1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Resolução de TFTs

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Finkel, 23 de Novembro de 2004. (Respostas: 19; Visualizações: 1354)

1. Finkel

Finkel Power Member

Bem tou indeciso entre comprar um TFT de 17'' ou 19''. Quando olhei para a resolução dos dois ambos tinham como resolução nativa 1280x1024. Ora nos tfts essa resolução não é mesmo o numero de pixeis? Se assim é porque é que um tem uma área de display maior que o outro?
    Agradecia ajuda :x2:

2. Baía

Baía Power Member

O que tem a área maior tem pixeis maiores... :? ...
    Eu tenho um monitor de 17" e só trocava por um de 19" se o de 19" fizesse 1600x1200... se fizer os mesmos 1280x1024... big deal... não justifica!?!?! A única vantagem é que podes colocar o monitor de 19" mais longe da vista... :p

3. Finkel

Finkel Power Member

Epah pensei q o tamanho de um pixel era universal :rolleyes:
    Pois o objectivo do de 19 era o de ver filmes da cama eheh :D

4. greven

greven Folding Artist

Disseram-me que quando metemos um TFT que tem resolução nativa de... digamos, 1024*768 a por exemplo 800*600, mais uma vez por exemplo a correr um jogo, notam-se mais pixeis ? Ou seja, os LCD's atrofiam um bocado a resoluções mais baixas? Ou isto é mito urbano? Nunca tive experiência de jogos e mudança de resoluções em LCD's pois sou um CRT Happy user! :)

5. timber

timber Zwame Advisor

Eu tb sou um CRT happy user mas uso TFT num portatil e no trabalho e de facto os TFT's fora da resolução nativa ficam uma *****.
    Se for em jogos ou em filmes (especialmente em filmes) não se nota muito mas no windows a imagem fica claramente uma porcaria.
    Se for para usar num desktop acho que é imperativo ter uma placa grafica que garanta performance 3D a resolução nativa. O TFT nao e barato se nao se pode usa-lo nas condiçoes optimas mais vale um gajo dedicar-se a pesca

6. Baía

Baía Power Member

"atrofiam"... como é óbvio... se eles têm 1024x768 como resolução nativa (ou seja... 1024x768 pixeis)... é um bocado difícil de conseguirem reproduzir imagens a 800x600 sem atrofiarem um bocado! Lembro-me que aqui há uns tempos tive um portátil que para resoluções mais baixas criava uma janela, com a resolução pretendida, no centro do ecrã e dps à volta da janela ficava tudo preto! No entanto com os TFT's mais recentes isso já não acontece pq todos usam um algoritmo de smoothing... que basicamente te estica os 800x600 à área da resolução nativa do monitor (1024x768) e faz-te um smooth na imagem por forma a eliminar fortes distorções que pudessem vir a verificar-se!
    Agora é assim, como deves de imaginar... a imagem não fica como num CRT... mas disfarça bem... isto pq geralmente só se usam resoluções mais baixas que a nativa em jogos... no desktop toda a gente usa a resolução nativa. E com a acção de jogo, etc... é uma coisa que mal se dá por ela. No entanto, se por exemplo tiveres a jogar a 800x600 e no meio do jogo mudares para a resolução nativa... notas diferença... como é óbvio!
    É sempre preferencial nunca descer muito abaixo da resolução nativa do monitor pq qto mais desce mais se vai notando a aplicação do algoritmo... Eu tenho um com resolução nativa a 1280x1024 e costumo jogar sempre a 1024x768... se descer para 800x600 já começo a notar alguma coisa! E a 640x480 ainda mais... and so on...
    É claro que se tiveres uma boa gráfica, consegues aguentar sempre a resolução nativa do monitor am jogos... :)

7. PJGS

PJGS Power Member

Ou seja q os crt's adaptam-se às capacidades gráficas da máquina enquanto q com os tft's é a máquina q se tem q adaptar ao monitor. É isso?

8. greven

greven Folding Artist

Ya, basicamente é isso. Eu tinha essa ideia, só queria confirmar se de facto AINDA acontece. :)

Meu belo Philips 107P! ;)

9. timber

timber Zwame Advisor

Bem o TFT também se adapta. Adapta-se é mal espcialmente se se considerar que o TFT é caro. Mas em 2D não existe virtualmente nenhuma placa gráfica que não suporte a maioria dos TFT's (só não digo todos porque há sempre uns TFT's mais freaks) na resolução nativa.
    E um TFT 17" tem tipicamente 1280*1024 que é uma resolução 3D perfeitamente razoavel para muitas placas graficas. Tb quem tem um TFT 17 e mais provavel ter uma placa porreira e um TFT 17 e semelhante a um CRT 19 e se jogares num CRT 19 a 800*600 a imagem fica tao grande que se nota mais as limitações duma resolução menor (apesar do CRT escalar bem) que num CRT 17 por exemplo.
    Acho que e so uma questao de teres um PC equilibrado. Eu quando sentir que um TFT esta melhor em imagem que o meu CRT actual (e nao ligo pro tamanho, peso e essas tretas) epa estou comprador.

