[RESOLVIDO POR PXE] Magalhães MG2 não arranca por USB

JohnTH

I fold therefore I AM
RESOLVIDO! Leiam o meu post mais abaixo.

Boas.

O título diz tudo. Fiz uma pen USB com a imagem de instalação do Arch Linux x86-64 (btw, será boa ideia instalar o x64? Ficará mais lento?), que o Magalhães reconhece no POST, mas que não arranca, não chega sequer ao bootloader (creio). Fica com o cursor a piscar. No meu portátil funciona bem (chega ao bootloader, porque esse PC não é de 64-bits). :/

Que se estará a passar?

EDIT: Acabei de testar com um cartão SD, tanto no leitor incorporado como num leitor USB. É igual. Notei também, que a luz do leitor desliga-se passado alguns segundos depois de mandar o PC arrancar.

Cumps.
 
Última edição:
Na bios, com a pen ligada, na parte dos dispositivos de arranque, deves ter a opção de colocar o dispositivo em primeiro lugar. Consegues ver a pen usb na bios, na lista de dispositivos de arranque?

Como criaste a pen usb? Já experimentaste arrancar noutro computador?

Quanto aos 64 bit, não fica mais lento.
 
Sim, consigo, mas já tinha tentado por aí e pelo menu de selecção de dispositivo de boot. É igual.

Criei a pen com o 'dd' do Linux, e ficou bem criada (no meu portátil arranca).

Talvez isto seja irrelevante, mas parece-me que a BIOS chega a passar o controlo ao bootloader, e ele é que fica bloqueado. Sei disto porque o Magalhães demora 3 segundos a carregar o bootloader, seja de que dispositivo for, e se carregar no Ctrl+Alt+Del durante esse tempo ele reinicia, mas depois já não. Para além disso, não me dá qualquer erro tipo "Missing Operating System".
Portanto, talvez se tentar com outro bootloader?

Cumps.
 
Há solução?

Boas JohnTH e outros,

estou na mesma situação do último post e gostava de saber se conseguiste ultrapassar este problema pois gostava de "limpar" este Magalhães para me servir de NAS
 
Boas!

Há, sim! Consiste em arrancar o Magalhães por PXE (isto é, por rede). Basicamente, usamos outro PC como servidor, e o Magalhães carrega os ficheiros necessários por ele, em vez de ser por uma pen ou disco. É bastante fácil de fazer (ao contrário do Windows, que para fazer uma imagem funcional do Windows PE é preciso andar a mexer em .WIM, depois é preciso instalar drivers para que o idiota consiga ler discos virtuais, só que os programas necessários para o fazer não funcionam e what not (vá, confesso que também não devo ter tentado o suficiente, mas é que é mesmo stressante -.-)).

Recomendo que, para servidor, uses um computador com Linux (apenas porque eu não consegui fazer um servidor PXE com Windows, mas também não tentei muito.) Neste caso, basta seguir estas instruções, se quiseres instalar o Arch Linux. Usei o método do dnsmasq e resultou 5 estrelas ;)

Para arrancar o Magalhães por PXE, basta carregar (várias vezes, se necessário) no F12 durante o POST, e depois de ele carregar o kernel e o initrd (se não sabes o que é, espera até chegares ao login), podes desligar o servidor.

Cumps!
 
Última edição:
Obrigado por afixares a tua solução mas acabei por resolver o meu caso de modo "tradicional". Eu explico...

