Multiplataforma Resident Evil 7 (Capcom)

Aquilo que não estás a compreender é que não é um problema especifico da Xbox One, mas sim da plataforma Xbox. Mas olhemos então para o Final Fantasy XIII. A versão PS3 vendeu o dobro da versão Xbox 360 nos US. A versão FF XIII-2 vendeu globalmente 4 vezes mais que a versão Xbox 360.

Peço desculpa por alguma coisa, mas palavra de honra continuo sem perceber, e agora que englobas a plataforma Xbox ainda menos percebo.

O FFXIII surge na geração passada, ou seja, já a Franchise Final Fantasy estava conotada às plataformas da Sony há anos com os lançamentos dos FFVII, VIII e IX (excluindo os outros como Tactics, Origins e afins) na PS, e os X, X-2 e XII na PS2. Sem contar com o XI (que é uma abordagem distinta) o XIII é o primeiro FF numa consola da MS. Além disso, o XIII na Xbox 360 estava ligeiramente inferior à versão PS3 além de nessa altura já a PS3 tinha ultrapassado os percalços do lançamento.

Tal como disse antes, admirado ficaria eu se as vendas na Xbox 360 fossem superiores.

Ou seja, estás a dar-me razão. A franchise Final Fantasy teve sucesso quando transitou da Nintendo para a PlayStation, significando que o mercado para este tipo de jogos existia na consola da Sony. Tendo em conta o que se sabe hoje das vendas de FFXIII e FFXV, consegues dizer o mesmo em relação à Xbox? A resposta é a mesma em relação à geração anterior.

Se os jogos japoneses são lançados numa consola Xbox e vendem consideravelmente menos que a versão PlayStation, não se pode dizer que a Xbox tem o mesmo espaço para este tipo de jogos que a PlayStation.

Voltando a repetir-me, os jogos vendem menos porque os catálogos de ambas as plataformas, fruto das decisões dos Developers, levaram à mobilização de diferentes Fanbase para diferentes plataformas. Não é pela consola ter o formato da Xbox 360, pelo comando ser mais volumoso, ou pelo analógico esquerdo ocupar uma posição diferente que faz com os jogos vendam menos nas plataformas Xbox ... é sim porque as Fanbase foram "deslocadas" ao longo de vários anos.

A franchise Final Fantasy já antes da PlayStation tinha sucesso nas consolas da Nintendo (assim como outros JRPGs que por lá brilharam), a questão é que devido a vários factores da altura a PlayStation acabou por ser a escolha para receber o jogo. Que alternativas haviam? A Saturn? SNES? Nintendo 64?

A Xbox aparece em jogo apenas em 2001, já a PlayStation tinha a atenção da Fanbase com os FFVII, VIII e IX (este último lançado em 2000).

Psicologicamente existe a ideia que FF -> PlayStation (o mesmo com outras séries) devido a constantes exclusividades que mobilizaram toda a Fanbase em torno de uma única plataforma. Eu bem me lembro da Rage nas Internets quando se soube que o XIII ia ser multi-plataforma. Era impossível vender mais na Xbox 360.

A questão é que não se trata especificamente da Xbox One, mas sim da plataforma Xbox; de três gerações de consolas da Microsoft. Sempre existiram tentativas de lançar jogos deste género na Xbox, mas nenhuma vingou em termos de vendas. A culpa é de "um mercado moldado" ou é simplesmente porque a userbase nunca se interessou por esse tipo de jogos?

A plataforma PlayStation sempre promoveu uma maior variedade, enquanto que a plataforma Xbox desde o inicio promoveu os blockbusters e sempre teve uma visão mais ocidental. Isso ainda hoje prevalece, até com jogos ocidentais que não têm o número de vendas esperado (não recebem segunda oportunidade). Essa percepção não foi imposta pelos developers, mas sim pela própria Microsoft.

