[Resolvido] Ligar Windows Vista a um domínio Win2003 R2

DekkeR

Power Member
Viva pessoal,

Estou com um problema algo 'estranho'.
Não consigo adicionar o Windows Vista, seja Business/Ultimate a um domínio Win 2003 R2.

Sempre que ligo o cabo de rede do dominio à máquina dá logo conflito de IPs.
Já utilizei vários IPs livres dentro da rede, já experimentei com IPs de redes privadadas completamente diferentes e dá sempre o mesmo problema.

Se ligar o computador via crossover a um pc com XP e puser em DHCP é na boa, recebe IP e navega na net, mas se voltar a ligar o cabo da rede interna... puff

Ao forçar o sufixo de DNS e atribuir o IP com a placa desligada, ele detecta a rede e até o consigo adicionar ao domínio, mas depois ao iniciar a sessão ele diz que não encontra nenhum servidor.

Outra coisa estranha é o facto de ele não memorizar o IP que atribuimos, ou seja, após colocar o IP e fizer ipconfig /all ele diz logo 'duplicado' e quando volto às configs do TCP/IP o IP desapareceu.

Já fiz reset ao winsock, às configs do TCP/IP, já desactivei o IPv6, já reinstalei a placa de rede... sei lá.

Os pontos estão ligados a um router Linksys mas mesmo ligando directamente dá o mesmo problema.

Se tentar fazer a mesma coisa num portátil com Vista Ultimate dá exactamente o mesmo problema.

Será que há alguma incompat ? :confused:

Cumps
 
Boas DekkeR,

O meu portatil foi adicionado ao dominio sem problemas:

Asus A6km

Windows Vista Ultimate

Mais um misterio powered by Microsoft @ Windows Vista!
 
muito vago!?

wtf??

Só tens 1 dc?
isto não é nada vago..

com que placas de rede e configurações?
-> ipconfig /all

e que configurações tens o router
- Ip's!

e o vista?
-> ipconfig /all
 
Será que há alguma incompat ? :confused:

A Microsoft tentou criar de raiz o stack TCP/IP do Vista, em vez de o ir "roubar" á concorrencia como fez com o XP (que o foi roubar ao OpenBSD... e mesmo assim conseguio estragar aquilo tudo, mas pronto, ainda assim não tem nada a ver com a trampa que o Vista usa), como tal não me admira mesmo nada que estejas a ter esses problemas que indicaste, visto que farto-me de lidar com essa porcaria de SO "all day long", e que essa situação acaba por ser o pão nosso de cada dia (a solução passaria por colocares um DHCP server no dominio, mas pelo que depreendi só usam endereços IPv4 fixos no mesmo). Relativamente a uma solução permanente para isso, o meu conselho seria entrares em contacto com a assistencia técnica da Microsoft, a fim de fazeres um "pressing" (pois não se trata concerteza de uma situação singular) para tentarem resolver a situação através de um lançamento de um patch (que não me cheira que isso lá vá de outra maneira), e entretanto colocar a implementação do Vista em stand-by... ou adicionar um DHCP server ao dominio. Para terminar gostaria de te desejar boa sorte, e indicar ao teu patrão que esse tipo de milagres é com o S. Judas (que para quem não sabe... é o padroeiro das causas perdidas). ;)

PS - ##AMD##: Só para ficar esclarecido.... tu por acaso estás a usar algum DHCP server no dominio? ou estás a usar um endereço IPv4 fixo tal como o DeKKeR pretende? é que se for a primeira situação, tá tudo explicado, se não for....... :confused:
 
Última edição:
não vejo qual a necessidade de usar dhcp para adicionar um vista ao dominio,
mas amanha ate posso fazer o teste

"Ao forçar o sufixo de DNS e atribuir o IP com a placa desligada, ele detecta a rede e até o consigo adicionar ao domínio, mas depois ao iniciar a sessão ele diz que não encontra nenhum servidor."

isto é que só li agora,
com a placa de rede DESLIGADA
acrescentas o pc ao dominio ? 8|
 
Depois de mudar o IP, activo a placa *LÓGICO*:P

Relativamente às perguntas anteriores, como entrei há poucos dias na empresa ainda não sei concretamente como é que ela está estruturada mas sei que tem 4 DCs sem DHCP activo.

Já descartei o router porque o colega que lá está, ligou a máquina directamente ao servidor e nada.

Amanhã posso tentar esse teste do DHCP, fazendo uma reserva especifica para aquele MAC Add.
 
não vejo qual a necessidade de usar dhcp para adicionar um vista ao dominio

Supostamente não existiria... mas no caso dos Vista é um problema cada vez mais em voga (tambem é verdade que o mesmo está cada vez mais em uso, por isso não é de estranhar que estes problemas começem a ocorrer com maior frequencia). :confused:

Amanhã posso tentar esse teste do DHCP, fazendo uma reserva especifica para aquele MAC Add.

Exacto, era precisamente esse o meu conselho, ou seja, verifica se dessa forma consegues dar a volta á situação, e já sabes... qualquer coisa ficas-me a dever um jantar (e uma cardina, que é preciso qualquer coisa para mandar a comida pra baixo). :joker:
 
"Supostamente não existiria... mas no caso dos Vista é um problema cada vez mais em voga"

nunca ouvi falar de tal problema

tambem já te ocorreu?

e o sintoma é o mesmo?

mal se liga á rede dá conflito de ip's ?
 
