1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] Configurar rede de internet (Wireless ROUTER + Modem ADSL)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por unknown2, 15 de Setembro de 2008. (Respostas: 24; Visualizações: 8810)

1. unknown2

unknown2 Power Member

Boa noite!
    Estou com uns problemas que têm que ver com a ligacao simultanea de 2 aparelhos:

- Modem: Speedtouch ST516 V6

- Wireless lan mini broadband router: Zaapa 54Mbps 802.11g

Aquilo que pretendo é ter internet no meu computador de casa (fazendo a ligacao do pc ao modem atraves do habitual rj45) e ter tambem internet no meu portatil utilizando a rede wireless. A minha internet é a Vodafone ADSL!

EDIT: RESOLVIDO!
    SOLUÇÃO APRESENTADA SEGUIDAMENTE

Ligação dos cabos
    - Reset nos dois modems (8 segundos nos respectivos botões de trás)
    - Desligar os dois modems e aguardar 30 segundos.
    - Conectar cabo entre speedtouch e LAN2 do zapaa
    - Conectar cabo entre PC e LAN1

Configurações dos modems
    - Ligar zaapa e aguardar uns instantes
    - Conectar-me a rede. Pode conectar-se á rede por:
    a) por um computador com a ligação através do cabo
    b) por um computador com a ligação através de uma pen wireless usb
    c) por um portátil com ligacao wireless

- Aceder a http://192.168.1.254/ e definir uma nova SSID, definir rede WPA, atribuir a password que desejar, definir como ip 192.168.1.2 (ou outro qualquer dentro do intervalo, 192.168.1.1~192.168.1.253) defenir como gateway 192.168.1.254 (que é o ip do modem speedtouch) e desactivar o DHCP (no meu caso tem de estar desactivado porque a ADSL da vodafone apresenta ips fixos).
    - Ligar speedtouch e aguardar 1 minuto para que que a ligação se faça automaticamente.
    - Aceder a http://192.168.1.254/ (speedtouch) e a http://192.168.1.2 para me certificar que o modem e o router se encontram acessíveis.
    - Abrir o Browser e navegar!

Espero que esta solução possa servir para mais alguem!
    Podem fechar! =D

[FONT=&quot]
    [/FONT]

Última edição: 19 de Setembro de 2008
  2. unknown2

unknown2 Power Member

Aproveito para dizer que das ligacoes que tentei e que consegui pelo menos aceder ao wireless router (pelo browser utilizando o 192.168.1.254) foi a seguinte:

a) Cabo do PC ao wireless router zaapa (Áp rimeira ranhura a contar da esquerda)
    b) Cabo do wireless router (a quinta ranhura) á unica ranhura do modem speedtouch

Consegui aceder ao wireless router mas n consegui ir a net!
    Posteriormente inserir os DNS, voltei a tentar e tambem n consgui ter net no computador de casa =\

3. filiped21

filiped21 Power Member

Ligas modem à Lan do router. Acedes ao router e desligas o DHCP dele.

Cumprimentos

4. unknown2

unknown2 Power Member

Tentei fazer o que disses-te e nao tive sucesso:

Como nao consegui se quer aceder ao modem, tentei assim:

De novo sem sucesso.
    Nao consegui em ninhuma das tentativas ligar-me a 192.168.1.254

Cumprimentos

Última edição: 15 de Setembro de 2008
  5. unknown2

unknown2 Power Member

Ja estive a verificar o site, e infelizmente nao me pode ajudar, pois o meu modem apenas tem uma entrada para cabo rj45. Mas obrigado pela tentativa!!

Mais alguem me pode ajudar??

6. Kamipt

Kamipt Power Member

Mas se tens um router para que precisas mais entradas rj45 no modem?

7. unknown2

unknown2 Power Member

Eu ja fiz o que diz nesse forum, tal como esta a mostrar as minhas imagens das duas tentativas, e nao consegui.
    Esse site demonstra a configuração de um router diferente do meu, logo o procedimento nao é o mesmo =\

Volto a pedir para que me respondam as minhas perguntas a) , b) e c) quem souber!
    Cumprimentos

8. unknown2

unknown2 Power Member

Esse post refere-se a outro router wireless diferente, alem de que nao explicam como foi feita a ligacao dos cabos, e o meu principal problema é esse =(
    Mais alguem ?

9. Kamipt

Kamipt Power Member

Por norma a ligação é feita como tens na figura dois, modem na porta wan do router e o pc a uma das portas lan, é indiferente visto que servem para colocar se quiseres até 4 pc's.

Lamento mas não encontro nada que tenha os teus modelos exactos de modem+router mas não devia ser necessário nem assim tão complicado seguindo alguns desses comentários nos tópicos.
    Mas é aguardares então outro user com esse problema, ou expõem a situação à vodafone/outro forúm.

