1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Resolvido] Wireless 2200bg + ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por braveheart1970, 28 de Setembro de 2006. (Respostas: 24; Visualizações: 3298)

1. braveheart1970

braveheart1970 Power Member

Alguem me consegue ajudar a por o wireless(intel pro/wireless 2200bg) do meu portátil a funcionar, depois do ubuntu instalado é a única coisa que ainda não consegui por a funcionar>(

Última edição pelo moderador: 3 de Outubro de 2009
  2. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Nota: Sempre que o kernel for actualizado tens de fazer isto.

Pacotes básicos

sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r) build-essential

Instalar ieee80211:

* Sacar daqui http://ieee80211.sourceforge.net/downloads.php

Instalar Chipset IPW2200

* Fazer download do Firmware e Drivers - http://ipw2200.sourceforge.net/#downloads

firmware:

descomprimir firmware usando o tar -zxvf

reboot e já ta

wpa:
    sudo apt-get install wpasupplicant

Network Manager:

sudo apt-get install network-manager-gnome

3. Cunni

Cunni Power Member

fc5

ola... n consigo instalar a minha placa wireless por esses passos que indicaram em cima! desculpem mas ainda agora m estou a iniciar :S fix os downloads e descompaktei os ficheiros.... mas na hora de faxer o make da me uma serie de erros a dixer k os directorio e ficheiros nao s encontram no sistema de ficheiros de linux :S n percebo!!!

n sei se estrei a fzer direito mas podem m dar um exemplo de linha de codigo visto eu n saber s e' para substituir o "$(uname -r)" pelo nome do directorio em causa... :S o mei directorio da distribuicao e': 2.6.15-1.2054_FC5. sera que tenho de sustituir isto na linha de comando??

se calhar com um exemplo, era melhor... desculpem la a ignorancia LOL

cumps

4. Hipnoted

Hipnoted Power Member

iGama muito bem explicado sim senhor!

Gunni não tyens de pedir desculpas por não saber, todos que se iniciam em Linux passam por isso. :D

2.6.15-1.2054_FC5 é a versão do teu kernel. Convem actualizâ-lo, na consola faz: su - e metes a palavra-passe do administrador. Depois fazes yum update.

Vai-te demorar algum tempo a fazer o update ao kernel e aos pacotes que tens instalados...

Por fim segues os passos que foram indicados pelo iGama.

PS: Suponho que usas Fedora Core 5 (pelo título acima).

5. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

hmm... é fazer como o iGama disse e bem.
    Mas nao existe os modulos pre-compilados para ipw2200 ?

6. Hipnoted

Hipnoted Power Member

O rpm de ipw2200? Existe, tens de buscar na net. Mas é só seguir os passos que o iGama indicou...

7. Cunni

Cunni Power Member

ok, obrigado pela ajuda! vou fazer isso e ver como me saio :P

cumps

8. Sa[n]dman

Sa[n]dman Power Member

como sei kal é a opção "o_teu_kernel_mais_recente"?

9. PsycoMen

PsycoMen Power Member

Boas, não sei qual a versão o ubuntu que usas, mas a versão 6.06 Dapper ja tem os drivers para intel no kernel.

a placa é neste caso detectada como wext.

Ja testei placas intel desde a 2200 até a 3945, todas funcionaram sem qualquer drivers adicional.

10. Sa[n]dman

Sa[n]dman Power Member

a versao do ubuntu é a 6.10 será que da com esta?

11. PsycoMen

PsycoMen Power Member

Dá. Quanto a programas para ligar a redes sem fios nunca os utilizei, uso sempre scripts de configuração.

Se disseres a que tipo de rede te queres ligar pode ser que possa dar uma ajuda.

12. Sa[n]dman

Sa[n]dman Power Member

é pra me ligar a uma rede domestica, de um router. mas principalmente pra ter a placa a funcionar. a cada restart da networking diz-me que a placa wlan0 n pode ser ligada..

