Responsabilidade Informática

timber disse:
Para tua informação posso-te dizer com 100% de garantia que a EDP Distribuição não é responsabilizada nesse caso
O equipamento da EDP está preparado e protegido para várias situações incluindo descargas atmosféricas mas por vezes pode haver mesmo assim danos em instalações do cliente.
Se tiveres um seguro ou algo assim porreiro senão azar.

BULL ****
a um amigo meu aconteceu-lhe isso e a EDP teve que entrar com o papel todo se tiveres as facturas do que tens dentro do pc é claro.

A Energia que te chega a casa tem de ser entre os 220/250v mais que isso prob da EDP
 
Olha simplesmente nao acredito em ti ou entao contaram-te mal a historia.
O codigo de qualidade de serviço aprovado pela ERSE diz claramente que a EDP nao e responsabilziada em caso de descargas atmosfericas. Artigo 13º já agora.
Ja agora a tensao deve ter 230V. Eu sei porque trabalho no sector electrico apesar de nao ser na EDP. E por acaso a minha mãe ate trabalha na EDP na resposta a reclamaçoes dos clientes e portanto mais uma vez te garanto que no caso em questao nao pagam tusto. Ate me costumo rir com algumas historias engraçadas das cenas que a EDP faz nos casos onde nao tem razao mas isso é outra conversa.
Se mandares uma carta a queixar-te disso pra EDP os gajos rebolam-se no chao a rir com isso. Ate te arranjo a carta padrao que eles te mandam a mandar-te a ***** nestes casos se quiseres.
Ja agora isto tem o que a ver com o assunto? A actividade ceraunica e uma coisa totalmente probilistica. Nao tem muito a ver com a questao on-topic.
 
Última edição:
Temos q ver a facilidade com q se desviam do tema :rolleyes:

Voltando ao assunto, se os ISP's fossem responsáveis pelo excesso de tráfego causado pelo malware q o cliente, consciente ou incoscientemente, deixa instalar no se PC, então tb poderiamos deduzir q eles deveriam indemnizar os clientes lesados pela perda dos dados do cartão de crédito, por exe.
Tb podemos partir do principio q é da responsabilidade do ISP filtrar a info q vai pros seus clientes, mas nesse caso tb seria legítimo q o ISP impedisse os seus clientes de utilizar programas p2p para downloads ilegais ou visitassem sites warez!

Quém anda a chuva molha-se, por isso cada um tem q se agasalhar convenientemente.
 
Bem quanto à questão do contracto ser legitimo, dakilo ke eu sei todo o contracto em que ambas as partes envolvidas nele seja assinado por livre vontade e conscinênte do ke vai assinar é válido. Nem que lá disse-se que "se u user passar de 15MB por semana o ISP fica com o Pc", se o user assinar o contracto é válido.

Em relação a quem se devem por as culpas é uma quatão complicada. O user tem parte da culpa pois se deixarem o vosso carro aberto com uma barra de ouro lá dentro, se o carro for roubado a culpa é vossa. Cada um faz o que quer do seu "material" e é o responssável por ele. Porem não nos podemos eskecer que devido às leis de copyright e afins o nosso (des)adorado windows não é própriamente nosso. Afinal de contas não podemos ver o seu conteudo (leia-se Codigo Fonte), não o podemos utilizar livremente (eu se o instalo em 2 pc's de uma impreza estou a cometer um crime!) e este não pode ser reaproveitado por outros mesmo que eu o conssinta (se voces derm o vosso windows a alguem essa pessoa não pode instalar mais uma vez...). Visto assim a empreza que disponibilaza o SO tambem é culpada.

Por fim temos o isp que como já foi aki dito :
PJGS disse:
Tb podemos partir do principio q é da responsabilidade do ISP filtrar a info q vai pros seus clientes, mas nesse caso tb seria legítimo q o ISP impedisse os seus clientes de utilizar programas p2p para downloads ilegais ou visitassem sites warez!

