1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] Problema em troca de disco rígido num pentium II!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por XMRV6, 28 de Agosto de 2008. (Respostas: 14; Visualizações: 1864)

1. XMRV6

XMRV6 Power Member

Boa noite!

O problema é o seguinte:

Possuo um Pentium III 800, e tenho nele um Maxtor de 40GB.. Penso comprar brevemente um Seagate de 80 GB, e então ia passar este de 40 para um Pentium II que tenho aqui meio encostado para lá, uma vez que esse só tem um disco de 4 ou 5 GB..que serve para o meu irmão jogar uns joguitos mais antigos que eu tenho para lá para ele..mas com o espaço limitado..não dá para muitos..

O problema é que hoje tentei montar o Maxtor no Pentium 2 e este não o consegue reconhecer..

Uma coisa que reparei na traseira do meu Maxtor, é que tem dois "jumper's"..não sei se terá a ver com o problema..mas como no meu pentium III está como Master..deduzo que não seja preciso mexer nisso..até porque ele nem tem esquema..

Alguém me sabe dizer porquê?? Será que é demasiado grande e a mothertboard não tem capacidade para o reconhecer?

Obrigado!

Última edição: 30 de Agosto de 2008
  2. pedrax10

pedrax10 Power Member

antes de tudo tens que formatar o disco,so vais utilizar o de 40 gb certo??

3. danielG

danielG Power Member

Eu já não me lembro muito bem, mas computadores como esse Pentium II só reconhecem HDDs até 40 Gb. Não me parece que seja esse o problema.

Já foste à BIOS do Pentium II detectar o novo disco rígido? Não é só meter e está a andar, a BIOS tem de saber que o disco está lá.

Deve ser numa secção que diga "Auto-Detect Hard Drives" ou qualquer coisa do género.

Não é preciso formatar o disco.

4. XMRV6

XMRV6 Power Member

Sim fui à Bios..mas ele fica tempos infinitos a dizer a detectar.. e quando carrego em escape para sair, não dá..logo acho que encrava a tentar detectar..embora me pareça que o processo de detecção é automático..logo mal ligo..porque aparece a dizer que está à procura do Primary Master..depois de fazer o teste da memória..e sim, é apenas para usar o disco de 40GB..que acho que são 39, não 40 mesmo..está lá escrito 39.. :(

Quase como mal ligo quando aparece a dizer à procura de "primary master", tem à frente entre parenteses "pressione F4 para escapar" mas carrego no F4 e nada acontece..apenas quando carrego em "delete" é que entra na BIOS..ou será que aquela parte em que parece que está encravado a tentar detectar demora mesmo muito??..é que já deixei uns 10 minutos..e nada..

Última edição: 28 de Agosto de 2008
  5. danielG

danielG Power Member

Isso aconteceu-me com um Pentium 166 MMX à menos de 1 semana, com um disco de 2.5 Gb. Tinha o jumper do disco em Master e não detectava o disco na BIOS. O disco tinha estado num Sempron LE-1200 e funcionava bem. Depois de andar horas às voltas, tirei o jumper do disco e o Pentium 166 detectou o disco. Porquê, não compreendo.

Tira os jumpers e experimenta. Não te esqueças de anotar as posições dos jumpers, caso tenhas que voltar a pô-los no sitio.

6. XMRV6

XMRV6 Power Member

Sem jumpers não me lembro se experimentei..mas a trocá-los várias vezes experimentei..e nada..se os trocar, nem aparece a dizer que está a tentar detectar..diz "primary master - none".. mas amanhã vou então tirar o dois..mas tenho a sensação que já experimentei mesmo assim..

Obrigado pela opinião na mesma!

7. danielG

danielG Power Member

8. apoc

apoc Power Member

mete os jumpers a fazer limite a 32GB q é o maximo q a board do p2 reconhece ... depois instalas um overlay e usas os 40GB

9. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

Eu não sei se isso será tao linear quanto isso. Repensando nos meus primordios de PC, sei que diferentes computadores tinham diferentes limites de detecção. Isso era constantemente resolvido com updates à BIOS. Cumps

10. XMRV6

XMRV6 Power Member

Obrigado Daniel G!! :)

Mediante a tabela meti os jumpers como está na tabela do lado esquerdo (correspondente visualmente à traseira do meu disco) em "Master with CLJ" e reconheceu os 30 GB dos 40GB! Já fiquei contente..não consegui foi meter o pc a arrancar com o cd para instalar o sistema operativo..não sei porquê..

