[RESOLVIDO] XP não arranca, erro c000021a

KAMPUZ

Power Member
Boas,

Fiz um reboot ao meu portatil mas o malandro resolveu não iniciar de novo. Aparece-me o famoso ecrã azul com a seguinte mensagem:

Código:
STOP: c000021a {ERRO FATAL DE SISTEMA}
O processo de sistema windows logon process foi cancelado de forma inesperada com um estado de 0xc0000142 (0x00000000 0x00000000)
O Sistema foi desligado

Não o consigo fazer arrancar. Já tentei em modo de segurança mas dá o mesmo erro.

A pergunta é: Qual a melhor forma de reparar isto? Li que o melhor seria meter os CDs de instalação e tentar fazer um Repair mas como o SO é pré-instalado eu não sei se dá. O portatil é um Acer que já vem instalado com o XP em que não há propriamante um CD do windows mas sim 3 cds da ACER com o windows incluido. Á partida não deverá haver problemas mas ...

É estranho porque tinha acabado de instalar o Nokia PC Suite, terá sido a causa deste erro?

Obrigado a todos
 
Última edição:
Carreguei varias vezes no F8 ate aparecer o menu de selecção. Só tentei iniciar no modo de segurança mas como nao deu nem tentei os outros modos.

Vou tentar o linux live cd...
 
Cheira-me a algum prob com hardware. Vai desligando componentes que não sejam issenciais ao arranque do sistema. Troca as memórias. Se tiveres duas dimms, deixa só ficar uma delas na board; Desliga o gravador; Se tiveres mais que um disco, deixa só ficar o do sistema; Desliga placas de som e video, activando só a Onboard (caso tenha...); Etc...
 
Carreguei varias vezes no F8 ate aparecer o menu de selecção. Só tentei iniciar no modo de segurança mas como nao deu nem tentei os outros modos.

Vou tentar o linux live cd...
como é que tentaste seleccionar o modo de segurança?
movendo o cursor com as setas up e down?
e não deu?
 
Eu cheguei mesmo a arrancar no modo de segurança. O problema é que passado um bocado apareceu-me de novo o erro. Também já tentei usar a ultima configuração correcta mas aconteceu o mesmo.

Acabei agora de fazer o download do live cd, vou ver se arranca. Depois dou novidades...
 
Tentei arrancar com o slax mas parou na seguinte linha:

Starting PCMCIA services:
<probing for pcic: edit/etc/rcd/rc.pcmcia>
cardmgr[4208]:watching 1 socket

Infelizmente para mim parece que é mesmo problema de hardware, não?
Receio que se tentar instalar de novo o windows não vá adiantar de nada e só sirva para perder tempo e/ou a informação que lá está.
 
Eu até tentava ligar o disco mas isto é um portatil e eu nunca o abri e para ser sincero nem sequer faço ideia de como é que é um disco portátil. Dá para tirar o disco e ligar a um PC ou é necessário algum acessório?
 
se não te sentes à vontade para o fazer....talvez seja melhor não ires por aí....
só é precisa uma chave para desaparafusar a tampa que cobre o disco....
por isso, não custa nada tentares o damn small linux para confirmar se é ou não um prob de hardware...
isso ainda está na garantia?
 
Eu estou relativamente à vontade com PCs, mas com portateis nunca mexi mas há sempre uma primeira vez...

A ligação daquilo é tipo sata, IDE ou outra?
Vou tentar agora com essa versao do linux e depois já digo alguma coisa.

Obrigadinho pela ajuda!

O Portatil tem 16 meses, deverá ter portanto 2 anos de garantia. (não confirmei ainda mas como é produto electronico...)

EDIT: Ja tentei essa versao do linux mas passados uns 15 segundos de ele carregar os drivers, bloqueia e nao sai dali.

EDIT2: Abri as tampas por trás do portatil. Retirei o disco para ver o tipo de ligação mas resolvi não inventar. A entrada é tipo IDE mas como é que lhe fornecia energia (isto partindo do pressuposto q é igual ao IDE)
Ainda lhe retirei cada uma das memorias para ver se era problema de alguma, o problema manteve-se. Também não é das slots porque testei em cada uma delas.
Lá vou eu ficar 1 mês sem portatil...
 
Última edição:
é ide....
e se tem 16 meses ainda tem mais oito meses de garantia...o facto de mexeres no disco não afecta a garantia....
esqueci-me que não tens um adaptador para procederes à ligação ao pc.......sorry...
não vejo outra alternativa que não seja usares o cd de recuperação...que te irá APAGAR todos os dados...
se levares isso a um técnico podes ter toda a informação salva antes de uma intervenção...
 
Mas há aqui uma coisa que nao bate certo, pelo menos para mim. Se o problema fosse do disco, ao arrancar com o cd do linux, ele não deveria arrancar normalmente?
Ou o disco é necessário na mesma apesar do SO estar no CD?
 
em princípio sim....
mas o linus também pode bloquear por incompatibilidades com a placa gráfica....
quando tentaste arrancar com os live cd´s tinhas algum periférico usb ligado?
se sim, desliga-o e tenta novamente...
 
Da 1º vez em que usei o slax tinha o rato usb ligado mas da 2ª com o damn small linux não tinha nada ligado.

Vou meter os cds de recuperação para ver no que dá...
Obrigadinho pelas dicas!
 
Nope, não arranca em Safe Mode, dá exactamente o mesmo erro e também não tenho nada ligado no slot pcmcia.

Será a instalação do windows corrompida?

De qualquer das formas já pedi para vir aqui o tecnico para tentar ligar o disco e recuperar o que for possivel dele, tenho copias de segurança mas há sempre qualquer coisa que se perde e se der para evitar melhor.
Fiquei a saber que afinal não tem garantia porque foi facturado em nome da empresa. Para quem não sabia (tal como eu) se for facturado em nome da empresa tem apenas 1 ano de garantia, se for facturado a particular tem 2 anos.

Tou curioso para saber que raio é que se passou!!!
 
Back
Topo