[Resolvido] Cooler Fan com problemas

luissm3

Power Member
Ventoinha do Cooler do Processador “descontrolada”.

Ando há dias à volta disto e ainda não consegui entender o que se passa.

Em Fevereiro de 2021 troquei o processador i3-3220 CPU @ 3.3GHz por um i5-3470S CPU @ 2.90GHz e mantive o cooler original do processador.

Fiz os testes adequados para monitorizar a temperatura em função do esforço e não notei grande alteração, apenas quando o processador vai a 100% em alguma tarefa mais pesada e demorada se notava o cooler incrementado a velocidade.

Nos últimos dias tenho notado um comportamento anormal do cooler, disparando com impulsos a velocidade máxima e retorno a velocidade zero. Tanto está parado (coisa estranha, pois antes mantinha sempre uma rotação mínima na ordem dos 1050RPM) como vai a picos de 3488RPM. E isto sem qualquer razão aparente. As temperaturas estão estabilizadas.

Já efetuei um Reset à BIOS via CLR CMOS e reconfigurei novamente para os parâmetros habituais e tanto em Automátic Mode como em Full Mode, o comportamento é igual, parece aleatório.

Hoje consegui controlar via SpeedFan. E estabilizou seguindo as definições que configurei, mas depois de reiniciar, mesmo ativando o SpeedFan, a ventoinha ficou sem rodar, tenta mas não roda como se vê no vídeo.

Neste momento estou a utilizar uma ventoinha de chassi de 80mm encostada ao cooler para conseguir fazer este post, pois a ventoinha está parada.

Mas ao ligar o PC roda no máximo como sempre.

Alguém tem ideia do que poderá ser?


Motherboard: ASRock B75 Pro3-M
Processador: i5-3470S CPU @ 2.90GHz
RAM: 16 Gb DDR3 - KHX1600C9D3K2-8GX



Vídeo 3 (Ventoinha a tentar rodar)

TEST28.PNG



IMG_4761.JPG
 
Última edição:
És capaz de ter razão. Testei no conetor de 3 pins e ela dá sinal de tentar rodar mas não consegue. Da mesma forma quando tento colocar novamente no conetor de 4 pins. Indicando que a tensão está lá mas a fan não roda.
Vou fornecer energia diretamente na fan, julgo que será de 5V a ver como se comporta. Mas deve ter chegado ao seu fim de vida.
É possível substituir apenas a ventoinha ou tem de ser o cooler completo?
No caso de substituir o cooler completo o que recomendas? Tem de ser low noise :)
 
Já testei com 5V e 12V e não roda, tenta mas não avança. Agora tenho de escolher um cooler adequado. Agradecia sugestões dos entendidos pf.

Deixo aqui um link técnico interessante sobre as ligações destas ventoinhas para quem passar por aqui e tiver interesse.

Hardware - Controle dos FANs
 
Vê um Jonsbo CR-1400 (13€), que, apesar de «simples», já é uma boa melhoria em relação ao cooler original.
Acima, tens o Raijintek Themis (~18€), à partida melhor tanto em temperaturas como em níveis de ruído. Como é maior, convém verificar antes se cabe na caixa.
Caso queiras algo ainda melhor e eventualmente compatível com sockets mais recentes, vê o Arctic Freezer 34 / 34 CO (~25€), ou os Deepcool Gammax 400 V2 (~25€) e Gammax GTE V2 (~28,5€).
 
Mais uma vez obrigado pela tua ajuda.

Qualquer um desses deve dar, estive a medir a distância disponível e tenho 165 mm livres.
Este tipo de Air Coolers são mais eficientes do que os Box Cooler originais da Intel? Pelo que tenho estado a ver parece que sim.
Como esta máquina é bastante antiga, não justifica gastar muito nela, a menos se seja compatível com um possível upgrade que venha a fazer futuramente.

O importante neste momento é que seja muito silencioso e que mantenha a temperatura controlada. O único esforço que esta máquina sofre é a renderizar alguns vídeos como os que coloquei acima, mas é raramente.

