(Resolvido)Ajuda para instalar Arch linux num ssd.

slblxs

Power Member
Amigos do mundo linux, desta vez preciso de ajuda. Como "diz" o titulo, adquiri um ssd toshiba de 120gb e gostava de saber se tenho que fazer na instalação, algo diferente em relação aos chamados discos mecânicos.
E já agora precisa de partição swap? Por norma quando instalo linux, apenas tenho duas partições a do sistema e uma swap.
O portátil é de 2009 é um Asus K40IN deixo aqui um link com as características do portatil http://www.lapspecs.com/detail/asus+k40in
 
Vais manter o disco mecânico? Por exemplo no leitor de cd's com um caddy? Se sim, podes criar lá a partição para o swap. Senão põe no SSD. Com 2GB de ram é melhor teres swap.

De qualquer forma tens na wiki do arch uma entrada dedicada aos SSDs. A instalação é igual mas no final podes alterar algumas propriedades do sistema para tirar maior partido e longevidade do SSD. Uma delas é diminuir o valor do parametro swapiness, por exemplo.
 
Peço desculpa por me intrometer no post, mas já agora que tutorial aconselham para instalar o arch pela primeira vez ?
A parte da wiki faço sem problema, mas quando chega a parte dos desktop managers e window managers , perco-me :/
 
Peço desculpa por me intrometer no post, mas já agora que tutorial aconselham para instalar o arch pela primeira vez ?
A parte da wiki faço sem problema, mas quando chega a parte dos desktop managers e window managers , perco-me :/

Tens a a própria wiki, mas mesmo assim se não conseguires tens aqui um vídeo

Eu utilizo este
. Tens também o Antergos onde podes escolher o Antergos, onde existe um artigo no fórum Zwame do passo a passo https://portal.zwame.pt/48853/artigo/antergos-e-cinnamon-desktop-fresco-sempre-actualizado. Pessoalmente o Architect.
 
Achas que será suficiente? E já agora qual a distribuição linux que utilizas? Obrigado pela rapidez.
Já usei ubunto, debian e nos ultimos anos tenho usado o mint.
Os gurus dizem para por a swap 2xRAM, eu acho um exagero, cheguei a experimentar isso também mas como e digo nunca vi a swap com mais de 200mb, actualmente uso 2gb de swap.
 
Depois de varias tentativas desisti. Quando estou para instalar no ssd aparece-me um erro ATA: 1 queued error . Parece que um dos cabos está danificado e mesmo para particionar nao deixa particionar, utilizo gparted e quando tento criar a partiçao como msdos dá erro.
 
Descobri o problema de facto o Asus, deve ter algum fio danificado. Tenho um Insys do escolas, parado há mais de 1 ano e lembrei-me de tentar e voilá instalou tudo 5 estrelas. Obrigado a todos.
 
Os gurus dizem para por a swap 2xRAM, eu acho um exagero, cheguei a experimentar isso também mas como e digo nunca vi a swap com mais de 200mb, actualmente uso 2gb de swap.
Para poderes hibernar tens que ter no minimo um swap com o tamanho da ram+um pouco de overhead.

Meter swap no SSD é reduzir-lhe em muito a longevidade. Swappiness ao minimo caso o swap seja posto num SSD
 
Back
Topo