[Resolvido] Excel - referenciar colunas em células

AFA23

Power Member
Boa tarde.

Tenho aqui uma dúvida. Tenho um excel que analisa uma quantidade elevada de dados. Os dados encontram-se numa folha, o género de uma matriz, em que cada coluna está identificada com um nome que eu lhe dei (no exemplo de A a I). Noutra folha tenho uma célula onde coloco o nome da coluna que quero, e gostava que ele me devolvesse por exemplo a soma de todos os valores que estão nessa coluna. Há alguma fórmula do excel que me resolva este problema?

Eu sei fazer SOMAR, SOMAR.SE etc, seleccionando a coluna que quero, mas o meu problema é mesmo esse, é que o exemplo tem poucas coluas, mas quero aplicar isso num documento com milhares de colunas e alterando apenas a célula onde tem o nome da coluna queria que ele fosse à frocura da coluna que é para somar e somasse por lá baixo. Eu consigo encontrar o número da coluna que quero pela fórmula CORRESP no entanto depois quero usar essa referencia em fórmulas do tipo =SOMA(CORRESP(...)) porque ele pede o nome (letra) da coluna para somar e o contar devolve-me um número (tipo coluna A devolve 1, D devolve 4 e por aí adiante...

Fica aqui uma folha para ser mais fácil perceberem o que pretendo.

http://www.mediafire.com/?sharekey=07873d38120ce491ab1eab3e9fa335ca972969f4a33747cb

Obrigado desde já.
 
Última edição:
Boas.

Obrigado pela resposta, mas não percebi muito bem a ideia, podes fazer uma explicação do que faz cada fórmula (se não for pedir muito).

Tenho a versão pt do office mas vou tratar de saber que fórmulas são essas.

Desde já muito obrigado.
 
Não chegaste a dizer se funcionava ou não. Calculo que sim.

Bem vou tentar explicar mt resumidamente mas para melhores esclarecimentos tens o próprio excel e obviamente o google.

E antes de começar, a relação das funções em inglês para português:

MATCH - CORRESP

INDEX - ÍNDICE

SUM - SOMA

Explicação:

=MATCH(B2;DADOS!B1:J1;0)

valor a procurar

Vector onde procura

Tipo de procura (0 para procura exacta)

Esta função vai devolver a localização do valor procurado, relativamente ao vector.

Depois com o valor devolvido por esta função jogas com o INDEX()

=INDEX(DADOS!B1:J20;2;MATCH(B2;DADOS!B1:J1;0))

Matrix a procurar

Linha a cruzar

Coluna a cruzar

Esta função devolve o valor contido na célula obtida da sobreposição da linha X com a coluna y da matrix alpha.


Nos dois INDEX que uso são indicados, respectivamente, a 1ª e última célula da linha a somar, a função SUM assume que se trata de um somatório de "cabeça" a "pé" e soma tudo da 1ª à ultima linha (esta parte nunca cheguei a compreender totalmente, mas funciona).

Não explico mais porque é muito cansativo escrever isto tudo :P . Mas existem muitos detalhes a explicar ai que não abordei sequer.
 
Back
Topo