[RESOLVIDO] Fonera não emite o FON_AP

Alphiratz

Power Member
Boas! O meu La Fonera chegou hoje! ;)
Tenho estado a tentar instalar, mas o router ainda não conseguiu detectar a ligação "FON_AP" só detecta o "My Place" ao qual me consigo ligar, embora sem conseguir aceder a páginas da internet... No manual é referida esta situação remetendo para uma secção chamada "No Network Access (Appendix A)". Já me fartei de procurar por esta secção no manual e efectivamente não encontro... Já andei também à procura, na net e aqui no fórum, de uma resposta para o meu problema e não consigo encontrar... :confused: E como não percebo nada disto de routers, redes wireless, etc também não consigo descobrir por mim própria qual será a falha...

Se alguém me pudesse ajudar, agradecia :wavey:
cumprimentos
 
Última edição:
Primeiro, é normal que demore algum tempo até o router ficar "normal" porque ele vai tentar actualizar-se e isso pode torna-lo "instavel", depois pode ocorreu que o modem e o router estejam na mesma gama de IPs e isso gere conflitos. Depois o Fonera pode estar mal configurado (DHCPs e essas tretas) acede à pagina de configuração do router e tenta configurá-lo em conformidade com o modem
 
desculpa mas não percebo nada mesmo (zero) disto de routers e redes... :sad: como vejo se estão com ip's em conflito? e posso aceder à pagina de configuração do router?
 
já consegui chegar à página de configuração do La Fonera, mas agora não sei o que fazer para configurar de acordo com o modem...
Anyone can help me?:sad:

fon.png


será que este printscreen poderá ajudar a darem-me umas dicas?....
 
Última edição:
No menu advanced da fonera, vê se tens a wan a funcionar em DHCP.
Caso ja esteja em DHCP, e continue a n funcionar, colocas a fonera em static IP, e põe os IP's iguais ao q te aparecem na ligaçao de rede qdo tens o modem ligado directamente ao pc.
 
Procura no manual do modem qual o IP predefenido dele. Acede à página de configuração do modem e vê se o modo de atribuição de IPs está em modo automático.

Se o IP do Modem for tb 192.168.10.xxx tens que mudar um deles (ou modem ou router) para outra gama, por exemplo 192.168.1.xxx
 
fon2.png


fon3.png


fon4.png


No menu advanced da fonera, vê se tens a wan a funcionar em DHCP.
Caso ja esteja em DHCP, e continue a n funcionar, colocas a fonera em static IP, e põe os IP's iguais ao q te aparecem na ligaçao de rede qdo tens o modem ligado directamente ao pc.
posso concluir que a WAN (n sei o que é isso...:()está em DHCP? e sendo assim (continuando a não funcionar) vou mudar para "static ip" e atribuir um ip fixo igual ao da ligação de rede qd o modem ta ligado? mas acontece que, segundo o que eu vi, tenho na ligação do modem "Obter Automaticamente um enderço IP"...

Procura no manual do modem qual o IP predefenido dele. Acede à página de configuração do modem e vê se o modo de atribuição de IPs está em modo automático.
Se o IP do Modem for tb 192.168.10.xxx tens que mudar um deles (ou modem ou router) para outra gama, por exemplo 192.168.1.xxx
pois como disse atrás, acho que o modem (se vi no sitio certo...) está a obter o ip automaticamente... então devo mudar o ip do modem para um desses que tu dizes? e depois ir ao painel da foto acima e pôr o fonera tb em static ip e atribuir o outro ip que disseste?
 
Faz o que o whee_man disse, liga o modem ao pc e liga-te à net vê que ip de rede tens (nos detalhes da rede) tira um print screen de todos os ips que aparecem nos detalhes, depois vai ao fonera mete em static IP e mete os ips que tinhas no PC
 
obrigada pela paciência que estão a ter... :x2:

mas só me aparece o ip e a máscara de sub-rede e quando tento pôr esses valores no Fonera, "Advanced" -> "Internet Conection" -> "mode Static ip" não são aceites só estes dois valores, são pedidos mais dois valores (Gateway e DNS Server). O que ponho nestes dois?

onde estavam a dizer para ir ver o ip do modem quando está ligado directamente ao pc, é aqui, não é? :
fon5.png
 
O modem ta ligado ao pc por usb ou ethenet?

