(resolvido) disco externo: partilhar pastas de forma diferente

Clive Sinclair

Power Member
Boas,

tenho a seguinte situação lá no escritório:

- windows 98 SE
- disco externo 80Gb USB ligado a um PC e partilhado na rede.

Queria que algumas pastas do disco (o "backup" de 10 anos de projectos... :D ) estivessem acessiveis ao pessoal só em leitura, ao mesmo tempo que outras pastas (o "backup" que cada um tem que fazer todas as sextas-feiras com trabalho da semana) deveriam estar acessiveis em leitura/escritura.

Como consigo obter isto, sem ter de passar para o Windows XP?
Necessito de algum programa especial?
Aceito sugestões, reclamações e trocas só com o talão de compra....

Clive
 
Última edição:
tenho a ideia que com Windows98 não vais conseguir fazer isso... A melhor ideia seria teres aí um 2000 a controlar-te os shares, com permissões por utilizador...
 
Tens sempre a alternativa de instalar um servidor de FTP , apesar de nem sempre servir para todos os casos.

EX: Queremos que os ficheiros fiquem sempre alojados no servidor e que a utilizacao dos mesmos sejam transparentes ao programa,pensando ele que esta num disco local(nao sei se me fiz entender bem...)
 
o windows 98 ja permite partilha de ficheiros...
basicamente, o que tens que fazer é partilhar a pasta dos projectos em modo de leitura,
e criar uma pasta com o backup das 6ªs em modo de leitura/escrita.
se quiseres alguma coisa mais à frente, tipo: os backups das 6ªs feiras passarem para a pasta do backup dos ultmos 10 anos, isso é que ja começa a complicar mais...

em todo o caso, deixa-me dizer-te que no windows xp tudo fica mais facil. mas continua a ser executavel com o windows 98, apenas convinha que tivesses a rede com ip's fixos, porque windows 98 e windows xp numa rede com dhcp nunca se acertam muito bem...
 
@ koncaman:
mas como? ou muito me engano (que é provavel), ou então só consigo que todo o disco externo esteja, ou em leitura, ou em escritura/leitura: botão direito no disco --» separador partilhar--»partilhar como --» completo/só leitura/completo com password... Nâo consigo definir as propriedades de partilha de cada pasta. Se não for assim, aceito explicações.

A migração pro XP, bem como o upgrade de todos o PC, já está prevista ha muito tempo: só falta a coragem para fazer o investimento... Muito dinheiro, numa altura que todos sabemos não ser das melhores...

Clive
 
cria servidor de ftp na maquina que queres fazer backup
dps no server cria ultilizadores e pass para casa "pessoa"
nos clientes aka maquinas cria um atalho do tipo ftp://utilizador:pass@ip_do_ftp:porta

assim os man só tem de abrir o atalho.. e magia.. abre a pasta que definiste para aquele user/pass :P

um bom ftp server é o BulletProof FTP.exe corre em 98.. leve.. simples de meter a funcar... seguro... e faz isso que queres... e.. se isso for importante.. é barato :)

espero ter ajudado

sem mais
dt3ft

p.s.: para copias de segurança faz o que eu fiz..
seguranças.bat a correr todas as sextas feiras as 5 da tarde.. copia todos os trabalhos de todos os pc's da firma para um disco partilhado :P "z:\backup"
simples.. rapido... e barato :P
 
Clive:

Pra isso tens outra solução :) Compra ai um P2 baratuxo, Linux no bixo, e Samba. É cheappo (o custo do P2) e com trabalho (não muito) metes o Clamav a fazer on-access scan. E prontos, antivirus tbm á borlix...

Se bem que sinceramente, não ia por ai, esp se esses files são realmente criticos, e HDs USB+W98 não me parece lá grande combo...

