1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[RESOLVIDO] Windows Vista - Consumo excessivo de Memória

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por (in)dependente, 6 de Setembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 5137)

1. (in)dependente

(in)dependente Power Member

Boa tarde!

À dias instalei o SP1 para o Windows Vista na esperança de resolver o meu problema com o rato (o que, também, não se resolveu por inteiro).
    Não reparei antes de fazer o update mas sempre que inicio o Vista tenho um consumo de +/- 50% da memória RAM (2Gb de RAM). No entanto, se me puser a ver um DVD ou se estiver a utilizar o IE ou o FireFox, após pouco tempo tenho um consumo a "roçar" os 100% da RAM.

Já corri anti-vírus, optei por dar prioridade ao desempenho desligando efeitos visuais, desliguei alguns programas não necessários mas nada se alterou.
    Não sei o porquê, nem o que fazer... [​IMG]

Ideias? Sugestões? Opiniões?

Última edição: 22 de Setembro de 2008
  2. Paradox000

Paradox000 Power Member

Ja viste os Processos? tenta ver quais os que consomem mais memoria. A partir daí e mais facil. Poder ser algum programa que tenhas instalado e que esteja sempre a correr.
    Tenta remover esses programas que nao precises. Depois vai ao Executar e mete: msconfig
    Tenta ver quais os programas que correm ao ligares o PC, e vai desligando todos aqueles que nao precises e que nao sejam necessarios para ti e para o sistema.

Depois tenta fazer uma limpeza de disco. Aconselho fazeres o download do CCleaner: http://www.ccleaner.com/
    É um programa de limpeza de disco e vai-te libertar espaço e problemas que tenhas no PC.

Espero ter ajudado, qq coisa, e so dizeres por aqui. Fica bem

3. (in)dependente

Segui o teu conselho mas ainda continuo com um excesso consumo de memória... ao menos consegui libertar espaço no disco :)
    Quanto ao desactivar processos no iniciar do windows, não sei ao certo quais devo desactivar:

Código:
    Running processes:
    [COLOR=Yellow]C:\Windows\system32\taskeng.exe
    C:\Windows\system32\Dwm.exe[/COLOR]
    C:\Windows\Explorer.EXE
    C:\Program Files\Windows Defender\MSASCui.exe
    C:\Program Files\Synaptics\SynTP\SynTPEnh.exe
    [COLOR=Yellow]C:\Windows\RtHDVCpl.exe[/COLOR]
    C:\Program Files\ESET\ESET NOD32 Antivirus\egui.exe
    C:\Program Files\SpeedFan\speedfan.exe
    C:\Program Files\Windows Sidebar\sidebar.exe
    C:\Program Files\Spybot - Search & Destroy\TeaTimer.exe
    [COLOR=Yellow]C:\Windows\ehome\ehtray.exe
    C:\Windows\ehome\ehmsas.exe [/COLOR]
    C:\Program Files\Windows Sidebar\sidebar.exe
    C:\Users\Packard Bell\Downloads\HijackThis\HiJackThis.exe
    [COLOR=Yellow]C:\Windows\system32\SearchFilterHost.exe[/COLOR]

Não sei o que são os que estão a amarelo.
    Corri também o HijackThis mas não sei ver bem o que procuro...

4. Paradox000

Paradox000 Power Member

um conselho: windows side bar! esse e o primeiro a tirar. para tirares vai as opçoes do sidebar e tira a cena que diz correr sidebar no startup. isso consome muita memoria.
    2º spybit e windows defender. tens dois anti spyware a correr ao mesmo tempo. usa so um. Aconselho o AVG Free 8.0, pois nao precisas de nenhum desses dois, pois o proprio antivirus tem agora a funcionalidade de antispyware. mas se gostas do NOD32 aconselho a tirares um desses.

Penso que com isto ja vai libertar mais memoria.

Outra coisa...e um poratatil? se sim, os portateis costumam vir ja com alguns programas da marca instalados, ex: ASUS. Se sim, tenta remover maior parte deles pois eles tb ocupam memoria.

5. Skyflier

Skyflier Power Member

O Vista tem recursos como o Superfetch e a indexação do Windows Search que no inicio te vão consumir RAM obviamente. Se instalaste o Sistema há pouco tempo pode ser esse o "problema".

6. (in)dependente

Não sabia disso...

De facto, o portátil foi novamente reinstalado.
    No entanto, antes desta formatação, não tinha nenhum problema. Aliás, mesmo agora, só depois de instalar o SP1 é que comecei a ter este problema.

Quando pesquisei por consumo de memória não me aparecei este tópico... Sorry! É uma boa explicação mas não estou a falar de um consumo de 1Gb... Isso já sabia que iria consumir. O meu problema é que ele está a consumir quase os 2Gb

Acho que posso dizer que a memória não está a ser endereçada para a aplicação. Quando uso o WMP (p.e.:com um filme) acabo por não conseguir chegar ao fim da visualização porque ele para e fico com o portátil "congelado".

