1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] Ubuntu entra só em modo consola...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por xkorpyon, 18 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 638)

1. xkorpyon

xkorpyon Power Member

Bom dia,
    É o seguinte, ontem estive a tentar configurar o compiz no portatil, instalei umas drivers da placa gráfica (ATI) e de seguida tive que reiniciar o pc, e assim o fiz.
    O problema surgiu aí, porque o sistema só arranca através da consola (diz qualquer coisa como can't resume image...normal booting)...pede usuário, pass tudo através da consola...
    Não é possível repôr a interface grafica??
    Não queria ter de formatar o disco porque tem lá informação muito importante...

Preciso mesmo de ajuda! Ainda tou muito verdinho no ubuntu!
    Agradeço muito a quem me puder ajudar!

Cumprimentos.

Última edição pelo moderador: 19 de Fevereiro de 2009
  2. zbenta

zbenta Power Member

Boas,

Tenta recuperar a configuração anterior.
    Normalmente quando se fazem alterações ao servidor X ele guarda um backup da última configuração correcta.

O ficheiro que procuras deve estar na directoria "/etc/X11/".
    O ficheiro actual deve chamar-se "xorg.conf" e o anterior deve ser qualquer coisa como "xorg.conf.bak".
    O que te aconselho é fazeres um backup do que tens actualmente.

Faz o seguinte:

cd /etc/X11

sudo mv xorg.conf xorg.conf.bak2 (assim fazes cópia do ficheiro actual para mais tarde recuperar se for necessário)

de seguida restauras o ficheiro de backup original:

sudo mv xorg.conf.bak xorg.conf

agora tenta iniciar o servidor X com o comando:

startx

Depois diz qualquer coisa para ver como correu, se necessitares de mais ajuda diz.

3. xkorpyon

xkorpyon Power Member

O meu problema pode ser derivado ao facto de ter carregado nas teclas ctrl+alt+f1 ??
    É que estive pesquisando e parece que esta combinação serve para mudar para a consola...

4. flsantos

flsantos Power Member

Se fosse esse o caso (C+A+F1) , quando fizesse reboot arrancava normalmente.
    Experimenta o que o zbenta aconselhou, ou então de um modo mais "gráfico" faz boot em "Recovery mode" e tenta reconfigurar o X, mas a primeira também funciona, e controlas melhor o que fazes.

5. xkorpyon

xkorpyon Power Member

Fiz o que o Zbenta disse e voilá!!! Tudo a funcionar como novo!!!
    Obrigadissimo!!

Será que através do que disse, alguém consegue dizer-me o que fiz mal, para ver se não cometo novamente o mesmo erro?

Mais uma vez obrigado aos que me tentaram ajudar, com especial menção para o zbenta.

6. flsantos

flsantos Power Member

Tenta ver o ficheiro do xorg que tinhas e verifica as diferenças para o actual (e funcional).

Última edição: 19 de Fevereiro de 2009
  7. zbenta

zbenta Power Member

Deixa lá isso, afinal é para isso que este fórum serve.

Lá há de chegar a altura em que tu me vais ajudar também.
    Relativamente ao que fizeste errado, talvez não tenhas feito nada de mal, se seguiste as indicações da ATI para instalar o driver fizeste bem. Agora o teu linux poderia não ter gostado da brincadeira. Também se nos disseres quais os passos que seguiste para instalar os drivers pode ser que a gente detecte alguma "misconfiguration".

Partilhar esta Página