Sei que a altura não anda grande coisa pra gastos, mas pra uma cena dessas (small fileserver), ia mais para isto:

Via Epia V8000 + 128MB RAM + 2x80GB (RAID1) + Placa Gigabit (Intel havendo $$$, Realetek 8169 não havendo...) : Por este posso atestar, visto que é exactamente o que tenho aki ao lado :) Mesmo sendo um cadito caro (relativamente...) consome pouco e faz pouco barulho.

Na verdade qqr coisa que suporte os HDs serve :) Eu prefiro as board da Via pq sou preguiçoso :P Alem de suportarem HDs grandes são cheappo e pequenas...

Mas num cliente tenho um AthXP2200+ e noutro tenho um P2-400... A necessidade de cpu/ram depende só do numero de users e acessos... E dos extras que estejam a correr tbm...

Pra teres uma ideia, a minha V8000 faz de router, de proxy server (squid+safesquid+clamav), de ftp server, de http server e de fileserver (Samba+samba-vscam+Clamav). Com 2 users tá quase sempre a não fazer nada :) Mas demora um bocado a compilar as cenas... Tbm verdade seja dita, só o faz uma vez não é...

Com uma box Linux a fazer de server ainda tens mais 2as opções. NFS. Ou então pra extreme hardcore, SSH :) Pões o ppl a usar o WinSCP pra copiar/sincronizar os ficheiros e zás, acaba-se logo a hipotese de uma "rogue box" infectada te apagar os files do server... Lamentavelmente, SCP/SFTP é um hit do cacete na performance da box Linux (por causa da encriptação...)

Anyway, pro teu problema em mãos, faz assim:

Cria 2as pastas no HD. Uma de ficheiros, outra de backups. Fazes share a uma e dás acesso completo. Fazes share da outra e dás acesso só de leitura. Não tens per user permissions tough... Isso só com NT4/W2k/WXP/Samba/Etc...
 
epah eu nao sou de comentar
mas a unica coisa que conseguiste com o teu post record foi complicar a situação.
se bem vejo o que este utilizador quer é uma maneira facil, rapida e barata de resolver o problema... mesmo que essa nao seja a melhor...
isso é com tudo.. quando compramos um carro.. sabemos sempre que aquele nao é o melhor.. mas para o que se quer e para o t€mpo serve

anyway, nao é preciso ser expert para saber que um server com raid0, boa conectividade, um bom SO (linux) .. por ai fora , é a melhor solução para o caso
mas de veras a mais complicada e CARA

sem mais
dt3ft
 
boas pessoal,

antes de mais obrigado pelas ajudas, mas:

- eu já percebi mais de informatica na altura do computador da minha sig, depois deixei-me ficar para atrás;
- hoje em dia sou o tipico gajo com "bom conhecimentos do ambiente windos na optica do utilizador" :-D, e nada mais (embora tenha interesse em voltar a ficar up-to-date... ou não estaria aqui :001: ).

Dito isto:

@ Shadex: agradeço a tentativa, mas estas demasiado "á frentex" para mim!

@ dt3ft: fiquei curioso com isto:
" p.s.: para copias de segurança faz o que eu fiz..
seguranças.bat a correr todas as sextas feiras as 5 da tarde.. copia todos os trabalhos de todos os pc's da firma para um disco partilhado "z:\backup" simples.. rapido... e barato"
Consegues dar-me mais dicas, ou dizer-me onde posso arranjar?
Clive
 
ora o que eu fiz foi muito simples:
em todos os pc's da firma partilhei uma pasta e disse à malta:
(1) "CAMBADA DE GNUS a partir de hj QUALQUER maravilha QUE FASSAM È MARA METER NA PASTA "gnus" "
(2) a pasta "mae" onde tem todos os trabalhos é a "**** ca pariu"
(3) todas as sextas feiras o que tinham na pasta "gnus" fica na pasta "**** ca pariu" automaticamente, se quiserem passar logo para lá carregem duas vezes no atalho "passar de gnus pra ****_ca_pariu"

basicamente o que fiz foi isto.
agora.. como e passo a explicar:
(1)
criar uma pasta em cada pc e chamar "gnus" e partilhar com todos os direitos

