1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RESOLVIDO [Problema] Recuperar fstab

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por phra79, 7 de Agosto de 2009. (Respostas: 20; Visualizações: 3089)

1. Bom dia! Estou com um problema um bocadito chato no Ubuntu..

Eu tenho duas partições (para além do Ubuntu+swap), a do Windows 7 e o respectivo Sistema Reservado.. E tenho os meus documentos lá.. Tenho o Songbird, e era chato ter que montar sempre o volume do windows 7 para conseguir ouvir música, então instalei o ntfs-config, dei o nome da partição Windows7 (burro, no Songbird está disk, que era o original) e agora não consigo ouvir música, apesar dele montar automaticamente. Fui ao fstab e mudei o nome para disk outra vez, mas agora diz que não tenho permissões para montar o dispositivo...

# /etc/fstab: static file system information.
    #
    # -- This file has been automaticly generated by ntfs-config --
    #
    # <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>

proc /proc proc defaults 0 0
    # Entry for /dev/sda5 :
    UUID=4964733d-5257-4a58-847b-58f68cb31fe1 / ext4 relatime,errors=remount-ro 0 1
    # Entry for /dev/sda3 :
    UUID=6312d8c0-a324-48cc-81c4-2529e91d215e none swap sw 0 0
    /dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0
    #/dev/sda2 /media/disk ntfs-3g defaults,locale=pt_PT.UTF-8 0 0

O negrito é o que penso que foi criado pelo ntfs-config, se em vez de disk tiver Windows7 já abre normalmente... O que posso fazer?

Espero ter sido explicito.

PS.: Neste momento a última linha apresenta um cardinal porque quero testar sem a linha adicionada pelo ntfs-config, já posto o resultado (se funcionar).

Cumps

EDIT: Eu bem disse que avisava aqui se funcionasse :D
    A solução para o meu problema foi mesmo ter posto o #, para desactivar aquela linha, agora voltei ao inicio, basta-me clicar uma vez para montar o disco e pronto, prefiro assim :P

Desculpem ter criado a thread para nada, mas assim se alguém tiver o mesmo problema já tem solução ;)

Última edição: 7 de Agosto de 2009
  2. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

Tentasses colocar

/dev/sda2 /media/disk ntfs-3g user,defaults,locale=pt_PT.UTF-8 0 0
    O que está em maior tamanho era o que acrescentavas.

3. Vou experimentar, obrigado pela dica, se funcionar melhor, assim ficava logo a montar automático ;)

User é mesmo user ou é o meu nome de utilizador?

4. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

5. Ficou como o tinha agora, funca bem ;)

Agora só queria pô-lo a montar no boot, assim quando iniciasse o ubuntu já não tinha que o abrir, como posso fazer isso? ;)

6. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

O que tens no fstab é montado no boot... A linha está descomentada?

7. Está.. Até apaguei a que tinha e colei a tua, mas tenho que voltar a clicar no Media para aquilo montar, é só um clique, mas se pudesse vir já montada não me importava :P

8. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

Hm, devia ser montado. Também nunca utilizei ntfs-3g (e já não uso linux há uns tempos).
    Tenta assim (na consola):
    whereis mount.ntfs-3g
    whereis mount.ntfs

E põe aqui o resultado.

9. [email protected]:~$ whereis mount.ntfs-3g
    mount: /bin/mount /sbin/mount.ntfs /sbin/mount.fuse /sbin/mount.ntfs-3g /usr/share/man/man8/mount.8.gz

[email protected]:~$ whereis mount.ntfs
    mount: /bin/mount /sbin/mount.ntfs /sbin/mount.fuse /sbin/mount.ntfs-3g /usr/share/man/man8/mount.8.gz
    [email protected]:~$

10. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

Devia estar a auto montar então.. Não percebo porque não dá.
    EDIT: Só mais uma: tenta tirar o defaults, ficando só /dev/sda2 /media/disk ntfs-3g user,locale=pt_PT.UTF-8 0 0

11. Sou tão otário.. Pensei mesmo que tinha substituído, estava lá o cardinal :P

Deixei com o default ;)

Muito obrigado pela ajuda, já dá ;)

12. Boas, vou só dar um up neste post ao postar mais uma pergunta, ainda referente a mount points. Onde é que posso mudar as permissões, para poder "escrever" na minha partição de windows?

Cumps

13. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

/dev/sda2 /mnt/disk ntfs-3g users,uid=ID-DO-USER,gid=ID-DO-GRUPO 0 0

14. Isto no fstab, certo?

E onde vejo o id de user e id de grupo? :wscared:

15. Aparicio

Aparicio /dev/mod
    Staff Member

Executa o comando id.

16. Muito obrigado aos dois, assim já deve dar :)

17. Já agora, alexmgarcia, isto era para colar também no fstab?

18. alexmgarcia

alexmgarcia Power Member

Sim, para substituires a linha que lá estava.

19. alexmgarcia, essa linha assim fez-me desaparecer o mount point, devo ter alguma coisa errada. Com o comando id vi que o uid era 1000, assim como o gid.

/dev/sda2 /mnt/disk ntfs-3g users,uid=1000,gid=1000 0 0

o que te parece estar mal?

Cumprimentos

Edit: Voltei a por a linha de código que me tinhas dado, alexmgarcia, mas parece não querer montar, aqui vai printscreen do ambiente de trabalho com o fstab e a mensagem de erro.

Edit2: Arranjei uma solução temporária, coloquei a linha mount -t ntfs-3g /dev/sda2 /media/Windows -o force
    Mas como está a montar "à força" existirá algum problema? Se ainda assim descobrirem o que tenho mal, agradeço ajuda ;)

Última edição: 10 de Agosto de 2009

Partilhar esta Página