[Resolvido] Windows/PC crascha ao iniciar - BSOD

Paradox000

Power Member
Olá a todos,

Bem, este Windows 10, especialmente depois o Anniversary Update, tem-me dado cá umas dores de cabeça que não é brincadeira. Já perdi a conta de quantos BSOD tive com o Windows 10 (quando tinha o Win7 nem um!)
Depois deste update sempre consegui resolver os problemas, pois deviam-se sobretudo a falha de drivers (uso o DriverBooster 4 e um aplicação FixWin10 para resolver os problemas) mas depois do recente update do mês de outubro, o qual só instalei no passado dia 19, as coisas pioraram.

Depois de ter atualizado dia 19, só voltei a ligar o PC ontem, e mal clico no botão Power, a pimeira coisa que me acontece é um BSOD a apontar SYSTEM_EXCEPTION_NOT_HANDLED.
Ok, voltei a reiniciar o PC mas desta feita, aparecia uma imagem em DOS a processar informação pois tava com dificuldades em fazer o Boot.

A minha máquina é um HP P6 2109-ep, cliquei na tecla ESC e fui para o menu de arranque, selecionei Hard Drive e ele lá arrancou para o Windows.

Uma vez no Windows, e já sabendo os problemas que tive, toca a pesquisar por Updates, Atualizar Drivers, e correr o System File Checker para ficheiros corrompidos. Feito isto tudo, corri o CCleaner e limpei o sistema.

Voltei a reiniciar o PC e até aqui tudo bem.

Depois lá fui matar saudades do Battlefield 4. O jogo tornou-se instável. Sempre que estava a jogar ele crashava com a mensagem "Battlefield 4 deixou de funcionar" (ora era no jogo, ora nem sequer arrancava o jogo).

Reparei o jogo, voltei a jogar e mais do mesmo mas desta feita já acompanhado com um BSOD:

SYSTEM_EXCEPTION_NOT_HANDLED ou MEMORY_MANAGEMENT.

Calculei que houvesse problemas com as drivers da Gráfica (Sapphire HD 7850 1GB DDR5).

Abri a aplicação da ATI e pesquisei por novas drivers. tinha a informação que estava atualizado mas que existia uma versão beta e lá tentei a minha sorte.
Só que desta vez a aplicação não consegue atualizar e começa a crashar. Se eu insistir com a atualização, dá-me mais um BSOD.

Sinceramente, adoro o Windows 10 mas estas coisas já começam a fartar.
Venho então pedir-vos ajuda se é possível eu formatar o PC e instalar o Windows 7?
Como já referi, o meu PC é um HP. Tem uma partição de disco para System Recovery, no qual deverá de ter a opção de formatar e instalar o Windows 7. Só tenho é a dúvida, que visto uma vez que tenho o Windows 10 através daquela célebre atualização "forçada" se é quando eu voltar a instalar se ele instala o 7 ou se instala o 10?

Obrigado pelo vosso apoio.

PS:

1 - Se por acaso souberem de alguma outra solução, sou todo "ouvidos".
2 - NUNCA formatei a máquina desde que comprei (2009) mas tenho atenção em fazer uma "limpeza" todos os meses
 
Presumo que seja um portátil HP não?
Pode ser um problema relacionado com os drivers quando se instala um SO novo num portátil que antes usava outro SO essa situação pode acontecer por falta de suporte para o novo so.

Podes tentar ver na página do fabricante se tem drivers para o W10 mas a regra geral é não terem e só mesmo com outro portátil novo que já venha com o SO.

Mas devido á complexidade dos teus problemas a melhor forma de saber é formatar o pc e instalares o so já com o update incluindo nele.
podes sempre tentar fazer o download do ISO do w10 com o media creating tool ou criares uma pen Boot de arranque para instalar o so usando essa mesma ferramenta da Microsoft.

É a única forma mais eficaz e pode ser que tudo se resolva.
 
Boas,

Obrigado pelas dicas.
Qualquer forma, não é um portátil mas sim um desktop.