Estava a tentar arrancar com uma imagem dentro de um cartão microSD de alta velocidade com 8GB dentro de um adaptador USB e penso que uma das variáveis (tamanho ou velocidade) fosse a responsável pela falha.
Quando arranjei uma pen USB de 2GB (das tradicionais) o BIOS já pegou na imagem do ubuntu 11.04 e a partir daí foi a instalação habitual com partição de discos e por aí fora. :o

Cumps
 
Mas eu tentei com um cartão SD velho de 2GB e uma pen que também não é nada de especial de 4GB. Nenhum deles deu -.-"

Já para arrancar com uma pen de instalação do Windows 7 (basicamente, copiar do DVD para a pen e definir a partição como activa... só isso), já arrancou perfeitamente. E usei a mesma pen que usei para o Linux -.-"
 
Última edição:
Boas!
Queria saber como se procede para desinstalar por completo a caixa magica do linux do magalhaes 2.
Apenas quero deixar o windows 7 no pc.
Cumprimentos ;)
 
tens de instalar a imagem toda

é muito facil instalar o magalães depois de varias tentaticas consegui

temos de ter uma imagem do magahães (temos de ver se é mg1 mg2 ou mg3) , mg1 = 10gbs , mg2 = 16 gbs , mg3 n tenho , essa imagem é guardada num disco externo ou numa pen desde que haja espaço para ela .

na pen temos de ter um sitema de arranque tipo acronis backup

arrancamos com os dois dispositivos ligados

pomos na bios do magalhãea a arrancar com a pen ou disco referente ao sistema acronis bacup

depois é so seguir as opções e procurar um pouco na net como se faz


imagem do magalh~es 2 para down por torrentz - http://thepiratebay.se/torrent/5890517/Software_Magalhaes_2_MG2_PT_by_MOGAbyte

eu fasso isso

tenho as imagens do magalhães 1 e 2

964780695 lisboa e arredores
 
Última edição:
ola boa noite, procuro a antiga imagem ou o DVD com o Windows Vista e Linux Caixa Magica 12 que foi instalados nos pcs HP DC7800 das escolas ao abrigo do programa Plano Tecnológico Educação?
 
tens de instalar a imagem toda

é muito facil instalar o magalães depois de varias tentaticas consegui

temos de ter uma imagem do magahães (temos de ver se é mg1 mg2 ou mg3) , mg1 = 10gbs , mg2 = 16 gbs , mg3 n tenho , essa imagem é guardada num disco externo ou numa pen desde que haja espaço para ela .

na pen temos de ter um sitema de arranque tipo acronis backup

arrancamos com os dois dispositivos ligados

pomos na bios do magalhãea a arrancar com a pen ou disco referente ao sistema acronis bacup

depois é so seguir as opções e procurar um pouco na net como se faz


imagem do magalh~es 2 para down por torrentz - http://thepiratebay.se/torrent/5890517/Software_Magalhaes_2_MG2_PT_by_MOGAbyte

eu fasso isso

tenho as imagens do magalhães 1 e 2

964780695 lisboa e arredores
Boas, mandei-te mensagem a perguntar sobre a imagem, afinal sempre consegues enviar ou vender?
 
Boas, mandei-te mensagem a perguntar sobre a imagem, afinal sempre consegues enviar ou vender?

tenho as imagens com manual de instalação em ing

mg2 - 18 ggs
mg1 - 11 ggs

por upload pelo wetrasnfer no maximo aceita ficheiros de 2 ggs
tenha de fazer para a imagem que querias no minimo 5 envios
fazendo um zip dos mesmos

pen se queres levar as duas tem de ser uma pen de 32 ggs

só passares por minha casa e eu copiava isso

és de onde ?
 
tenho as imagens com manual de instalação em ing

mg2 - 18 ggs
mg1 - 11 ggs

por upload pelo wetrasnfer no maximo aceita ficheiros de 2 ggs
tenha de fazer para a imagem que querias no minimo 5 envios
fazendo um zip dos mesmos

pen se queres levar as duas tem de ser uma pen de 32 ggs

só passares por minha casa e eu copiava isso

és de onde ?
Vê o dropsend ou o mega.nz.
 
Boa tarde, tenho a imagem em acronis do Magalhães Mg3 Retalho que têm 6GB, apenas têm o Windows 7 Starter SP1, com jogos educativos. Também consegues instalar esta imagem no Magalhães Mg2 dos eecolinha visto que o mg2 e o mg3 têm a mesma base de hardware e software portanto é 100% compatível, querem??
 
Última edição:
Back
Topo