Não nos odemos claro eskecer dos criadores dos malditos spyware / adware / etc que são kem tem a maior culpa no mei disto tudo pois sem eles não teriamos estea discussão em 1º lugar, mas como esses são quase impossiveis de culpar....

Emfim, é comer e calar até termos provas irrefutaveis de uma cumpla calaminosa de uma das parte onde ai sim podemos ir à DECO e tentar limitar o prejuizo.
 
Tafinho disse:
- Esse contrato é válido?
Claro que é....
- As pessoas podem-se queixar a quem?
À PJ....crime informático.
- As pessoas têm toda a responsabilidade?
Não têm...mas também se me gamam um telemovel eu nao tenho culpa e fico a arder na mesma.
- Podem 3ºs perdir indeminizações por estragos causados pelos virus instalados nos pcs dessas pessoas?
Se conseguirem apanhar os responsaveis pelo virus....

Resumindo. Os ISPs não têm nada a ver com isso. Não têm capacidade técnica de distinguir se o trafego foi solicitado ou não, logo não podem ser responsabilizados...

Mais do que tudo eu uso o Netcount e a pagina de consumos da Netcabo, e vou controlando o trafego para nao ter surpresas....quem só vai lá ao fim do mês tá a deixar a janela aberta para ser roubado. Não deixa de ser crime por um gajo deixar a janela aberta, mas nesta sociedade quem não previne....lixa-se.

Partindo um pouco para offtopic um tema que pode parecer semelhante é aqueles cartezes no parque de estacionamento. "Não nos responsabilizamos por danos nos veiculos". Na minha opinião isso é completamente diferente, simplesmente pq eles PODEM fazer o controlo. Não fazem se não quiserem. O mesmo nao acontece com os ISPs onde controlar é tecnicamente impossivel.
 
Última edição:
Acho que os ISPs não devem ser responsabilizados, porque tal como já foi dito aqui, a responsabilidade é do utilizador do PC. Mas isso não impede que o ISP dê uma ajudinha.

Os ISPs podia muito bem fazer análise aos fluxos de dados dos portos que os vírus utilizam, já que o fazem para diminuir o p2p..
 
ARS disse:
isso é a mesma coisa que a outra nos EUA meteu o gato no micro-ondas a secar e o gato expludio. processou a marca dos micro-ondas e ganhou, tudo pq no manual de instruções não existia nenhuma indicação de que não se podiam secar animais la dentro.

Realmente eles quando nos fornecem o serviço não nos informam que podemos ser alvos de ataques ou mesmo que a nossa maquina pode ir com o Cara_lho por causa de um virus.

Ve la isso e depois posta qlq coisa
Quando compras um carro , a marca é obrigada a avisar-te de que se acelerares contra um muro podes danificar o carro?Que para não estragares a supensão deves evitar os buracos?Que se deixares as portas abertas podes ser roubado?
quando uma pessoa pega numa máquina, seja ela qual for deve estar habilitada a isso... quando não está dão-se acidentes.
Não quero cuspir para o ar , mas tenho banda larga há muito termpo, sempre com o pc ligado 24/24h e nunca me queixei de virus nem trojans.... nem tão pouco uso antivirus :D ,e ainda digo mais... vejo email no Outlook express e uso windows
 
Em relação aos Estados Unidos nao se podem fazer comparações....em algumas coisas parecem o povo mais estupido do mundo...

Claro que em Portugal essa gaja do Micro-ondas nunca ia ganhar o processo...
 
Tafinho disse:
Este é um problema que já há uns tempos anda a flutuar, mas que ainda nao vi a mínima discussão sobre o assunto...

Ultimamente tem chegado aos meus ouvidos um número crescente de casos de pessoas com ADSL e cabo que vêm nas suas facturas valores absurdos devido aos consumos elevados, e que depois se vem a verificar serem devidos a virus/worms/spyware/coloque_aqui_a_sua_peste_preferida.