O mais estranho é que o PC estava a funcionar super bem (visto já ter ultrapassado todos os problemas desde o Anniversary Update). Depois deste update de Outubro é que não consigo mesmo ultrapassar.

Depois uso a aplicação DriverBooster Pro 4. É uma aplicação que faz um scan ao PC em busca de drivers e atualiza tudo o que estiver desatualizado.
 
Só mesmo com uma instalação já com o update de aniversário depois de formatar o disco saberás se as coisas voltam ao normal.

Há sempre a possibilidade de teres um problema com o hardware que tenha acontecido há bem pouco tempo que esteja a originar esses problemas todos.
Tenta por isto instalar o Windows 10 como disse acima a ver se tudo fica bem depois.
 
Boas,

Bem isto vai de mal a pior (pelo menos penso eu que sim)

Como última medida, fiz um restauro ao sistema para as definições de fábrica da HP.
Ou seja, voltei ao windows 7 Home Premium de raiz.

Depois de concluído o restauro, instalei as drivers do teclado (Steelseries), Rato (Razer) e Placa Gráfica (HD 7850) - a de origem era uma Nvidia.

Feito isto, reiniciei o PC, e depois limpei todos aqueles programas da HP que vêm com o PC.

Voltei a reiniciar e depois fui tratar do Windows Update. Aqui começou outro problema: O Windows Update está sempre à procura de updates e não sei dali (deixei correr 1 hora e nada!)

Pesquisei na net e corri uma aplicação da microsoft para corrigir problemas do Windows Update e deu-me dois erros

- Primeiro deu um do género 0x0080003 e depois foi 0x00080005 qualquer coisa assim.

Como solução instalei manualmente um update de Abril 2015 e depois o update do windows 7 enrolment (vi na net que este update era um aglomerado de vários updates. Tipo um all-in-one.

Depois instalei mais dois (que não sei o código) para corrigir erros do Windows e outro para evitar Bugs no Windows Update.

A verdade é que depois destes updates todos, o Windows update continua igual.
Fui ao youtube e todas as maneiras indicadas para resolver, não surtiram efeito.

Recomendam voltar a formatar...mas será mesmo necessário?

Queria voltar a instalar o Windows 10 mas como a minha máquina é HP tenho de ir pelo Restauro de Fábrica :(
 
precisas da partição de imagem da hp?
o que faria, limpava o disco todo e instalava de raiz o windows 10 ativado pela bios.
claro que primeiro faria backup, e fazia download dos drivers apartir do site hp para depois da instalação do 10 reinstalá-los.
acho que o problema deve-se ao facto da partição de origem 7 estar em conflito com a atualização forçada do 10.
 
Usar software para atualizar os drivers é má ideia. Costuma trazer mais problemas que soluções. Para atualizar drivers vas á página do fabricante do componente.

Se voltaste a instalar o Win7, podem ser precisas horas e horas para encontrar as atualizações. Não é numa hora ou 2 que encontra mas várias e longas horas.

Como já tiveste o 10 instalado, como o irlm disse, faz backup do que precisares e depois faz uma instalação limpa do SO. O software adicional que vem no restauro de pouco ou nada serve.
 
Obrigado pelas dicas.

Pelo que percebi, no site de apoio da Microsoft, uma vez que o meu Windows 10 foi por atualização, para instalar de raiz tenho de primeiro instalar o meu windows anterior e depois correr o Media qq coisa certo?

Podem fornecer um link (site ou mesmo aqui no fórum) com um step-by-step de como instalar o 10 de raiz?

