[Resolvido]Nao consigo compilar

tmafcerqueira

Power Member
Boas
Tava a tentar compilar um programa que criei, mas quando vou para compilar o gcc da-me um erro. Como era um programa um bocado complexo decidi compilar o hello world para ver se dava o mesmo erro, e deu. O erro é o seguinte:
ola.c:1:19: error: stdio.h: Arquivo ou diretório não encontrado
ola.c: In function ‘main’:
ola.c:4: warning: incompatible implicit declaration of built-in function ‘printf’
ola.c:5:2: warning: no newline at end of file
Tb tentei com o comando cc ola.c mas nada, deu-me o mesmo erro. A versao do GCC que tenho é 4.1.2 20061115 (prerelease) (Debian 4.1.1-21)
Desde ja agradecido
 
Última edição:
Última edição:
Ora bem, surjiu-me outro problema:
Compilar compilo, mas nao consigo correr o programa em windows. Em linux tudo bem, em windows da erro. Eu tenho a certeza que ja fiz um programa para windows com o GCC, o ano passado, mais ou menos por esta altura!
Alguem sabe se é uma flag qq que eu tenho que meter para ele compilar para windows tb?
 
Dude... compilador em Linux compila para Linux. Senão era uma maravilha... jogos DirectX a correr nativamente em Linux, internet explorer e tudo que há no Windows a correr nativamente em Linux.

Claro que para Linux, compilas com um compilador para Linux, que gera código máquina para correr em Linux. E fazes o mesmo no Windows, com um compilador para Windows que cria executáveis com código para correr em Windows.
 
Mau exemplo esse do Directx... Pq isso acenta em API, teoricamente se essas API houvessem em linux poderias correr jogos de DirectX aqui... Os openGL podes pq as API's existem, o resto da programação é que é compilada para windows ou linux...

Básciamente o que quero dizer é que tens razão mas tás a confundir um pouco as coisas!
Espero não ter confundido também! :D
 
Epa, não é para confundir, disse isso como se fosse um exemplo, mas é uma simples analogia. Obviamente que é uma api.. bla bla... era um exemplo que para leigos serve :P
 
Back
Topo