Agora o problema é o seguinte.
O contrato de utilização da M$ é bastante explícito quanto a isso, eles não podem ser responsabilizados de forma nenhuma, o que levanta algumas questões:

- Esse contrato é válido?
- As pessoas podem-se queixar a quem?
- As pessoas têm toda a responsabilidade?
- Podem 3ºs perdir indeminizações por estragos causados pelos virus instalados nos pcs dessas pessoas?


... e por agora chega.
Dêem as vossas opiniões...

Respondo-te com 1 exemplo..

Um dos carros q os meus pais compraram vinha com alarme...o q nos foi dito.

Acontece q o alarme era perimétrico e n volumétrico, isto é , so disparava se o perimetro fosse quebrado, e apenas estava ligado as portas..resultado, o carro foi roubado, apenas e pq lhe tiraram a janela de traz(cortaram as borrachas)...fomos a marca em questão, ao q nos disseram q nos n pedimos alarme perimétrico, logo era problema nosso..

è exactamente a mesma coisa..tem 1 OS, apanham virus/worms, eles espalham-se gerando trafego, vcs nem dao por nada..problema vosso, o pc era vosso, deveriam saber q poderiam apanhar worms/virus..

Dando 1 exemplo mais estupido, compram uma arma, pensam q é 1 isqueiro, disparam matam alguem..de quem é a culpa? vossa por a terem disparado(apesar de n saberem q era uma arma real) ou de quem a vendeu q n avisou? dos dois....

Logo, é 50% de culpa pro autor do worm e 50% pro pato q se deixou infectar...é tao culpado quem rouba como quem deixa roubar...

[]z
 
bem esta é realmente uma questão delicada

gostava só de saber uma coisa

Tafinho disse:
Agora o problema é o seguinte.
O contrato de utilização da M$ é bastante explícito quanto a isso, eles não podem ser responsabilizados de forma nenhuma, o que levanta algumas questões

aqui não percebo onde é que eles não se responsabilizam. se disserem que não se responsabilizam por nós abrirmos uma aplicação de terceiros mal intencionada (i.e virus ou outros), tudo bem, acho que desde que seja dado todo o controlo ao utilizador do que se passa no seu computador, como deve ser em teoria, ele é inteiramente responsável por qualquer virus/trojan e pelo que este possa fazer.
agora se me disserem que a m$ não se responsabiliza por aquelas falhas de segurança tradicionais, a que já nos habituámos e sem as quais não podemos viver, então aí acho que o contracto já não é legítimo, porque ai o SO não está a agir conforme devia ser, e neste caso se na altura da infecção não houver ainda uma actualização de segurança que tape o buraco, então a m$ deve ser responsável pela dita factura.

bem mto se pode dizer à cerca desta questão, mas resumindo é só isto: em teoria, o utilizador tem total controlo sobre as aplicações que são corridas no seu PC, e portanto é responsável por elas e pelo que fazem. a m$ não se pode responsabilizar pelas opções do utilizador e o ISP mto menos, pois a sua função é apenas entregar os pacotes pedidos/enviados pelo cliente, ou seja, as aplicações executadas no PC do cliente.
 
Tou aqui a ver que aqui é só "patos" que se deixam infectar, corram alguns anti-spyware/adware e digam quantas incidências tiveram, isto quem se julga acima do vulgo "pato".

Se tiverem 0 fazem parte dos 0.00000009% dos utilizadores de IE que passam mais tempo a ver os problemas do computador do que a trabalhar para ganhar a vida. Por amor de deus, eu quando compro um carro não tenho de estar estilo mecânico de 5 em 5 dias a fazer testes à suspensão e ao motor ou tenho?

