1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] Problema na Instalação de Distros em geral

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por FastBoy, 18 de Dezembro de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 485)

1. FastBoy

FastBoy Power Member

Boas

O que vos trago é um caso digno de Xfiles. Peço ajuda porque alem de gostar de meter Linux, precisava mesmo (estou farto de cygwin)

O meu 2º portátil é um LG LM50 com as seguintes características:
    Pentium M 1500
    1GB DDR
    ATI Radeon 9200 32MB (sei que por vezes davam problemas mas não deve ser o caso)
    120GB HDD

O problema é que após iniciar a partir do CD, posso escolher uma serie de opções de arranque ou instalação, mas, independentemente do que escolha o resultado é sempre o mesmo, depois de 4 ou 5 segundos a ler o CD obtenho um ecrã preto com o cursor a piscar no canto superior esquerdo.

Poderia ser uma incompatibilidade mas este mesmo PC já esteve com uma data de distros instaladas por mim sem qualquer problema (que me lembre já teve mandrake 9.1, 10, suse 9 e 10, mandriva, ubuntu 6.10 e 7.10).

Já tentei mandrake, suse, ubuntu, xubuntu, nada... não há meio de uma distro entrar aqui e eu não percebo porquê, a maquina é a mesma que era antes :S

Nota: O windows funciona bem, seja ele o 2000, XP ou mesmo Vista.

Como podem ver o boot de uma distro (como o caso do ubuntu 8.10) funciona bem:

mas depois de escolher o modo de arranque obtenho invariavelmente:

Desde já obrigado

Última edição pelo moderador: 20 de Dezembro de 2008
  2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Já experimentaste em modo de compatibilidade? F6.
    Segundo vi, é usual (infelizmente). Experimenta "apm=on acpi=off nolapic"

Depois de instalado
    Não percebes porquê ? É simples, bios made for windows ...

3. FastBoy

FastBoy Power Member

Boas

Obrigado, resultou :)

Então, em principio foi uma actualização da bios que devo ter feito entretanto que deu origem ao problema.

cump. e mais uma vez, obrigado

[EDITADO]

Desculpem, mas só mais uma pequena ajuda:

Depois da ajuda do AndreAPL consegui instalar o Ubuntu 8.10 sem problemas. No entanto sempre que tenho de reiniciar tenho de carregar em Esc e adicionar as opções de arranque acpi=off apm=on, caso contrario o sistema não arranca.

Com toda a certeza há um modo de alterar isto de forma defenitiva para o sistema arrancar, qual?

obrigado

[EDITADO2]

Com a ajuda desta pagina:
    http://grumpymole.blogspot.com/2007/05/ubuntu-how-to-edit-grub-boot-parameters.html

consegui alterar o ficheiro menu.lst de modo a o sistema arrancar sempre com os parametros apm=on acpi=off

Última edição: 18 de Dezembro de 2008

Partilhar esta Página