[Resolvido] Boa distro para usar Fake Raid

Swat

Banido
Boas.

Ja usei ubuntu durante algum tempo, no servidor, agora queria instalar no laptop mas nem com o cd alternativo o ubuntu detecta o Array.

Queria pedir conselhos para uma boa distro para quem nao tem muita experiencia em ambiente linux, mas que tenha bom suporte para RAID 0.

o controlador raid é ICH9-M

Arch linux, ja me falaram desta distro, mas acho q é bem complexa para uma pessoa q pouco percebe

Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Tive sucesso com Fedora mas se não tiveres intenções de usar Windows podes usar antes software raid que penso ser suportado por bastantes distros.
 
exprimentei ambas, e o problema continua igual ao ubuntu e linux mint. quando uso live cd, depois de ter entrado no amb. trabalho, se tentar aceder a alguma opção que seja preciso ler o cd/dvd, simplesmente bloqueia.

ao instalar a distro opensuse, ao analisar o sistema, depois de tentar detectar os discos (detectou-os como sata normais) não conseguiu carregar os repositórios porque não encontrava o cd/dvd.

talvez o chipset deste portatil ainda não seja suportado pelo dmraid.
 
Relembro que o Raid deve ser criado de raiz pelo *nix.
Exemplo de um guia.

Nunca tinha percebido essa parte. Obrigado ;)

Pois agora não posso ficar sem o windows, até porque tou em exames e não tenho tempo para reinstalar tudo.
Quando o fizer, reporto o resultado aqui na thread.

Por enquanto tenho o kubuntu instalado numa pen drive.
 
Seguindo este tópico, Fake Raid = software raid, correcto ?
Não estamos a falar nas outras hipoteses ;)

O que eu entendo por fake raid são controladores IDE/SATA/etc que apenas têm um firmware especial e na realidade todo o processamento é feito pelo OS.

Assumo que seja este o assunto do tópico dado que foi mencionado o controlador e a array funciona em windows.

http://en.wikipedia.org/wiki/Redundant_array_of_independent_disks#Firmware.2Fdriver-based_RAID
 
O que eu entendo por fake raid são controladores IDE/SATA/etc que apenas têm um firmware especial e na realidade todo o processamento é feito pelo OS.

Assumo que seja este o assunto do tópico dado que foi mencionado o controlador e a array funciona em windows.

http://en.wikipedia.org/wiki/Redundant_array_of_independent_disks#Firmware.2Fdriver-based_RAID

Exacto. A minha ideia era carregar o dmraid e o Array ser reconhecido e conseguir particiona-lo como um disco normal, mas já com o windows instalado no Array.

Para instalar o ubuntu, recorri a este link https://help.ubuntu.com/community/FakeRaidHowto
 
Desculpem o desenterranço. Ontem estive a tentar instalar o Ubuntu 10.04 no meu asus g50 em raid0, que tal como o swat, também pretendo manter o windows, anteriormente instalado, mas as coisas deram para o torto.
Para já com alternate installers não consigo sequer iniciar a instalação, dando um erro desconhecido, portanto recorri ao live cd "normal" para fazer tudo.
Outro problema que surgiu foi o facto de não conseguir particionar o disco com o gparted no cd do 10.04, concluindo, tive que utilizar o live cd do ubuntu 9.10, que por algum motivo funcionou às mil maravilhas.
Por fim, e já de volta ao 10.04, a instalação dá-se normalmente até ao ponto em que se tenta instalar o grub, que pura e simplesmente falha. Numa das opções podemos definir o local de instalação e ele até reconheçe a partição em que quero instalar o grub (ele tem sempre sda como default), mas de nada serve.
Já segui vários tutoriais para resolver o problema, mas de nada valeu.
Será que alguém me pode dar uma ajudinha por favor?
Cumps

Edit: Depois de queimar 3 dvd's finalmente consegui instalar correctamente o grub :D . Depois do Ubuntu estar instalado, tive que recorrer ao Alternate Installer do 10.04 e corri a opção "Repair a broken system". Aí corri um terminal na partição em que instalei o Ubuntu e corri os seguintes comandos:
Código:
update-grub
grub-install /dev/mapper/isw_bedebcjfej_DRIVE0
exit
Em que isw_bedebcjfej_DRIVE0 representa o meu disco rígido (em stripe) e não uma partição.
 
Última edição:
Back
Topo