Inda assim nenhuma das configurações dessas tabelas corresponde ao que eu tinha no meu pentium 3.. estou a instalar o windows no disco que comprei para o meu pentium 3 e a seguir vou ver se consigo formatar pelo meu pc o disco que quero meter no pentium 2.. a ver se depois já arranca no pentium 2..

Entretanto vou ver se encontro uma tabela semelhante ou específica para o modelo do meu disco que é DiamondMax VL 40 5400 rpm.. quer dizer na tabela fala lá num destes Ultra 100..mas o meu não diz Ultra 100 em lado nenhum.. será o mesmo..hummm.. :wow:

Quanto a isso dos jumpers a fazer limite..obrigado pela sugestão..vou pesquisar..mas não estou a ver o que querem dizer :wow: sou estreante nestas andanças...:)

11. danielG

danielG Power Member

Computadores antigos como esse Pentium II não arrancam a partir do CD. Precisas de uma disquete de arranque.

O teu método talvez funcione. Não sei se o Windows fica bem configurado se o instalares noutro PC primeiro.

ATA 100 é a velocidade de comunicação entre disco e a motherboard. O teu Pentium II deve dar menos que isso, provavelmente ATA 33 ou 66, mas não há problema.

Isso dos jumpers a fazer limite foi o que acabaste de fazer quando puseste o disco em modo Master with CLJ. Não sei o que o apoc quer dizer com overlay.

12. XMRV6

XMRV6 Power Member

Mas este arranca a partir do CD..pelo menos sempre que o formato é assim que ele vai! E já o formatei umas 4 vezes... aliás.. ainda ontem quando pensei que não ia conseguir meter o disco de 40, formatei o disco de 5 e instalei o windows..arrancou pelo CD e tudo direitinho..aliás..este deve ter sido dos últimos pentium II..não tenho a certeza porque foi dado há meia dúzia de anos.. mas é bastante semelhante ao meu pentium III..

Uma cena estranha é que tem uma chapa lá colada dentro que diz pentium II 400 Mhz..mas na realidade ele só acusa 333 Mhz.. ah..e essa placa diz que é um Tsunami! lol.. e eu que pensava que a Tsunami era uma marca relativamente recente!

Se for por uma disquete estou lixado.. não sei fazer isso..

13. danielG

danielG Power Member

Se não conseguires, eu ensino-te a instalar o Windows com uma disquete de arranque. É bastante simples. Qual é a versão do Windows que estás a instalar?

14. XMRV6

XMRV6 Power Member

Ok! Agradeço-te imenso! Uso o XP Home Edition SP3, eu consegui fazer um CD com o Nlite e depois a chave que tinha funcionou normal..a seca é ter que telefonar para activar.. mas acho que já descobri como manter sempre a activação desde que não altere componentes, num tutorial que encontrei fazendo backup de dois ficheirozecos..

Depois de instalar o Windows no meu Pentium III, vou ao Pentium II, se não conseguir.. então depois venho-te chatear para um pequeno tutrial :)

Já devia ter instalado o Windows no meu..mas encravou na instalação..não percebo..nunca me tinha acontecido..voltei ao princípio..espero que não tenha gasto guito no novo disco em vão..

Última edição: 28 de Agosto de 2008
  15. XMRV6

XMRV6 Power Member

Pronto, o meu já está prontinho!Já activei windows e tudo..só falta depois instalar os programas e drivers agora..mas foi só à terceira tentativa de instalação..pois na segunda instalou..reiniciou..quando estava a entrar no windows..o ecrã ficou preto e não andou mais..

Será que tenho pouca potência para o disco? O que eu tinha era o Maxtor de 40GB de 5400 rpm, e agora tenho um Western Digital de 80 GB de 7500 rpm..

E o pentium está a intalar já o Windows..acho que estava a precisar de descanso..agora não lhe mexi em nada e arrancou com o CD..

Agradeço na mesma a disponibilidade pela disquete Daniel G!

Agora tenho um pequeno problema apenas no meu Pentium III, que foi ter desligado ontem a drive das disquetes, porque o cabo me estava a irritar quando estava a experimentar os discos, e hoje liguei e o Windows acusa a drive..e ela tem a luz acesa mas não funciona..se calhar mexi em alguma coisa na bios que não devia..porque andei a desactivar tudo o que tinha a ver com disquetes para não me estar sempre a pedir.. ou será que avariou mesmo?

Partilhar esta Página