Encontrei o Raijintek Themis por 13,90€ on line e existe uma loja cá na Maia, amanhã ligarei para saber se o tem disponível.
Já vi que se aplica à Socket LGA 1155 https://www.raijintek.com/images/Themis-DataSheet.pdf
https://www.raijintek.com/en/products_detail.php?ProductID=3#avideo

Até resolver vai funcionando assim :) monitorizando a temperatura naturalmente.

IMG_4765.JPG
 
Tens várias opções com sistema push-pin - Aerocool Core Plus, Antec A30, os Arctic Alpine 12, outros Jonsbo, os Raijintek Juno-X, etc - mas, pelo menos nesta gama de preços (<13€), são inferiores, embora não ao da Intel.
 
Também tinha visto o Cooler Master Hyper TX3 EVO, mas o preço é outro.
Acabei de ligar para a loja e não tem nenhum Air Cooler, só Box.
O que achas de comprar um usado? Ou corro o risco de já ter problemas com o ventilador? Encontrei um Cooler Master Hyper 212 Evo aqui perto.
Já estou mentalizado para retirar a Board se necessário :)

 
Riscos corres sempre, mas, estando em condições, não seria má opção por 15€-20€ (~15€, especialmente se não vier com pasta térmica, pois terias de a comprar...).
De qualquer modo, a maior parte dos coolers aqui sugeridos estão disponíveis em espaço físico no Porto. Por encomenda, deve acrescer ~4€.
 
Sim encontrei no olx por 20€, mas a minha ideia seria oferecer os 15€. Já agora e o Cooler Master Hyper TX3 EVO? Tem cá no Porto por 19,90€. O preço justifica? Ou é preferível ir para o Jonsbo CR-1400 (13€) ou Raijintek Themis (~18€)? Só os encontrei nestes valores numa loja no Porto, mas está fechada hoje, terei de confirmar o stock na segunda.
 
Última edição:
Ok obrigado. Vou então ver se na segunda feira encontro o Themis pelos 17,90€ na loja que julgo ser a que referes cá no Porto.
Já agora, qual a tua opinião sobre os Nox? Encontrei um Nox Hummer H-212 no olx novo por 10€.
 
Para o que é, serve. Deve ter performance algo semelhante ao Jonsbo, mas deve ser menos ruidoso por ter uma ventoinha maior.
 
Olá asof,
Surgiu um Cooler Master Hyper H410R RGB com 3 meses de utilização (e fatura a comprovar), pelos mesmos 10€ que o Nox Hummer H-212. Do teu conhecimento, qual seria a melhor escolha?
Pelas especificações, o Nox parece ser mais silencioso até por ter a Fan maior, apesar de nem sempre corresponder à verdade a julgar por este comparativo entre o Aidos e o Themis. Para mim, desde que o arrefecimento seja suficiente, o ruido em utilização normal é o mais importante.
https://api.nox-xtreme.com/uploads/...-nox_hummer_cooler_h-212_product_sheet_en.pdf
https://coolermaster.egnyte.com/dl/Zz1ciZtEcA
 
Entretanto confirmei de que no Porto estão disponíveis tanto o Aidos (15€) quanto o Themis (17,90€). Achas que seria justificável optar por um destes modelos em detrimento dos referidos no meu post anterior, atendendo a que são efetivamente novos e com a respetiva garantia? E já agora, decorrente do comparativo entre o Aidos e o Themis não sei se não seria preferível o Aidos, dado que com performance equivalente apresentou menor nível de ruído.
Um contra do meu ponto de vista destes dois coolers é o facto de terem uma velocidade mínima de 1000 RPM, não permitindo reduzir a rotação abaixo deste valor via PWM. Enquanto o NOX H-212 vai a 500 RPM(PWM) e o CM Hyper H410R RGB vai a 600 RPM(PWM).
Não sei é até que ponto esta diferença será audível em silêncio. Na minha máquina a única ventoinha é a do processador, a gráfica tem cooler passivo.

