[Resolvido] Instalar Vista x64 c/ RAID 0 !!!!

Z3D

Power Member
Viva

Estou com um problema urgente e necessito da vossa ajuda.

Comprei um disco rigido igual ao que tinha já instalado para por em RAID0 usando o Intel Matrix. A minha board é a Asus P5Q Pro com a ultima BIOS actualizada (1306). Vou mostrar o q fiz:

1- Criei a array em RAID0 no boot (defini na BIOS a configuração de disco em RAID).


Parece que até aqui tudo ok.

2- Corri o dvd de instalação do VIsta 64. No momento que ele me pede em que disco deve ser instalado, dá-se a opção correcta, ou seja ele consegue ver o volume raid.



No entanto se eu fizer "Seguinte", a instalação não continua dando um erro de não reconhecimento de sistema (?).
Então, verifiquei em diversos sites que necessito de instalar os controladores RAID da intel (Matrix storage). Fui ao site da intel e saquei os ditos drivers. Coloquei-os na pen e escolhi entao "Carregar o controlador".

3- Apareceu esta janela, cliquei em "Procurar", escolhi a pen onde tinha colocado os drivers



4- E lá está!! o vista reconheceu o driver que necessitava.


5- O PROBLEMA, é que aparece-me este erro!!! Não consigo instalar o vista. Não avança, pára a instalação e volta ao primeiro ecra!!!:'(



Já tentei todos os controladores RAID que aparecem no ecran seguinte, mesmo sabendo que o chipset southbridge da minha board é o ICH10R.
Já tentei igualmente todos os drivers RAID para a board, do site da asus, e mesmo os que vieram no cd da board.



HELPPPPPPPPPPP!!!!!!!

PS: (Ja tentei instalar o XP 32 mas tb nao consigo porque o meu PC nao tem floppy)

Obrigado pela ajuda!
 
Última edição:
Onde tens a imagem abaixo do teu ponto dois tens uma opção que diz carregar controlador, clicas lá e instalas os controladores RAID da tua board (que devem vir na disquete :|) ou fazes um pre download da pagina da ASUS e metes numa pen e carregas a partir de la... O Vista reconhece os drivers todos!
 
Onde tens a imagem abaixo do teu ponto dois tens uma opção que diz carregar controlador, clicas lá e instalas os controladores RAID da tua board (que devem vir na disquete :|) ou fazes um pre download da pagina da ASUS e metes numa pen e carregas a partir de la... O Vista reconhece os drivers todos!

Isso foi o que fiz no ponto 2. e 3.! Alias, como mais abaixo tambem indico que tentei instalar tanto os drivers da intel, como os da asus (site) e tambem do cd que acompanha a board. Nada resolveu!



Cps!
 
Última edição:
eu tenho o vista instalado num raid0 mais velhito (nforce4).

no meu caso, na instalaçao nao era necessario carregar os drivers para o raid (que o setup reconhecia bem) mas sim as drivers sata, e aí funcionava tudo bem
 
eu tenho o vista instalado num raid0 mais velhito (nforce4).

no meu caso, na instalaçao nao era necessario carregar os drivers para o raid (que o setup reconhecia bem) mas sim as drivers sata, e aí funcionava tudo bem

Pois, mas neste caso de acordo com diversos tuturiais (mesmo no site da intel), vem explicado que são os drivers RAID que devem ser instalados.
Alias, eu experimentei tudo o que está na última foto (raid, sata, ahci) e nada conseguia ser instalado...
Continuo com o problema...

Cps.
 
Ok pessoal, resolvi praticamente a 99% o problema.

O que se passava era a versão do Vista x64 SP1 que estava a tentar instalar. Digo isto porque experimentei uma versão do vista x64 SP1 mas em inglês, e já funcionou. Reconheceu os drivers controladores RAID e instalou o SO sem qualquer problema.

No fim foi só ir ao windows update sacar o MUI para PT e voilá.

Pelos vistos os Vistas não são todos iguais :D (passe a redundancia da frase feita).

Agora tenho 250gb em RAID0, mas estou a pensar particiona-los em 100+150 (ambos no mesmo volume RAID0), só que não sei porque razão nao consigo.

Vou abrir um topico novo, este para já tá resolvido ;)

Abraços
 
Back
Topo