[Resolvido] BIOS não detecta disco sata - não consigo formatar

Buninho

Power Member
O que se passa é o seguinte,

Tenho 2 discos instalados, um SATA e um IDE.
Estão os 2 a correr normalmente, e tenho o windows instalado no Sata. Isto apesar da BIOS só detectar o disco IDE.

Como sempre funcionou sem problemas, nunca me chatiei com isto.

O problema é que agora ía a formatar o pc, e o programa de setup do XP só me detecta o disco IDE (e não é a primeira vez que formato o pc com os discos assim).

Experimentei desligar o disco IDE, consigo entrar no windows na mesma, mas ao correr o setup do XP pelo cd, ele diz-me que não tenho nenhum disco instalado... :rolleyes:


Alguém me pode ajudar? Alguma sugestão? Tou-me a passar com isto! :005:
 
Última edição:
Necessitas de correr os drivers do disco para ele ser detectado.

No inicio do Setup do XP tens de premir F6 para mais adiante introduzires os drivers.
 
@Buninho - tambem me aconteceu isso à pouco tempo quando fui instalar o windows no meu sata novo, o que tens que fazer é meter os controladores do sata numa disquete e depois fazer como o Max[x] disse.

@chantas - Eu notei diferença :) de um IBM deskstar 60Gb pata para um hitachi sata 120Gb :)
 
chantas disse:
Já agora esclarecam-me so uma duvida...de IDE para SATA existe uma grande diferenca em termos de perfomance??Cumps.

A diferença é irrisória pois no meu caso o chip SATA (Silicon Image 3112 Raid - 150MB/s em teoria) da minha board está limitada ao bus PCI (Máx. teórico de 133MB/s)...

Vantagens apenas na organização como no meu caso tenho o disco (um Seagate Barracuda 7200.7 120GB SATA 8MB) ligado ao SATA 1, o leitor DVD (slave)e o gravador DVD (master) no conector primário IDE e com o conector secundário IDE desligado na BIOS para poupar recursos e tb o cabo SATA é mais pequeno que o cabo IDE (seja normal ou redondo)... :)
 
ElectricFox disse:
A diferença é irrisória pois no meu caso o chip SATA (Silicon Image 3112 Raid - 150MB/s em teoria) da minha board está limitada ao bus PCI (Máx. teórico de 133MB/s)...

Vantagens apenas na organização como no meu caso tenho o disco (um Seagate Barracuda 7200.7 120GB SATA 8MB) ligado ao SATA 1, o leitor DVD (slave)e o gravador DVD (master) no conector primário IDE e com o conector secundário IDE desligado na BIOS para poupar recursos e tb o cabo SATA é mais pequeno que o cabo IDE (seja normal ou redondo)... :)

Obrigado pela explicacao ;)
 
Obrigado pela ajuda pessoa, de facto tinha de instalat novamente os drivers SATA.

Mas eu estava a encalhar porque desde que instalei o disco pela primeira vez, nunca mais tinha precisado de os instalar, e já tinha feito uns quantos formats!

Seja como for, problem solved ;)
 
Disco sata

Boas pessoal.Eu agora estou com esse problema mas a minha drive de disquetes nao funciona. Ha hipotese de colocar os drives no setup sem ser por disquete??

Cumps.;)
 
Back
Topo