[Resolvido] PC em baixa carga reinicia sozinho

vandaminator

Power Member
O meu PC quando está em idle ou em tarefas que não necessitem muito do processador reinicia sozinho.
Se estiver a jogar, ou correr por exemplo um prime95 funciona normalmente.

Já fiz:
1) repor valores originais BIOS
2) testar instalar o windows noutro disco rígido
3) Desligar modo C6
4) outra fonte de alimentação.
5) Reparar configuraçao de energia do windowd 10

O Memtest não acusa erros

O sintoma é: começo a ouvir os discos secundários a desligar e ligar aleatoriamente assim como Pens USB, até que eventualmente o PC reinicia.

Reparei que em 2 instalações diferentes, a instalação da direita reinicia frequentemente.
imagem-2020-12-26-153710.png

Se repararem a diferença há uma maior diferença no Uncore.

No entanto pelos sintomas creio que isto possa ser avaria da motherboard.
Já alguem teve anómalia semelhante?

Resolvido - anómalia na PSU
 
Última edição:
Boa tarde
Testei com:
-memorias diferentes
- motherboard diferente
-outra PSU
- outro disco
- Liguei noutra tomada elétrica

Agora comprei uma motherboard nova, e apesar da situação não ser tão frequente, ocorre na mesma.

Será que é o processador danificado?
 
Última edição:
Testas-te numa outra tomada elétrica da casa?

Isto pode-te parecer estúpida esta minha pergunta mas na casa da minha cunhada o PC deles tinha sempre stresses e manias parecidas com essas e depois de muito eu andar a testar e a trocar peças (até o padre foi lá a casa benzer :D). o problema era na tomada de parede que perdia amperagem.
 
Qual é a configuração do PC?
Amd 5800k
Biostar a68mhe
Testas-te numa outra tomada elétrica da casa?

Isto pode-te parecer estúpida esta minha pergunta mas na casa da minha cunhada o PC deles tinha sempre stresses e manias parecidas com essas e depois de muito eu andar a testar e a trocar peças (até o padre foi lá a casa benzer :D). o problema era na tomada de parede que perdia amperagem.
Testei agora e a situação mantém-se
Experimenta limpar os contactos do CPU com alcool, e depois volta a postar.
Isto aconteceu há algum tempo. Desliguei o pc e abri a caixa para ver o estado da ventoinha, entretanto toquei nos VRMs para ver a temperatura.
Ao ligar o PC o painel traseiro e porta pcie não funcionava. Aguardei uma semana fui testar e o pc já ligava, mas volta e meia reniciava sozinho.
Recentemente descobri, que se desligar o Cool n Quiet melhora. Teve assim durante uns tempos, até que voltou a reiniciar mais vezes solução ligar o xboost para ficar a funcionar a 4.2Ghz e na voltagem mais alta, melhora, mas não resolve. Achei que seria o controlo da energia da Motherboard antiga, mas pelos vistos não.
 
Pelo teu descrever desses ultimos sintomas, diria que board está com problemas e a dar os primeiros sinais que vai um dia desses parar de vez.

Agora não sei a board ainda está em garantia, mas se não estiver, sendo esse um socket antigo, só encontras nova igual a essa ou então usada no mercado de 2ª mão.
 
Aguardei uma semana fui testar e o pc já ligava
Isso é sinal de estática, eu já tive um problema parecido com um velhinho Pentium dual core e6300, porque fui estúpido para pousar o CPU com os pinos para baixo em cima de papel de jornal. O papel é anti estático, mas a tinta do jornal não é. Demorou dois dias a conseguir arrancar.
 
Pelo teu descrever desses ultimos sintomas, diria que board está com problemas e a dar os primeiros sinais que vai um dia desses parar de vez.

Agora não sei a board ainda está em garantia, mas se não estiver, sendo esse um socket antigo, só encontras nova igual a essa ou então usada no mercado de 2ª mão.
A board é nova.
Isto acontecia numa Asrock a55 dgs, pensei que fosse da motherboard, por isso comprei uma Biostar a68mhe nova.
Isso é sinal de estática, eu já tive um problema parecido com um velhinho Pentium dual core e6300, porque fui estúpido para pousar o CPU com os pinos para baixo em cima de papel de jornal. O papel é anti estático, mas a tinta do jornal não é. Demorou dois dias a conseguir arrancar.
Será que é da caixa então?
 
Para o problema ser da caixa, tem de haver alguma coisa condutora em contacto com a board... ou então podem ser os conectores frontais da caixa do audio e USB (se tiveres) que tenham problemas...
E se desligares os discos secundários também tem o mesmo comportamento? os cabos SATA estão OK, trocaste-os?

Quando reinicia, o windows normalmente cria um dump do erro, se usares o programa "Bluescreen viewer" da Nirsoft, dá para ver a causa do reboot e no event viewer do Windows surgem erros no "Sistema" antes do reboot?
 
ah, então mudas a motherboard e os sintomas permanecem? Diria que tens a PSU a dar as ultimas, sistema a fazer um cold shutdown é falhas de corrente, um BSOD é indicador de problemas de hardware ao nivel de RAM / CPU / GPU mas reiniciar do nada? Isso é a alimentação a dar de si.. que PSU tens a correr ai?
 
Back
Topo