Reconhecam que o produto é maravilhoso, e que sim a MS tem a sua cota de culpa. Pode não se responsabilizar por nada, mas ao menos não se descartava de maneira tão manhosa como se a culpa fosse da malta por ver sites p0rn! :D
 
Deves usar linux ... esse SO que é tao maravilhoso(cof cof) que apenas os hackers e programadores de viroses o utilizam ... :004:

se não vais trocar o oleo de x em x km's o motor vai a´vidinha ... sem ar nos pneus tás lixado ... etc e tal ...

os carros servem bem como exemplo para o caso dos spywares e afins ... tens o carro com as PORTAS ABERTAS ... se o ppl começar a entrar e sair á sua vontade a culpa é de quem ? do gajo ke te vendeu o carro ? fechasses a porta a´chave e guarda-o na garagem ... com os pc's passa-se o mesmo mas 99% do ppl é tão burro que seria capaz de deixar o carro ali na cova da moura ( o ppl de la´que me perdoe) com as portas abertas e com as joias lá no tablier ...

o ISP tem tanta culpa como o gajo que construi a estrada ... e a m$ tanta quanto o gajo que te vendeu o carro ... se na tens carta nem sabes mexer na viatura azar o teu se te espetas!!! não é obrigatorio o vendedor pedir o certificado de habilitações "apesar de ..." :(

EDIT: Quant o"menos" os nossos ISP se meterem ao barulho melhor ...
 
fish disse:
agora se me disserem que a m$ não se responsabiliza por aquelas falhas de segurança tradicionais, a que já nos habituámos e sem as quais não podemos viver, então aí acho que o contracto já não é legítimo, porque ai o SO não está a agir conforme devia ser, e neste caso se na altura da infecção não houver ainda uma actualização de segurança que tape o buraco, então a m$ deve ser responsável pela dita factura.


Aqui:

EXCLUSION OF INCIDENTAL, CONSEQUENTIAL AND CERTAIN OTHER DAMAGES. TO THE MAXIMUM EXTENT PERMITTED BY APPLICABLE LAW, IN NO EVENT SHALL MICROSOFT OR ITS SUPPLIERS BE LIABLE FOR ANY SPECIAL, INCIDENTAL, INDIRECT, OR CONSEQUENTIAL DAMAGES WHATSOEVER (INCLUDING, BUT NOT LIMITED TO, DAMAGES FOR LOSS OF PROFITS OR CONFIDENTIAL OR OTHER INFORMATION, FOR BUSINESS INTERRUPTION, FOR PERSONAL INJURY, FOR LOSS OF PRIVACY, FOR FAILURE TO MEET ANY DUTY INCLUDING OF GOOD FAITH OR OF REASONABLE CARE, FOR NEGLIGENCE, AND FOR ANY OTHER PECUNIARY OR OTHER LOSS WHATSOEVER) ARISING OUT OF OR IN ANY WAY RELATED TO THE USE OF OR INABILITY TO USE THE SOFTWARE, THE PROVISION OF OR FAILURE TO PROVIDE SUPPORT SERVICES, OR OTHERWISE UNDER OR IN CONNECTION WITH ANY PROVISION OF THIS EULA, EVEN IN THE EVENT OF THE FAULT, TORT (INCLUDING NEGLIGENCE), STRICT LIABILITY, BREACH OF CONTRACT OR BREACH OF WARRANTY OF MICROSOFT OR ANY SUPPLIER, AND EVEN IF MICROSOFT OR ANY SUPPLIER HAS BEEN ADVISED OF THE POSSIBILITY OF SUCH DAMAGES.

Eles só vendem o Software e dão 90 dias de garantia... nada mais
 
Tafinho disse:
Quem falou em SPAM...?
Que ferramentas é que queres que o ISP te dê?

Por exemplo na netvisao o servidor STMP não requer autenticação.
Qualquer um inventa um mail e envia pelo servidor smtp.netvisao.pt.
 
ARS disse:
Por exemplo na netvisao o servidor STMP não requer autenticação.
Qualquer um inventa um mail e envia pelo servidor smtp.netvisao.pt.

Desde que tenhas um IP da netvisão... Se não tens IP na netvisão não pões os cotos no servidor de SMTP.
A autenticação do SMTP é praticamente inútil...
 
