[RESOLVIDO] Velocidade de Ligação Negociada 1,5Gb - MacBook Pro (Mid 2009)

At Work

Power Member
Boa noite.

Fiz recentemente um upgrade ao meu MacBook Pro, que passou por memória RAM e um disco SSD.

Quanto a RAM a mesma encontra-se em bom funcionamento.
Relativamente ao disco SSD (Samsung 840 Pro de 256GB) meti-o no local do disco principal no MacBook Pro, tendo passado o disco de origem (Toshiba) para o local da superdrive utilizado uma optical bay hard drive caddy.

O problema é o seguinte:
Devido ao ao MacBook Pro só suportar Sata II obviamente que a velocidade máxima irá ser de 3 Ggps, até aqui tudo bem, apesar do SSD suportar Sata III com uma taxa de transferência de 6 Gbps.

No SSD Samnsung 840 Pro obtenho 3 Gigabits de Velocidade da Ligação como na Velocidade de Ligação Negociada. O mesmo já não acontece como o HDD Toshiba (disco que vinha de origem com o MacBook Pro), que esta no local da superdrive, e obtenho a seguinte informação: Velocidade de ligação 3 Gigabit e Velocidade de Ligação negociada 1,5 Gigabits.

Deixo uns prints com a informação:
SSD Samsung 840 Pro 256GB

kf8x.jpg


HDD Toshiba 500GB

c343.jpg



Gostaria de saber se é algo normal acontecer isto no segundo disco ou se há alguma forma de obter os 3 Gigabits no segundo disco.

Cumps

Resolução do problema

Neste momento já tenho os dois disco com Velocidade de Ligação Negociada a 3 Gbps (Sata II) em ambas a portas Sata.
A resolução do problema foi simples, adquiri outro disco SSD (
Samsung 840 EVO 250GB) e a velocidade de ligação passou a ser de 3 Gbps.

Abaixo deixo uma lista com os resultados obtidos nos testes realizados.

Testes só com um disco no MacBook Pro - disco utilizado:
Samsung SSD 840 Pro 256GB
- Samsung SSD 840 Pro 256GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps
- Samsung SSD 840 Pro 256GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada: 1,5 Gbps

Testes com dois discos no MacBook Pro - discos utilizados: Samsung SSD 840 Pro 256GB e Toshiba 500GB (HDD de Origem)
1º teste com dois discos
- Samsung SSD 840 Pro 256GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps
- Toshiba 500GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada 1,5 Gbps

2º teste com dois discos
- Toshiba 500GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 1,5 Gbps
- Samsung SSD 840 Pro 256GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada: 1,5 Gbps

Testes com dois discos no MacBook Pro - discos utilizados: Samsung SSD 840 Pro 256GB e Samsung 840 EVO 250GB
1º teste com dois discos SSD
- Samsung SSD 840 Pro 256GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps
- Samsung SSD 840 EVO 250GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps

2º teste com dois discos SSD
- Samsung SSD 840 EVO 250GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps
- Samsung SSD 840 Pro 256GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps

NOTA:
- a Velocidade de Ligação nos testes executados foi sempre de 3 Gbps / Sata II;
- já a Velocidade de Ligação Negociada variou consoante a porta Sata e disco utilizado nos testes.

A conclusão a que chego é simples, não há limitação a nível de hardware, ambas as portas Sata são capazes de obter uma velocidade de ligação negociada a 3 Gbps / Sata II.
A velocidade de ligação negociada na segunda porta Sata (porta da SuperDrive) irá ser igual à da primeira porta Sata (porta Sata disco rígido), isto é, se na primeira porta estiver um disco Sata I a segunda porta só irá funcionar a Sata I apesar do disco ser Sata II ou Sata III.
O disco que vem com o MacBook Pro Mid 2009 são Sata I (1,5 Gbps).

Cumps
 
Última edição:
Qual era o valor que aparecia inicialmente?