Mas a visão que temos do catálogo também não é estabelecida pelas opções de lançamento de um dado jogo?! Se não são lançados JRPG's na Xbox logo a Xbox não é para JRPG's?! Se não são lançados simuladores nas consolas da Nintendo logo a Nintendo não é para simuladores?! Este tipo de perspectivas são fomentados pelo Software disponibilizado para as consolas, ou pelo Hardware das mesmas?

Felizmente tenho todas as consolas, e continuo sem perceber a definição de uma consola destinada a jogos Japoneses. É o SO? São as funcionalidades? Mesmo entrando com as contas Japonesas que tenho em ambas as plataformas (acedendo assim a uma visão do que acontecia por lá - e também para obter material exclusivo das Stores Japonesas) via uma enorme aposta da MS no mercado japonês com Talk Shows semanais, imenso conteúdo exclusivo, etc.

A PlayStation não promovia uma maior variedade, apenas como plataforma líder em duas gerações seguidas via tudo o que era jogo a aparecer por lá (nem que fosse preciso capar consideravelmente os mesmos como aconteceu com muitos títulos). Naturalmente tinha uma maior variedade no catálogo fruto da posição dominante que ocupava.

Não estou aqui a vitimizar a Microsoft, mas além dos erros cometidos pela mesma (já li uns textos interessante do género "Why Xbox Fail in Japan"), a mim parece-me que há um mercado moldado sim que cria expectativas em diferentes Fanbases que sabem bem onde estar posicionadas para ambicionar pelos sequelas dos seus jogos favoritos.

Para começar, a Microsoft podia e devia encarar as suas consolas como um produto global em vez de pensar exclusivamente nos mercados US e UK.

Depois, promover a sua consola no Japão. Neste momento, a Microsoft vendeu até à data apenas 70.000 consolas Xbox One no Japão. Enquanto a Xbox vender mal no Japão, vai ser extremamente difícil captar o interesse dos developers japoneses, e como tal, vai ficar limitada a IPs financiados tipo Recore ou Scalebound, e a grandes IPs third party tipo Final Fantasy e Resident Evil. Tudo o resto intermédio fica de fora.

E por fim, ter noção de que é um compromisso a longo prazo e que irá levar anos, talvez até uma geração inteira, a mudar a mentalidade da user base e dos developers. A Microsoft começou esse processo nos primeiros anos da Xbox 360 (Blue Dragon, Lost Odyssey, Tales of Vesperia, The Last Remnant, Infinite Undiscovery, Star Ocen 4, etc), e se tivesse continuado a insistir, a situação actual poderia ser melhor.

Só aqui já me apresentaste imensos exemplos das tentativas da MS em conquistar um mercado que não quer nada com eles. Estará todo o mal do lado deles?! Depois, os Developers Japoneses têm que perceber que os seus clientes não são apenas o pessoal que vive na terra do sol nascente, mas sim um mundo inteiro.

A opção de não lançar um jogo naquela que para todos os efeitos é a segunda consola do mercado (cujas vendas serem metade das da PS4 não faz da mesma um falhanço - como muito se diz) é dos Developers Japoneses. De resto, como já referi antes, as consolas são terrivelmente parecidas e continuo sem compreender honestamente o que faz de uma consola por si só mais talhada para os jogos Japoneses ... ou reformulando, o que a Xbox One tinha que mudar para ser mais Japonesa.

Já que agarrei na história que a Xbox One é um falhanço a nível geral, existiram prejuízos reais nos lançamentos de jogos tipicamente Japoneses em consolas Xbox? (é uma questão mesmo)

Existiu tanta coisa pior ao longo da geração, mas uma demo é a gota de água? DLCs exclusivos para o FIFA, DLCs exclusivos para o Batman AK, DLCs temporários para o Destiny, DLCs temporários para o Division, DLCs temporários para o COD (primeiro na Xbox e agora na PS), exclusividade temporária do ROTTR, exclusividade temporária do DR4, etc.