AwakE disse:
Em relação aos Estados Unidos nao se podem fazer comparações....em algumas coisas parecem o povo mais estupido do mundo...

Claro que em Portugal essa gaja do Micro-ondas nunca ia ganhar o processo...


Concordo contigo.
Mas ainda sobre esse assunto, o sistema judicial americano normalmente da sempre razão ao consumidor, mesmo que questões absurdas como essa do gato. Tens a questão do tabaco, em que uma companhia foi processada por não avisar que o tabaco provocava cancro etc,etc.

Em relação a nós.
Quantas vezes das por ti sentado num cafe e ouves conversas do tipo, fui despedido sinto-me injustiçado mas nem vale a pena ir para tribunal pq eles são uma grande empresa e teem bons advogados, não vai dar em nada.

As nossas leis não servem para a actualidade em que vivemos ( estou a falar a nivel informatico ).

Os isp's escondem-se atras de contractos com milhares de alineas que, por mais absurdas que sejam, passam a ser validas apartir do momento em que o assinas.

A meu ver as leis teriam de ser revistas.
 
sotavento disse:
Deves usar linux ... esse SO que é tao maravilhoso(cof cof) que apenas os hackers e programadores de viroses o utilizam ... :004:

se não vais trocar o oleo de x em x km's o motor vai a´vidinha ... sem ar nos pneus tás lixado ... etc e tal ...

os carros servem bem como exemplo para o caso dos spywares e afins ... tens o carro com as PORTAS ABERTAS ... se o ppl começar a entrar e sair á sua vontade a culpa é de quem ? do gajo ke te vendeu o carro ? fechasses a porta a´chave e guarda-o na garagem ... com os pc's passa-se o mesmo mas 99% do ppl é tão burro que seria capaz de deixar o carro ali na cova da moura ( o ppl de la´que me perdoe) com as portas abertas e com as joias lá no tablier ...

o ISP tem tanta culpa como o gajo que construi a estrada ... e a m$ tanta quanto o gajo que te vendeu o carro ... se na tens carta nem sabes mexer na viatura azar o teu se te espetas!!! não é obrigatorio o vendedor pedir o certificado de habilitações "apesar de ..." :(

EDIT: Quant o"menos" os nossos ISP se meterem ao barulho melhor ...

Já vi que tens um conhecimento extensivo sobre quem utiliza linux.

Eu uso Windows quase exclusivamente, em relação ao resto o carro vem com um manual a prever esse tipo de manutenção, vai ao manual do Windows e procura spyware/adware! Não existe! Ou compras a ferramenta ou usas freeware e gastas tempo com *****s que a culpa nem foi tua no primeiro lugar!

O problema aqui é que o produto deles está incompleto, eles vivem bem fazendo baldes de massa a vender produtos "meio-prontos", ainda por cima têm a vantagem de ter malta como tu que dizem mal de Linux e outros SO's sem sequer perceberem do que estão a falar.

Vá, vão lá correr o anti-spyware e o anti-virus que eu vou para a esplanada "destressar" da semana de trabalho.
 
sotavento disse:
Deves usar linux ... esse SO que é tao maravilhoso(cof cof) que apenas os hackers e programadores de viroses o utilizam ... :004:

ptzs disse:
Já vi que tens um conhecimento extensivo sobre quem utiliza linux.
(...)
O problema aqui é que o produto deles está incompleto, eles vivem bem fazendo baldes de massa a vender produtos "meio-prontos", ainda por cima têm a vantagem de ter malta como tu que dizem mal de Linux e outros SO's sem sequer perceberem do que estão a falar.

nem mais.

eu n sou hacker nem programador de virus e estou neste momento a migrar para o linux, que era o que deviam fazer todos os que têm o necessário, em vez de tar a ajudar companhias monopolistas.

se tu preferes ajudar o sr. portões a controlar o mundo do que ter software aberto isso é ctg, agora n venhas pra aki com estereotipos e a dizer mal do linux
 
Back
Topo