1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

(Resolvido)Ajuda para instalar Arch linux num ssd.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por slblxs, 2 de Janeiro de 2016. (Respostas: 15; Visualizações: 1111)

1. slblxs

slblxs Power Member

Amigos do mundo linux, desta vez preciso de ajuda. Como "diz" o titulo, adquiri um ssd toshiba de 120gb e gostava de saber se tenho que fazer na instalação, algo diferente em relação aos chamados discos mecânicos.
    E já agora precisa de partição swap? Por norma quando instalo linux, apenas tenho duas partições a do sistema e uma swap.
    O portátil é de 2009 é um Asus K40IN deixo aqui um link com as características do portatil http://www.lapspecs.com/detail/asus+k40in

2. Running_Wild

Running_Wild Power Member

ainda não tenho ssd, mas penso que seja igual aos mecânicos.
    Tens quanto de RAM? acho que convém ter sempre a SWAP.

3. slblxs

slblxs Power Member

Tenho apenas 2 gb de ram e posso colocar mais 2 gb, mas para já fica só com 2 gb.

4. Running_Wild

Eu punha pelo menos 2Gb de Swap, em anos de utilização com o Linux nunca vi a minha partição com swap com mais de 200mb

5. slblxs

slblxs Power Member

Achas que será suficiente? E já agora qual a distribuição linux que utilizas? Obrigado pela rapidez.

6. _lamy_

_lamy_ Power Member

Vais manter o disco mecânico? Por exemplo no leitor de cd's com um caddy? Se sim, podes criar lá a partição para o swap. Senão põe no SSD. Com 2GB de ram é melhor teres swap.

De qualquer forma tens na wiki do arch uma entrada dedicada aos SSDs. A instalação é igual mas no final podes alterar algumas propriedades do sistema para tirar maior partido e longevidade do SSD. Uma delas é diminuir o valor do parametro swapiness, por exemplo.

7. daveseco7

daveseco7 Power Member

Peço desculpa por me intrometer no post, mas já agora que tutorial aconselham para instalar o arch pela primeira vez ?
    A parte da wiki faço sem problema, mas quando chega a parte dos desktop managers e window managers , perco-me :/

8. slblxs

slblxs Power Member

Tens a a própria wiki, mas mesmo assim se não conseguires tens aqui um vídeo

Eu utilizo este . Tens também o Antergos onde podes escolher o Antergos, onde existe um artigo no fórum Zwame do passo a passo https://portal.zwame.pt/48853/artigo/antergos-e-cinnamon-desktop-fresco-sempre-actualizado. Pessoalmente o Architect.

9. Running_Wild

Já usei ubunto, debian e nos ultimos anos tenho usado o mint.
    Os gurus dizem para por a swap 2xRAM, eu acho um exagero, cheguei a experimentar isso também mas como e digo nunca vi a swap com mais de 200mb, actualmente uso 2gb de swap.

10. slblxs

slblxs Power Member

Obrigado, @Running_Wild vou instalar o Arch linux Cinnamon e acho que vou seguir o teu conselho e apenas vou colocar 2 gb de swap.

11. slblxs

slblxs Power Member

Depois de varias tentativas desisti. Quando estou para instalar no ssd aparece-me um erro ATA: 1 queued error . Parece que um dos cabos está danificado e mesmo para particionar nao deixa particionar, utilizo gparted e quando tento criar a partiçao como msdos dá erro.

12. _lamy_

_lamy_ Power Member

E se criares as partições com um livecd de outra distro, mesmo com o gparted live CD, da o mesmo erro?

13. slblxs

slblxs Power Member

Sim continua a dar o mesmo erro.

14. slblxs

slblxs Power Member

Descobri o problema de facto o Asus, deve ter algum fio danificado. Tenho um Insys do escolas, parado há mais de 1 ano e lembrei-me de tentar e voilá instalou tudo 5 estrelas. Obrigado a todos.

15. DigitalBoy

DigitalBoy Power Member

Para poderes hibernar tens que ter no minimo um swap com o tamanho da ram+um pouco de overhead.

Meter swap no SSD é reduzir-lhe em muito a longevidade. Swappiness ao minimo caso o swap seja posto num SSD

16. Syn Gates

Syn Gates Power Member

Aproveito o topico em questão, vale apena meter arch no ssd ou perco mais a meter o windows no HDD ?

Partilhar esta Página