"O maior ponto contra o Raijintek Aidos é sua sonoridade . Com uma ventoinha ajustável por PWM, apenas seu som é abafado em estado ocioso , mas assim que introduzimos uma carga de trabalho as rotações têm que aumentar muito devido ao pequeno tamanho da ventoinha, gerando níveis de ruído que podem ser irritantes . Sempre podemos usar um perfil PWM de baixa velocidade, mas as temperaturas subiriam muito e isso não compensa."
https://elchapuzasinformatico.com/2...os/5/#:~:text=O maior ponto,isso não compensa.

Algo que não ocorre tanto no NOX H-212 penso eu.
"Por fim, fale sobre sua sonoridade . Como podemos ver no gráfico, atinge seu máximo em 43,9 dB , a partir de um ruído ambiente de 37,6 dBA . Mas o notável é que, em plena carga, fica em torno de 775 RPM e, portanto, sua sonoridade ficará em torno de 38 dB , valores que não incomodam do lado de fora de um chassi. Mesmo sob overclock , eles giram até apenas 1000 RPM e permanecem altos ."
https://elchapuzasinformatico.com/2.../5/#:~:text=Por fim, fale,e permanecem altos .
 
Última edição:
Pelas especificações, o Nox parece ser mais silencioso até por ter a Fan maior, apesar de nem sempre corresponder à verdade a julgar por este comparativo entre o Aidos e o Themis.
Os resultados podem variar um pouco de teste para teste. Tens aqui um mais completo onde o Themis é superior, o que diria ir de encontro ao esperado.

Respondendo (indiretamente) às questões, aqui provavelmente apostaria no Nox.
 
Obrigado, essa review é bastante completa e evidencia a superioridade do Themis. E tb evidencia que o Aidos é mais silencioso.

https://3dnews.ru/assets/external/illustrations/2013/08/27/754671/zdiagrn_big.png

"Mais silencioso que outros, o pequeno Raijintek AIDOS funciona, o que não surpreende, pois possui uma ventoinha de 92mm. Os outros dois modelos Raijintek são quase idênticos em termos de nível de ruído em velocidades iguais da ventoinha, e ambas são inferiores à ventoinha Thermalright TRUE Spirit 120. Ao mesmo tempo, de um ponto de vista subjetivo, notamos que a ventoinha EREBOSS de 150 mm soa um pouco mais confortável do que o modelo de cooler THEMIS de 120 mm. Em geral, indicadores sonoros bastante típicos para seus tamanhos. As ventoinhas ficam silenciosas a uma velocidade de 800-850 rpm, e a ventoinha AIDOS de 92 mm é bastante silenciosa a 1200 rpm. "

"

Conclusão

Vamos encarar, Raijintek não conseguiu nos surpreender com algo novo hoje. Mas, em nossa opinião, é improvável que os engenheiros e profissionais de marketing da Raijintek se proponham a tal tarefa. Hoje vimos refrigeradores bastante padrão, baratos de fabricar, mas ao mesmo tempo totalmente versáteis, fáceis de instalar e correspondentes à sua classe de preço em termos de eficiência e nível de ruído. Agora é o baixo custo dos sistemas de refrigeração Raijintek que é a sua força. Basta pensar - o cooler AIDOS com um custo recomendado de $ 15 é capaz de fornecer eficiência a um processador de seis núcleos a 4,4 GHz sob Linpack! É verdade que esperávamos resultados mais impressionantes do EREBOSS mais antigo (US $ 35), embora descobrimos que a ventoinha fina de 13 mm era o motivo de seu desempenho não muito convincente. Bem, o THEMIS (US$ 22) demonstrou eficiência e nível de ruído típico para esses modelos. No futuro, gostaria que a Raijintek lançasse modelos originais de sistemas de refrigeração com maior eficiência e menor ruído. No entanto, as primeiras "panquecas" desta empresa definitivamente não saíram irregulares."
 
Última edição:
Back
Topo