Tenho um MBP 13 mid-2010 que o disco HDD na porta sata principal reportava 1.5.
Depois de upgrade para SSD+HDD, ele agora está na porta sata da drive e continua a reportar 1.5. Já o SSD reporta 3 na porta sata de disco.

Não me preocupo com isso porque dificilmente um HDD de 5400 rpm atinge o limite de 1.5 Gbit...

No entanto se o disco reportava antes do upgrade 3 Gbit, há casos em que o cabo (flex) da porta sata da drive fica danificado e perde a performance.
Podes ter esse problema...
 
Inicialmente estava a Sata II (3Gbps).
Passei o disco principal para a optical bay e o SSD está no local do disco e obtém 3Gbps, poderia ser o que mencionaste, mas nesse acaso afectaria o SSD.
O disco HDD é Sata II (3Gbps).

A minha intenção é para o próximo mês meter um SSD da Samsung 840 Evo, ficando com dois SSD, mas se o segundo SSD na optical bay só detectar Sata I (1,5Gbps) não vale a pena o investimento.

A actualização da EFI (firmware) 1.7 supostamente resolveria o problema mas parece que não é o caso.
http://support.apple.com/downloads/MacBook_Pro_EFI_Firmware_Update_1_7_?viewlocale=pt_PT

Cumps
 
Pode ser uma limitação da caddy que comprou para adaptar ou uma limitação da própria conexão sata da superdrive (que normalmente não tem a mesma velocidade do disco primário).

Ao invés de investir em um novo SSD poderá criar um Fusion Drive com a configuração que tem agora, mantendo o SSD para caching e o disco para complemento de capacidade. Após algum tempo de utilização poderá notar a efetividade de um volume em Fusion.
Caso insista em adquirir o SSD e caso este seja igual o primário, não se esqueça de colocá-los em raid 0 para ter o melhor desempenho possível de ambos os dois ainda que em sata II.
Peço desculpas por não ser de grande ajuda na resolução do problema inicial no entanto se o update de firmware não resultou não vejo muito mais que possa ser feito a nível de software.
 
Pode ser uma limitação da caddy que comprou para adaptar ou uma limitação da própria conexão sata da superdrive (que normalmente não tem a mesma velocidade do disco primário).

Ao invés de investir em um novo SSD poderá criar um Fusion Drive com a configuração que tem agora, mantendo o SSD para caching e o disco para complemento de capacidade. Após algum tempo de utilização poderá notar a efetividade de um volume em Fusion.
Caso insista em adquirir o SSD e caso este seja igual o primário, não se esqueça de colocá-los em raid 0 para ter o melhor desempenho possível de ambos os dois ainda que em sata II.
Peço desculpas por não ser de grande ajuda na resolução do problema inicial no entanto se o update de firmware não resultou não vejo muito mais que possa ser feito a nível de software.


Poderia ser esse o caso, limitação da caddy, mas nas specs da mesma é compatível com Sata I, II e III, 1,5 Gbps, 3 Gbps e 6 Gbps respectivamente. Estou mais inclinado para ser limitação da porta Sata da SuperDrive, liguei o SSD à porta da SuperDrive e só obtive Velocidade de Ligação Negociada a 1,5 Gbps. O que é estranho é que indica que a Velocidade de Ligação é de 3 Gbps.

Optar pela Fusion Drive poderá ser uma solução... Mantinha o SSD como disco primário para o SO e apps, e o segundo disco para armazenamento de dados. A minha intenção era inserir outro SSD, mas o EVO da Samasung e ficando esse na caddy, mantendo o 840 Pro da Samsung como disco primário.

Quanto aos meter os discos em RAID 0 se não estou em erro é assim que eles ficam por definição/defeito do SO (OS X)...

Não tem nada que pedir desculpa, todas os comentários e opiniões são bem vindas, quando temos algum problema esquecemos-nos de certos pormenores básicos que por vezes podem solucionar problemas.

