Problemas Técnicos [Resolvido] Sapo ADSL em D-Link DVA G3170i/pt - Lease Time

Paulo Trindade

Power Member
Boas

Estou a ter uns problemas com este modem/router.
Frequentemente os computadores que tenha ligados, por cabo ou wireless, deixam de conseguir aceder à Internet. Também acontece o endereço de acesso 192.168.10.1 deixar de funcionar.

Por vezes para resolver isto basta desligar o modem/router da corrente, outras vezes só lá vai com um reset ao hardware (e depois nova configuração).

Pensei que podia estar relacionado com a opção DHCP Server, pois estabelece um Lease Time que no máximo se pode colocar para uma semana, após o qual a ligação para os aparelhos deixa de funcionar. Porém, se eu desligar o DHCP Server e se tentar aceder à rede com portáteis, como é que o router vai atribuir IPs às máquinas?

Outro problema era que pretendia ter dois SSID wireless simultâneos, mas quando os crio o router só permite a utilização de um deles, porque não me permite estabelecer canais diferentes para cada SSID. Isto é normal?

Neste momento desliguei o DHCP e atribuí um IP fixo ao computador de mesa (desktop), pelo que a ligação está sem Lease Time. Ainda não experimentei ligar nada wireless sem o DHCP Server.

Enviei um email ao Suporte da Sapo ADSL, e responderam-me que devia trocar o router, mas gostaria de pedir opiniões, antes de condenar um router que até pode estar bom.


Desde já o meu agradecimento
 
Última edição:
Pelos sintomas ia pelo que foi dito pelo apoio do Sapo.

Troca de router, e não o estás a condenar, ele vai para trás carregam-lhe um novo firmware de fabrica e pode ser que fique a funcionar.

Contudo as dores de cabeça que podes vir a ter com esse equipamento não justificam o trabalho, tendo em conta que a troca é gratuita.

Cumprimentos
 
Feito. Trocado, instalado, e configurado de novo. Actualizei com o firmware 2.0 disponibilizado pelo suporte da Sapo. Por agora está a funcionar bem com o desktop, e o Lease Time para essa máquina desapareceu apesar de ter o DHCP Server ligado.
 
Se não desse muito trabalho poderia colocar imagens (links para o site de alojamento se forem muito grandes) do equipamento? parte frontal e traseira.

Obrigado pela atenção e peço desculpa o incomodo.
 
Não pude fotografar, mas em vez disso digitalizei-te o equipamento. Incluí uma lateral.
Se precisares de algo com mais detalhe diz.

http://img265.imageshack.us/img265/9577/dvag3170ifront.jpg
http://img265.imageshack.us/img265/7683/dvag3170iback.jpg
http://img265.imageshack.us/img265/1186/dvag3170iside.jpg


Já agora, o Lease Time mantêm-se com aparelhos wireless.
Alterei no Setup da Wan do router de "always on" para "connect on demand", na esperaça que isso faça refresh constante aos aparelhos conectados e ao Lease Time de cada vez que se inicializa a máquina.

*EDIT*

Para quem tenha o mesmo problema, confirmo que a referida alteração no setup resolveu o problema.
 
Última edição:
Eu estou precisamente com esse problema. Como fizeste para trocar o router? Ou a alteração de setup resolveu o problema?
 
Alterei no Setup da Wan do router de "always on" para "connect on demand", na esperaça que isso faça refresh constante aos aparelhos conectados e ao Lease Time de cada vez que se inicializa a máquina.

Para quem tenha o mesmo problema, confirmo que a referida alteração no setup resolveu o problema.


Nunca mais tive esse problema.
Quanto à troca primeiro contactei o apoio técnico e descrevi o problema. Foram eles que me sugeriram a troca. Para trocar bastou ir a uma loja da PT, entreguei o router e deram-me um "pack" novo. Que se refira que de qualquer modo a troca não resolveu nada, pois ambos os equipamentos tinham o mesmo problema.

Cumps e boa sorte
 
No meu caso não resolveu, continuo sempre a obter connection timeout.
É estranho que ele vê a rede wireless mas não se consegue ligar.
Já removi e voltei a configurar e nada.
Por cabo liga-se instantaneamente.
 
