Resistors - isto tá correcto ?

Tomos

Power Member
Colocada: Seg Dez 16, 2002 11:33 am Assunto: Resistors - isto tá correcto ?

--------------------------------------------------------------------------------

Após ter lido algumas coisas sobre a colocaçam de leds, aprendi (ou relembrei como quizerem) a lei de Ohm, a qual me dá o valor da resistencia a utilizar .....


Queria só saber 2 coisas:

A ideia é ligar uma série de LED's dento do meu teclado (estava a pensar em 6 Leds de alto brilho azuis) pelo que vi (num exemplo com 3 led's, logo não sei se o raciocinio está correcto) ligando os led em paralelo, usando leds de 3,8V com 20 mA e uma fonte de 5v (PS2 tem um pin que transporta 5V), fica 5V - 3,8V = 1,2 V logo o valor da resistência deve ser 1,2V / [(20mA * 6)/1000) = 10ohm

1º Está correcto este raciocinio ? Preciso de resistencia neste caso ?

2º Existem resistências com este valor ?? onde posso encontrar e como as identificar ?
 
Fiz os cálculos de cabeça um bucado á pressa e se num me inganei o teu raciocinio ta correcto mas axo que é desnecessario colocar 6 leds AB no teclado, 3 xegam perfeitamente, senao com 120mA tas a limitar um bocado a corrente de alimentação que vai para o microcontrolador do teclado e isso pode trazer efeitos indesejados ao bom funcionamento do mesmo.inté
:001:
 
Tens aqui um site que te faz as contas:

http://www.bit-tech.net/article/68/

MAS ATENÇÃO:

UM LED TEM QUE TER SEMPRE UMA RESISTÊNCIA EM SÉRIE

SEMPRE, porque se não, ele tem tendência a ir aumentando a corrente até ao curto-cirquito, e FUNDE.

Com a resistência a LIMITAR a corrente que o atravessa, ele dura muito tempo

Fica bem :cool:
 
Back
Topo