10. unknown2

unknown2 Power Member

Boa tarde pessoal!
    Ja consegui fazer as ligações e ja consigo estar na net no meu computador de casa! Foi assim que ficaram:

Sei que agora o proximo passo é desactivar o DHCP do router wireless mas ha um problema!
    Não consigo aceder ao router wireless pelo browser. Quando acedo a 192.168.1.254 vou parar ao meu modem da vodafone.
    Ja tentei tambem http://192.168.1.1/ - http://192.168.1.2/ - http://192.168.2.1/ e nada!
    Assim sendo nao nao sei o que fazer para definir as propriedades do wireless!

Alguem ajuda ?

11. yelloboy

yelloboy Banido

O que tu estas a fazer é simples estás a utilizar na mesma o Modem ADSL2 para te conectares à net e a usares o Router Wireless como Switch. Não está correcto o que estás a fazer tens de meter o modem em Bridge mode e depois ligares à porta WLAN do Router Wireless e no Router é que configuras o PPPoE.

12. unknown2

unknown2 Power Member

Switch?
    Meter o modem em Bridge mode?
    configurar o PPPoE?

Isso para mim é chines =S

13. yelloboy

yelloboy Banido

O teu modem deve estar bloqueado à vodafone caso esteja esquece a opção "Bridge mode".

Bridge mode -> É para o modem sincronizar os valores da linha Downstream, Upstream mas não a ligação à Internet com o modem só se le ligares um Router e no router configurares o PPPoE é que tens net.

PPPoE -> É onde colocas Username, Password, VPI e VCI.

Switch é isto:

@ Wikipedia PT

14. unknown2

unknown2 Power Member

Sim, penso que o modem esteja blokeado a vodafone. Nao utilizo ppoe, pois nunca preciso de por username/password para conectar a net. A internet esta sempre ligada!

Assim sendo, se estou a fazer de switch, tendo em conta que tenciono ter internet no meu computador de casa e no portatil (utilizando a rede wireless), como me aconselhas fazer a ligacao dos cabos ??

15. yelloboy

yelloboy Banido

Vê se funciona.

16. filiped21

filiped21 Power Member

Bem desculpem a demora. Estou a ver que vai aki uma grande confusão.
    Vou tentar ajudar passo a passo e do principio.
    Aceder a um equipamento de cada vez. (Faz reset a cada um - toque prolongado atras)
    Vamos começar pelo router.
    Ligas PC a LAN, Desligas DHCP e colocas o router num outro ip que não o 192.168.1.254 que é o do modem, coloca-o no 192.168.1.1). Não sei o ip do router, tive no site da Zaapa e nem um manual encontro.

Depois disso liga o modem a uma das LAN.
    ( Esquece liga-lo à WAN, a vodafone não usa PPPoE usa bridge mode e este modo só os modelos mais recentes é que tem este protocolo a funcar como deve ser).

Agora passas a ter o modem como gateway e o router como switch e AP. Agora sempre que quiseres aceder ao modem é 192.168.1.254 o router é 192.168.1.1).

Se tiveres alguma problema manda msg como fizeste antes que eu não venho ca com regularidade.

Cumprimentos

Última edição: 18 de Setembro de 2008
  17. unknown2

unknown2 Power Member

Para filiped21

Apos ter desligado o pc e aseguir ter feito reset ao modem e posteriormente ligar o pc tentei executar o primeiro passo.
    a) Ligar pc ao router zaapa pela entrada LAN: Nao consegui aceder ao modem
    b) (tentativa criativa), ligar pc ao router zaapa pela entrada WAN: Nao consegui aceder ao modem.

Ora nao consguindo aceder ao router pelo meu computador tentei pelo portatil.
    Liguei-me a rede sem fios (somente em locais), e acedi a 192.168.1.254.
    Tentei entao desligar DHCP e colocar o router com o ip 192.168.1.1.
    Selecionei estas opcoes e fiz seguinte:
    Resultado, deixei de conseguir aceder ao modem quer por 192.168.1.254 quer por 192.168.1.1.

---

Voltei ao principio. Reset ao modem e liguei-m ao wireless por 192.168.1.254. Fiquei ligado somente a locais e fiz as alteracoes que indicam na Imagem abaixo
    Resultado, igual ao anterior..

Axo que estou condenado ao fracasso...

18. unknown2

unknown2 Power Member

Para o yelloboy

Fui seguindo os teus paços ate ao passo 3
    Este passo diz para eu Configurar a password de acesso wireless. Acontece que quando acedo ao 192.161.1.254 ele vai para o meu modem vodafone e, mais uma vez, nao consigo aceder ao router =S

A ligação dos cabos actual é:
    Speedtouch -> LAN 1
    LAN 2 -> Computador

Estou com net tanto no portatil por wireless como no pc de casa pelo cabo.
    A rede de wireless esta desprotegida

Partilhar esta Página