PC Resident Evil Village

Assim já parece normal.
Uma RTX 3090 a fazer menos que uma 2070S.:berlusca:
Já fui acabar tudo outravez hahaha

Epa, só me aborrece uma coisa, que já no anterior me chateava.

Isto é um mixed feelings, porque é jogo que não gosto de jogar com teclado e rato. Super slow paced, de explorar, quero estar encostado na cadeira.

mas depois o gunplay, com o comando é simplesmente penoso...
 
No PC que tenho na assinatura, os fps andam entre os 80/120 com tudo ligado, incluindo RT e com o Film grain e Depth of field desligado. A optimização está boa a meu ver.

Alguém experimentou os demos no PC e PS5?

Notaram muita diferença? A mim pareceu me bastante idêntico. Mas também so testei nos dois o demo do castelo.

Nunca mais é dia 7...
 
mas depois o gunplay, com o comando é simplesmente penoso...

O gunplay é muito mau neste jogo.
Mesmo com rato+teclado é um impreciso e as armas têm uma falta de poder. O som e animações deixam a desejar.
Demorei um bocado até conseguir acertar com um setting mais ou menos decente, para o velocidade do rato.
 
Regra geral os resident evil são mauzinhos no gunplay, agora já nao sei se é por incompetência ou se é para dar aquela sensação claustrofóbica reminiscente dos primeiros jogos, provavelmente é as duas. Ainda não joguei a demo deste 8 mas espero que tenham melhorado o gunplay e a longevidade, achei o 7 demasiado curto.
 
O gunplay é muito mau neste jogo.
Mesmo com rato+teclado é um impreciso e as armas têm uma falta de poder. O som e animações deixam a desejar.
Demorei um bocado até conseguir acertar com um setting mais ou menos decente, para o velocidade do rato.
Epa, eu só na segunda run through é que vi que dava para matar a bicharada toda da village. Na primeira vez andei ali às aranhas até que caguei e segui. Com o rato ainda que não seja perfeito, é muito mais fácil. Mas depois mata, esquece-se de voltar para o comando e de repente é muito estranho.
Acho que é a única coisa muito mal conseguida na adaptação de 3rd para first person. Os RE 0, 1, 2 e 3 jogam-se perfeitamente com comando (mesmo sendo mais complicado a utilização de armas por causa do aim), mas passei-os todos em Hardcore com todas as personagens e o raio sem sequer tocar no rato. Quando cheguei ao VII bem que me vi à rasca. Desperdiça-se demasiada munição. :/

Relativamente ao som e animações não topei nada de mau, agora a falta de poder a que te referes assumo ser por estar a jogar em Hardcore. Os lycants ainda é como o outro, mas no castelo aqueles tipos estranhos que aparecem é absurdo a quantidade de tiros necessária. Um gajo tem que acertar ali head shots atrás uns dos outros para conseguir matar, e lá se vai a ammo.

Lá está, o RE foi sempre muito virado para a gestão de equipamento. Quantas vezes um gajo derretia tudo e apanhava um boss e lixava-se que não tinha como passar o mesmo. Um gajo vê 10 inimigos, não pode assumir que os mata a todos.

Ainda que a possibilidade de vender material, e comprar ammo e upgrades e afins, deixa crer que se quisermos, somos o rambo a virar tudo.

Quanto à longevidade, os gajos deram a entender que sim, mas veio imensa gente defender que o VII tinha a longevidade ideal, que não precisavam de um jogo maior..

Enfim, os jogos aos dias de hoje são feitos para a malta jogar a brincar, passa o jogo sem suar, cheio de backups, saves, checkpoints, etc.

Tudo para não ficarem frustados com um jogo... Depois ainda iam para a cama a chorar :D Enfim, é o estado gaming aos dias de hoje. Jogos puramente descartáveis onde raro é aquele que tem alguma qualidade e longevidade.
 
Relativamente ao som e animações não topei nada de mau, agora a falta de poder a que te referes assumo ser por estar a jogar em Hardcore. Os lycants ainda é como o outro, mas no castelo aqueles tipos estranhos que aparecem é absurdo a quantidade de tiros necessária. Um gajo tem que acertar ali head shots atrás uns dos outros para conseguir matar, e lá se vai a ammo.