(2)
no server criar uma pasta "**** ca pariu" e só dar permição de leitura

(3)
em cada maquina criei uma drive de rede.. para quem nao sabe em dos faz-se: "net use z: //pc/pasta " e criei um atanho no AB para pasta mae
em cada pc fiz um copiar.bat que o que fazia era nada mais nada menos que um xcopy da pasta onde a malta guarda os seus trabalhos para a z:/pasta (agora visivel como que um disco)
depois no server fiz um outro .bat que basicamente o que lá tem dentro é para is buscar as pastas "gnus" dos pc's todos e copiar pra pasta "**** ca pariu" no server (isto como é .bat.. tudo em comandos dos)
por fim... toca a meter em "tarefas agendadas" -> every friday at 16p.m.
done

todas as sextas.. os trabalhos sao "guardados" numa pasta do server
sempre que alguem faz um trabalho... pode guardar na maquina ..
sempre que alguem faz um trabalho se por acaso quiser.. pode passar logo para o server
sempre que alguem quer um trabalho basta ir buscar ao server

sem mais
dt3ft

P.S.: para refurçar a segurança nao só dos trabalhos mas tb no programa de facturação (visto que isto só se aplica a coisas que tejam na pasta "gnus" em cada pc) fiz um outro .bat que todos os 15 dias copia tudo... (pasta **** ca pariu e a pasta do programa de facturação) para um disco externo que só lá é ligado nas sextas feiras de 15 em 15 dias :)

P.S.2: se quiseres podes fazer o bat para remover os ficheiros de cada pc (gnus) e movelos para o server, ou simplesmente copiar da gnus pro server

nota: estes fois os nomes das pastas que me vieram à cabeça :P
espero ter sido util
 
ok, vou imprimir e estudar isto...

offtopic: já me estou a ver amanha de manha, entrar no escritório, olhar para a cambada dos meus "gnus", e desatar a rir sozinho.... :x2: Vão pensar que é desta que me passei definitivamente..
 
se queres um conselho, e se pensas upgradar para XP, mete 2000 ou 2003 server e monta um active directory...meia duzia de howto's na Internet e consegues por isso a funcionar decentemente, com permissões por utilizadores, politicas de backup, etc...
 
Clive Sinclair disse:
@ koncaman:
mas como? ou muito me engano (que é provavel), ou então só consigo que todo o disco externo esteja, ou em leitura, ou em escritura/leitura: botão direito no disco --» separador partilhar--»partilhar como --» completo/só leitura/completo com password... Nâo consigo definir as propriedades de partilha de cada pasta. Se não for assim, aceito explicações.

A migração pro XP, bem como o upgrade de todos o PC, já está prevista ha muito tempo: só falta a coragem para fazer o investimento... Muito dinheiro, numa altura que todos sabemos não ser das melhores...

Clive

eh pa, eu sinceramente, ja não toco num windows 98 ha uns 2 anitos...
mas certamente que da para partilhar pastas.
tens que activar é a partilha de ficheiros e impressoras (acho que é isto)
o disco rigido externo, depois de devidamente instalado, é reconhecido como uma drive normal, por isso o facto de ser externo não altera grande coisa no aspecto da partilha...
a partir do momento em que tens a partilha de ficheiros e impressoras activo, basta carregares no botão direito do rato sobre a pasta em questão, e escolher propriedades, e depois partilhar...
 
Koncaman disse:
o disco rigido externo, depois de devidamente instalado, é reconhecido como uma drive normal, por isso o facto de ser externo não altera grande coisa no aspecto da partilha...
a partir do momento em que tens a partilha de ficheiros e impressoras activo, basta carregares no botão direito do rato sobre a pasta em questão, e escolher propriedades, e depois partilhar...

true true e mais true :P

anyway... se dps nao conseguires resolver o problema ate te posso mandar os .bat se quiseres :)
sem mais
dt3ft
 
pois é !!!!!