Cumps
 
Tenho um MBP Late 2011, com um SSD como disco primário e um HDD com caddy como disco secundário, e tudo se encontra analogamente à tua situação: o SSD tem Velocidade de Ligação a 6 Gigabit e Velocidade de Ligação Negociada a 6 Gigabit, o HDD com caddy tem Velocidade de Ligação a 6 Gigabit e Velocidade de Ligação Negociada a 3 Gigabit, ou seja, a metade tal como acontece no teu caso. Portanto, presumo que é capaz de ser um acontecimento normal.
 
Só para deixar a nota: retiro o que disse sobre o raid 0 pois a velocidade de transferência teria de ser igual para o sata da caddy e do primário poder tirar proveito desta config. E respondendo a sua pergunta o raid tem de ser feito manualmente, não é definido por padrão. A intenção seria dobrar a velocidade de leitura de ambos os SSDs (em sata 3, 6gbps com dois SSDs iguais aos seu podem chegar aproximadamente aos 950mbps de leitura e escrita se estiverem em raid 0).
Nesse seu caso resta então criar um Fusion drive com um HD na caddy, se for um WD black (7200rpm ao invés dos 5400rpm comuns em discos de portátil) então melhor e mais rápido ainda.
No entanto explico um pouco melhor sobre o Fusion pois acho que ficou com uma idéia errada sobre ele: os dois discos físicos ficarão como um só volume (no utilitário de discos, por exemplo) após criado o Fusion drive, e não como um volume SSD e um volume HD. Essa é a tecnologia de armazenamento hibrido aperfeiçoada pela Apple e disponível a partir do Mac OS Mountain Lion (10.8.2 no mínimo) e pode ser criado facilmente a partir de uma pen usb com um instalador do sistema, através do terminal (desconheço qualquer GUI, ou seja, um programa que crie o Fusion Drive com apenas cliques e caso alguem conheça seria interessante compartilhar para quem tem dificuldade em criar pelo terminal)

http://en.wikipedia.org/wiki/Fusion_Drive para caso tenha alguma dúvida referente à tecnologia.
 
Tenho um MBP Late 2011, com um SSD como disco primário e um HDD com caddy como disco secundário, e tudo se encontra analogamente à tua situação: o SSD tem Velocidade de Ligação a 6 Gigabit e Velocidade de Ligação Negociada a 6 Gigabit, o HDD com caddy tem Velocidade de Ligação a 6 Gigabit e Velocidade de Ligação Negociada a 3 Gigabit, ou seja, a metade tal como acontece no teu caso. Portanto, presumo que é capaz de ser um acontecimento normal.

Pesquisei bastante antes de vir aqui postar a situação, mas não consegui encontrar nada que me a confirma-se, tanto no caso do meu MacBook Pro como noutros modelos.
Resta saber se é limitação de Hardware ou Software.
Caso seja de Software será mais fácil de contornar, no caso de hardware poderá ser a caddy ou o conector que liga a caddy a Logic Board.

EDIT: encontrei o seguinte artigo, e faz referencia ao teu modelo. http://blog.macsales.com/10433-macbook-pro-2011-models-and-sata-3-0-6-0gbs-update-5272011

Só para deixar a nota: retiro o que disse sobre o raid 0 pois a velocidade de transferência teria de ser igual para o sata da caddy e do primário poder tirar proveito desta config. E respondendo a sua pergunta o raid tem de ser feito manualmente, não é definido por padrão. A intenção seria dobrar a velocidade de leitura de ambos os SSDs (em sata 3, 6gbps com dois SSDs iguais aos seu podem chegar aproximadamente aos 950mbps de leitura e escrita se estiverem em raid 0).
Nesse seu caso resta então criar um Fusion drive com um HD na caddy, se for um WD black (7200rpm ao invés dos 5400rpm comuns em discos de portátil) então melhor e mais rápido ainda.
No entanto explico um pouco melhor sobre o Fusion pois acho que ficou com uma idéia errada sobre ele: os dois discos físicos ficarão como um só volume (no utilitário de discos, por exemplo) após criado o Fusion drive, e não como um volume SSD e um volume HD. Essa é a tecnologia de armazenamento hibrido aperfeiçoada pela Apple e disponível a partir do Mac OS Mountain Lion (10.8.2 no mínimo) e pode ser criado facilmente a partir de uma pen usb com um instalador do sistema, através do terminal (desconheço qualquer GUI, ou seja, um programa que crie o Fusion Drive com apenas cliques e caso alguem conheça seria interessante compartilhar para quem tem dificuldade em criar pelo terminal)

http://en.wikipedia.org/wiki/Fusion_Drive para caso tenha alguma dúvida referente à tecnologia.

