1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[RESOLVIDO] passagem valor para outro option select

Discussão em 'Web Development' iniciada por ThinkBrunus, 8 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 1027)

1. ThinkBrunus

ThinkBrunus Power Member

Olá a todos!

Estou a tentar fazer um formulário com alguns <option select>, a minha questão/dúvida é a seguinte:
    quando um utilizador escolhe a opção do 1º select, os valores do select seguinte dependem da escolha do 1º select, por exemplo:

marca: VW | Mercedes
    modelo: golf | C220
    polo | C200

Ou seja, se escolher a marca VW surgirá apenas os modelos da VW.

Já fiz a query de ligação das duas tabela, mas acho que tenho de guardar o valor do 1º select.....se for assim, como poderei guardar o valor?

Última edição: 21 de Julho de 2009
  2. tonebiclas

tonebiclas Power Member

precisas é de ajax...

3. Jammin @

Jammin @ Power Member

Tipo combo box?

Não é preciso query's podes fazer no form, fazes uma para quando fizer load na primeira combo carrega as opçoes, e depois no evento change, se combox1.selecteditem = "ao que queres" então carregaas outras.

Adapta, mas dá ;)

4. ThinkBrunus

ThinkBrunus Power Member

Obrigado pelas dicas!

Preferia algo que não AJAX...

Jammin, sabes de algum exemplo de código ou artigo que fale sobre a tua dica? Tenho umas luzes quanto à ideia que deixaste, mas sinceramente não percebo bem como implementar isso....

5. Jammin @

Jammin @ Power Member

Se esperares até amanhã companheiro posso-te trazer um código que percebes o quero dizer do estágio, agora não tenho aqui, mas e basicamente isto:

Form Onload:

Fazes um Select para ir buscar por exemplos todas as marcas, bmw, mercedes ect. na combobox1

Depois on combobox change :
    por exemplo

if combobox1.selecteditem = "bmw" then
    outro select para carregar todos os modelos mas na combobox2, penso que é aplicavel.

Mas amanhã poderei trazer-te um código em vb se assim quiseres ;)

6. ThinkBrunus

ThinkBrunus Power Member

Mas se encadear if's, tenho de o fazer cada vez que houver um dado novo na base de dados...eu julgo que o importante fazer é guardar o "option value" seleccionado e utilizar o mesmo valor na combo2....e pelo que já vi por aí dizem que AJAX é o que se adequa melhor ao caso.....

O meu problema é nunca ter mexido em AJAX e ter uma ideia de como começar a implementar o código para resolver este dilema!

7. Tuaregue

Tuaregue Power Member

se estás a programar em asp.net, não precisas do ajax, basta fazeres o que já te disseram, com os if/case.

8. ThinkBrunus

ThinkBrunus Power Member

Estou a programar em php

9. Tuaregue

Tuaregue Power Member

hummm, ajax/javascript

10. ThinkBrunus

ThinkBrunus Power Member

Partilhar esta Página