O erro (completamente noob, diga-se passagem... :o ) foi partilhar directamente o disco externo, e não partilhar cada pasta no disco, individualmente.

Agora a pasta da segurança está só em leitura, e as pastas dos bakups semanais em partilha completa com password (assim cada "gnu" se vai resposabilizar pelos seus bakups....).

Só uma ultima pergunta: ha diferenças praticas entre criar, por cada gnu, um atalho no desktop para a sua pasta de bak e ligar uma unidade de rede com mesma pasta? A mim parece que não, mas....

De qq forma, obrigado todos pela ajuda.

Clive
 
dt3ft:

se tivesses lido o meu post com os olhos abertos, reparavas que nas ultimas linhas tava a solução abreviada da questão da partilha...

E ainda por cima vai de responder sem pensar...

anyway, nao é preciso ser expert para saber que um server com raid0, boa conectividade, um bom SO (linux) .. por ai fora , é a melhor solução para o caso
mas de veras a mais complicada e CARA

RAID0??? Pra fileserver? Não será antes RAID1 como estava no meu post? Mais complicado, sim, um pouco, mas nada de extraordinário... E adorei a parte do cara em CAPS. Um P2 custa-te prai €50 se tanto, 2 HD's de 80Gb custam-te prai mais €120. Linux é grátis. Hmmmm pelo preço +- de uma licença de WXP Pro compras uma box e 80GB de storage razoavelmente seguro... Não vejo onde está caro...

p.s. Post record??? :) Não deves ler muitos posts meus, pq até tá curtinho...
 
Shadex:
sim raid0 para velucidade... para file server... e como te disse mais atraz.. para backup nem é preciso raid... um disco resolve... mas se queres mesmo segurança e rapidez... deves tb conhecer é claro raid0+1


quanto a mais complicado ?.. nao.. achas?... meter isso tudo a bulir que disseste.. nepias.. qualquer um faz em menos de 5 min... entao o linux que é tao user frendly... é como roubar um chupa a uma criança...

se o problema tá resolvido.. melhor

quanto à tua questao:
sim é melhor como drive pk para o word e afins.. quando fazes guardar como.. é muito mais facil escolher x: do que visinhança na rede.... pc... pasta... meter pass....
a nao ser que cries um atalho.. mas qualquer das maneiras tens de ir sempre no sitio onde o atalho ta...

sem mais
dt3ft
 
Velocidade conta muito pouco pra fileserver sem ligação Gb , que assumo não exista. Qqr single drive recente satura sem probs uma 100Mb. Fiabilidade e fail proof isso sim conta. Obvio que conheço RAID 0+1, mas se já achavas a minha solução cara, então mais 2 HDs e um controlador dedicado por hardware, nem me atrevi a sugerir...

Linux unfriendly... Desktop claro que concordo, tbm não axo Linux desktop ready. Mas pra server? É um sonho... Pega num P2 (hardware bem batido e estável), pega em Slackware. Arranja um user noob mas que saiba ler instruções. Em 30 mins tens Slack instalado. Em 15mins +- tens Samba wget'ado. A seguir as instrucções do site do Samba, em mais 45mins se tanto (depende do CPU) tá compilado e configurado (ou estaria, se as intrucções não tivessem um erro :( ( mas é cu de perceber onde .) )... Se estiveres habituado a usar SSH ainda é mais rápido, pq podes fazer quase copy paste de tudo :D

Quanto á mapped drive, não fui eu que perguntei, mas concordo claro :) Aliás, é a unica maneira de certos progs antigos de facturação e que tais "verem" a rede... Esp apps jeitosas que ainda usem legacy file requesters, pq nesses já é uma sorte as mapped drives existirem da altura do DOS :D
 
Back
Topo