Eu percebo e apoio as criticas a este tipo de coisa. O que não percebo é haver tanta indignação para com uma demo, mas depois no que realmente afecta os jogadores, poucos são os que reclamam.

Exclusividades de pequenas coisas aqui e ali já vêm dos tempos da PS2, mas sim concordo igualmente contigo.

Quanto à Demo, não é a gota de água, mas é algo novo (pelo menos para mim ... ou a memória está a falhar-me).

------------------------------------------------

O ideal seria ter um tópico para discutir esta temática que estar aqui a contribuir para OffTopic que só prejudica quem quer vir aqui obter informações do Resident Evil 7.
 
Última edição:
@Rexobias a essa retorica é um bocado vazia quando atrás dessa indignação toda vem atitudes que reforçam a percepção das Squares e Capcoms da vida.


E dlcs/demos/exclusividades temporarias não me chateia.Já comprar ports next gen de multiplataformas só para eles não sairem no rival que lançou consola na mesma altura...
 
Última edição:
E dlcs/demos/exclusividades temporarias não me chateia.Já comprar ports next gen de multiplataformas só para eles não sairem no rival que lançou consola na mesma altura...

De que caso falas especificamente?

Quanto a DLC's, exclusividades temporárias, etc. são um dos males da indústria. Resumidamente fragmentam um jogo que devia ser um todo, para passados alguns meses venderem Definitive Editions com todos os fragmentos incluídos.

Exclusividades 3rd Party só deviam ser toleradas quando existe financiamento ou algum género de envolvimento vital (para o jogo) por parte da empresa do Hardware, ou quando as limitações de Hardware são reais que impossibilitam o port do jogo (ou um enorme capamento do mesmo).

@Rexobias a essa retorica é um bocado vazia quando atrás dessa indignação toda vem atitudes que reforçam a percepção das Squares e Capcoms da vida.

Não necessariamente.

Expliquei as razões que me levaram a essa opção no caso dos FFXIII e FFXV, contudo não mencionei que:
- Posteriormente adquiri também a versão Xbox 360 do primeiro;
- Perdi e perco a conta à quantidade de jogos desses dois Devs que tenho para as consolas Xbox (bem superior em números quando comparado com as consolas PlayStation) que seguramente engloba em grande parte os tais jogos Japoneses.

Como já referi antes num outro tópico, o material que tenho Xbox fala por mim. Eu não alimento a tal percepção, eu contrario a mesma.

A minha indignação parte desde logo de se estar a aplicar um rótulo de que a Xbox não é indicada para jogos de um dado tipo (tal como o rótulo de consolas para crianças aplicado à Nintendo) quando é o próprio mercado que foi feito e construído (ainda antes da marca Xbox existir) para que as coisas assim aconteçam.

Como sempre disse, perante os vários factores que já referi anteriormente, anormal seria estes títulos venderem mais nas consolas da Xbox que na PlayStation ... e isto não se deve ao Hardware em si ou a alguma característica única dos mesmos, mas sim a outros factores além disso. Este comentário seguinte resume facilmente tudo o que eu tenho dito:

Se me disseres que a Xbox One é menos talhada para jogos Japoneses que a PS4, irei discordar sempre. Se me disseres que o mercado foi e é moldado para que os jogos Japoneses vendam mais na PS4 que na Xbox One, aí concordo a 100%.
 
Última edição:
Injustice: Gods Among Us e Lego Harry Potter Collection. Quem me disser que nestes dois não houve dedo da Sony para não aparecerem na One/One e PC, eu digo que o Injustice foi o primeiro AAA no Plus e o Lego Harry Potter está lá até Agosto.
 
Não percebo tanta indignação, tanto a Sony como a Microsoft têm feito este tipo de exclusividades nas suas respectivas consolas.
A Capcom para o tamanho que tem nao esta muito bem a nivel financeiro dai ter havido, mais exclusivos temporarios ou permanentes por parte deles, o que vejo foi a Sony aproveitar-se do facto do RE ser um grande IP e nao podendo ter como exclusivo pagou para ter a demo mais cedo dando a ideia que a Ps4 e a lead plataform, como para dar a ideia aos menos informados que o jogo é exclusivo PS.