13. PsycoMen

PsycoMen Power Member

Eu uso o as seguinte configs, crias um ficheiro com um nome sugestivo, wificasa.conf:

# WPA-PSK/TKIP

ctrl_interface=/var/run/wpa_supplicant
    ap_scan=1
    network={
    ssid="NOME DO TEU SSID"
    scan_ssid=1
    key_mgmt=WPA-PSK
    proto=WPA
    pairwise=TKIP
    group=TKIP
    psk=*
    }

*PARA GERAR O PSK em wpa usas o seguinte script

sudo wpa_passphrase suarede suasenha

Crias tb um batch com este conteúdo para executar o script

#!/bin/sh
    killall wpa_supplicant
    sudo wpa_supplicant -Bw -Dwext -ieth1 -c/etc/wificasa.conf && sudo dhclient3 eth1

Esta config funciona num core2duo com um intel3945 a correr kubuntu 6.06, o router wireless é um linksys wrt-54gl com wpa e ssid oculto. Funcionou também com um hp turion + wireless broadcom a correr ubuntu 6.06.

Espero que te ajude

Última edição: 28 de Dezembro de 2006
  14. blueangelman

blueangelman 1st Folding then Sex

vou aproveitar esta thread pra perguntar uma coisita:

no meu IBM instalei o Ubuntu 6.10 dapper..com a ajuda do automatix:-D tenho tudo a funcar..como tenho router wireless em casa, com o mac adress ele detecta a rede e tenho logo net (instalei o network manager)..agora em ligaçoes ad-hoc népias..ele detecta a rede,pede a pass e nao dá acesso..já tentei configurar sem pass a rede wireless mas nem assim consegui..alguma dica pra ligaçoes ad-hoc que nao me esteja a ocorrer?é mto estranho..:002:

a placa é uma intel 2100.:)

15. logik-bomb

logik-bomb Power Member

Como é que podes ter problemas se esse chipset é suportado outofbox? :S

16. logik-bomb

logik-bomb Power Member

man iwconfig :)

17. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

olá, precisava da vossa ajuda.

instalei o ubuntu 9.04 no meu acer 4002 LMi mas a placa n tá a dar, é uma 2200 do tópico mas n dá.

experimentei isto que está aqui mas a consola diz que não encontra os ficheiros tar...

há forma mais fácil de por isto a funcionar?

linux donkey here

18. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

se tens o Ubuntu 9.04 não precisas de fazer nada do que está neste topico, a placa devia funcionar sem problemas. Se não dá deve ser outro problema.

A luz acende do wireless?

O que devolve o comando "lspci" na consola?

19. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

a luz do wireless pisca mas no simbolo da antena no topoo está com uma cruz vermelha e não permite procurar redes nem nada.

BTW, não há nada facil de instalar que faça a pesquisa de redes wireles mais simples? como no mac os?

o comando diz:

n diz pouca coisa... mas vou por aquilo que penso ser o que necessitas:

SMBus: Intel Corporation 82801DB/DBL/DBM (...) AC'97 Audio Controller
    Ethernet controller: broadcom corporation BCM4401 100Base-T (rev 01)
    Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG [Calexico2] Network Connection(rev 05)

20. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

Epá, acho que a maior burrice está em eu n perceber nada disto.

tipo, axo que está a funcionar a placa pk consigo criar uma rede sem fios (n sei como se n tenho rede para distribuiir)

secalhar n sei trabalhar é com isto e como n seu como procurar redes sem fios é que penso que isto está mal.

se n fosse pedir mt podias-me dizer como aprendo a fazer isto?
    é que queria me ligr à rede wireless da minha escolan que é de acesso livre mas a questão é que não tenho dados nenhuns da rede e o gajo encaregue não mos fornece por isso se eu soubesse como chegar lá, fazer a pesquisa e me ligar à rede era bom. dava-me muito jeito.

podes me ajudar?

Partilhar esta Página