1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] Disco super-lento

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por nunovski, 1 de Junho de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 988)

1. nunovski

nunovski I'm cool cuz I Fold

Aqui há uns tempos a minha MB queimou devido a trovoada, e pensava eu que tinha sido só a MB. A partir daí notei o PC mais lento que o costume, mas fui deixando andar. Hoje saquei o HD Tune e comecei a fazer um bench ao disco (um Maxtor 300GB SATA). Fiquei espantado ao ver as velocidades rondar os 3.5MB/s, quando o meu IDE velhinho de 80GB ronda os 55-60MB/s.
    Há alguma coisa que se possa fazer pelo disco, ou a solução é um novo mesmo?

Última edição: 2 de Junho de 2009
  2. WindWalker

WindWalker Power Member

Manda lá o SpeedFan analisar online o SMART do disco.

Isso cheira-me a correcção de erros por todo o lado. É melhor começares a guardar dados críticos.

No site da Seagate podes verificar se o disco ainda tem garantia, usando o Part Number e Serial Number.

3. MinisterOfSound

MinisterOfSound Power Member

Boas,

Quando trocaste de Motherboard reinstalaste o S.O. ou limitaste-te a trocar os drivers do ChipSet?

Cumps.

4. nunovski

Seagate? O disco é um Maxtor. Pois, já estou a guardá-los num externo.
    Vou agora fazer a tal análise do SpeedFan.

Foi trocada na loja. Assumo que foram competentes e procederam à reinstalação do SO.

5. rav3n

rav3n Power Member

maxtor pertence à seagate

6. nunovski

Peço desculpa então, não sabia disso. O disco tem bem mais que 2 anos, provavelmente não está dentro de garantia, mas já verifico isso.
    Entretanto aqui estão os resultados da análise.

7. rav3n

rav3n Power Member

nao me parece que haja nada critico. tenta ver em que modo está o disco, no gestor de dispositivos. Se estiver em PIO passa para IDE

8. nunovski

Em que parte se vê isso? No gestor de dispositivos, cliquei no Maxtor e depois propriedades, mas não vi isso.

9. rav3n

rav3n Power Member

quer dizer, eu deduzi que o disco fosse IDE, e se calhar até nem é
    se for IDE, vais a IDE ATA/ATAPI controllers e deverá está num dos canais

10. nunovski

Pensava que tinhas visto no tópico inicial, é um SATA.

11. pisco

pisco Power Member

Não partas desse principio e formata o pc (era o que eu faria pelo menos).

12. nunovski

É o que vou fazer esta semana ainda, quando tiver novidades aviso. Obrigado desde já pela ajuda

13. rav3n

rav3n Power Member

eu leio sempre tudo na horizontal :P
    sendo sata deve haver algum programa onde possas confirmas que o disco está a funcionar na norma correcta. Podes ver por exemplo no nero info tool, na parte dos disk drives. o disco sata 1 que tenho aparece como UDMA 6

14. nunovski

Quando chegar a casa vejo isso, mais logo dou notícias.

15. nunovski

Segundo a 2ª imagem que postei em cima, diz que suporta UDMA 6, mas está em UDMA 5.

16. mgl4evr

mgl4evr Power Member

ha um outro user nesta secçao com o mesmo problema.
    o que lhe recomendei foi testar o disco noutro pc. assim, sabe-se logo de onde e o problema.

mgl4evr

17. nunovski

Aqui vai a actualização.
    Testei noutro PC e as velocidades rondaram os 60MB/s, com baixo CPU Usage (~4%), o que me fez ver que o disco está bem.
    Chegado a casa, troquei o cabo SATA e liguei na porta SATA2, em vez da SATA1. Parece que melhorou a coisa, aqui vai um screen.

Mesmo assim, tem muitas quebras. É normal? A ver se agora fica um bocado mais rápido isto...

18. rav3n

rav3n Power Member

tens razão, lol

depende de como tiveres o disco, partiçoes, peso do SO, etc mas pode ser normal

19. WindWalker

WindWalker Power Member

Assim já parece normal.

20. nunovski

Apesar da velocidade ter regularizado, não dispensa uma limpeza não, amanhã formato-o.

Já agora uma última dúvida. Acham que o meu sistema (descrito aí ao lado) consegue correr o Windows 7 RC1 sem se engasgar muito? Aproveitava que o vou formatar e testava isso. Senão, espero mais uns dias e instalo-o depois de fazer upgrade ao CPU e RAM.

Partilhar esta Página