Ser uma companhia japonesa não teve impacto no demo ter saido primeiro na PS mas sim o dinheiro, seria indiferente sair para a xbox one ao mesmo tempo visto que o RE vende muito mais na America e Europa.

Agora o caso do Kingdom hearts é muito mais grave, estamos a falar de uma série com uma longa estória e vao lançar os remakes na PS4 e não na xbox o que faz todo o sentido sem dúvida uma série que praticamente tem sido exclusiva na PS, é praticamente como que o kingdom hearts 3 fosse exclusivo da PS4.

De resto sim jogos japoneses a aparecer na xbox ou sao grandes IP, ou sao pagos para la aparecerem, simplesmente apesar das arquitecturas serem praticamente iguais parece que nao há vontade de lançar jogos la.

Eu pessoalmente gostei muito do demo e deverá ser compra certa em Janeiro.
 
Já tive a testar e por enquanto não gostei muito,não detestei mas também não senti aquela mística do resident evil.

Cancelei a pre-order e devo comprar lá para o fim do ano quando aparecer a 5/10eur.

Ainda bem que lançaram esta demo,mais jogos deviam vir com demos antes do lançamento para termos uma noção do jogo e nesse aspecto nota positiva para a capcom.
 
Ja experimentei a demo para PC e gostei bastante, devo comprar pouco tempo depois do lançamento!
A GTX 1080 já se ve a rasca para correr isto com tudo no maximo a 4K!
E pelos vistos, configurações SLI não vão ser suportadas, pois aqui só uma das gráficas é que é puxada, a outra ta quietinha... Pelo menus no demo, a ver vamos no produto final...
 
Concordo @Rexobias... Uma coisa é umas skins, ou uma treta qualquer timed exclusive... Agora jogos(ou demo como é o caso deste) completos com exclusivo temporário é abominável... É uma das razões porque apesar de gostar tanto do Tomb Raider ainda não comprei o mais recente, agora também só o compro quando estiver quase dado.

E a demo quando saiu na PS4... era preciso Plus para jogar...

Já falta pouco para jogar isto a 4K/VR na Pro, tenho altas expectativas.

Agora só falta mesmo um novo Silent Hill :014:
 
Nesta geração de remasters, eles nao se lembram de fazer 1 remaster do Silent Hill 1 :(. Este vou comprar mas nao no inicio, talvez espere por uma versão completa. A vida nao esta para gastar balurdios em jogos para ficarem na gaveta e nao serem jogados logo.
 
Nesta geração de remasters, eles nao se lembram de fazer 1 remaster do Silent Hill 1 :(. Este vou comprar mas nao no inicio, talvez espere por uma versão completa. A vida nao esta para gastar balurdios em jogos para ficarem na gaveta e nao serem jogados logo.

Realmente nem remaster dos Silent Hill nem um Silent Hill novo sequer..

Quanto a versão completa não percebi, que queres dizer com isso?
 
Realmente nem remaster dos Silent Hill nem um Silent Hill novo sequer..

Quanto a versão completa não percebi, que queres dizer com isso?


Visto haver season pass vai haver dlcs, vou se calhar esperar por uma versao completa com tudo ou ver q tipo de dlcs vao ser. Caso seja season pass para pagar por roupas/armas/caixinhas coloridas com coisinhas la dentro que nao interessam a ninguem so mesmo pa roubar dinheiro a malta, sim roubar pk dlcs de roupas e afins e roubar a malta, tambem so compra quem quer isso e verdade. Caso seja este cenario entao compro mais cedo quando tiver numa promo.
 
Eu já meto os jogos com season-pass de parte.

Hoje em dia um jogo completo não custa 60€. Custa 90 ou 100

Por 60 levamos a versão trial lol
 
Back
Topo