[Resolvido]Disable Unique

skandal

Power Member
Boas, é possivél fazer disable da propriedade UNIQUE numa tabela por momentos e depois "liga-la" novamente?

Eu pergunto isto porque tenho uma tabela que guarda emails de contacto que não podem ser iguais, mas quando quiser editar pode acontecer, qualquer coisa como isto:

nome1 email1
nome2 email2

e tento editar para:

nome1 email2
nome2 email1

Vou ter erro pq tenho de fazer uptade a um email primeiro e só depois ao outro, como contornar isto.

Agradecido.
 
Última edição:
Em que situação é que pode acontecer alguma coisa desse tipo?
Que eu saiba não da para fazer disable ao unique.. se precisas de o fazer é porque alguma coisa não esta bem.
 
Basicamente quando tenho dois contactos da mesma empresa, e trocas os emails de cada contacto, em que o contacto do 1º passa a ter o email do 2º e vice-versa.
 
Existem varias soluções mas a mais simples (na minha opinião) é:
atribuir o email1 para uma variavel (apagar o conteudo fisicamente)
atribuir o email2 para uma variavel (apagar o conteudo fisicamente)
e o resto já imaginas o que seja... não e a melhor solução mas é a mais simples... ou então não metes o campo a unique, embora tambem possa não ser a melhor ideia.
 
Pois mas o problema é que posso ter 15 contactos.... e não sei qual deles troca com qual :S e posso ter vários a trocar entre si :|

o melhor será tirar o unique e fazer as validações todas em php e JS, parece-me o mais acertado. Mas aceito sugestões.
 
Boas, em MySQL precisas de fazer algo do género:

Código:
ALTER TABLE tabela DROP INDEX indice;
# updates necessários ...
ALTER TABLE tabela ADD UNIQUE indice(coluna);

Espero que ajude.
 
Apesar de ter encontrado essa solução antes de ver o teu post, o teu post ajudou-me a ver um erro que tinha.

O meus sinceros obrigados..... é que foram 2 horas de luta :x2:
 
Back
Topo