1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] Formatar disco... Se parar fica danificado?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Sérgio Dias, 30 de Junho de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 2922)

1. Sérgio Dias

Sérgio Dias Power Member

Comprei um disco rígido externo mas chegou sem estar formatado... Logo, para este funcionar também na minha 360, formatei-o pela linha de comandos do win XP com o comando "Format G: /fs:FAT32". Apenas um problema: isto parou aos 77% e não anda mais. Que devo fazer? Espero, e deixo o PC ligado, ou posso terminar a formatação e tentar repetir? Será que se terminar o disco fica danificado? Ajudem por favor!

cumps

Última edição: 1 de Julho de 2008

2. Se terminares uma formatação a meio, não te danifica nunca o disco. Pelo menos nunca Fisicamente.
    No entanto não é normal ele parar muito tempo numa determinada percentagem. É normal ele demorar um pocuo até arrancar no 1% ou no final nos 100% (a criar a fat e a verificar o disco
    depois de formatado).

Qual o modelo / marca que adquiriste. É so disco exxterno ou é uma NAS ou UPNP disk (multimedia disk). Alguns destes utimos têm de ser formatados com utilitarios proprios
    que vêm com o proprio disco (firmware ou SO).

Quando para nos 77%... faz algum barulho estranho?
    quanto tempo esperaste?

Só para que conste, queres ligar isso á caixa X para quê? streaming? Pics apenas?

Eu tenho um EDmini da Lacie e se quiseres dou-te umas dicas.

Um abraço

[email protected]

3. Sérgio Dias

Sérgio Dias Power Member

Thanks pela ajuda. É um Western Digital Scorpio de 250 GB, que esta dentro de uma caixa da MSI. Tou a ficar preocupado, pois já está nos 77% à mais de uma hora. Quanto ao que vou meter lá dentro, será de tudo, desde vídeos, filmes, backups, jogos, tudo.
    O Fat32 pode não ser o melhor por causa do limite de 4 GB por ficheiro, mas também não vou por no disco filmes HD, e se tiver em Fat32, pode ser lido na xbox 360.
    Mas o que achas que devo fazer então? Paro? E depois volto a formatar? Ou deixo o PC ligado à espera?

4. 1 Hora... esquece.

Cancela já e começa de novo do 0 e espera 5 minutos no maximo nos 77% se parar outra vez.
    Um disco de 250GB demora 30 a 45 minutos a formatar ao todo (0 a 100%) dependendo das
    rotações etc etc.

Quanto tempo tem o disco desde que o compraste?

5. Sérgio Dias

Sérgio Dias Power Member

LOL. Acabou de passar instantaneamente para os 82%. Ufa, tive sorte. Muito obrigado pela ajuda. Mas achas que devo repetir?

cumps

6. Hummm... 1 hora para passar de 77% para 82%.. não é nada normal.
    Ja agora quanto tempo tem o disco?
    Em que Sistema operativo estas a formatar ? XP?

Faz-lhe um chkdsk e verifica se está com bad sectors.
    Um disco quando demora muito a formatar numa determinada percentagem, e depois passa
    é porque esta a passar a pista que tem o sector avariado para uma Spare track, mas
    normalmente dá mensagem do que está a fazer.

7. Sérgio Dias

Sérgio Dias Power Member

Terminou e disse que o disco era muito grande para formatar para Fat32. Vou formatar em NTFS.

EDIT: Vi se tinha erros (Propriedades, Ferramentas, Verificar erros no volume) e não apresentou nada. Já agora estou no XP.

Última edição: 30 de Junho de 2008
  8. Fazes bem.

O problema poderá também estar relacionado com a limitação dos 32Gb da formatação
    por comando do XP. As ferramentas do XP ja permitem parições em FAT superiores
    mas o comando (em modo linha) ainda esta limitado pelos 32GB.

Acredito que esteja aqui também a fonte do problema.

retirado de um site da Microsoft.

".......
    You cannot format a volume larger than 32 gigabytes (GB) in size using the FAT32 file system during the Windows XP installation process. Windows XP can mount and support FAT32 volumes larger than 32 GB (subject to the other limits), but you cannot create a FAT32 volume larger than 32 GB by using the Format tool during Setup. If you need to format a volume that is larger than 32 GB, use the NTFS file system to format it. Another option is to start from a Microsoft Windows 98 or Microsoft Windows Millennium Edition (Me) Startup disk and use the Format tool included on the disk.
    ....."

9. Sérgio Dias

Sérgio Dias Power Member

E depois, mais tarde posso formatar para Fat32 já que tenho por casa um pc velho com Win 98.
    Muito obrigado pela ajuda.

cumps

Partilhar esta Página