Franchise Final Fantasy estava conotada às plataformas da Sony há anos com os lançamentos dos FFVII, VIII e IX (excluindo os outros como Tactics, Origins e afins) na PS, e os X, X-2 e XII na PS2. Sem contar com o XI (que é uma abordagem distinta) o XIII é o primeiro FF numa consola da MS. Além disso, o XIII na Xbox 360 estava ligeiramente inferior à versão PS3 além de nessa altura já a PS3 tinha ultrapassado os percalços do lançamento.
Tal como disse antes, admirado ficaria eu se as vendas na Xbox 360 fossem superiores.
Ou seja, estás a dar-me razão. A franchise Final Fantasy teve sucesso quando transitou da Nintendo para a PlayStation, significando que o mercado para este tipo de jogos existia na consola da Sony. Tendo em conta o que se sabe hoje das vendas de FFXIII e FFXV, consegues dizer o mesmo em relação à Xbox? A resposta é a mesma em relação à geração anterior.
Se os jogos japoneses são lançados numa consola Xbox e vendem consideravelmente menos que a versão PlayStation, não se pode dizer que a Xbox tem o mesmo espaço para este tipo de jogos que a PlayStation.
Voltando a repetir-me, os jogos vendem menos porque os catálogos de ambas as plataformas, fruto das decisões dos Developers, levaram à mobilização de diferentes Fanbase para diferentes plataformas. Não é pela consola ter o formato da Xbox 360, pelo comando ser mais volumoso, ou pelo analógico esquerdo ocupar uma posição diferente que faz com os jogos vendam menos nas plataformas Xbox ... é sim porque as Fanbase foram "deslocadas" ao longo de vários anos.
A franchise Final Fantasy já antes da PlayStation tinha sucesso nas consolas da Nintendo (assim como outros JRPGs que por lá brilharam), a questão é que devido a vários factores da altura a PlayStation acabou por ser a escolha para receber o jogo. Que alternativas haviam? A Saturn? SNES? Nintendo 64?
A Xbox aparece em jogo apenas em 2001, já a PlayStation tinha a atenção da Fanbase com os FFVII, VIII e IX (este último lançado em 2000).
Psicologicamente existe a ideia que FF -> PlayStation (o mesmo com outras séries) devido a constantes exclusividades que mobilizaram toda a Fanbase em torno de uma única plataforma. Eu bem me lembro da Rage nas Internets quando se soube que o XIII ia ser multi-plataforma. Era impossível vender mais na Xbox 360.
A questão é que não se trata especificamente da Xbox One, mas sim da plataforma Xbox; de três gerações de consolas da Microsoft. Sempre existiram tentativas de lançar jogos deste género na Xbox, mas nenhuma vingou em termos de vendas. A culpa é de "um mercado moldado" ou é simplesmente porque a userbase nunca se interessou por esse tipo de jogos?
A plataforma PlayStation sempre promoveu uma maior variedade, enquanto que a plataforma Xbox desde o inicio promoveu os blockbusters e sempre teve uma visão mais ocidental. Isso ainda hoje prevalece, até com jogos ocidentais que não têm o número de vendas esperado (não recebem segunda oportunidade). Essa percepção não foi imposta pelos developers, mas sim pela própria Microsoft.
Mas a visão que temos do catálogo também não é estabelecida pelas opções de lançamento de um dado jogo?! Se não são lançados JRPG's na Xbox logo a Xbox não é para JRPG's?! Se não são lançados simuladores nas consolas da Nintendo logo a Nintendo não é para simuladores?! Este tipo de perspectivas são fomentados pelo Software disponibilizado para as consolas, ou pelo Hardware das mesmas?
Felizmente tenho todas as consolas, e continuo sem perceber a definição de uma consola destinada a jogos Japoneses. É o SO? São as funcionalidades? Mesmo entrando com as contas Japonesas que tenho em ambas as plataformas (acedendo assim a uma visão do que acontecia por lá - e também para obter material exclusivo das Stores Japonesas) via uma enorme aposta da MS no mercado japonês com Talk Shows semanais, imenso conteúdo exclusivo, etc.
