1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[RESOLVIDO] Sem som ICH7 + ALC260

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por arconada, 14 de Setembro de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 952)

1. arconada

arconada Power Member

Boas!

Decidi pedir-vos ajuda, porque (acho que) já tentei de tudo para por o som a dar no meu portátil mas... parece que não quer ir lá... já tentei instalar o driver alsa manualmente, os stable, o RC3, ja alterei um ficheiro que já não me recordo do nome... sei que tinha que adicionar uma linha do estilo

"snd-hda-intel index=0 module=(aqui variava, desde toshiba, notebook a outras cenas que vi na net)"

o que é certo é que só por uma vez consegui por a dar som... isto é... a música muito baixa e o ruido muito alto...

Eu até colocava aqui o output do lspci, mas não estou a trabalhar no portátil neste momento...

Não tenho muitas esperanças, mas se por acaso alguém souber a milagrosa cura para este problema, agradecia.

Como está no titulo, é o ich7 + alc260.

Obrigado

Última edição: 4 de Janeiro de 2009
  2. raVemjr

raVemjr I'm cool cuz I Fold

Consegues abrir o 'alsamixer'? Depois deixa aí o output do lspci, então...

3. arconada

arconada Power Member

alsamixer abri e não está nenhum em mute...

4. uterrorista

uterrorista Suspenso

Tenta seguir estas intruções: click

5. arconada

arconada Power Member

Foram essas instruções que me puseram a dar som mas com muito ruido... (acho que foi dessa pagina, é que ja experimentei tantas formas, e varias distros...)

De referir que o meu portatil é um clasus N-Nuko (desconheço a barebone)... mas supostamente com o mesmo codec e chip deveria dar... mas...

Última edição: 14 de Setembro de 2008
  6. uterrorista

uterrorista Suspenso

Experimenta:
    Faz Mute a tudo e liga uma coisa de cada vez, deixando apenas uma opção ligada (obvio que o master tem de tar sempre ligado)

Isto pelo alsamixer..

7. arconada

arconada Power Member

Bem... já tentei isso no alsamixer... nada... ja tentei também as opções fujitsu, test e acer no alsa-base, até agora, nada :|

fica aqui o output do lspci

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 945GM/PM/*****, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub (rev 03)
    00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Mobile 945GM/PM/*****, 943/940GML and 945GT Express PCI Express Root Port (rev 03)
    00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02)
    00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 1 (rev 02)
    00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 2 (rev 02)
    00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 3 (rev 02)
    00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 02)
    00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 02)
    00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 02)
    00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 02)
    00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Controller (rev 02)
    00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev e2)
    00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GBM (ICH7-M) LPC Interface Bridge (rev 02)
    00:1f.1 IDE interface: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) IDE Controller (rev 02)
    00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GBM/GHM (ICH7 Family) SATA IDE Controller (rev 02)
    00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 02)
    01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc M52 [Mobility Radeon X1300]
    02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168B PCI Express Gigabit Ethernet controller (rev 01)
    03:00.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 3945ABG Network Connection (rev 02)
    07:07.0 FireWire (IEEE 1394): Ricoh Co Ltd R5C832 IEEE 1394 Controller
    07:07.1 SD Host controller: Ricoh Co Ltd R5C822 SD/SDIO/MMC/MS/MSPro Host Adapter (rev 19)
    07:07.2 System peripheral: Ricoh Co Ltd R5C592 Memory Stick Bus Host Adapter (rev 0a)

e o alsamixer

Última edição: 14 de Setembro de 2008
  8. _Planax_

_Planax_ 1st Folding then Sex

O portátil, assim só por acaso é ASUS?

9. arconada

arconada Power Member

Clasus...

10. arconada

arconada Power Member

11. uterrorista

uterrorista Suspenso

Recapitular:
    Já experimentaste editar o ficheiro /etc/modprobe.d/alsa-base ou fizeste no /etc/modprobe.d/snd-hda-intel ?
    Experimenta nos dois.
    Adicionar: options snd-hda-intel model=auto

12. arconada

arconada Power Member

fiz só no alsa-base. vou experimentar no snd-hda-intel.

Será provavelmente a minha ultima esperança...

13. arconada

arconada Power Member

Eu tentar até tentava... mas... não existe esse ficheiro... pelo menos nessa directoria (no meu portatil, pelo menos)

14. uterrorista

uterrorista Suspenso

Não existe mesmo.
    Cria-lo tu.

15. arconada

arconada Power Member

ah, pronto :)

16. arconada

arconada Power Member

Sem resultado... continuo sem som... Uma coisa que reparei, que poder ser ou não relevante, instalei o alsa-driver1.0.18rc3 mas no alsamixer, quando carrego em F2 para ver informações, diz que é a 1.0.16 :|

17. arconada

arconada Power Member

18. _Planax_

_Planax_ 1st Folding then Sex

Acho que isso é mesmo um problema do kernel do Linux com o chip audio do teu portátil, tenho dois amigos que têm o mesmo chip de som (um ASUS e outro Toshiba) e não há meio de meter aquilo a dar som. Já vimos n tutoriais, exprimentámos várias distros e nada, sempre igual! O som parece que realmente até é produzido mas nunca chega ás colunas.

19. arconada

arconada Power Member

Bem... Resolvi o problema :D parece que afinal havia outra opçao que nao aparece na maioria dos sites... "replacer"... ehehe ja bomba.

Partilhar esta Página