Responsabilidade Informática

Tafinho

Power Member
Este é um problema que já há uns tempos anda a flutuar, mas que ainda nao vi a mínima discussão sobre o assunto...

Ultimamente tem chegado aos meus ouvidos um número crescente de casos de pessoas com ADSL e cabo que vêm nas suas facturas valores absurdos devido aos consumos elevados, e que depois se vem a verificar serem devidos a virus/worms/spyware/coloque_aqui_a_sua_peste_preferida.

Agora o problema é o seguinte.
O contrato de utilização da M$ é bastante explícito quanto a isso, eles não podem ser responsabilizados de forma nenhuma, o que levanta algumas questões:

- Esse contrato é válido?
- As pessoas podem-se queixar a quem?
- As pessoas têm toda a responsabilidade?
- Podem 3ºs perdir indeminizações por estragos causados pelos virus instalados nos pcs dessas pessoas?


... e por agora chega.
Dêem as vossas opiniões...
 
Ainda ontém pensei neste problema, uma vez que conheço uns dois casos(que já se passarma à um tempo), de pessoas que tiveram que lidar com essas situações e que acabaram por pagar a divida...enfim sao despesas por veses muito grandes, há pessoas a desistirem da net, :( enfim a internet nunca foi segura nem nunca irá ser...

Sãos os hackaros e as viroses esperemos dias melhores.

cumps
 
Bem eu sou da opiniao que a responsabildiade e da pessoa
Cada um deve-se acautelar e informar acerca da utilização de qualquer tipo de aparelho e o computador não deve ser excepção
Se eu acho que a MS devia produzir um SO mais seguro? Acho que sim claro. O SP2 na minha opinião é um bom passo para muitos utilizadores que desconhecem qualquer tipo de regra de "computação segura". Será que a melhoria de segurança devia partir da propria base do SO em vez do método "SP2"? Pois...
Os ISP's também podiam distribuir os seus CD's de instalação com uma firewall e antivirus gratis (alguns se calhar ja fazem isso). Quem souber o que são estes programas continua livre para escolher o seu programa preferido ou outro SO mais apropriado às suas necessidades.
Em ultima analise como disse considero sempre que a pessoa deve ser responsavel.
 
Tafinho esqueçeste-te de incluir ai uma coisa, as pessoas que recebem em casa uma factura por activação da internet sem a sua autorização.

Aconteçeu-me a mim, que nem sou o proprietário da linha!, e é mesmo vergonhoso.

Epá antes de mais acho que as responsabilidades deviam de ir para os ISP's afinal de contas se eles regulam págs.de internet, contabilizam tráfego, não custava nada avisarem os utilzadores de possiveis situações anómalas, via telefonema, carta registada, etc, se ligam para inqueritos parvos a perguntar o nivel de satisfação, ou a vender o produto vezes e vezes sem conta mais vale tomarem medidas neste sentido.
Nomeadamente o corte de serviço quando excedidos x gygas de transferencia.


Realmente a M$ não tem a responsabilidade nestes casos, o SO por eles desenvolvido não contemplou estas pragas á partida, até desenvolvem, melhor ou pior, esforços no sentido de se combater este problema.

Faz falta alguma legislação sobre o assunto, de caminho, condenam um tipo por usar P2P e bittorrents mas bem que podiam condenar os spammers e os restantes animais que se divertem a lançar virus.

Respondendo ainda á tua pergunta das responsabilidades, sempre que possivel localizar a FONTE do problema claro que deve indemenizar todas as partes afectadas, mas volto a dizer, os ISP's também mereçem pagar a factura, afinal de contas, é da responsabilidade deles proteger os users a quem prestam serviços.
 
Tafinho disse:
- Esse contrato é válido?
- As pessoas podem-se queixar a quem?
- As pessoas têm toda a responsabilidade?
- Podem 3ºs perdir indeminizações por estragos causados pelos virus instalados nos pcs dessas pessoas?
-Creio que, quando aceitas o contrato ele passa a ser válido independentemente do que lá vêm.
-A resposabilidade é do criador da maleita, mas é difícil de descobrir/resposabilizar
-Quanto a indeminizações, só se as pedires a quem criou a maleita... Microsoft e companhia já há muito que se descartaram das responsabilidades... É parecido com, por exemplo,os fabricantes de cd's, se um cd tiver um defeito, e perderes informações valiosas por causa desse defeito, a única coisa a que tens direito é a seres indeminizado pelo valor do cd, e não pelo valor da informação que lá tinhas...
 
Compras uma casa (Windows XP, por exemplo).

Convidas o bando do bairro (Programa com Spyware).

Um dos tipo do bando parte-te a casa toda (Spyware on the move).

Vais ter com o construtor e pedir responsabilidades?


Longe defender a Microsoft... mas qualquer SO tem os seus problemas.
 
Claro que o contracto não é válido, os worms/virus/spyware aproveitam na sua grande maioria falhas da própria MS.

É como vender um carro com um contracto a dizer que não se responsabilizam se o carro tiver falhas nas suspensões devido aos mais que famosos buracos das estradas Portuguesas! Se o carro vai ser usado convem garantir a segurança/qualidade do produto em vez de andar a inventar clausulas manhosas em que um gajo nem pode usar o carro como deve de ser.

Se um gajo paga uma pequena fortuna pelo software deles ao menos podia-se esperar um pouco de qualidade em troca, nem que fosse um pequeno investimento em maneiras de os produtos deles serem "spyware/adware free", reparem que só agora o IE tem popup blocker! Ao fim de 500 anos de popups! :D

Em relação às queixas um gajo pode-se queixar à DECO, um gajo que compra um produto que está sempre a ir ao estaleiro e ainda por cima depois de 500 problemas recorrentes vai logo xorar à DECO em outras situações, só no monopólio MS é que um gajo tem de comer e calar. :D
 
estigma disse:
Compras uma casa (Windows XP, por exemplo).

Convidas o bando do bairro (Programa com Spyware).

Um dos tipo do bando parte-te a casa toda (Spyware on the move).

Vais ter com o construtor e pedir responsabilidades?


Longe defender a Microsoft... mas qualquer SO tem os seus problemas.

Eu sinceramente acho que a maioria das pessoas não convida, eles entram à socapa, acho que só isso estraga o teu raciocínio todo.

Eu sei que entram à socapa porque spyware/adware está em todo o lado, basta correres qualquer anti-spyware/adware para veres que por vezes até os "cromos da bola" têm mais spyware/adware que imaginam.
 
Ghost021 disse:
Epá antes de mais acho que as responsabilidades deviam de ir para os ISP's afinal de contas se eles regulam págs.de internet, contabilizam tráfego, não custava nada avisarem os utilzadores de possiveis situações anómalas, via telefonema, carta registada,

[...]
mas volto a dizer, os ISP's também mereçem pagar a factura, afinal de contas, é da responsabilidade deles proteger os users a quem prestam serviços.

Os ISPs são os últimos a serem responsabilizados, porque...

1. O seu serviço é apenas de transporte de pacotes.
2. Não podem fazer a filtragem de portos ou de protocolos
3. Alguns fazem a filtragem de mail, e quando detectam um mail com virus, enviam um mail para o suposto remetente, o que é inútil.
4. Não se consegue facilmente nem detectar virus apenas escutando a rede, nem saber quem o enviou.
 
Última edição:
Boas,

Até que ponto o user comum, afinal de contas o mais afectado por estas pragas, pode-se precaver quando não tem conhecimento do que se está a passar na sua máquina? Uma pessoa sem conhecimentos pode responsabilizar o ISP alegando que não foi informado aquando da aquisição do serviço? Vou falar com um amigo meu que é advogado nestas cenas das eurolaws e afins... Depois digo qq coisa...

azta
 
Ghost021 disse:
Epá antes de mais acho que as responsabilidades deviam de ir para os ISP's afinal de contas se eles regulam págs.de internet, contabilizam tráfego, não custava nada avisarem os utilzadores de possiveis situações anómalas, via telefonema, carta registada, etc, se ligam para inqueritos parvos a perguntar o nivel de satisfação, ou a vender o produto vezes e vezes sem conta mais vale tomarem medidas neste sentido.

Eles estão-se bem a C@g@r se tu ou qualquer outra pessoa excede o limite, por tua causa ou de outrem.
O que interessa é receber.
Tipo o caso de um amigo meu que a quase 3 meses que andava a receber facturas da telepac por trafefo a 1Mbit qd na realidade so tinha 512.
As facturas a 1Mbit sabiam eles mandar, mas resolver o problema é que não, e notesse que ele ate queria ter 1Mbit.
Conclusão, desistiu do serviço da Telepac.

Na altura de vender é tudo muito bonito mas quando chega a altura de resolver problemas ta quieto. :004:
 
wOmBaT_PT disse:
Boas,

Até que ponto o user comum, afinal de contas o mais afectado por estas pragas, pode-se precaver quando não tem conhecimento do que se está a passar na sua máquina? Uma pessoa sem conhecimentos pode responsabilizar o ISP alegando que não foi informado aquando da aquisição do serviço? Vou falar com um amigo meu que é advogado nestas cenas das eurolaws e afins... Depois digo qq coisa...

Aqui há 2 detalhes:

-É da responsabilidade do cliente saber mexer com o seu PC. Por analogia, se uma pessoa tiver um cão, esse cão morder alguém, é da responsabilidade do dono. O desconhecimento não é desculpa para o ilícito.
-Nos contratos SAPO e NETCABO é explícito que o ISP não ser responsabiliza que por aquilo que o utilizador faz, e que o utilizador sabe mexer no PC. Infelismente muita gente não cumpre este último ponto.
 
wOmBaT_PT disse:
Boas,

Até que ponto o user comum, afinal de contas o mais afectado por estas pragas, pode-se precaver quando não tem conhecimento do que se está a passar na sua máquina? Uma pessoa sem conhecimentos pode responsabilizar o ISP alegando que não foi informado aquando da aquisição do serviço? Vou falar com um amigo meu que é advogado nestas cenas das eurolaws e afins... Depois digo qq coisa...

azta

isso é a mesma coisa que a outra nos EUA meteu o gato no micro-ondas a secar e o gato expludio. processou a marca dos micro-ondas e ganhou, tudo pq no manual de instruções não existia nenhuma indicação de que não se podiam secar animais la dentro.

Realmente eles quando nos fornecem o serviço não nos informam que podemos ser alvos de ataques ou mesmo que a nossa maquina pode ir com o Cara_lho por causa de um virus.

Ve la isso e depois posta qlq coisa
 
Tafinho disse:
Aqui há 2 detalhes:

-É da responsabilidade do cliente saber mexer com o seu PC. Por analogia, se uma pessoa tiver um cão, esse cão morder alguém, é da responsabilidade do dono. O desconhecimento não é desculpa para o ilícito.
-Nos contratos SAPO e NETCABO é explícito que o ISP não ser responsabiliza que por aquilo que o utilizador faz, e que o utilizador sabe mexer no PC. Infelismente muita gente não cumpre este último ponto.
É exactamente essa a minha opinião. Até já tinha pensado no exemplo do cão.

Essas situações como a do micro ondas e do gato metem-me muita impressão. Isso é entrar numa espiral de estupidificação.
Qualquer dia aparece um gajo a dizer que a faca electrica cortou-lhe o gato ao meio porque no manual nao dizia que nao se deve ter animais de estimação na cozinha enquanto se vai mandar uma mija e se deixa a faca ligada. Ou entao aparece um gajo a processar o construtor da casa porque com a casa não vinha nenhum manual a dizer que as tomadas devem estar tapadas de crianças ou algo assim.
As pessoas tem de ter bom senso, ser conscientes e estar informadas. Mas uma vez isto é a minha opinião. Não sei qual é a "versão legal"
 
Última edição:
Tafinho disse:
Aqui há 2 detalhes:

-É da responsabilidade do cliente saber mexer com o seu PC. Por analogia, se uma pessoa tiver um cão, esse cão morder alguém, é da responsabilidade do dono. O desconhecimento não é desculpa para o ilícito.
-Nos contratos SAPO e NETCABO é explícito que o ISP não ser responsabiliza que por aquilo que o utilizador faz, e que o utilizador sabe mexer no PC. Infelismente muita gente não cumpre este último ponto.


Se nem alguns dos tecnicos que te enviam a casa para te instalar a linha/cabo precebem peva do que estão a fazer.

O ISP não se "responsabiliza por aquilo que o utilizador faz", e então nos casos em que o ISP não faz "niete", não instala ferramentas anti-spam, não te fornece um suporte tecnico adequado caso necessites?
 
E o que é que os técnicos tem a ver com a questão do Tafinho?
Assume-se que a internet está a funcionar correctamente. Ou seja os técnicos bons ou maus já cumpriram a sua parte e que portanto também não é necessário suporte técnico no momento.
Talvez fosse boa ideia os ISP's fornecerem ferramentas gratuitas mas até considerar obrigação...
 
Eu penso q aqui a responsabilidade é do cliente. Utilização de AV actualizado, firewall e um pouco de bom senso minimizam os riscos. N falta informação na net e publicações de informática.
Culpar os ISP's é como culpar os programas de p2p. Os programas de p2p n são ilegais, a utilização q se lhe dá é q é ilegal. Os ISP's fornecem a ligação e o cliente é q lhe dá uma utilização completamente despreocupada.

Edit: Devemos partir do princípio q quém instala net em casa, fa-lo pq tem os conhecimentos mínimos para uma utilização segura e algum à vontade.
 
Última edição:
timber disse:
E o que é que os técnicos tem a ver com a questão do Tafinho?
Assume-se que a internet está a funcionar correctamente. Ou seja os técnicos bons ou maus já cumpriram a sua parte e que portanto também não é necessário suporte técnico no momento.
Talvez fosse boa ideia os ISP's fornecerem ferramentas gratuitas mas até considerar obrigação...

Cai um raio no posto de transformação mais perto da tua casa e frita-te tudo o que tens ligado a corrente nesse momento.
Quem vais responsabilizar?
A EDP ou os anjinhos por andarem a brincar com raios?
 
Para tua informação posso-te dizer com 100% de garantia que a EDP Distribuição não é responsabilizada nesse caso
O equipamento da EDP está preparado e protegido para várias situações incluindo descargas atmosféricas mas por vezes pode haver mesmo assim danos em instalações do cliente.
Se tiveres um seguro ou algo assim porreiro senão azar.
 
Back
Topo