Estou confuso, afinal como é que essa rede está montada?
Já ligaste algo com sucesso a essa rede? Pelo ultimo post parece que não.
A rede é tua, é da empresa, como é que isso está configurado? Ok, já li o teu ultimo post.
Falas na perspectiva de cliente mas também convinha saber como é que isso é em termos de servidor.

O domínio e o workgroup estão bem definidos?
A rede atribuiu IPs por DHCP ou estão pré-definidos? Ok, mais uma vez respondeste isso no ultimo post.
Nada de DHCP? hum... mas deram-te um ip, pelo menos do gateway ou era suposto o Vista desenrascar-se?

Já falaste com o administrador da mesma em relação a isso?
Pode bem ser que tenhas que registar a maquina no domino.

Existe uma hipótese para o Vista ter problemas, mas isso acontece mais com routers "caseiros" e só ocorrem no meio de uma ligação à rede, não influenciam a capacidade de se ligar à mesma, refiro-me, claro, ao pormenor do Ipv6 ser capaz de, literalmente, fritar um ou outro router. Eu proprio tive que modificar a firmware do meu Linksys antes que o fritasse de vez.
 
Última edição:
nunca ouvi falar de tal problema

tambem já te ocorreu?

e o sintoma é o mesmo?

mal se liga á rede dá conflito de ip's ?

Queres melhor que isso? imagina que configuravas o TCP/IP num determinado adaptador para fazer uso de um endereço IPv4 fixo, e que defenias gateway, DNS, etc... ao fazer ipconfig verificavas que tinhas um APIPA... mas com o gateway que tinhas configurado préviamente, e que para ajudar á festa, conseguias pingar o gateway, mas não conseguias pingar mais nada, LOL, a isto já eu presenciei, ninguem me contou, LOL, e novamente a solução foi mesmo activar o DHCP client (pelo que situações destas relativas ao Vista já não me surpreendem minimamente, como disse, são o pão nosso de cada dia). :P
 
Última edição:
A rede é da empresa e foi como disse, estou lá há poucos dias por isso ainda não sei concretamente como é que ela está estruturada ao certo.

Sim, estão cerca de 300 pcs ligados a esta rede, entre Win2000 e XP. Soube há pouco que nenhum dos Vistas se liga e têm todos o mesmo problema (conflito de IP)
Localmente sei que há 4 DCs em Win2003, mais uns quantos via VPN noutras filiais.

Sim, o domínio à partida está bem definido pelo que consegui apurar muito superficialmente.

No segmento da rede em questão os IPs são atribuidos à lá pata, daí tentar testar via DHCP.

EDIT: O admin da rede não sabe, daí me ter pedido para o desenrascar mas como para mim o Vista é uma coisa +/- nova também estou enrascado :p
Eu desactivei o IPv6 mesmo para não haver influências.

Mas amanhã vou pedir-lhe um esquema completo da rede para tentar perceber minimamente aquilo.
Sinceramente, cheira-me que há algum problema nos servidores.
 
Última edição:
Mas todos se ligaram da mesma forma?
Só foi necessário definir o domínio e o grupo de trabalho e usar um IP que vos foi atribuído?
Bastou-te ligar o portátil a uma maquina XP já dentro da rede para teres acesso à mesma, certo?
Sendo assim então deve ser mesmo alguma coisa relacionada com o Vista. Gateway, DNS server e afins, está tudo definido?

Estranho, o feedback que me deram de upgrades de sistemas XP para Vista em redes 2003 Server foi que a transição foi feita sem dificuldades, politicas, partilhas e afins, sem nenhum tipo de problemas. Se o gateway, dns server e, claro, ip, então definidos a coisa pode ter algo a ver com o hardware, como já disse, não seria a primeira vez que o Vista dá problemas com routers antigos (e quando digo antigos refiro-me aos Linksys WRT54G, cujo o que tenho nem dois anos fez e teve que levar com um firmware 3rd party para não estar a morrer cada 10min com uma maquina Vista).
 
Última edição:
Definiu-se o IP fixo dentro do segmento da rede, colocou-se o nome do dominio e as credenciais e pronto.

O XP que utilizei já estava dentro do dominio. Foi adicionada uma 2ª placa de rede, activo o ICS com cabo crossover e detectou a rede e teve acesso à net.

Gateway e DNS foi tudo mais que revisto. A única coisa estranha nisso tudo é que depois de colocar os IPs fixos, ao reiniciar ele perde os endereços de IP e subnet mask... fica só o IP da gateway e do DNS
 
Experimenta adicionar o IP e subnet mask não logo no ecrã inicial de TCP/Ipv4 mas na secção "avançadas", acho que ai reside o pormenor do Vista não memorizar o IP/subnet se o introduzires no primeiro ecrã. Não deve ajudar em relação à rede em si, mas, ao menos, deve memorizar os dados.

Penso eu.
 
"imagina que configuravas o TCP/IP num determinado adaptador para fazer uso de um endereço IPv4 fixo, e que defenias gateway, DNS, etc... ao fazer ipconfig verificavas que tinhas um APIPA... mas com o gateway que tinhas configurado préviamente, e que para ajudar á festa, conseguias pingar o gateway, mas não conseguias pingar mais nada,"

hehehehehe

brutal

essa é bem esquisita
amanha ligo um vista á rede para ver como se porta
tb nao tenho dhcp
 
Back
Topo