1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] Boa distro para usar Fake Raid

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Swat, 29 de Janeiro de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 1656)

1. Swat

Swat I Folded Myself

Boas.

Ja usei ubuntu durante algum tempo, no servidor, agora queria instalar no laptop mas nem com o cd alternativo o ubuntu detecta o Array.

Queria pedir conselhos para uma boa distro para quem nao tem muita experiencia em ambiente linux, mas que tenha bom suporte para RAID 0.

o controlador raid é ICH9-M

Arch linux, ja me falaram desta distro, mas acho q é bem complexa para uma pessoa q pouco percebe

Obrigado

Última edição pelo moderador: 8 de Fevereiro de 2009
  2. omni0ne

omni0ne Power Member

Tive sucesso com Fedora mas se não tiveres intenções de usar Windows podes usar antes software raid que penso ser suportado por bastantes distros.

3. Swat

Swat I Folded Myself

Pois o meu problema é querer usar em conjunto com dois OS da microsoft.

Vou tentar o fedora. obrigado pela sugestão ;)

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Tenta distribuições mais ligadas ao "segmento empresarial" como Fedora, OpenSuSE, por ex.

5. Swat

Swat I Folded Myself

exprimentei ambas, e o problema continua igual ao ubuntu e linux mint. quando uso live cd, depois de ter entrado no amb. trabalho, se tentar aceder a alguma opção que seja preciso ler o cd/dvd, simplesmente bloqueia.

ao instalar a distro opensuse, ao analisar o sistema, depois de tentar detectar os discos (detectou-os como sata normais) não conseguiu carregar os repositórios porque não encontrava o cd/dvd.

talvez o chipset deste portatil ainda não seja suportado pelo dmraid.

6. APLinhares

Staff Member

Relembro que o Raid deve ser criado de raiz pelo *nix.
    Exemplo de um guia.

7. Swat

Swat I Folded Myself

Nunca tinha percebido essa parte. Obrigado ;)

Pois agora não posso ficar sem o windows, até porque tou em exames e não tenho tempo para reinstalar tudo.
    Quando o fizer, reporto o resultado aqui na thread.

Por enquanto tenho o kubuntu instalado numa pen drive.

8. omni0ne

omni0ne Power Member

Depende do que se for fazer, isso é válido para software raid, mas para usar uma raid array já existente o controlador apenas tem de ser suportado pela distro, o que pelos vistos não é o caso.

9. APLinhares

Staff Member

Seguindo este tópico, Fake Raid = software raid, correcto ?
    Não estamos a falar nas outras hipoteses ;)

10. omni0ne

omni0ne Power Member

O que eu entendo por fake raid são controladores IDE/SATA/etc que apenas têm um firmware especial e na realidade todo o processamento é feito pelo OS.

Assumo que seja este o assunto do tópico dado que foi mencionado o controlador e a array funciona em windows.

http://en.wikipedia.org/wiki/Redundant_array_of_independent_disks#Firmware.2Fdriver-based_RAID

11. Swat

Swat I Folded Myself

Exacto. A minha ideia era carregar o dmraid e o Array ser reconhecido e conseguir particiona-lo como um disco normal, mas já com o windows instalado no Array.

Para instalar o ubuntu, recorri a este link https://help.ubuntu.com/community/FakeRaidHowto

12. mydoom5

mydoom5 Power Member

Desculpem o desenterranço. Ontem estive a tentar instalar o Ubuntu 10.04 no meu asus g50 em raid0, que tal como o swat, também pretendo manter o windows, anteriormente instalado, mas as coisas deram para o torto.
    Para já com alternate installers não consigo sequer iniciar a instalação, dando um erro desconhecido, portanto recorri ao live cd "normal" para fazer tudo.
    Outro problema que surgiu foi o facto de não conseguir particionar o disco com o gparted no cd do 10.04, concluindo, tive que utilizar o live cd do ubuntu 9.10, que por algum motivo funcionou às mil maravilhas.
    Por fim, e já de volta ao 10.04, a instalação dá-se normalmente até ao ponto em que se tenta instalar o grub, que pura e simplesmente falha. Numa das opções podemos definir o local de instalação e ele até reconheçe a partição em que quero instalar o grub (ele tem sempre sda como default), mas de nada serve.
    Já segui vários tutoriais para resolver o problema, mas de nada valeu.
    Será que alguém me pode dar uma ajudinha por favor?
    Cumps

Edit: Depois de queimar 3 dvd's finalmente consegui instalar correctamente o grub :D . Depois do Ubuntu estar instalado, tive que recorrer ao Alternate Installer do 10.04 e corri a opção "Repair a broken system". Aí corri um terminal na partição em que instalei o Ubuntu e corri os seguintes comandos:
    Código:
    update-grub
    grub-install /dev/mapper/isw_bedebcjfej_DRIVE0
    exit
    Em que isw_bedebcjfej_DRIVE0 representa o meu disco rígido (em stripe) e não uma partição.

Última edição: 23 de Maio de 2010

Partilhar esta Página