[Resolvido] Disco super-lento

nunovski

I'm cool cuz I Fold
Aqui há uns tempos a minha MB queimou devido a trovoada, e pensava eu que tinha sido só a MB. A partir daí notei o PC mais lento que o costume, mas fui deixando andar. Hoje saquei o HD Tune e comecei a fazer um bench ao disco (um Maxtor 300GB SATA). Fiquei espantado ao ver as velocidades rondar os 3.5MB/s, quando o meu IDE velhinho de 80GB ronda os 55-60MB/s.
Há alguma coisa que se possa fazer pelo disco, ou a solução é um novo mesmo?

disco945.jpg

disco2436.jpg
 
Última edição:
Manda lá o SpeedFan analisar online o SMART do disco.

Isso cheira-me a correcção de erros por todo o lado. É melhor começares a guardar dados críticos.

No site da Seagate podes verificar se o disco ainda tem garantia, usando o Part Number e Serial Number.
 
Manda lá o SpeedFan analisar online o SMART do disco.

Isso cheira-me a correcção de erros por todo o lado. É melhor começares a guardar dados críticos.

No site da Seagate podes verificar se o disco ainda tem garantia, usando o Part Number e Serial Number.

Seagate? O disco é um Maxtor. Pois, já estou a guardá-los num externo.
Vou agora fazer a tal análise do SpeedFan.

Boas,

Quando trocaste de Motherboard reinstalaste o S.O. ou limitaste-te a trocar os drivers do ChipSet?

Cumps.

Foi trocada na loja. Assumo que foram competentes e procederam à reinstalação do SO.
 
Peço desculpa então, não sabia disso. O disco tem bem mais que 2 anos, provavelmente não está dentro de garantia, mas já verifico isso.
Entretanto aqui estão os resultados da análise.
 
nao me parece que haja nada critico. tenta ver em que modo está o disco, no gestor de dispositivos. Se estiver em PIO passa para IDE
 
quer dizer, eu deduzi que o disco fosse IDE, e se calhar até nem é
se for IDE, vais a IDE ATA/ATAPI controllers e deverá está num dos canais
 
Pensava que tinhas visto no tópico inicial, é um SATA.

eu leio sempre tudo na horizontal :P
sendo sata deve haver algum programa onde possas confirmas que o disco está a funcionar na norma correcta. Podes ver por exemplo no nero info tool, na parte dos disk drives. o disco sata 1 que tenho aparece como UDMA 6
 
eu leio sempre tudo na horizontal :P
sendo sata deve haver algum programa onde possas confirmas que o disco está a funcionar na norma correcta. Podes ver por exemplo no nero info tool, na parte dos disk drives. o disco sata 1 que tenho aparece como UDMA 6
Segundo a 2ª imagem que postei em cima, diz que suporta UDMA 6, mas está em UDMA 5.
 
ha um outro user nesta secçao com o mesmo problema.
o que lhe recomendei foi testar o disco noutro pc. assim, sabe-se logo de onde e o problema.

mgl4evr
 
Aqui vai a actualização.
Testei noutro PC e as velocidades rondaram os 60MB/s, com baixo CPU Usage (~4%), o que me fez ver que o disco está bem.
Chegado a casa, troquei o cabo SATA e liguei na porta SATA2, em vez da SATA1. Parece que melhorou a coisa, aqui vai um screen.

hdtune_benchmark_maxtor_6l300s0430.png


Mesmo assim, tem muitas quebras. É normal? A ver se agora fica um bocado mais rápido isto...
 
Apesar da velocidade ter regularizado, não dispensa uma limpeza não, amanhã formato-o.

Já agora uma última dúvida. Acham que o meu sistema (descrito aí ao lado) consegue correr o Windows 7 RC1 sem se engasgar muito? Aproveitava que o vou formatar e testava isso. Senão, espero mais uns dias e instalo-o depois de fazer upgrade ao CPU e RAM.
 
Back
Topo