A PlayStation não promovia uma maior variedade, apenas como plataforma líder em duas gerações seguidas via tudo o que era jogo a aparecer por lá (nem que fosse preciso capar consideravelmente os mesmos como aconteceu com muitos títulos). Naturalmente tinha uma maior variedade no catálogo fruto da posição dominante que ocupava.
Não estou aqui a vitimizar a Microsoft, mas além dos erros cometidos pela mesma (já li uns textos interessante do género "Why Xbox Fail in Japan"), a mim parece-me que há um mercado moldado sim que cria expectativas em diferentes Fanbases que sabem bem onde estar posicionadas para ambicionar pelos sequelas dos seus jogos favoritos.
Para começar, a Microsoft podia e devia encarar as suas consolas como um produto global em vez de pensar exclusivamente nos mercados US e UK.
Depois, promover a sua consola no Japão. Neste momento, a Microsoft vendeu até à data apenas 70.000 consolas Xbox One no Japão. Enquanto a Xbox vender mal no Japão, vai ser extremamente difícil captar o interesse dos developers japoneses, e como tal, vai ficar limitada a IPs financiados tipo Recore ou Scalebound, e a grandes IPs third party tipo Final Fantasy e Resident Evil. Tudo o resto intermédio fica de fora.
E por fim, ter noção de que é um compromisso a longo prazo e que irá levar anos, talvez até uma geração inteira, a mudar a mentalidade da user base e dos developers. A Microsoft começou esse processo nos primeiros anos da Xbox 360 (Blue Dragon, Lost Odyssey, Tales of Vesperia, The Last Remnant, Infinite Undiscovery, Star Ocen 4, etc), e se tivesse continuado a insistir, a situação actual poderia ser melhor.
Só aqui já me apresentaste imensos exemplos das tentativas da MS em conquistar um mercado que não quer nada com eles. Estará todo o mal do lado deles?! Depois, os Developers Japoneses têm que perceber que os seus clientes não são apenas o pessoal que vive na terra do sol nascente, mas sim um mundo inteiro.
A opção de não lançar um jogo naquela que para todos os efeitos é a segunda consola do mercado (cujas vendas serem metade das da PS4 não faz da mesma um falhanço - como muito se diz) é dos Developers Japoneses. De resto, como já referi antes, as consolas são terrivelmente parecidas e continuo sem compreender honestamente o que faz de uma consola por si só mais talhada para os jogos Japoneses ... ou reformulando, o que a Xbox One tinha que mudar para ser mais Japonesa.
Já que agarrei na história que a Xbox One é um falhanço a nível geral, existiram prejuízos reais nos lançamentos de jogos tipicamente Japoneses em consolas Xbox? (é uma questão mesmo)
Existiu tanta coisa pior ao longo da geração, mas uma demo é a gota de água? DLCs exclusivos para o FIFA, DLCs exclusivos para o Batman AK, DLCs temporários para o Destiny, DLCs temporários para o Division, DLCs temporários para o COD (primeiro na Xbox e agora na PS), exclusividade temporária do ROTTR, exclusividade temporária do DR4, etc.
Eu percebo e apoio as criticas a este tipo de coisa. O que não percebo é haver tanta indignação para com uma demo, mas depois no que realmente afecta os jogadores, poucos são os que reclamam.
Exclusividades de pequenas coisas aqui e ali já vêm dos tempos da PS2, mas sim concordo igualmente contigo.
Quanto à Demo, não é a gota de água, mas é algo novo (pelo menos para mim ... ou a memória está a falhar-me).
------------------------------------------------
O ideal seria ter um tópico para discutir esta temática que estar aqui a contribuir para OffTopic que só prejudica quem quer vir aqui obter informações do Resident Evil 7.
Última edição: