Eles não congelam a conta em caso de chargeback do comprador. Simplesmente retiravam-lhe o dinheiro novamente.
O que se passou foi que ele provavelmente usa vários cartões, ou cartões de validade temporal muito reduzida (alô MBNet), e isso despoletou o sistema de segurança anti-fraude do PayPal pois é o comportamento típico de vigaristas que usam muitos números e cada um deles apenas uma vez para evitarem chamar a atenção dos legítimos proprietários. Por isso é que usar MBNet no PayPal dá tantas chatices, é que o MBNet emula na perfeição um dos comportamentos mais típicos de utilizadores fraudulentos. E aí sim, a conta congela.
Como tens um utilizador com um perfil de utilização tendencialmente fradulento, que fez um negócio, eles estão a tentar apurar até que ponto esse negócio foi legal ou uma venda de, p.ex., um artigo roubado. Se tivsse sido uma venda pequena aí de uns 10/15€ o sistema provavelmente não dispararia (não sei).
O MBNet (e os utilizadores portugueses que o utilizam) serão, neste momento, uma das maiores dores de cabeça do Dept. de segurança da PayPal, pois replicam um comportamento até agora exclusivo dos burlões. Aliás, o ódio pelo MBNet no PayPal deve ser enorme. É por isso normal que os utilizadores de MBNet continuem a ter problemas com o sistema de segurança automático do PayPal.
O meu conselho é, se tiverem um Cartão de Crédito real, adicionem-no ao PayPal. É uma das maiores entidades financeiras em operação hoje, com um volume de negócios já superior a muitos bancos. Está, aliás, registado como banco, e, no caso do PayPal Europe (de que dependem os utilizadores portugueses) é regulado pelas autoridades financeiras do UK, embora opere a partir do Luxemburgo. Logo, estarão seguros, não é um site de "vão de escada" que vos vá roubar ou proteger mal a informação.
Se não tiverem um cartão de crédito e por qualquer razão não possam/queiram ter um, arranjem uma solução de cartão virtual permanente (ao contrário do MBNet que é um cartão virtual temporário). Há vários bancos com soluções dessas. Um cartão virtual permanente é um cartão visa sem existência física (normalmente impresso num papel pelo banco, ou então um cartão igual a um cartão multibanco mas sem banda magnética, só com o número impresso na frente), e que só pode portanto ser utilizado na net. Os bancos dão essa solução a quem quer fazer compras na net, mas não quer um cartão de crédito. Assim, com um cartão virtual, podem adicioná-lo ao PayPal e usá-lo para compras na net. Se não quiserem prescindir da segurança que o MBNet dá ao comprar em lojas na net (apenas 1 utilização), não há problema, adicionem o cartão virtual ao MBNet, e quando quiserem fazer compras em lojas online façam cartões virtuais temporários ligados ao cartão virtual permanente.
Mas sempre ficam com um cartão "fixo" no PayPal e poupam todos estes problemas.
Soluções de cartões virtuais que conheço (seguramente existirão mais):
Banco Espirito Santo (dispensa apresentações) -> Cartão @BES [
www.bes.pt]
Unicre (Companhia "irmã" da SIBS, propriedade de todos os bancos e representante da Visa. Passa cartões de crédito a clientes de qualquer banco pois tem acesso aos dados de todos os (bancos) accionistas. A SIBS trata da rede débito -multibanco-, e a unicre da rede crédito -visa-) -> Cartão Unibanco netnet [
www.unicre.pt /
www.unibanco.pt]