10. PJGS

PJGS Power Member

o gde prob é q com TFTzito e uma gráfica porreira pra esse TFT queimas pelo menos 1000€ enquanto q com um bom CRT e uma gráfica gama média fazes a festa com +/- 500€.

11. Baía

Baía Power Member

por 20 €'s tb já compras um PC para jogar Tetris...

Com 350 €'s compras um TFT de 17" e por mais 150€'s compras uma placa de gama média que se aguenta perfeitamente a 1280x1024... pode é não aguentar-se durante mto tempo (a nível de 3D claro)... mas já sabes... se quiseres andar up-to-date com os jogos mais recentes... tens que desembolsar sempre na gráfica!!!

Eu à pala do CRT que tinha aqui desembolsei foi nos olhos... 300 €'s nuns óculos que agora não uso!

12. Tafinho

Tafinho Power Member

Como eu te entendo...
    Desde que passei a usar quase exclusivamente o portatil que deixei os óculos em casa.

13. PsychoactivE

PsychoactivE Power Member

Eu tenho um TFT com resolução nativa de 1280 x 1024, e usar uma resolução abaixo desta nos jogos não acho nada problemático. 1024 x 768 mal se nota, a 800 x 600 nota-se mas não é necessariamente mau... suavisa os píxeis é como se fosse um anti-aliasing foleiro eheh. Aliás, em emuladores para NES, SNES, etc. há uma opção que tem um efeito parecido ao usar um TFT com resolução mais baixa para não se notar tanto os pixeis...

14. urban

urban Power Member

O TFT do meu portátil faz 1440x1050(SXGA) :D . A resolução é bué fixe, mas é o max q aconselho para 15'' senão é preciso uma lupa! É pena não haver (ou melhor, ainda não encontrei) TFT's de secretária com esta resolução. Brutal devem ser os de 19'' com UXGA (1600x1200). Ou então um retroprojector UXGA. Well, ja tou a sonhar...

BTW, TFT vs CRT:
    vantagens do TFT - para além do espaço, nunca mais tive conjuntivites nem vista cansada...
    desvantagens do TFT - as cores às vezes são bem diferentes das que se vêem noutros monitores. Para tratamento de imagem/vídeo profissional é esquecer.
    Há TFTs que se nota bastante bem o arrastamento da imagem, outros com taxas de contraste bem más.

15. bazarouco

bazarouco Power Member

E que opiniões têm acerca do novo da Sony HS74P (X-Black)??? A imagem/cor é nitida?? E a nivel de jogos vai se dar bem sem qualquer problema??

16. urban

urban Power Member

O ecrã é brutal a nível de cor/nitidez/ângulo de visão. Não sei nada sobre a taxa de refrescamento, mas o resto é de sonho!

17. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

o meu é 17'', resolução nativa 1280x1024 e eu nunca uso essa resolução.. e sempre a 1024... e nao noto reduçao nenhuma na qualidade...

Quanto ao arrastamento, mesmo sendo 25ms, apenas notei um pequeno arrastamento quando fiz a mudança de crt, mas depressa me habituei e ja nem noto.
    O problema é mesmo a falta de brilho quando o tenho em sitio muito claros.

18. oO-Psx2-Oo

oO-Psx2-Oo Banido

tenho um Benq fp767 uso a 1280-1024 @75hertz e acho q o benq tem um agrande imagem mesmo em sitios com luz,so n curto mto em partes escuras .

19. Olá a todos! Vou aproveitar este topic pra colocar a minha questão. Estou a pensar comprar um tft por um máximo de 200€. Preferencialmente de 17'' ou 19'', já que para mim, 21'' é muito grande. Gostaria de saber qual o melhor widescreen, e o melhor normal.

Sei que existem tfts widescreen que quando postos em resoluções mais baixas (não-widescreen) eles nao expandem a imagem, mas ajustam, de maneira a que fique com o formato original, mas com barras pretas de lado, onde o ecrã nao foi preenchido com imagem! Agradecia que me pudessem indicar alguns modelos destes, já que quero jogar jogos mais antigos, que não têm suporte para widescreen, e nao gosto de ver tudo "espalmado" :P

20. ricreis

ricreis Power Member

Ainda ontem estive a jogar Starcraft no meu portátil e foi exactamente isso que ele fez. Não vejo razão nenhuma para os TFT de secretária não fazerem o mesmo.

Partilhar esta Página