Dúvida Resolução com ecrã externo

Hanneman

Power Member
Boas,
Neste momento tenho um Compaq CQ60 com a gráfica Geforce 9200M GE. A resolução é de 1366x768 e o formato é 16:9. Uso o Windows 7.
Ontem arranjei um Samsung Syncmaster 2243NWX a um excelente preço e decidi comprar.
Aqui ficam as specs do ecrã:

  • 22” wide viewable area. (55 cm)
  • 1680 x 1050 max resolution.
  • 8000:1 contrast ratio
  • 5 ms response time.
  • Standard RGB connectivity (No DVI)

A minha dúvida é na parte da resolução.
O portátil não suporta a resolução nativa do monitor e não estou a conseguir arranjar nenhuma forma eficaz de deixar isto em condições.

Neste momento estou a usar 1600x1200. É o máximo que dá pra escolher, mas fica a imagem quadrada e um pouco desfocada. nas definições do ecrã pus em Wide a já fica com o tamanho certo, mas as coisas continuam desfocadas (e esticadas).
Será que o Windows 8 vou ter mais opções?
Há alguma solução a nível de software?

Estou também a pouco tempo de comprar um portátil novo, mas não sei se me vai resolver o problema.
 
Estranho, verifica o seguinte, os drivers da Nvidia instalados? (sem ser os que o windows instala?), o cabo VGA nao tem pinos partidos?, o monitor e identificado? (se nao for)o monitor traz algum CD?(se trouxer deve ter o driver para identificacao manual), caso tenhas tudo em ordem e mesmo assim nao tenhas isso a deixar seleccionar tudo direitinho o que pdes fazer é se nao tou em erro no driver da nvidia "criar uma" nova resolucao e metes tudo okay :), e deve ficar a dar (nao sei ao certo como se faz isto, ja nao uso Nvidia há algum tempo, dai ja nao olhar par o painel de controlo da nvidia fa zum tempo)
 
Estranho, verifica o seguinte, os drivers da Nvidia instalados? (sem ser os que o windows instala?), o cabo VGA nao tem pinos partidos?, o monitor e identificado? (se nao for)o monitor traz algum CD?(se trouxer deve ter o driver para identificacao manual), caso tenhas tudo em ordem e mesmo assim nao tenhas isso a deixar seleccionar tudo direitinho o que pdes fazer é se nao tou em erro no driver da nvidia "criar uma" nova resolucao e metes tudo okay :), e deve ficar a dar (nao sei ao certo como se faz isto, ja nao uso Nvidia há algum tempo, dai ja nao olhar par o painel de controlo da nvidia fa zum tempo)

Sim, os drivers estão actualizados.
Com o monitor está tudo bem porque testei com outro portátil e deu bem, porque ao seleccionar a resolução que queria para este ecrã secundário apareceu, entre outras, os tais 1680 x 1050 do monitor. Com o meu aparecem muito menos opções de resolução.
E o ecrã do outro portátil também é 16:9, e mesmo assim deu para uma resolução 16:10 para este externo.

Calculo que seja mesmo incapacidade gráfica deste portátil para a resolução nativa do lcd.


Fiz isso de criar uma nova resolução manualmente, mas apesar de as coisas passarem a aparecer no tamanho certo, fica ainda mais desfocado do que com a resolução que estou a usar neste momento para desenrascar (1600x1200)
 
Se quando vais asdefinicoes mudar resolucao etc ele identifica o nome do monitor e essa treta toda :) provavelmente é iso que esta a falhar, pode ser devido a porta VGA do PC tar danificada ou assim se assim o for normalmente alguns monitores trazem CD´s com um driver para fazer essa identificacao de forma manual para casos como o teu :) mas vou tentar explicar mais ou menos como funciona a coisa para perceberes do que tou a falar :), quando ligas um cabo neste caso VGA (vamos esquecer por agora os HDMI DVI etc isso sao sinais digitais e a historia ai ja e outra), o monitor tem nele uma memoria que armazena coisas como resolucoes que suporta, modos de video que suporta, modelo do monitor etc etc que tem que passar ao computador para o compiutador saber como deve/nao deve preparar o sinal para enviar ao monitor, no teu caso parece que essa parte esta a falhar por algum motivo :), podera ser solucao em vez de ser o monitor a dizer ao PC , isto esta no dito CD (caso exista) e deve resolver o problema :)
 
O monitor é identificado, mas apenas como "Monitor Não PnP Genérico".
Não acho que seja defeito de nenhuma das portas porque como disse, experimentei com outro portátil e funcionou perfeitamente na resolução certa. Quando ligo ao meu é que não me aparece a resolução exacta do monitor para escolher.
Não é possível que seja por a gráfica (e todo o pc) serem antigos e não suportarem a resolução do monitor? Parece-me que é este o problema.

Obrigado pela ajuda
 
Dúvido imenso que não suporte. Até a 7300 do meu velho portátil suporta 1920*1080 na perfeição.
Vê se encontras drivers para o monitor, que o problema é quase certo ser mesmo a falta de identificação, ainda por cima sendo o monitor "não pnp". Até pelo windows update dá para fazer isso, por vezes, na parte dos updates opcionais.
Em último caso, vê se não dá para definir uma resolução não padrão, nos drivers.
 
Ele até tem resoluções superiores pra escolher.
Entretanto fui ao site da samsung descarregar os drivers, instalei, e agora já aparece a resolução certa pra escolher, mas continua a ficar tudo desfocado (como quando criei a resolução custom).
Também já reiniciei e continua tudo na mesma.

Uma coisa que não sei se é importante: A resolução certa já aprece para escolher, mas apenas quando vou através do clique direito no ambiente de trabalho -> resolução de ecrã. Se for aravés das definições da gráfica continua sem aparecer.

Edit: afinal apaguei a resolução custom que tinha criado antes e já não aparece. pelos vistos o driver não fez nada.
 
Última edição:
Back
Topo