Em RAID 0 teriam de ter a mesma velocidade em ambas as portas Sata, neste caso ficaria limitado a 1,5 Gbps devido ao segundo disco só funcionar a Sata I (1,5 Gbps).
O disco de origem que vinha com o MacBook Pro é um Toshiba, 5400rpm.

Muito obrigado pela explicação ;)
Já tinha lido alguns artigo sobre o Fusion Drive mas tinha sido só por alto...

A minha intenção de ter dois SSD seria de no SSD primário ter tudo legal, desde SO a programas que necessito para o trabalho, e no segundo SSD ter também como SO base o OS X, e dentro desse correr outras aplicações.

Cumps
 
Última edição:
Acabei a pouco de falar com um amigo que tem um MacBook Pro igual ao meu, e basicamente fez o que eu fiz. Upgrade a RAM e SSD. O SSD também foi o 840 Pro da Samsung, a única diferença foi que meteu um disco de 1TB a 5400rpm na optical bay, não me soube precisara a informação do disco HDD.
E tem Sata II (3 Gbps) em ambos os discos.

Terei de arranjar um SDD para testar na optical bay.

Cumps
 
Última edição:
Resolução do problema

Neste momento já tenho os dois disco com Velocidade de Ligação Negociada a 3 Gbps (Sata II) em ambas a portas Sata.
A resolução do problema foi simples, adquiri outro disco SSD (Samsung 840 EVO 250GB) e a velocidade de ligação passou a ser de 3 Gbps.

Abaixo deixo uma lista com os resultados obtidos nos testes realizados.

Testes só com um disco no MacBook Pro - disco utilizado: Samsung SSD 840 Pro 256GB
- Samsung SSD 840 Pro 256GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps
- Samsung SSD 840 Pro 256GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada: 1,5 Gbps

Testes com dois discos no MacBook Pro - discos utilizados: Samsung SSD 840 Pro 256GB e Toshiba 500GB (HDD de Origem)
1º teste com dois discos
- Samsung SSD 840 Pro 256GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps
- Toshiba 500GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada 1,5 Gbps

2º teste com dois discos
- Toshiba 500GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 1,5 Gbps
- Samsung SSD 840 Pro 256GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada: 1,5 Gbps

Testes com dois discos no MacBook Pro - discos utilizados: Samsung SSD 840 Pro 256GB e Samsung 840 EVO 250GB
1º teste com dois discos SSD
- Samsung SSD 840 Pro 256GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps
- Samsung SSD 840 EVO 250GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps

2º teste com dois discos SSD
- Samsung SSD 840 EVO 250GB no local do disco - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps
- Samsung SSD 840 Pro 256GB na Optical Bay - Velocidade de Ligação Negociada: 3 Gbps

NOTA:
- a Velocidade de Ligação nos testes executados foi sempre de 3 Gbps / Sata II;
- já a Velocidade de Ligação Negociada variou consoante a porta Sata e disco utilizado nos testes.

A conclusão a que chego é simples, não há limitação a nível de hardware, ambas as portas Sata são capazes de obter uma velocidade de ligação negociada a 3 Gbps / Sata II.
A velocidade de ligação negociada na segunda porta Sata (porta da SuperDrive) irá ser igual à da primeira porta Sata (porta Sata disco rígido), isto é, se na primeira porta estiver um disco Sata I a segunda porta só irá funcionar a Sata I apesar do disco ser Sata II ou Sata III.
O disco que vem com o MacBook Pro Mid 2009 são Sata I (1,5 Gbps).

Cumps
 
Back
Topo