Agradeço toda a ajuda, mas o meu conhecimento informático acabou por aqui :D
 
Usa o Media Creation Tool, prepara uma pen para ser criada uma pen de boot onde depois arrancas pela pen e instalas o 10 ou um DVD. Para DVD indicas que queres a imagem .ISO, isso faz o download, depois gravas a ISO no DVD, usando o CdBurnerXp por exemplo, se não tiveres software para gravar.
Depois arrancas pelo DVD e segues os passos normais duma formatação.
Caso queiras guardar a partição de recuperação da HP, podes guardar, mas de pouco te vai servir no futuro e podes sempre ganhar uns GB para ti.
Espero que dê para compreender :p
 
Usa o Media Creation Tool, prepara uma pen para ser criada uma pen de boot onde depois arrancas pela pen e instalas o 10 ou um DVD. Para DVD indicas que queres a imagem .ISO, isso faz o download, depois gravas a ISO no DVD, usando o CdBurnerXp por exemplo, se não tiveres software para gravar.
Depois arrancas pelo DVD e segues os passos normais duma formatação.
Caso queiras guardar a partição de recuperação da HP, podes guardar, mas de pouco te vai servir no futuro e podes sempre ganhar uns GB para ti.
Espero que dê para compreender :p

Boas,

Não sei o que se passa mas não consigo criar uma pen de boot. Isto porque o Media Creation Tool não identifica as minhas pen's.

Tenho duas da SanDisk, de 4GB cada e ele não detecta nenhum. Aqui penso ter dois problemas:
1) Pela internet fora vejo muitas pessoas com o mesmo problema e têm PEN's da SanDisk e o programa não reconhece;
2) O programa pede um minimo de 4GB de espaço na PEN. As minhas PEN's são de 4GB cada... será que tinha de ter mais ou o problema acima descrito é o principal?

Enfim, vou tentar ver se arranjo uma outra pen. Pela net vi outros utilizadores a dizer que tinham pen's Kingston e correu sem problemas. Tentar ver se consigo uma de 8GB

Mais alguém teve este problema?
 
As melhores flash drives e cartões de memória são feitos pela Sandisk.
Tenho flash drives da sandisk é são todas reconhecidas mas a mais pequena tem 16GB.
Parece-me que 4GB é pouco.
 
Com tantas aplicações que existem para criar flashs de boot essa via de gravar para dvd está completamente ultrapassada.
 
Sim formatei as pen's mas penso que o problema é mesmo a capacidade.
Dos 4GB da pen, efetivamente só tenho 3.84 GB e poderá ser disso.

É pela fama das SanDisk que tenho duas pen's (uma minha outra da minha mulher). Nenhuma foi reconhecida e no fórum da Microsoft todos os que tinham problemas com as Sandisk dizem o erro é mesmo da microsoft em ñão reconhecer maior parte das Pen's SanDisk.

Enfim, vou tentar arranjar outra PEN, caso contrário, terei de ir comprar um DVD (sim, não tenho nenhum :D )
 
Sim tá em FAT32. Nunca testei o Rufus nem o WintoFlash por isso não posso responder.

Qq forma consegui já uma Pen já com o .iso do Windows 10 feito com o Rufus, que um colega meu de trabalho do Dep. Informático arranjou-me.

Testámos nos pc's aqui e funciona a PEN.
Agora resta testar quando chegar a casa e tentar resolver de uma vez por todas estes problemas que já se arrastas desde o Anniversary Update.

Se eu conseguir ultrapassar esta situação, e fizer uma clean install do Windows 10, em relação aos componentes do PC, nomeadamente, Motherboard, processador as drivers serão logo reconhecidas com o windows 10 ou será melhor ir ao site da HP e instalar manualmente?

A gráfica, não é de origem, mas vou ao site da AMD e tiro as drivers.

De referir que o meu PC é de 2011.

Obrigado
 
O 10 costuma instalar os drivers necessários ao funcionamento do pc.
Se ficares com algum em falta depois logo vais ao site do fabricante do componente.
 
Boas,

PC formatado e feito clean install com Windows 10.
Até agora a única "coisa" estranha é o Windows Update dizer que o PC está atualizado e não instala o Anniversary Update!
Sinceramente não sei porquê, nem sei se vale a pena chatear-me por isto (visto ter sido a partir deste update que o meu PC teve de ser formatado).

Mais alguém que tenha feito uma clean install e não instalasse o Anniversary Update?
 
Back
Topo