Em qq um dos casos, tens de aceder as configs do modem (liga-te a ele com um cabo ethernet) e mudar o modo de funcionamento de briged para router (Ve no manual do modem como se faz isso).

Depois é so activar o DHCP no modem e na fonera e já deverá funcionar.
 
(tou a ficar cansada e farta de andar às voltas com isto... )

passei os ips do modem para a configuração "internet conection" do Fonera (em "Static Ip")...

fon10.png



depois liguei-me ao "MyPlace" e os detalhes de rede são estes:
fon7b.png


fon8b.png



A luz correspondente à internet (no Fonera) já acende, mas está constantemente a piscar... e continuo sem detectar a rede púplica (FON_AP) apesar de já estar assim há 2 hrs... :(

mudar o modo de funcionamento de briged para router (Ve no manual do modem como se faz isso).
Depois é so activar o DHCP no modem e na fonera e já deverá funcionar.
Não consegui fazer nada disso, porque além de não perceber patavina fui ao manual do modem (um USR6000) e é muito fraquito, não explica nada disso... o manual é igual ao que está na net na página da USRobotics...

Se ainda continuarem com paciência para me continuarem a ajudar...
 
Desliga o cabo usb do modem, e liga o modem a fonera.

No static ip coloca:
IP 192.168.100.2
Mascara 255.255.255.0
Gateway 192.168.100.1
DNS 192.168.100.1

Se continuar a n dar, vais ter de esperar q algum q conheça esse modem te ajude.:(
 
Com o cabo do Modem ligado ao router faz o seguinte:

1 - Reset ao router (tem de ficar em modo DHCP)
2 - Desligar a Alimentação do Router e do Modem.
3 - Ligas a Alimentação do Modem e Aguardas que registe.
4 - Ligas a Alimentação do Router.
5 - Aceder ao router e verificas se já consegue Obter Endereço IP publico.

Com estes passos isso deverá ficar a funcionar. Tens de fazer nessa ordem, nada de ligar a alimentação do router antes do Modem ganhar registo.

No computador tens de ter Endereço IP a obter automaticamente.
 
Desliga o cabo usb do modem, e liga o modem a fonera.

No static ip coloca:
IP 192.168.100.2
Mascara 255.255.255.0
Gateway 192.168.100.1
DNS 192.168.100.1

Se continuar a n dar, vais ter de esperar q algum q conheça esse modem te ajude.:(
não deu... :( obrigada na mesma, pelo esforço...

1 - Reset ao router (tem de ficar em modo DHCP)
como vejo se fica em modo DHCP?

edit: o DHCP é o facto de o modem obter automaticamente o IP? (espero não estar a dizer nenhuma aberração... lol)
 
Última edição:
Com o cabo do Modem ligado ao router faz o seguinte:

1 - Reset ao router (tem de ficar em modo DHCP)
2 - Desligar a Alimentação do Router e do Modem.
3 - Ligas a Alimentação do Modem e Aguardas que registe.
4 - Ligas a Alimentação do Router.
5 - Aceder ao router e verificas se já consegue Obter Endereço IP publico.

Com estes passos isso deverá ficar a funcionar. Tens de fazer nessa ordem, nada de ligar a alimentação do router antes do Modem ganhar registo.

No computador tens de ter Endereço IP a obter automaticamente.


:banana: CONSEGUIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!! :banana:


Obrigada pessoal!!! Code_Red | whee_man | fliu

já agora que configurações aconselham na rede privada e na pública, para maior segurança?
 
Usa wpa ou wpa2 com uma chave com caracteres especiais (#3x3mpl0#pa$$WPa) q é mais q suficiente

Quanto a rede publica, só os utilizadores fon a podem usar. O maximo q podes fazer é limitar a largura de banda q disponibilizas.
 
Back
Topo