Quando digo que as armas parecem fracas, refiro-me á sensação que dão, quando disparas.
Isto é um misto de som e animações. O som tem de ser forte, para dar a sensação de que foi disparada uma arma de fogo e não uma pistola de chumbos.
E as animações da arma e dos inimigos. Isto é em parte o recoil da arma, o movimento das peças da arma, o impacto nos inimigos, a física, etc.
Quando tudo é bem feito, vai dar a sensação de que andamos com uma arma de fogo e não com um brinquedo virtual.
 
Mas aí vais entrar num tema que discuti, por acaso, com um amigo meu.

O gajo das imagens que tinha visto estava convencido que isto ia ser um shooter. Ao que eu disse esperar que não o fosse.

Atenção, não te estou a tirar razão, mas não estou a ver a parte do barulho das armas e feeling das mesmas afins como algo importante, é meramente secundário. De qualquer modo, quanto aos "hits" penso que só os lycant é que me pareceram mais rijos a levar com os tiros, aqueles seres estranhos depois no castelo reagem bem aos tiros, e fui agora ver uns vídeos para confirmar. Onde acertas, nota-se que levaram um tiro do modo como reagem, ou a largar a arma, ou a dar aquele "back" do impacto.

Os lycant acho normal que com a "bisnaga" pareça que nem estejam a levar tiros, por exemplo. Com a mina achei que reagem muito bem :D :D :D

Ou seja, pessoalmente não senti nada "off". A movimentação dos lycant talvez atenha achado estranha, mas também sou sincero que não olhei muito para eles, pois ou estavam no meio das ervas, ou estava eu a fugir feito uma menina voltando-me só para disparar e continuar a correr :D

A mim parece-me ser o primeiro RE (original) em muitos anos com um potencial enorme. E a parte do castelo lembra-me muito o ambiente do 1, o que é fantástico! Não desfazendo o 7, que achei bom, mas demasiado curto (e sem replay value algum).
 


Benchmarks: https://www.techpowerup.com/review/resident-evil-8-village-benchmark-test-performance/6.html

Sem RT.
performance-2560-1440.png



Com RT:
performance-2560-1440-rt.png
 
Última edição:
Com RT on AMD treme e isto um jogo particionado pela AMD e mesmo assim perde com RT on. Mas no geral o jogo como sempre bem otimizado .

Sim, é o esperado numa arquitetura que apenas faz a estrutura BVH por hardware e o resto nos shaders.
As RDNA3 vão ter de vir com hardware completo para ray-tracing, pois o que era a excepção, está a passar a ser a regra.
E sim, o jogo está muito bem optimizado. O investimento que a Capcom fez no RE Engine está a pagar bons dividendos.
 
Resident Evil Village is the biggest RE launch in Steam or Twitch history | PCGamesN

Resident Evil Village has hit a peak concurrent player count of 101,726 on day one, as SteamDB shows – the biggest PC launch for any game in the series. Other modern points of comparison include the excellent Resident Evil 7 (20,449), the outstanding Resident Evil 2 remake (74,227), and the basically okay Resident Evil 3 remake (60,293).

The success is carrying over to Twitch, as well. Village reached well over 600,000 viewers earlier today, and no one massive streamer was responsible for that number – it’s a combination of names both big and small, suggesting that people are there as much for the game itself as the personality playing it.

With those same points of comparison, Resident Evil 7 reached 224,481 viewers at launch, as SullyGnome shows. The Resident Evil 2 remake reached a peak of 314,244 viewers, and the RE3 remake reached 318,002.
 
Não sei o que se passa com este jogo, normalmente tenho por volta de 120 fps e repentinamente cai para 16 fps e tenho de sair para o menu e voltar ao jogo para voltar a ter os 120 fps. Isto acontece varias vezes durante o jogo. Acontece também com vocês?
 
A mim também acontece por vezes, mas nunca cheguei a uma frame rate tão baixa.
Tinha casos em que o jogo corre em 90 e de repente cai para os 55 e ai fica. Só como dizes, saindo e voltar a entrar para voltar ao normal...
 
Isso não será problema das vossas gráficas?
Já experimentaram ir ao painel de controlo da nVidia e mudar a gestão de energia para ""Adaptive Power" ou para “Prefer Maximum Performance”.
 
Back
Topo