De momento não tenho acesso ao router mas vou tentar lembrar-me das opções:

Salvo erro a opção do lease time encontra-se em "Avançadas" e "DHCP Server". Neste local podes estabelecer quanto tempo uma ligação se mantêm activa até expirar a validade. No meu caso está configurado para 1 semana.

Outra opção que vale a pena investigares, é se nas configurações da tua placa de rede, em gestão de energia, está activada a opção "permitir que o computador desactive este dispositivo para poupar energia" (isto para Windows XP).

Com estas opções ligadas, em conjunto com a anterior "connect on demand", sempre que desligas o computador ele também desliga a placa de rede, e interrompe a ligação e o lease time. Da próxima vez que ligas o pc, inicia uma nova contagem. Parte-se do princípio que não tens o pc ligado mais que 7 dias, claro...

Nota:

Outra solução é registares o MAC address do teu computador (e de outros que queiras que acedam à mesma ligação) no próprio router e atribuires-lhe um IP constante. Podes depois desligar por completo o DHCP Server (porque é o DHCP que estabelece o lease time). Dessa forma tens a opção de configurar a ligação para permitir apenas os dispositivos registados, e bloquear todos os outros.


Espero que ajude.
 
Eu por acaso tenho estado a fazer os testes num Mac OS, mas nem a ps3 nem o xp se ligam.
Logo vou dar mais umas voltas com isso a ver se consigo resolver, depois dou novidades.
Obrigado pela ajuda.
 
Eu já não sei o que faço mais, simplesmente não funciona e nem a luz do wireless acende.
Já me trocaram o router mas continua tudo igual...nem com ip fixo nem WPA nem WPA2...
 
O meu demora a estabelecer a ligação quando faço reset, mas eventualmente o LED do wireless lá volta a piscar rapidamente. Se no teu nem wireless chegas a ter, parece-me que terás outra coisa mal configurada no router.
 
eu por a caso adquiri um hub asus e liguei-o ao dlink

só que não sei o q se passa.

o bicho de vez em quando fico sem net na rede...:(

só consigo resolver a questão fazendo um reboot ou desligar e ligar novamente o bicho


isto será normal????????????????????


será que me podem enviar o link do firmware 2.0 por pm da sapo
 
Última edição:
eu por a caso adquiri um hub asus e liguei-o ao dlink

só que não sei o q se passa.

o bicho de vez em quando fico sem net na rede...:(

só consigo resolver a questão fazendo um reboot ou desligar e ligar novamente o bicho


isto será normal????????????????????


será que me podem enviar o link do firmware 2.0 por pm da sapo
Como tens configurado o asus?
 
Eu tenho o firmware updated e não resolveu. Já tenho esse problema há... nem sei quanto tempo. Cheguei a trocar de router mas não houve diferença. Porém isso só me acontece com a ligação wireless. Ligado por fio está sempre tudo bem. "Solução": uma vez por semana, desliga e volta a ligar o transformador.
 
o meu switch nao precisa de configurações amigo é só ligar os cabos amigo...





paulo

eu tenho um relógio na ficha eléctrica a desligar o dlink todos os dias, das 3h00 ás 7h00.

mas mesmo assim durante a dia e quando lhe apetecer fico sem net...

desculpa mas isto não é normal...
 
Pode ser a cablagem que está com problemas.
Também pode ser a fonte de alimentação do switch (trabalha durante um bocado, sobreaquece, deixa de ter um output correcto, e o switch já não consegue fazer o trabalho).

Eu antes de fazer fosse o que fosse verificar se isso também acontece sem o switch, portanto com o pc ligado directamente ao D-link. Se sim, levas o router a uma loja da PT e pedes para trocar, com o argumento de que ficas sem net muitas vezes e que necessitas de o desligar e voltar a ligar para voltar a apanhar o sinal.

Boa sorte com isso

Cumps
 
ao fim de alguns meses de luta, já descobri o problema...

afinal é o avira antivirus que me deita a net abaixo assim que faz as actualizações automáticas...
 
Já há algum tempo que deixei de usar e de recomendar o Avira por isso mesmo. Passei a usar o Windows Security Essentials. Por alguma razão o Avira quando inicia as actualizações bloqueia o acesso à Internet dos outros programas, e mesmo depois de acabar, a Internet permanecia inacessível. Era de pensar que já tivessem arranjado isso...
 
Back
Topo