[Resolvido] Obrigado | Fonte, como se avalia?

Ragahell

Deus BOINC
Como posso avaliar uma fonte para saber se é boa ou não? Sei que saber os Watts nao chega, falam dos amperes, mas nao sei nada disso =/. Se poderem digam-me a melhor ate 50€. Abraço.
 
Última edição:
compra a LC POWER 600W....chega-te mt bem...se quiseres mais fiabilidade, isto é, performance...vai sem duvida para uma CORSAIR mas so para cima de 80€...n sei como e o teu orçamento mesmo ou se podes esticar...
 
Aconselho Corsair.

Usam componentes de qualidade, normalmente feitos no Japão, que aumentam a qualidade do sinal, e resistência.


Enermax rula por aqui 24/7, há mais de 2 anos:004:
 
boas.
3 regras basicas para uma boa fonte.

1- modular - os cabos nao vem ao molhos , so encaixas na fontes os cabos necessarios.

2- muitos watts é bom mas o que interessa sao o amperes - verificar quantos amperes a fonte tem nas linhas 12v+ .
Entre uma fonte com 20A em 2 rails 12v+1 12v+2 e 40A num unico rail 12v+ é preferivel o ultimo.

3- tem que trazer cabos PCI-E de 6 e 8 pinos para ligar as graficas recentes. ( quantos mais trouxer , mais graficas podes ligar )

:D
 
Boas,

a ter em conta:

O básico: P(W)=V(V)*I(A).

O Resto:

Potência (Watts) - como em tudo deve ser bem ponderado este factor, não adianta ter uma fonte com elevada potência se não precisas dessa mesma potência assim como deve de haver cuidado em não ter potência por baixo. Para um PC actual e sem nada de mais 600W efectivos (ver mais abaixo) chegarão.

Eficiência (%) - Relação entre a potência que "entra" na fonte proveniente da rede eléctrica e a potência que a fonte consegue disponibilizar à sua saída. Não existe 100% mas quanto mais perto deste valor melhor. 85% a 95% são bons valores.

Potência efectiva (Watts) - É a potência que a fonte consegue realmente disponibilizar, produto entre a Potência e a eficiência, sendo este o valor que realmente interessa. Existem fontes que se vendem como tendo potências altas mas que, devido à sua baixa eficiencia, não têm os Watts com que se apresentam.

Modularidade - facilidade de só serem colocados os cabos que são realmente necessários, quando necessários.

Single Rail/Multi Rail - O Rail é o bus da fonte que comporta a corrente para uma dada tensão. Uma fonte com Single (um) Rail para dada tensão tem, nesse rail, toda a corrente disponível. Com Multi (vários) Rail a corrente estará dividida por estes. Por exemplo se tivermos duas fonte de 400W, uma Single Rail (400W) e outra Multi - 3 - Rail (133W+133W+133W) basta que exista algum hardware que consuma 150W para a Multi Rail já não servir. Claro que fazendo a escolha com cuidado tudo isto se evita.

Cabos de saída - O óbvio, para que comprar uma fonte que não serve para alimentar tudo o que existe (e o que mais venha) no computador?

Neste momento, pelo que tenho visto, em relação preço qualidade nada bate as Corsair, existem em várias potências, com ou sem modularidade, todas Single Rail.

Cumps.

P.S.:ao contrário do que muita gente pensa o facto de uma máquina a ser alimentada por uma fonte de 1000W não implica que no fim do mês pague mais ao fornecedor de electricidade do que se a mesma máquina fosse alimentada por uma fonte de 600W. O consumo do Hardware é o mesmo.
 
Back
Topo