Última edição: 8 de Setembro de 2008
  7. Romani48

Romani48 Power Member

vai a processos e poe por ordem de consumo de memoria e mete aqui a SS..
    btw.. não desligas te o superfetch pois não??

8. Blue Zee

Blue Zee Power Member

Substitua consumir por utilizar.

Talvez já faça mais sentido e não cause preocupações?

9. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

pois, provavelmente é por teres formatado o pc à pouco tempo...

eu tou com 54% de memoria utilizada, tenho o firefox com 5 ou 6 tabs, sidebar cheia de apps, messenger, thunderbird, winamp com as visualizations a funcar, av e mais uma kambada de tralha...

deixa passar mais uns tempos, se isso n baixar, ai sim podes preocupar-te

10. ravager

ravager Power Member

Por mim acho que podes eliminar do startup tudo o que está a verde. (fiz uma pesquisa no google à procura dos processos que não conhecia) Tendo um AV não necessitas de dois antispywares a correr no arranque. O anti-spyware é somente para uso ocasional... e se tiveres cuidado nem ocasionalmente precisas dele :)
    Os que estão a amarelo são processos do media center, que só deverás desactivar se não precisares mesmo dessas funcionalidades.

11. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

alguém que faça as contas, mas assim de repente, aquilo não chega a 1 gb pois n?

12. ravager

ravager Power Member

Só os processos não.
    Mas os serviços, alguns sim.

Ah e experimenta tirar o "Automático" das Actualizações Automáticas. Manda o PC apenas notificas, ou desliga-as mesmo. O "Automático" em muitos casos consome recursos excessivos.
    Superfetch não é quase de certeza.

O teu AV não anda a fazes scans ao PC em background, quando arrancas?

13. costapt

costapt Power Member

Tens de carregar em "motrar processos de todos os utilizadores", assim é que aparecem todos.

14. (in)dependente

À parte dos IEs e do FF, o que faz o crss.exe e o svchost.exe consumir tanto?

Faz! mas por defeito... não é um risco desactivar isso? Queria evitar fazer isso porque não sou o único a utilizar o portátil...

AH! de serviços há uma carrada deles iniciados mas não sei quais deva desactivar... (provavelmente 90% deles)

15. (in)dependente

Removi algumas das opções do AV que faz no scan regular...

Mas não pode ser do AV porque vi noutro portátil (diferente marca mas características semelhantes) e funcionava perfeitamente com todas as opções de início...!

Que tipo de serviços posso eu desactivar que normalmente estão activos?

16. jony_be

jony_be Power Member

boas, na minha opiniao ( e posso estar a dizer uma grande asneira) acho que é normalissimo estar a consumir esses quases 2G de memoria. Senao vejamos:

No inicio a microsoft anunciou que o ideal para correr o vista seria os 2G de ram, 1G para o sistema operativo e o resto para o pessoal mexer com ele. A verdade é que hoje em dia 1G é mt pouco, e com programas que instalamos e coisas que utilizamos facilmente vao chegar a 1G, daí teres a tua memoria quase toda consumida.
    Por isso é que quase todos dizem que o vista é um bosta, encrava, so da problemas, etc,etc...O que me parece é que o vista para correr bem necessita no minimo 3G de memoria, é um absurdo, mas a verdade é que pude apostar num bom computador, quadcore e com 4G de ram, e apenas no arranque ficam consumidos cerca de 40% de ram (segundo as ferramentas de monitorização que possuo), e até hoje nao tenho motivos de queixa do vista, tudo trabalha perfeitamente bem e faz todos os updates que tem a fazer. ate mesmo sendo 64 bit para os 4G poderem ser reconhecidos ja correu jogos de 32 bits, jogos que sairam apenas quando ainda so havia o xp e ainda jogos do seculo passado como o Claw, Destruction Derby 2 e mais uns emuladores da sega..........

mas isto é a minha opiniao....

17. ravager

ravager Power Member

Não é muito normal, não.
    Ele não te consome mais que 35% da RAM em idle... fora superfetch. Isto vejo-o no PC da empresa, que tem 2 GB de RAM.

Serviços que podes desactivar... eu normalmente desactivo logo 3... firewall do windows, centro de segurança, e windows defender...

Mas lê esta thread:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=152131

Última edição: 12 de Setembro de 2008
  18. (in)dependente

Obrigadão ;)
    Parece que já está resolvido.... essa thread ajudou bastante!

Reiniciei o pc, corri vários dvds, programas... e a RAM não foi usada mais do que 60%
    Normalmente está à volta dos 40%.

Acho que dou por fechado este tópico :D

Partilhar esta Página