[RESOLVIDO] Ajuda no Excel (urgente)

The Pretender

Power Member
Olá a todos,

Preciso da vossa ajuda na seguinte questão:

É possível efectuar uma soma condicional (soma.se) com duas condições?

Ou seja, eu quero no excel somar a coluna A quando a Coluna B e C satisfizerem a condição necessária.

Exemplo:

Coluna A
10
25
31
40

Coluna B
1
1
2
1

Coluna C
A
C
A
C

O resultado terá que ser: quando Coluna B = 1 e Coluna C = A a soma de A = 65

Como se faz?

Muito obrigado
 
Última edição:
O contar.se é uma função básica do excel que só permite uma condição. Mas se eu estou a ver bem a questão consegues fazer isso com um IF simples.

Eu uso o Excel em inglês, portanto vais ter que mudar o nome das funções para portugues. Vê se é isso que pretendes também. :)

=IF(AND($B$1:$B$8=1;$C$1:$C$8="A");SUM(A1:A8;0))
 
Se retorna o valor de falso é pq o valor lógico é falso. Mas se a condição for verdadeira tem de te retornar a soma.

Mostra como é que estás a meter a formula e um printscreen da tabela para ver qual é o problema. :)
 
Olá,

Obrigado pela resposta...

Não sei colocar printscreens neste forum, porém, vou tentar...

xs.php


Espero ter conseguido.

http://xs130.xs.to/xs130/08341/excel_problema120.jpg

Abraço
 
Última edição:
O printscreen está óptimo, fiquei foi sem perceber afinal o que queres fazer então. :)

Pelos vistos as células que vão ter fórmulas (corrige-me se tiver errado) vão ser F3, G3 e H3 certo?

E o que é que queres que apareça nessas células e com que condições?
 
Obrigado pela tua paciencia...

Exacto as células que vão ter formulas são: F3, G3 e H3

O que eu quero é: na celula F2 somar as células C2:C28 onde as células A2:A28 = FL e B2:B28 = 1 e assim sucessivamente...

Não sei se me percebes...
 
Percebi. Já podias ter dito. :D
Então não tem nada a ver com aquilo que te disse... lol.

É assim que se faz então:

=SUMPRODUCT((A2:A28="PC")*(B2:B28=1);C2:C28)


Basicamente com esta formula ele soma-te os valores de C2:C28 que correspondam ao critério da multiplicação do primeiro array. Se quiseres mais condições é só meteres mais no primeiro array tipo:

=SUMPRODUCT((A2:A28="PC")*(B2:B28=1)*(H2:H28="Olá");C2:C28)


Ele assim iria somar as células C2:C28 que correspondessem aos 3 primeiros critérios.

Espero ter-te ajudado e que seja isto que procuravas.
 
Não tens nenhum O.U = FC onde a AreaCient seja 1 por isso é que o valor da soma é 0.
Acho que onde tens FC querias por FL porque em cima tens FL.

Agora ele só te vai somar os valores quando as duas condições são verdadeiras (acho que é isso que te interessa).
 
Mavors,

Muito obrigado pela tua ajuda... foi 5*.

Até fico envergonhado com a última questão... claro que dava 0... :) ele estava a somar onde não havia valores... enfim...

Mais uma vez muito obrigado pela tua preciosa ajuda.
 
Back
Topo