1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] NotifyIcon em c#

Discussão em 'Programação' iniciada por skullrazor, 4 de Janeiro de 2009. (Respostas: 33; Visualizações: 5413)

1. skullrazor

skullrazor [email protected] Member

Boas
    Depois de algum tempo de pesquisa pelo google sem encontrar respostas que funcionassem correctamente, venho aqui expor a minha duvida... Alguem sabe como criar um quick launch icone na barra do menu iniciar, ao pé do relogio do windows, em c#? Ou seja, eu quero que ao carregar num botao ele me crie um pequeno icone ao pe do relogio do windows e que me "esconda" a form, podendo eu depois carregar nesse mesmo icone e a form voltar a aparecer... Agradeço desde ja toda a ajuda que me possam dar...

Cumps

Última edição: 10 de Janeiro de 2009
  2. andreizew

andreizew What is folding?

Boas,

Vê lá se isto ajuda.

cumps

3. skullrazor

Muito obrigado!! Funciona! Mas nao esta a funcionar a "100%"... Quando eu carrego para minimizar realmente aparece o quick launch icone, mas a form continua minimizada na barra do iniciar, e eu pretendia que ela ficasse apenas minimizada no icone, em mais lado nenhum! Penso que o Hide(); deveria fazer isso, mas nao esta a fazer... Como resolvo este problema?

Cumps

4. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

Só um pequeno detalhe:

Quick launch (em português lançamento rápido) é uma barra que por defeito fica perto do botão Iniciar e tem atalhos para minimizar todas as janelas, para o Internet Explorer, entre outros. O seu conteúdo provém de atalhos e não de aplicações em execução.

Aqueles ícones que ficam perto do relógio são chamados notify icons. A barra onde eles estão chama-se notification area (área de notificação), system tray (bandeja do sistema), systray ou simplesmente tray. É desta que estás a falar, e não da quick launch.

5. skullrazor

Obrigado pela explicaçao, nao tinha em mente que fosse assim... Se calhar se soubesse tinha sido mais simples de resolver isto pois bastava olhar para o notifyicon na toolbox do visual studio :P Mas alguem sabe como resolver o problema que referi atras? É que ja estive a tentar mais e o Hide(); nao esta a funcionar correctamente, pois a form continua minimizada na barra do menu iniciar =/

Cumps

6. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

quando minimizas faz tambem o Hide do form.

e depois para tornar a ver o form, no evento doubleclick do NotifyIcon fazes com que ele apareça novamente.

7. skullrazor

Mas isso é o que estou a fazer (penso eu)... Eu vou por aqui o codigo:

Cumps

Última edição: 4 de Janeiro de 2009
  8. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

se quiseres usar so o icon para minimizar para o tray e tira-lo de lá é mais facil :D mas assim tambem é possivel. quando souber digo.

9. skullrazor

Nao percebi muito bem o que disses.te, mas fico à espera que digas algo entao... Obrigado :D

Cumps

10. skullrazor

Ainda nao consegui resolver o problema =/ Alguem ajuda?

Cumps

11. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

boas. tinha ficado de dizer algo, mas não me lembrei mais :P

ora vê então se:

this.ShowInTaskbar = false;

não resolve o problema.

12. skullrazor

Testei na Form_Resize e na Form_Load e nao funcionou em nenhum dos dois casos =/

Cumps

13. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

Mas então o problema já não é esconder a aplicação na barra, porque se meteres esse código num botão para experimentares, vez que realmente ele esconde...

14. skullrazor

Pois, realmente fiz esse teste do botão agora e ja funcionou... Nao à nenhuma maneira alternativa a esta para fazer a mesma coisa? Tinhas falado noutra maneira mais simples num post anterior...

Cumps

15. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

se isto funciona prontos, só tens de fazer a forma certa para minimizares a janela e ela esconder-se e depois abri.la no icon. A forma que eu anteriormente dizia era fazer as duas coisas no icon, clicar uma vez para minimizar e outra para recuperar.

Ao chegar a casa a ver se dou uma olhadela a isso então.

16. skullrazor

Ahh! Pois, mas penso que assim seja melhor, pois basta carregar no minimizar que passa logo para o notifyicon... okay, fico à espera entao, obrigado pela ajuda :D

17. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

Deves ter feito para aí alguma confusão.

Repara entao se tens feito o seguinte:

Crias o teu notifyicon no construtor do form:

Código:
      icon = new System.Windows.Forms.NotifyIcon();
                icon.Visible = false;
                icon.Icon = this.Icon;
                icon.DoubleClick += new System.EventHandler(this.icon_abre_janela);
    Com ele crias também o evento doubleclick que executa o que estiver em icon_abre_janela.
    Em baixo então o dito procedimento:

Código:
    public void icon_abre_janela(object sender, EventArgs e)
            {
                icon.Visible = false;
                this.Show();
                this.WindowState = FormWindowState.Normal;
            }
    Por fim colocas no evento resize do form:

Código:
            private void Form1_Resize(object sender, EventArgs e)
            {
                if (FormWindowState.Minimized == this.WindowState)
                {
                    this.Hide();
                    icon.Visible = true;
                }
            }
    De certeza que fizeste alguma confusão para aí pelo meio do código.

Abraço

Última edição: 8 de Janeiro de 2009
  18. skullrazor

Obrigado pela ajuda :D Vou testar o codigo e ver se realmente fiz algo mal... Mas so uma pergunta estupida que me ta a "passar ao lado", como entro no construtor do form?

Cumps

19. Tomb4000

Tomb4000 Power Member

:wow:

O construtor do form é isto:

public Form1()
    {

}

20. skullrazor

Ahhh! xD Desculpa a "noobisse", penssava que tavas a falar de outra coisa :P

Cumps

Partilhar esta Página