[Resolvido] Recuperar Bootscreen Ubuntu

DPiLoH

Power Member
Bem, já a algum tempo andava para experimentar uma das distros do Linux (neste caso o Ubuntu) para fazer Dual Boot com o Win Vista que vinha instalado de origem. Até aqui tudo bem, tudo correu 5*, o S.O. ficou totalmente funcional e atravéz de uns tuturiais consegui definir o Vista como S.O. pré-definido no ecrã de boot.

Código:
Ubuntu 8.10
Ubuntu 8.10 (recovery mode)
Ubuntu 8.10 (memtest86+)

Outros S.O.:
Windows Vista\Longhorn (loader) *
Windows Vista\Longhorn (loader)
Ora como podem ver existem 2 opções Windows vista sem qualquer distinção entre eles. Curioso para saber qual seria a diferença, resolvi então seleccionar a ultima opção (já que a outra opção inicia o Win normalmente). Conclui que esta opção me levava directamente para a partição de recuperação do meu portatil (HP recovery). Bem, cancelei o processo de recuperação e o portatil reiniciou.

E é aqui que o problema começa realmente. Depois de reiniciado, deixou de aparecer o ecrã de boot e vai directamente para esse programa de recuperação. Experimentei reiniciar diversas vezes, bootar atravez do CD do Ubuntu mas nada.
Conclui então que não consigo aceder ao ecrã de boot para escolher que S.O. usar, ficando impossibilitado a usar tanto o Ubuntu com o Vista.

O que estava a pensar fazer para remediar isto era reinstalar o Ubuntu e rezar que volte a ter acesso ao bootloader do Ubuntu.
Pergunto: será que isto resolve o meu problema? Haverá outras soluções para voltar a ter acesso ao ecrã de boot?

Desde já obrigado pela ajuda e sorry pelos possiveis erros ortograficos :D

EDIT: Um promenor que poderá ajudar.
Eu na altura em que andei a definir que S.O. queria que aparecesse por default no ecrã de boot, fiz um backup do GRUB com o seguinte comando:

Código:
[B]sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst_bak[/B]
Poderei usar este backup para restaurar o bootscreen?

Duas coisas a reter:
- Sou um Ubuntu Noob e muito mais a mexer na consola
- Como não tenho acesso ao bootscreen, tenho que usar o Live CD para conseguir postar aqui
 
Última edição pelo moderador:
Problema resolvido.

Aproveito e deixo aqui a solução para este problema:

Com um LiveCD do Ubuntu abra um terminal (Aplicações -> Acessórios -> Terminal) e digite:
1 - sudo fdisk -l
Você verá com este comando todas as partições disponíveis no seu computador.
Agora monte a partição que possui o seu Ubuntu.
2 - sudo mount -t ext3 /dev/sda5 /mnt
NÃO esqueça de trocar ext3 pelo tipo de partição (reiserfs, ext2, ext3, xfs) e sda5 pela
partição onde você instalou o Ubuntu!
Com a partição montada, chega a hora de recuperar o Grub

3 - sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
Substituir hda pelo local onde está gravado o MBR no HD.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html
 
Back
Topo