Problemas Técnicos [RESOLVIDO] Ajuda na configuração de rede caseira

Rehael

Power Member
Boas,

Decidi expandir a minha rede wired para mais uma divisão, usando para isso alguns routers que tinha aqui guardados para não ter que gastar €€€ em switches e afins, mas quando a ligo totalmente a transmissão da TV Meo começa a soluçar... Já tou de volta disto à muito tempo e penso que já consegui perceber o que faz a rede ir abaixo, passo então a explicar.

A rede é composta pelo seguinte material

1x Router ADSL Thomson TG784 onde neste momento está ligada a Box da Meo (o meu telemóvel pontualmente via Wireless) e que recebe o sinal ADSL vindo do cabo telefónico.
1x Router SMCWBR14-N onde tenho ligado o Desktop que tou a utilizar agora, e uma impressora HP4500 (que se encontra desligada neste momento)
1x Router SMCWBR14-G2 que recebe o sinal na porta WAN vindo do Thomson, reencaminha-o para o SMCWBR14-N e para a XBOX360 (que não está ligada neste momento).

Tentando fazer o diagrama da rede aqui de casa.

Tenho ADSL 10Mb da Meo, que recebo via o TG784 do qual sai um cabo para a box da Meo e um cabo para o router SMCWBR14-G2. O router tá praticamente com as definições de fábrica, só mudei a chave WEP, o SSID e activei o UPnP. O ip deste router é XXX.XXX.1.254 (da Box meo é XXX.XXX.1.64).

No SMCWBR14-G2, é recebido o sinal vindo do TG784 na porta WAN e é reencaminhado para a XBOX360 e para o router SMCWBR14-N. O ip deste router é XXX.XXX.2.254 e o ip da XBOX é XXX.XXX.2.100.

Finalmente, no SMCWBR14-N é recebido o sinal vindo do G2 na porta WAN e reencaminhado para o meu PC (ip XXX.XXX.3.100) e para a impressora (ip XXX.XXX.3.101).

Tanto no G2 como no N a parte Wireless encontra-se desligada, apenas fazem de routers Wired.
De ressalvar que consigo aceder à net em qualquer um dos routers, sem qualquer tipo de problema. e os XXX.XXX são iguais nos 3 routers. E cada router tem o seu servidor DHCP.

Acontece que quando tenho isto tudo ligado, a TV começa a parar e a transmitir aos saltos, como se houvesse algum tipo de interferência, mas se desligar o cabo que sai do TG784 para o G2 esses soluços param e a TV é transmitida normalmente.

Já experimentei mudar IPs, trocar de cabos, desligar DHCPs, experimentar ligar noutras fichas, enfim já tou um bocado desanimado...

A unica coisa que suspeito é que o G2 possa estar a afectar a rede, pois se desligar o cabo que vai do G2 para o N tirando a net ao meu PC o problema mantem-se. Só passa mesmo quando desligo o cabo que vai do TG784 para o G2.

Acho que me fiz perceber, se tiver confuso peço desculpa. É que são 3:30 da manhã e eu já tou de volta disto à 3h :D

Obrigado desde já pela ajuda.
 
Última edição:
Experimenta meter os SMC como switches (dhcp desligado, mesma gama de IP do TG784, e ligado TG784 LAN <----> SMC LAN <-----> SMC LAN)

Tenho impressão que anda por aí um tópico com problema semelhante e tem lá algumas soluções.
 
Experimenta meter os SMC como switches (dhcp desligado, mesma gama de IP do TG784, e ligado TG784 LAN <----> SMC LAN <-----> SMC LAN)

Tenho impressão que anda por aí um tópico com problema semelhante e tem lá algumas soluções.

Obrigado pela ajuda, vou experimentar isso agora.
 
Ok, desactivei todos os servidores DHCP e liguei os routers como switches.

Tenho os ips nos pc e na xbox atribuidos pelo TG784, mas as paragens continuam... :S



EDIT:

Neste momento tenho a rede assim

Router MEO
LAN1 - Meo Box
LAN2 - Cabo para switch 1
LAN3 - TV
LAN4 - PS3


Switch 1
LAN1 - recebe o sinal do router meo
LAN2 - envia para o Switch 2
LAN3 - envia para o Switch 3

Switch 2
LAN1 - recebe o sinal do Switch 1
LAN2 - DESKTOP
LAN3 - Impressora

Switch 3
LAN1 - recebe sinal do switch 1
LAN2 - Mediacenter
LAN3 - XBOX360

Já liguei para a MEO, reiniciaram-me o router, sem sucesso. As paragens continuam, informaram-me que vão ver da situação e voltam a entrar em contacto comigo... Pensei que fosse falta de largura de banda, mas fui informado que tenho 16mb (pensava que tinha 10 :D) logo penso que não deve ser isso.

Já experimentei cabos novos..faz-me confusão o comportamento da TV quando o cabo para o switch 1 tá ligado...sempre funcionou bem só com o desktop e a impressora lá ligados directamente, e não mexi nele pois encontra-se dentro da parede :S

EDIT2:

De dizer que as paragens continuam mesmo com os PCs e consolas desligados :S
 
Última edição:
Deixa lá fazer um bump a isto.

Como é que tens mesmo o SMCWBR14-G2 configurado?

É preciso fazer alguma configuração no smc ou basta ligar o cabo à wan e tá feito?

cumps
 
Back
Topo